• Anúncios

Monumentos Megalíticos de Portugal

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Monumentos Megalíticos de Portugal

Mensagempor AppleTeam » quinta fev 17, 2011 18:39

elpombero Escreveu:
manelov Escreveu:Paisagista wrote:
[:O]
Obrigada, Lima Paço.
Estes são os que eu já encontrei:
Évora:
Anta de Aguiar [Viana do Alentejo]
Pela Pré-História do Alentejo - I [Évora]
Recinto Megalítico de Vale Maria do Meio
Anta de Pavia
Portela dos Mogos - Évora
Portalegre:
Cromeleques - Mora

proponho uma uniformizaçãozinha... mas quem sou eu para ter comentários.

Quando o Elpombero vir Mora incluida no distrito de Portalegre, não sei o que vai acontecer

Qqqqqqééééé´... até estou gago... Que é lá isso de Mora (que devia ser a capital do Alentejo) pertencer a Portalegre?? Hem? Querem lá ver!!!

Ó sra. dona Paisagista, a sra. importa-se de rectificar esse crime de "lesa Pátria" que acabou de cometer?? A minha alma está parva!
Ele há com cada uma...

Então ainda há uns tempos falava-se na hipótese de trocarem os concelhos de Sousel para Évora e de Mora para Portalegre... Mas parece que o pessoal de Mora se revoltou com isso.. Aqui os de Sousel não se importavam..
Imagem
AppleTeam
Small

Registado: terça jun 16, 2009 09:46

Mensagempor elpombero » quinta fev 17, 2011 19:07

Que me desculpem os moderadores: eu sei que é um bocado off topic, mas não ofendemos ninguém e, além do mais trata-se de definir geograficamente onde param as caches. E já agora u pouco de História... recente...tá bem.
AppleTeam Escreveu:Então ainda há uns tempos falava-se na hipótese de trocarem os concelhos de Sousel para Évora e de Mora para Portalegre... Mas parece que o pessoal de Mora se revoltou com isso.. Aqui os de Sousel não se importavam..

Acredito que o pessoal de Sousel (bela terra!) não se importassem. Só ficavam a ganhar... [:D] Os da excelsa vila de Mora é que ficavam a cento e tal quilómetros do Hospital de referência (que seria Portalegre). [B)]
Politiquices à parte o pessoal revoltou-se (tipo... Egipto... pronto... tá bem... foi um bocado mais à portuga... mas resultou!!) e tudo ficou "como dantes em Abrantes"... Quem vier de Brotas para Mora encontra, mesmo à entrada da vila, uma rotunda com um singelo monumento alusivo a essa luta. É verdade :idea: , qualquer dia "pranto" lá uma cache. :mrgreen:
Agora que não fiquem dúvidas a cache ""Cromeléques - Mora" fica no Distrito de Évora.

PS: Paisagista: estava a brincar, ok?
Imagem
elpombero
Regular

Registado: terça Oct 09, 2007 19:34

Mensagempor Silvana » sexta fev 18, 2011 09:35

Voltando ao tópico:
Luís irás facultar uma lista dos monumentos megalíticos por distrito ou recebes os GCs das caches e anexas ao respectivo distrito?
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Silvana
Large

Registado: segunda set 11, 2006 11:47

Mensagempor Silvana » sexta fev 18, 2011 09:55

Achei a descrição desta cache muito interessante para este tópico e que corresponde à Anta de S. Gens em Portalegre.
Entretanto;
- Anta da Capela de Nossa Senhora do Monte GC2HQEK (Para além desta, existiam mais umas tantas ou quantas nas imediações e sem caches).
- Necrópole de S. Gens GC1R1T9 Guarda
- Castro de Santiago GC1GE1N Guarda - Também se pretendem castros e lapas?
- Castro da Cola GC111CZ Beja
- Cromeleques Xeres GC1AFH1 Evora
- Anta da Lameira do Fojo GC17R61 Viseu
- Anta de Pavia GC16J4Y Viseu
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Silvana
Large

Mensagempor manelov » sexta fev 18, 2011 15:54

Silvana Escreveu:- Anta de Pavia GC16J4Y Viseu

Acho que agora é que o Elpombero vai dar um tiro em alguém [:D]
Imagem Imagem
manelov
Regular

Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Mensagempor Paisagista » sexta fev 18, 2011 17:09

elpombero Escreveu:
manelov Escreveu:Quando o Elpombero vir Mora incluida no distrito de Portalegre, não sei o que vai acontecer

Qqqqqqééééé´... até estou gago... Que é lá isso de Mora (que devia ser a capital do Alentejo) pertencer a Portalegre?? Hem? Querem lá ver!!!

Ó sra. dona Paisagista, a sra. importa-se de rectificar esse crime de "lesa Pátria" que acabou de cometer?? A minha alma está parva!
Ele há com cada uma...

Pois, estou a ver que este tipo de crimes não prescreve. O Luís já me tinha dado um puxão de orelhas e eu já me tinha envergonhado publicamente.

Desculpa Elpombero, o que posso fazer para te apaziguar? [8)]
ImagemImagemImagemImagem
Paisagista
Regular

Registado: sábado jul 04, 2009 09:39

Mensagempor ViperUnderground » sexta fev 18, 2011 17:33

Paisagista Escreveu:Desculpa Elpombero, o que posso fazer para te apaziguar? [8)]

Sempre podes dizer que Mora pertence a Santarém. :D [:P] [:D]

Tou na brinca. É que quem for cachar a Mora arrisca-se a fazer caches em Évora, Santarém e Portalegre. ;))

E já que digo isto... estava aqui a pensar.. qual é o local exacto onde os 3 distritos convergem, alguém sabe?

PS: Editei o post para não ser 100% off-topic [:D]
Évora: - Anta do Paço das Vinhas - Paço das Vinhas Dolmen
- Anta Grande da Comenda - Great Dolmen of Comenda
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor manelov » sexta fev 18, 2011 18:26

ViperUnderground Escreveu:

E já que digo isto... estava aqui a pensar.. qual é o local exacto onde os 3 distritos convergem, alguém sabe?

Perto desta cache em N38º59.200W8º13.652

Portalegre: Anta da Coutada N38º58.400 W7º19.960
Imagem Imagem
manelov
Regular

Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Mensagempor Paisagista » sexta fev 18, 2011 19:26

Silvana Escreveu:Descobri este Portal que permite aceder a muito património monolitismo mundial.
Se fizerem uma pesquisa com o mapa, fazendo zoom sobre uma determinada região, conseguem obter os monumentos georeferenciados.
Achei interessante pois assim também se podem descobrir alguns monumentos monolíticos que eventualmente não terão caches e o nome de alguns que entretanto nos esquecemos. [;)]

Esse portal tem a desvantagem de mostrar o seguinte texto regularmente:
IMPORTANT NOTE: Position of site unknown, co-ordinates given for nearest village

O problema com alguns dos monumentos, pelo menos de muitos que já encontrei por aqui, é estarem no meio de herdades e o caminho até eles passar pelo monte. Se durante o dia se tem a sensação de se estar a entrar em terrenos privados imaginem só geocachers à procura de caches noite dentro a pôr os cães e o gado em alvoroço...
ImagemImagemImagemImagem
Paisagista
Regular

Mensagempor Silvana » sexta fev 18, 2011 20:48

manelov Escreveu:

Acho que agora é que o Elpombero vai dar um tiro em alguém [:D]

Era so a ver se estava atento. ;).
Correcção: Anta de Pavia - Distrito de Évora.
Silvana
Large

Mensagempor CoolWrangler » sexta fev 18, 2011 21:14

Distrito de Viseu (ganda terra :clap: )
GCXQQ9 - Estela-Menir
GC1BVXB - Lapa do Repilau
GC17R61 - Anta da Lameira do Fojo
E pra já é o que me lembro. 8-)
Imagem

Imagem
CoolWrangler
Small

Registado: sexta ago 29, 2008 13:11

Mensagempor BeN » domingo fev 20, 2011 12:33

Boa tarde a todos,

À semelhança do que aconteceu com o tópico dos Castelos de Portugal, foi também criada uma GeoUserBar para os Monumentos Megalíticos de Portugal :

Imagem

Foram colocadas apenas algumas das caches existentes, peço a ajuda de todos para sugerirem novas caches (através da página do conjunto).

Aproveito para agradecer o excelente trabalho que se conseguiu no caso dos Castelos de Portugal. Através de sugestões da comunidades (grande maioria ou totalidade delas do Carlytos) foi possível coligir uma lista que tem até ao momento 159 caches!

Aproveitava ainda para anunciar que existem um conjunto relacionado com a presença romana em Portugal :

Imagem

O mesmo principio destes dois anteriores se aplica aqui! Sugestões são bem vindas, se quiserem começar um tópico semelhante no fórum para gerar o debate da lista achamos perfeito.
ImagemImagemImagem
BeN
Micro

Registado: segunda jun 15, 2009 14:29

Mensagempor elpombero » domingo fev 20, 2011 19:42

Meu Deus, meu Deus...
Não fossem 3 Xanax e dois Victam e hoje eu era um homem perdido...
Imagem
elpombero
Regular

Registado: terça Oct 09, 2007 19:34

Mensagempor Paisagista » segunda fev 21, 2011 14:32

Évora (sim, tenho a certeza...)
Anta de Entre Águas – Serra d´Ossa
ImagemImagemImagemImagem
Paisagista
Regular