Torgut Escreveu:...Por vezes não consigo é evitar um sorriso quando vejo que os tais "históricos" que se opuseram ferozmente às minhas críticas dos rumos das coisas, chamando-me de "Velho do Restelo", foram depois os primeiros a abandonar o barco, aborrecidos com a materialização do cenário que o tal "Velho do Restelo" tinha predito.
Tenho que reconhecer que tinhas razão quando, hà uns anos, apontavas a excessiva divulgação do geocaching como algo que iria conduzir a uma degradação da qualidade geral- ou pelo menos, acrescento eu, daquilo que então se considerava como qualidade do geocaching.
Contudo, isto é sempre um paus de dois bicos; uma actividade sem divulgação e expansão ou definha e cristaliza com base nos mesmos actores e métodos ou até acaba por desaparecer. Por exemplo, se não tivesse havido divulgação, terias tu tido conhecimento do Geocaching? Se não tivesse havido divulgação, se eu não tgivesse lido aquele artigo numa das últimas páginas da Semana Informática, em Abril de 2002, estaria eu aqui agora?
Por outro lado a divulgação exagerada, que combateste com toda a legitimidade, levou à massificação a que assistismos desde há vários anos e que levou a que alguns dos novos já nem se apercebam de pormenores que anteriormente eram intrínsecos à actividade do geocaching.
O problema é quanto da divulgação de uma actividade é apropriada e quanto passa a ser exagerada?
Torgut Escreveu:De resto, o título do tópico, segundo o interpetro, não é sobre os que deixaram de fazer Geocaching mas sobre aqueles que tiveram uma diminuição dos seus founds, o que aparentemente poderá ser o meu caso. Só que essa sensação é uma ilusão. Maior parte continuou ao seu ritmo, só que essa música é agora totalmente silenciada pela marcha inexorável dos monstros das bolachas.
Mais uma vez tens razão. O título fala "de geocachers mais antigos" e não "dos geocachers mais antigos". Quanto a mim, tirando este ano de 2011 que nestes dois últimos meses, tenho tido os fds todos ocupados e já "fechei a loja" em 30 de Outubro, os últimos anos até têm sido bem activos e em 2010 até exagerei um bocado.
Torgut Escreveu:Queria também dizer que esses que alegadamente continuam a fazer Geocaching mas não fazem os logs online, não estão a fazer Geocaching. Simplesmente passaram a muggles informados e pronto.
Aqui não concordo. A falta de log online não constitui, só por si, condição para uma pessoa não ser geocachcer. Se nos lembrar-mos da definião base do geocaching, e de uma frase que era muito divulgada "Location is everything", Geocacher é a pessoa que obtém a informação de uma cache (coordenadas, descrição, etc...) num dos sites de Geocaching e, recorrendo a um GPSr ou métodos que o substituam, procura uma cache escondida por outro geocacher e assina o logbook. O log online é um aditivo muito importante para a partilha publica da experiência e aventura na procura da cache e para informar o dono da cache da visita feita - informação que poderia ser obtida com uma verificação física da cache e do logbook por parte do mesmo dono da cache - utopia, na minha opinião, mas é o que está definido nos escritos da entidade que suporta a base de dados com maior divulgação no Geocaching e que, por isso, é a entidade de referência.