• Anúncios

Dúvida: FTF

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Dúvida: FTF

Mensagempor Pcalisto » terça ago 30, 2011 23:08

Boas.

Andei a caçar uma cache perto de casa, não tinha nenhum log no site.

Pego no carro, lá vou eu a abrir, quando chego lá vejo pelo iPhone que já tinha um DNF, no espaço dos 10 minutos que demorei a chegar.

Chego a casa e registo o meu DNF com algumas dúvidas para o owner. O owner desactiva a cache para ver o que se passa e passado talvez meia hora aparece o FTF, que me pareceu ter sido durante a tarde. Enquanto escrevo este post aparece uma nota com a indicação da hora.

Sabem que sou muito fresco nestas andanças e pergunto:

Com tanta procura (eramos 2), com um DNF de um geocacher muito experiente, será possível que quem fez o FTF durante a tarde tenha retirado a cache até conseguir fazer o log no site para que não haja mais nenhum log até chegar o dele?

Sei que parece uma teoria parva, mas isto acontece?
Imagem
Pcalisto
Small

Registado: segunda mai 30, 2011 11:06

Re: Dúvida: FTF

Mensagempor hfilipe » terça ago 30, 2011 23:45

Não imagines teorias tão complicadas!

O que conta para FTF, tal como o nome indica, é o primeiro geocacher a encontrar a cache e a fazer o registo (log) no logbook físico. A ordem no GC.com não interessa para nada.

Se esse geocacher já tinha feito o log na cache, podia ir à vida descansado que já ninguém lhe tirava o FTF, não precisava de andar a retirar a cache do GZ.
Não contes muito com os logs no GC.com para saberes se uma cache já tem FTF, por inúmeras razões pode-se demorar algum tempo a fazer o registo online.
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor Kelux » quarta ago 31, 2011 13:48

Sendo uma teoria complicada de facto, acaba por ter correspondência na realidade.
Existe mesmo quem conserve a cache consigo enquanto outros companheiros procuram por ela no GZ... até se resignarem ao DNF e irem embora; altura em que o artista sacode a poeira após se ter rebolado no chão com a diversão e volta a colocar a cache no esconderijo.
Kelux
Large

Registado: quarta jun 27, 2007 08:31

Mensagempor vsergio » quarta ago 31, 2011 16:18

Kelux Escreveu:Sendo uma teoria complicada de facto, acaba por ter correspondência na realidade.
Existe mesmo quem conserve a cache consigo enquanto outros companheiros procuram por ela no GZ... até se resignarem ao DNF e irem embora; altura em que o artista sacode a poeira após se ter rebolado no chão com a diversão e volta a colocar a cache no esconderijo.

Nunca te vais esquecer dessa, pois não?
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor rifkinda » quarta ago 31, 2011 16:19

Essa nunca tinha ouvido... mas com a quantidade e diversidade de pessoas que praticam geocaching hoje em dia, já acredito em tudo.

Já lá vai o tempo em que podíamos achar que todos os geocachers eram pessoas porreiras. :-(
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor lgass » quarta ago 31, 2011 21:13

acho isso bastante irritante e espero que nunca mo façam senão iria ficar bastante chateado
Imagem
lgass
Large

Registado: segunda jul 05, 2010 21:00

Mensagempor patinhofeio » quarta ago 31, 2011 21:14

Pcalisto Escreveu:...
Com tanta procura (eramos 2), com um DNF de um geocacher muito experiente, será possível que quem fez o FTF durante a tarde tenha retirado a cache até conseguir fazer o log no site para que não haja mais nenhum log até chegar o dele?

Boas.
Isso dos logs de geocachers mais experientes nem sempre é fidedigno. Já encontrei caches em 5 minutos, que outros mais experientes levaram uma hora com dicas. Já andei quase uma hora à procura de caches que geocachers com 2 ou 3 caches encontram em 10 minutos. O facto de encontrar caches vai muito da concentração do geocacher.
Do episódio relatado pelo Kelux não tenho conhecimento, mas já me aconteceu algumas vezes em grupo, um encontrar a cache, guardá.la caladinho enquanto os restantes desesperam à procura dela. Ainda este fim de semana aconteceu isso :D mas depois todos logam e fica tudo no sítio.
Uma cache por dia, nem sabes o bem que te fazia!!!
patinhofeio
Regular

Registado: quinta fev 10, 2011 19:09

Mensagempor CarlosDBG » quinta set 01, 2011 21:36

Sendo uma teoria da conspiração... olhem que com a malta doente por isso que aí anda, não me admirava nada que isso se passasse...

Afinal, no geostats como é feita a contagem dos FTF? Não será pelo log físico certamente, pela minha ideia penso que irá contabilizar o primeiro registo de found no site, correcto? :roll:
Imagem Imagem
CarlosDBG
Regular

Registado: domingo set 06, 2009 23:51

Mensagempor geo-amd » quinta set 01, 2011 21:56

Posso estar enganado, mas a minha teoria é que qualquer um dos primeiros logs que inclua a palavra FTF é considerado um FTF provisório - nem que o conteúdo do log seja "Já não fui a tempo do FTF". Infelizmente, detetar os FTF de forma fiável é algo que não pode ser automatizado.

Tenho pena que a Groundspeak não tenha um mecanismo oficial que permita ao owner duma cache registar os FTF. Assim já seria possível automatizar. Mas claro, eu sei que a Groundspeak não implementa nada que possa ser visto como um incentivo à competição. Contudo, penso que os FTF até são interessantes: perguntem ao Vasco da Gama e ao Pedro Álvares Cabral.
geo-amd
Extra Large

Registado: segunda mar 01, 2010 11:04

Mensagempor CarlosDBG » quinta set 01, 2011 22:03

epa deixa-te disso e não dês essas ideias... isso dos ftf é puro fanatismo para encher o ego.

Eu por ex, o geostats está-me a dar ftf que não fiz, mas que deve ser por causa que fui o primeiro a logar no site.
Imagem Imagem
CarlosDBG
Regular

Mensagempor rifkinda » quinta set 01, 2011 22:32

As geostats não dão FTFs. Dão possíveis FTFs.
Como não podemos ter a certeza de quem foi o primeiro a logar uma cache, o que fazemos é damos o FTF como garantido se foste a única pessoa a encontrar a cache nesse dia. Fica um FTF possível, se foste uma das pessoas a encontrar a cache no dia do FTF.

Os FTF certos e os FTF possíveis são assinalados a cor diferente, como deves ter reparado.

Rifkinda
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor CarlosDBG » quinta set 01, 2011 22:38

yep, daí os verdes e amarelos :wink:

Mas pronto sempre é uma estatística para esse fim, que alguns devem de levar muuuuuito a peito
Imagem Imagem
CarlosDBG
Regular

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes