• Anúncios

Competição GeoFotográfica

Moderador: Moderadores

Re: Competição GeoFotográfica

Mensagempor geo-amd » segunda fev 21, 2011 19:15

Se os administradores tiverem acesso à lista dos votantes, talvez consigam perceber o que realmente aconteceu.

Na ausência de mais informação, na minha opinião há mais do que uma explicação em aberto, devido à enormidade dos números. As tentativas de fraude são geralmente mais discretas.

Neste caso pareceu-me mais um tentativa deliberada de destruir o concurso, tentando deixar muito claro que era isso que se pretendia, ou seja, destruir o concurso. Claro que são for encontrada solução, o concurso fica mesmo destruído, de forma irremediável.

Também não se pode excluir a hipótese de alguém estar a deitar culpas para cima de outrem.

Uma maneira fácil de resolver o problema de eventuais sockpuppets seria dar direito de voto apenas aos membros do fórum mais participativos, cuja personalidade já foi dada a conhecer através de numerosos posts. Por exemplo, à partida, com 100 posts já se poderia votar. Mas esse direito também podia ser removido no caso de membros que, por exemplo, só escrevesse no tópico "Contar em imagens".
geo-amd
Extra Large

Registado: segunda mar 01, 2010 11:04

Mensagempor ajsa » segunda fev 21, 2011 19:48

Existem determinadas questões que temos de ser mesmo objectivos e pragmáticos!

Não vale a pena andar à procura do que não é possível realizar.
A solução é claríssima: Desqualificação!

Tão simples quanto isto!
As seis fotos "vencedoras" são desqualificadas e encontra-se os vencedores nas restantes.
Com a aplicação desta sanção qualquer tentativa de futura da mesma proeza já sabe o que lhe espera.
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor CPTeam » segunda fev 21, 2011 20:01

Na minha modesta opinião (e contradizendo o que já disse em tempos) voltava-se a jogar a feijões. Problem solved!
ImagemImagemImagem
Caching tools:
Nokia 6110 Navigator: Garmin Mobile XT (road navigation) + SmartGPX (paperless)
A clean conscience
Garmin Etrex H (final aproach)
UMM Alter II (VERY final aproach)
2 Geocachers (aproaching final...)
CPTeam
Regular

Registado: sexta fev 22, 2008 19:21

Mensagempor ppereira » terça fev 22, 2011 13:22

Também concordo que o problema se gerou pelo prémio, mas até ai tudo bem, pelo menos a minha participação, foi exactamente isso, uma participação voluntária num concurso amador, com regras definidas pelos seus intervenientes e (infelizmente) passiveis de ser contornadas.
Qualquer um é inocente até prova em contrário, portanto ou se prova a fraude, ou se mudam as regras. Na dificuldade, ou impossibilidade de provar uma fraude, tudo não passa de suspeitas... mas, e se realmente, apenas os amigos do vencedor votaram? Qual o problema? Não é fraude nenhuma... é como as eleições presidenciais: se toda a abstenção tivesse votado no poeta Alegre, ele teria ganho, se toda a abstenção do concurso deste mês tivesse votado noutra foto, a vitória teria ido para outro lado.

Hoje em dia (e especialmente nos pensamentos latinos), existe uma tentativa de contorno da regra assim que ela é criada. E aqui não se foge á regra.
Participa quem quer, da forma que quer, se a votação fica viciada.... deixa de ter participantes e logo a seguir acaba. É a selecção natural. Cabe a todos os participantes do fórum e também aos vencedores destes concursos (honestos ou não) lutar para que isso não aconteça.

Concordo com o concurso da fotos, com o temático e com o concurso dos logs. Temos de melhorar a qualidade dos nossos logs, das nossas fotos, das nossas caches e do nosso geocaching e esta parece-me ser uma das formas correctas para que isso aconteça.

Se conseguirem provar a fraude, só existe um caminho mesmo: a desqualificação como indicou o ajsa.
Agora desistir eu? Nem pensar, estou aqui para me divertir, não para andar á tareia por causa de uma pathtag.
Imagem
"Não herdámos o planeta dos nossos antepassados, pedimo-lo emprestado aos nossos filhos"

Não sei quem escreveu, ou quem disse, vi no ZOOMARINE
ppereira
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor MAntunes » terça fev 22, 2011 13:52

Muito boas as palavras do ppereira! :clap:

Apenas acrescento o seguinte; mais importante do que ganhar uma edição do concurso é o prazer que me dá produzir cada vez melhores fotos, porque o concurso despertou a minha curiosidade e o interesse em saber fazer melhor do que fazia antes.
Assim, tenho a certeza que ganho sempre algo porque estou a aprender com quem tem a paciência de comentar e partilhar os seus conhecimentos de fotografia. ;-)

Nos ultimos tempos, também eu perdi o habito de comentar o porquê dos meus votos mas vou retomar esse habito e com isso, e com os meus erros, aprender algo mais.

Quem decidir concorrer com este sentido, acaba por ganhar sempre. Mesmo que não ganhe a pahtag. ;-)
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor lynxpardinus » terça fev 22, 2011 14:31

Também concordo com o que foi dito pelo PPereira e pelo MAntunes.

Mas gostava de agradecer também a intervenção do Alieri, a fazer um útil e atempado ponto de situação, que revelou que se está a tentar perceber o que se passou.
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor Quintanilha » terça fev 22, 2011 15:46

Boa Tarde comunidade.

Com a minha intervenção eu procurei abrir duas janelas de discussão.
Uma onde o "EU" controla quem perto dele está e outra onde o "EU" controla utilizadores fictícios criados só para este fim.

Qualquer uma destas formas de controlo é uma desonestidade, é uma desonestidade na medida em que o "EU" (que em consciência sabe que o seu produto não está no topo) obtém um resultado favorável, manipulando as regras, por um lado "legalmente" ou por outro "ilegalmente", mas não deixa de ser uma (eu chamo-lhe) fraude.

Faço aqui uma serie de perguntas: Será que somos todos ceguinhos e não temos consciência critica? Será que fazemos as coisas "de cruz"? será que somos usados, ou pior, deixar-mo-nos usar? Será que cada um de nós não consegue ser independente nas suas escolhas?

Estas perguntas fazem-me lembrar um pequeno ditote sobre a igualdade entre Portugueses e Alemães, é o seguinte:

Portugueses e Alemães estudam com afinco cada medida, decreto ou Lei aprovado(a) pelas entidades competentes, a única diferença está no fim a que cada povo dá ao estudo que faz.
Os Alemães estudam as Leis para melhor saber como cumprir.
Portugueses estudam as Leis para melhor saber como contornar...

Neste caso, e o mesmo já tinha acontecido na votação do mês anterior mas não com tanta espectacularidade, quem assim procedeu, (eu não acredito que 22 membros deste fórum tenham concordado sem reservas que as fotos do vencedor fossem as melhores) votou "de cruz" por amizade deixando de lado o seu sentido critico e estético na análise que fez às fotos... ou isto ou o controlo de contas...

Espero ter esclarecido a minha anterior intervenção, é claro que não posso provar que ouve fraude, é claro que não posso provar que houve compadrio, mas bastou uma pequena análise aos resultados do mesmo concurso em meses anteriores para para eu chegar a estas conclusões.

Soluções para minorar este problema já não tenho, o Ajsa falou numa, eu dei outra.

A ver como se desenrola o próximo.

Beijinhos
Alexandra Quintanilha
Quintanilha
Micro

Registado: sexta jan 14, 2011 10:34

Mensagempor Felinos » terça fev 22, 2011 18:36

Não votei no concurso, nem participei. No entanto acho lamentável a situação, a confirmarem-se as suspeitas.

Concordo com a imposição de algumas regras para votar, nomeadamente o user ter de "ganhar" direito de voto, seja pelo nº de posts, pela participação activa no forum e/ou outra que a administração/ comunidade venha a decidir.
Imagem
Felinos
Regular

Registado: terça jan 04, 2011 12:25

Mensagempor rifkind » quarta fev 23, 2011 13:05

A votação atípica deste mês levantou suspeitas em muita gente, nós incluídos.
Não está em causa a qualidade das fotos que venceram, mas tão simplesmente a larga margem com que o fizeram.

Investigámos os votos feitos e verificámos se os utilizadores que votaram eram ou não contas falsas. Falámos directamente com pessoas, para verificar isso mesmo.
As contas não são falsas. A votação é válida.

Infelizmente, a votação parece ser demasiado local. À semelhança das votações em programas populares como os "Ídolos", ou "Operação Triunfo", onde se apelava ao voto na pessoa da terra, a votação deste mês pareceu isso mesmo. A votação na pessoa cá da terra.
No entanto, para além das pessoas da terra, houve muito mais gente a votar nas mesmas fotos. Os resultados não são apenas fruto de amizades, mas também de mérito.

A votação por amizade não deixa de ser uma votação tecnicamente válida, mas é francamente frustante. Espera-se neste concurso que as pessoas votem nas fotos que mais gostam, seja qual fôr o autor. Ao ir contra esta expectativa, o resultado só pode ser o abandono de quem participa regularmente.

Cabe a cada um decidir se vale a pena ou não continuar a participar num concurso onde as pessoas podem decidir votar por outros critérios que não o gosto pela foto votada.
Cabe a cada um decidir o critério que aplica ao votar numa foto. Essa decisão tem impacto no conjunto e terá certamente impacto no futuro deste concurso.

Vamos mudar o sistema de votação. Para o próximo mês, a votação deixa de ser feita por Poll, de forma anónima como até agora. Será feita por post, manualmente, se possível com uma pequena explicação do porquê dos votos feitos.
Algo como:
"um_nick #1: gostei bastante do preto e branco que destaca o olhar do individuo;"
"outro_nick #3: apesar da ligeira inclinação, gostei muito do enquadramento do edificio, que lhe destaca a dimensão e o torna imponente, numa rua de aspecto tão banal;"

Esta mudança não facilita nada a ninguém, começando por nós que teremos de fazer a contagem de votos manualmente.
Esperamos que ao pedir um pouco mais do que o simples "Gosto", traduzido pelo voto no sistema actual de Poll, as pessoas mostrem um pouco mais daquilo que gostaram em cada foto que escolheram.
rifkind
Site Admin

Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Mensagempor geo-amd » quarta fev 23, 2011 13:29

São boas notícias. Ao menos eram contas válidas!

Dava jeito também criar um mecanismo que permitisse a um participante retirar a sua participação num mês particular. Por exemplo, eu só participarei em edições onde determinados nomes não concorram, e seria mais prático poder retirar a participação em qualquer momento do que esperar pelos últimos minutos do prazo para submeter as fotos.
geo-amd
Extra Large

Mensagempor rifkinda » quarta fev 23, 2011 13:43

A inscrição de fotos a concurso está a ser feita do seguinte modo:

* As fotos são submetidas pelos participantes através de um post neste tópico, fornecendo links para os logs onde estão as fotos.

Ou seja, não basta os foristas colocarem a tag 'PTFotoTema' ou 'PTFotoConcurso', conforme o concurso em causa, em legenda da fotografia. O processo está a ser feito manualmente, não havendo um script que recolha todos as fotos que tenham essa tag. A tag, de momento, serve para identificar a foto, nos casos em que num dado log, foram colocadas mais do que uma foto e temos de saber qual é que foi inscrita no concurso.

Assim sendo, para retirar uma participação num concurso, basta apagar o post de inscrição, antes de acabar o prazo de inscrição. A alternativa é realmente só se inscreverem à última da hora.
Lamento, no entanto, que sejam estabelecidos critérios desse tipo para participar ou não nos fotoconcursos. Sinceramente nunca percebi, mesmo na vida real, quando uma pessoa decidia não ir a uma festa só porque a pessoa tal ia. Como costumo dizer, a festa é grande, não vais ter necessariamente de falar com essa pessoa. E és tu que perdes a oportunidade de participar numa festa onde te ias divertir e ias estar com outras pessoas de que gostas.
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor geo-amd » quarta fev 23, 2011 14:06

rifkinda Escreveu:Sinceramente nunca percebi, mesmo na vida real, quando uma pessoa decidia não ir a uma festa só porque a pessoa tal ia.

Não sabia que isso podia acontecer. Não conheço caso nenhum e isso parece-me errado.

Outra coisa é mostrar disponibilidade para participar num concurso tendo a certeza de que ele está viciado à partida. Sinto isso como algo de humilhante e degradante, mas isso sou eu... sou um bocadinho esquisito :-).
geo-amd
Extra Large

Mensagempor acasim » quarta fev 23, 2011 15:19

geo-amd Escreveu:Outra coisa é mostrar disponibilidade para participar num concurso tendo a certeza de que ele está viciado à partida.

Olá,

Estou muito ocupado com trabalho e por isso vou ser breve, mas tenciono escrever um post maior na 6ª feira sobre tudo isto. Acreditem que tentar ser justo e tomar medidas certas nem sempre é fácil e rápido... Mas tentámos.

Quanto a este comentário sobre o concurso estar viciado, eu pedia, se não for pedir muito, que este tipo de comentários fossem pelo menos complementados com sugestões sobre como melhorar. Ou seja. Admitindo que concordam que exista um concurso destes, o que acham que pode ser feito para o tornar melhor, para que todos se sintam bem a participar, para que sintam justiça, etc. Isso seria positivo.

Obrigado,
Antonio
Imagem Imagem
acasim
Moderador

Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Mensagempor lynxpardinus » quarta fev 23, 2011 15:47

Bom, só para dar os meus dois cêntimos face ao que está escrito em cima.

Antes de mais, confesso que me sinto satisfeito por não ter havido uma fraude informática. Uma coisa é pedirmos aos nossos amigos para que eles votem, outra é aldrabarmos o sistema. Nesse aspecto, a notícia é boa.

Também, confesso que gostei que a questão fosse levantada. Ou seja, gosto que, no caso de que haja uma dúvida sobre algo que respeita à vida da comunidade, que essa dúvida seja levantada para ser debatida. Do debate que se segue, saímos sempre mais fortes!

Por último, a solução. Não é perfeita - é menos user friendly, não podemos acompanhar a evolução dos resultados tão facilmente e é menos estética. Mas é mais segura. E, se precisamos de garantir a credibilidade, acho que a devemos adoptar.

Obrigado pela discussão, e pela solução.
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor allien » quarta fev 23, 2011 16:07

Eu proponho que o "prémio" só seja entregue a quem vença qualquer dos concursos:
- 3 vezes seguidas,
ou
- 5 interpoladas.

Presumo que dará tempo para perceber se vale a pena continuar, nestes moldes, com o concurso ou não.

Também não me indigna se as "path" forem "congeladas". Se esse for o caminho...

Edit: "...nestes moldes..."
allien
Large

Registado: terça mai 15, 2007 23:30

AnteriorPróximo

Voltar para Concursos Geofotográficos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante