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alieri Escreveu:Por mais responsáveis que sejam os fabricantes e por mais avisos vermelhos que coloquem à vista, há-de haver sempre quem continue a meter gatos no micro-ondas (ou a dar soporíferos a bebés para estes dormirem "melhor") e a processar a McDonalds porque o café estava quente demais, apesar de a embalagem dizer "cuidado, café boé de quente, man!"
Dito isto, penso que a Tomtom tinha ou tem um sistema que permite aos utilizadores fazerem updates das estradas, de alterações aos sentidos das ruas, etc. Não tenho a certeza se está disponível para todos ou apenas para um número restrito de utilizadores (os que pagam mesmo pelos mapas actualizados). Essa função, se fosse alargada e simplificada no seu uso, permitiria menos erros.
Tais erros, por outro lado, são mais prováveis em estradas menos movimentadas, como no exemplo do Ajsa (compra umas placas a dizer "propriedade privada" e "cuidado com o cão, é mau comáscobras").
Uma ideia seria, nos mapas dos gps, dar uma cor diferente a estradas de terra batida e caminhos do género. Não sei se isto resolveria alguma coisa...
Sagitario Escreveu:Pedir responsabilidades ao fabricante... é impraticável, completamente impraticável, porque em ultima instância somos nós condutores que devemos ter a noção que um GPS é e está classificado como um Auxiliar de condução e não é um guia turístico ou um co-piloto.
Torgut Escreveu:Impracticável não é porque já foi feito, e de resto eu, que sou o primeiro a repudiar em alto grau o americanismo dos processos por dá cá aquela palha, tenho que discordar neste caso. Chama-lhe auxiliar se quiseres. O que se paga é informação e a informação, sobretudo quando se paga, espera-se que seja correcta. Os mapas estão cheios de caso de negligência, que deveriam ser punidos exemplarmente. Se eu pago para saber que estradas tenho daqui até acolá, espero que o meu dinheiro não compre informação que me diz que tenho uma estrada circulável que afinal é um trilho de cabras que se vai estreitando. Ou ver a estrada indicada entrar por uma barragem adentro (caso real, numa barragem que lá está há 10 anos). Tanto mais não seja porque a gasolina custa caro e o que pago é para receber indicações de como me deslocar daqui para ali. É auxiliar, mas nem um auxiliar pode falhar na tarefa que lhe está atribuida.
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