• Anúncios

Apagar logs em línguas incompreensíveis

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Apagar logs em línguas incompreensíveis

Mensagempor lynxpardinus » sexta set 16, 2011 13:58

Entretanto, toda esta história (nomeadamente a atitude da Groundspeak de respeito para com os owners) está a fazer-me reconsiderar se não deveria adicionar as minhas caches (em double listing) para o opencaching.com ... É menos radical que um arquivamento (vamos ser sinceros, os números das visitas continuam no geo.com), mas, se um dos principais óbices ao sucesso do opencaching.com é a falta de caches, isto pode ser o empurrãozinho para deixar de favorecer positivamente a Groundspeak nesta questão...

P.S- Mas deixem lá ver primeiro o que vai resultar desta sugestão de feedback.

Edit - P.S acrescentado... porque faz sentido.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Torgut » sexta set 16, 2011 20:16

lgass Escreveu:nesse caso faz-me sentido que todos loguemos as nossas caches no estrangeiro em Português...

temos tanto acesso a tradutores online como qualquer outro cacher...

Eu não preciso de tradutor online, eu sou português: sou educado (como todos os portugueses aprendi linguas estrangeiras) e não sou chauvinista. Se quiseres portar-te como um alemão linguisticamente analfabeto e chauvinista, estás à vontade.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor lgass » sábado set 17, 2011 09:13

a questão é que os alemães não são os únicos...

há diversos países que assumem esta atitude em defesa da sua lingua (e um pouco da sua identidade nacional).

e aqui no nosso cantinho à beira-mar plantado, isso faz alguma falta!
Imagem
lgass
Large

Registado: segunda jul 05, 2010 21:00

Mensagempor MAntunes » sábado set 17, 2011 09:52

[off-topic]
A defesa da nossa língua, e o pouco da nossa identidade nacional, devia estar noutros patamares muito mais importantes, na minha opinião.

Devia ter estado, por exemplo, na submissão do Acordo Ortográfico a referendo nacional para que esse passo, tão importante para a nossa língua, tivesse tido a pré-aprovação do povo português.

Isto não é um ataque à língua brasileira nem aos brasileiros, é uma defesa da lingua portuguesa. Custa-me imenso aceitar que o AO não tivesse sido referendado antes de entrar em vigor.
[/off-topic]
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor lynxpardinus » sábado set 17, 2011 10:09

Sabes que, pessoalmente, acho que há melhores formas de o fazer.

Trabalho numa multinacional, numa região bem grande, e com vários países - e o facto de falar português, inglês e espanhol é uma vantagem competitiva considerável. Podes perguntar a qualquer americano da minha equipa! É normal que eles precisem de ajuda em algumas reuniões, mesmo para traduzir documentos ou para sair à noite. E, acredita, eles sabem muito bem que sou português e estão doidos por visitar Portugal - já cá tive 2 e vou ter mais ainda... A flexibilidade é sempre uma vantagem - podes perguntar a quem não tem a possibilidade de o ser!

E, depois, há uma questão de respeito - para com a cultura do país em que estamos e com a pessoa que nos proporcionou uma boa experiência. Não precisamos de nos impôr directamente, para afirmarmos a nossa cultura. Aliás, para essa afirmação, precisamos que o nosso interlocutor nos perceba - se eu for logar em português na Alemanha, a comunicação está quebrada, ninguém vai perceber o que estou a dizer. Na minha opinião, escrever bons logs (e compreensíveis), manter uma atitude aberta e positiva, respeitar e envolver-me na cultura do país em que estou (sem esquecer quem sou), é das melhores maneiras de mostrar a cultura portuguesa - não é à toa que, segundo alguns historiadores, criámos a primeira aldeia global.

Não vou trocar essa forma de afirmação porque meia-dúzia de alemães resolve mostrar o quão pequeninos (essa meia-dúzia) são, e logar apenas na sua língua. Não me vou colocar no mesmo cantinho pequenino em que eles se resolveram colocar...

P.S- A resvalar perigosamente para o off-topic. Desculpem...
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor MAntunes » sábado set 17, 2011 12:10

A sugestão no Feedback já lá está. http://feedback.geocaching.com/forums/7 ... e-language

Aos que apoiam a sugestão peço farplay e capacidade de encaixe para com as opiniões frontalmente contrárias - e já lá está uma, juntamente com 6 votos votos positivos, sendo 3 meus.
Quando se vai com uma ideia para um forum tão abrangente como o Feedback temos que estar preparados para haver pessoas com opinião totalmente contrária à nossa.

Quanto ao post no Foruns globais da GroundSpeak, estou a tratar disso da maneira que me pareceu a mais leal e correcta para com os moderadores daquele forum, embora não deixando de sublinhar o objectivo de fundo desta iniciativa.
Já recebi uma resposta muito encorajadora de um dos moderadores, que até me agradeceu o gesto de os contactar primeiramente. Quanto à decisão, disse que prefere esperar pela opinião de outro moderador que ele tem como sua referência.
MAntunes
Extra Large

Mensagempor SandroD » sábado set 17, 2011 15:51

3 votos, e a torcer para que isto vá a avante :)
Imagem
"Muito do que lhe foi ensinado já foi, um dia, a visão radical de indivíduos que tiveram a coragem de acreditar que o que sua mente e coração diziam era verdadeiro, ao invés de aceitar as crenças comuns de sua época "
SandroD
Small

Registado: quarta dez 15, 2010 22:49

Mensagempor lgass » sábado set 17, 2011 22:41

ja tem os meus votos
Imagem
lgass
Large

Registado: segunda jul 05, 2010 21:00

Mensagempor lynxpardinus » domingo set 18, 2011 08:39

Votos e comentário depositado!
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor MAntunes » domingo set 18, 2011 22:37

Obrigado pelo apoio!

Emiti uma segunda argumentação a clarificar alguns pontos e adicionar outros.

Podem seguir a discussão e participar nela, aqui: http://feedback.geocaching.com/forums/7 ... e-language , seja qual for a vossa opinião ( a favor ou contra).
MAntunes
Extra Large

Mensagempor MAntunes » segunda set 19, 2011 05:53

Entretanto, recebi o ok dos moderadores do foruns da GS a autorizar para usar aqueles foruns para fazer um post a promover a sugestão colocada no Feedback.

Eu adicionei este passo ao processo porque, no momento de fazer o post, tive dúvidas no cross posting (um post numa secção do forum a promover outro post noutra secção) e achei que só teria a ganhar se verificasse antes com os moderadores. Todos os que me responderam agradeceram este gesto e isso só pode ser bom para o processo e para a ideia colocada no Feedback tenha alguma receptividade dentro da própria GS.

Durante o dia farei o post nos foruns da GS. Agora vou tomar banho e depois vou trabalhar. ;)
Editado pela última vez por MAntunes em segunda set 19, 2011 09:51, num total de 1 vez.
MAntunes
Extra Large

Mensagempor MAntunes » segunda set 19, 2011 09:43

E aqui está o post nos foruns da GroundSpeak.
(a cabeça não parava de pensar no assunto...)
MAntunes
Extra Large

Mensagempor allien » segunda set 19, 2011 14:27

Declaração de interesses. - Não tenho qualquer "cache" publicada.

Só tenho uma cache "logada" fora de Portugal, uma EC, e tive o cuidado, o que me deu algum trabalho ( não sou tão bem educado como outros ) :mrgreen: de responder na língua da "listing" (inglês). E assim continuarei a fazer.

Como tal, compreendo a intenção/sugestão colocada no forum da GS. (já votei).

E, o que aquela gente precisava era de um ou outro "log" escrito em minderico, mirandês (segunda língua oficial em Portugal) ou qualquer outro dialecto (tipo... mensagens SMS, versão teen), para focar apenas as possibilidades internas, mas sempre acompanhado da tradução para inglês, e da pergunta - então a versão em Inglês, dá ou não jeito? .

Off topic/

Quanto ao "Acordo Ortográfico". Adopto o entendimento de que o bem a salvaguardar é a língua e não a grafia. Não me interessa se o letreiro mostra "Pharmacia" ou "Farmácia", desde que todos nós saibamos do que estamos a falar...

PS. Este texto foi escrito ao abrigo da, falecida, D. Guadalupe, ( minha professora na primária )

Fim do Off Topic/
allien
Large

Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Anterior

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes