• Anúncios

Manutenção regular

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Manutenção regular

Mensagempor lynxpardinus » segunda mar 21, 2011 18:39

Costumam visitar regularmente as vossas caches, ou apenas quando é reportado um problema? Acham que seria importante visitá-las mais regularmente?
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Manutenção regular

Mensagempor rifkinda » segunda mar 21, 2011 19:19

Normalmente só fazemos manutenção às caches, quando é reportado um problema ou se passarmos mesmo lá ao lado por outro motivo qualquer e aproveitamos que estamos por perto.
Este domingo fomos fazer uma manutenção, porque tinham dito que já não havia espaço no logbook... realmente, as capas e contracapas já estavam escritas... mas ainda havia 65 costas de páginas vazias... infelizmente isto acontece cada vez mais, por isso, mesmo quando é reportado um problema de falta de espaço no logbook, já temos a tendência para esperar mais uns dias a ver se mais alguém se queixa do mesmo ou se é outra vez um falso alarme...

Rifkinda
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor ppereira » terça mar 22, 2011 11:09

Faço manutenção regular, tento sempre ter tudo actualizado e limpinho.
Agora estou a braços com a manutenção de uma cache que preciso de encontrar um contentor especifico que não pode ser nem muito grande, nem muito pequeno, nem muito quadrado, nem muito redondo.

De qualquer maneira sempre que recebo um pedido de manutenção, tento solucionar o problema, quando passo perto dou uma voltinha para ver se está tudo bem.
O problema dos logbooks meio cheios é comum, e infelizmente começa a acontecer cada vez com mais frequência, eu pergunto por email (porque perguntar não ofende), propriamente a que se refere, se à totalidade, ou se as costas ainda estavam disponíveis.
Imagem
"Não herdámos o planeta dos nossos antepassados, pedimo-lo emprestado aos nossos filhos"

Não sei quem escreveu, ou quem disse, vi no ZOOMARINE
ppereira
Regular

Mensagempor Torgut » terça mar 22, 2011 17:38

Credo! Haverá tanta gente sem saber o que fazer ao tempo a ponto de irem "encontrar" as suas caches só para lhes dizer olá e perguntar se está tudo bem?
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor lynxpardinus » terça mar 22, 2011 23:54

Não costumo fazer manutenção regular. Provavelmente seria uma mais-valia para as caches, mas, confesso, a minha disponibilidade é limitada, e tenho que confiar nas mensagens que os geocachers deixam no geo.com. O que significa que só faço manutenções de forma reactiva, quando aparece um log a avisar-me de que algo está errado ou quando tenho muitos DNFs numa mesma cache. Ou... quando já passou demasiado tempo desde o último log vs o habitual - o que costumo significar que estão a acontecer DNFs que não são registados...
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor CPTeam » quarta mar 23, 2011 09:54

Eu costumo controlar o numero de logs vs espaço no logbook. Sei quantas folhas têm e o número de logs (teóricos) que levam. Quando se encontra a 90% (mais ou menos) da capacidade, vou lá e troco o logbook.

Nas micros, dou-me ao trabalho de retirar as escritas e acrescentar novas, mantendo a ultima escrita, que agora passa a primeira.
Nas outras, deixo um logbook novo identificado como "logbook #2" com um post-it garrafal em cima a pedir para verificar se o #1 está completamente cheio.

Fora isto, só lá vou se algum log me despertar a atenção ou houver "needs maintenance".
ImagemImagemImagem
Caching tools:
Nokia 6110 Navigator: Garmin Mobile XT (road navigation) + SmartGPX (paperless)
A clean conscience
Garmin Etrex H (final aproach)
UMM Alter II (VERY final aproach)
2 Geocachers (aproaching final...)
CPTeam
Regular

Registado: sexta fev 22, 2008 19:21

Mensagempor MAntunes » quarta mar 23, 2011 14:07

Já usei um misto das duas estratégias; nas caches perto, ia lá quando passava na zona e nas caches longe quando havia sinais de problemas.

Agora, verifico as caches quando há relatórios de algum problema. Exemplo: recebi hoje um log 'found' onde a certa altura se diz que uma cache minha já não tem material de escrita (outra vez... [:(!] ). Já está planeada uma visita só para deixar lá um lápis... (a ser se o ato ao container com fio de pescador).
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor Felinos » quarta mar 23, 2011 15:10

Só temos uma neste momento (adoptada) em que fomos visitar/ fazer manutenção na data em que a recebemos. Temos algumas ideias para a adaptar ao local (mudar o container), mas quanto a manutenção propriamente dita, só se formos notificados para essa necessidade... ou se passarmos no local (e assim aproveitamos para ver se está tudo bem).

Parece-me que há aí ideias boas:

lynxpardinus Escreveu:Não costumo fazer manutenção regular. Provavelmente seria uma mais-valia para as caches, mas, confesso, a minha disponibilidade é limitada, e tenho que confiar nas mensagens que os geocachers deixam no geo.com. O que significa que só faço manutenções de forma reactiva, quando aparece um log a avisar-me de que algo está errado ou quando tenho muitos DNFs numa mesma cache. Ou... quando já passou demasiado tempo desde o último log vs o habitual - o que costumo significar que estão a acontecer DNFs que não são registados...

CPTeam Escreveu:Eu costumo controlar o numero de logs vs espaço no logbook. Sei quantas folhas têm e o número de logs (teóricos) que levam. Quando se encontra a 90% (mais ou menos) da capacidade, vou lá e troco o logbook.

Nas micros, dou-me ao trabalho de retirar as escritas e acrescentar novas, mantendo a ultima escrita, que agora passa a primeira.
Nas outras, deixo um logbook novo identificado como "logbook #2" com um post-it garrafal em cima a pedir para verificar se o #1 está completamente cheio.

Fora isto, só lá vou se algum log me despertar a atenção ou houver "needs maintenance".

:clap:
Imagem
Felinos
Regular

Registado: terça jan 04, 2011 12:25

Mensagempor romeros00 » quarta mar 23, 2011 22:18

A ideia que eu tenho é que cada owner deve fazer a manutenção das suas caches, daí não as colocar do outro lado do mundo, dificultando assim a sua manutenção. Fiquei muito surpreendido quando vi este log e a respectiva resposta do owner.
Essa está boa!!! Colocam-se caches para os outros fazerem manutenção? Assim é fácil!
romeros00
Micro

Registado: terça jan 18, 2011 09:03

Mensagempor MAntunes » quinta mar 24, 2011 10:20

Nem de propósito.

Acabei de receber a newsletter semanal da GroundSpeak e o seu tema principal é o da ajuda da comunidade na manutenção das caches (ver texto abaixo).

É verdade o que o romeros00 diz. Quem coloca uma cache deve avaliar se tem capacidade de a manter. E quando chegar à conclusão de que já não pode manter a cache, tem duas alternativas; entrega para adopção ou arquiva (fazendo um último esforço para ir recolher a cache de modo a que não fique a constituir lixo ou pedindo a alguém que a recolha).

No entanto, a vida não é só preto e branco, também há cinzento e outras cores. Penso que se justifica uma atitude de entreajuda na execução de pequenas tarefas de manutenção (material de escrita, folhas ao logbook, etc...) não deixando de assinalar que o fez e, se ainda assim for necessário, colocando log de "needs maintenance".

No caso concreto, a única coisa que corrigiria é o tom dos logs - tanto de um lado como do outro. Como diz a sabedoria popular diz; não é com vinagre que se apanham moscas.

Outra coisa que também ajuda e muito, é o respeito pelas caches não ocupando exageradamente as folhas dos logbooks, não retirando material de escrita, não desviando caches do seu lugar (o lugar escolhido pelo owner). Existem, nestes foruns diversos tópicos a versarem estes assuntos.
Será que, no caso concreto apontado pelo romeros00, o logbook foi sempre eficazmente utilizado? Não terá por lá folhas com autocolantes ou logs que ocuparam exageradamente o logbook e apressaram o seu preenchimento? Não sei. Não fui lá ver mas é o que costumo testemunhar nas caches que visito.

Eu, owner, responsável primeiro e único pelas minhas caches, tenho neste momento a obrigação de ir colocar um lápis numa cache onde o coloquei e alguém o retirou. Irei cumprir essa obrigação, sim, enquanto tiver paciência para 'estas situações', porque a cache é realmente especial e muito apreciada (está nos tops de favoritos) mas confesso que tenho cada vez menos paciência para manter caches em locais demasiadamente ..."drive in" e tenho estado a desistir de as manter. Não digo que nas caches remotas não aconteça o mesmo mas acredito que, por necessitarem de outro tipo de preparação e postura, quem lá vai aprecia e respeita melhor o esforço de manutenção de uma cache.

Groundspeak Weekly Newsletter

This Week...

Cache Maintenance as a Community

Within the geocaching community, the responsibilities of a courteous geocacher include respecting fellow geocachers, taking care of the environment and maintaining your caches, among other things. And you can be an extra courteous geocacher by helping to maintain others' caches! The next time you go geocaching, bring additional supplies such as an extra geocache container, SWAG, logbooks and pencils. This way, you will be prepared to help out another geocacher by fixing a cache that needs maintenance on the spot.

If you go geocaching on the spur of the moment and don't have supplies to fix up a cache that needs maintenance, please make sure to visit Geocaching.com and report a 'Needs Maintenance' log on the cache page.

If you are a geocache owner, we recommend following these simple steps for cache maintenance:

1. Place a cache that is durable and requires little or no upkeep

2. Periodically check on your cache both in person and via the cache page to see if there are any issues

3. If you see a 'Needs Maintenance' log on the cache page, fix the cache and post an 'Owner Maintenance' log

Thanks for playing your part as a supportive community member to keep geocaches well maintained!

MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor lynxpardinus » quinta mar 24, 2011 14:48

Durante muito tempo, andava com um tupperware completo na mochila, com todo o material necessário para uma cache, pronto para fazer manutenção a uma cache que encontrasse e que precisasse. No entanto, à medida que o meu geocaching passou a ser mais impulsivo (vs planeado), comecei a deixar esse tupperware em casa - acho que é um hábito que vou ter que voltar a readquirir...
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor Felinos » quinta mar 24, 2011 17:23

MAntunes Escreveu:Eu, owner, responsável primeiro e único pelas minhas caches, tenho neste momento a obrigação de ir colocar um lápis numa cache onde o coloquei e alguém o retirou. Irei cumprir essa obrigação, sim, enquanto tiver paciência para 'estas situações', porque a cache é realmente especial e muito apreciada (está nos tops de favoritos) mas confesso que tenho cada vez menos paciência para manter caches em locais demasiadamente ..."drive in" e tenho estado a desistir de as manter. Não digo que nas caches remotas não aconteça o mesmo mas acredito que, por necessitarem de outro tipo de preparação e postura, quem lá vai aprecia e respeita melhor o esforço de manutenção de uma cache.

Concordo com o que diz o MAntunes! a 200%!!!

Infelizmente "senso comum" ou "bom senso" são conceitos demasiado latos para o mundo... e pois isso, o que é de "bom senso" para mim, pode não ser para o vizinho do lado. Há muitos geocachers que não se preocupam com quem vem a seguir: querem é logar e "siga"... não acautelando quem vem a seguir ou mesmo a continuidade da cache. Não é só o "desrespeito" pelo logbook, é muitas vezes pela (sobrevivência da) cache em si. Tenho uma série de DNF não porque não consegui encontrar, mas porque prefiro que a cache viva escondida do que a encontrar e logar e depois algum muggle mal intensionado a destrua...
Imagem
Felinos
Regular

Registado: terça jan 04, 2011 12:25

Mensagempor geo-amd » quinta mar 24, 2011 22:42

Sou owner de apenas 4 caches ativas. Em todo o caso, eis a minha atitude relativamente à questão da manutenção:

- Depois de criar uma cache nova, passo por lá umas duas vezes no primeiro mês para ver se surge alguma anomalia. A partir daí, deixo a cache em paz, embora leia os logs para ver tudo continua normal.

- Só crio uma cache se acreditar mesmo que o contentor e o contexto envolvente garantem uma baixa necessidade de manutenção. As minhas duas micros contêm logbooks com 200 páginas e não quero ter nanos. Infelizmente uma das minhas micros é urbana e tem desaparecido de 6 em 6 meses. Ainda procuro uma solução que me permita ficar em paz relativamente a essa cache.

Já agora, sempre fiz alguma manutenção de caches alheias e até já repus 2 caches completas que estavam desativadas, numa delas até mudando a localização, por necessidade imperiosa. Em ambos os casos avisei os owners depois da manutenção efetuada e felizmente aceitaram bem a minha iniciativa. Agrada-me fazer isto relativamente a owners que têm largas dezenas de caches espalhadas pelo país e relativamente aos quais só nos podemos sentir gratos.
geo-amd
Extra Large

Registado: segunda mar 01, 2010 11:04

Mensagempor vsergio » terça mar 29, 2011 19:00

Sim, a manutenção é importantíssima, e só coloco caches se tenho a certeza que lhes posso fazer a manutenção.

Mas a minha manutenção não é regular, nem preventiva. É quando é necessária.

E não é a falta de um lápis (porque este não é obrigatório) que me vai fazer fazer manutenção a uma cache, como ao Manuel. Só com problemas no logbook, esteja ele ensopado, sem espaço, etc. Só com problemas com a caixa, esteja ela partida ou sem tampa ou assim. De resto, só se a cache tenha desaparecido!
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes