rifkind Escreveu:Usar o Google Maps para tirar coordenadas de caches não é tão grave, mas pode acarretar alguns erros na precisão.

É preciso termos em conta que, basicamente, há dois elementos fundamentais nos mapas Google: O mapa e as fotos.
O mapa é feito com base em coordenadas tiradas no local e por isso as ruas, praças, etc. estão suficentemente exactos. Mas há um problema. Por exemplo numa rua são tiradas as coordenadas do início, de algum ponto intermédio e do fim, por exemplo. Depois o mapa pode desenhar linhas rectas entre esses pontos, conforme o que for definido no desenho do mapa. Assim vemos por vezes ruas que são curvas e no mapa aparecem rectas "partidas". Daí ser um bom trabalho, mas não suficientemente rigoroso. Lembrem-se de como é desenhado o mapa que nós vemos. A base de dados fornece coordenadas de alguns pontos escolhidos das ruas e o programa de "rendering" desenha as ruas. Um exemplo: A Avenida da Liberdade, em Lisboa. A base de dados pode dar o início da Avenida, junto dos Restauradores, e o fim, junto do Marquês. O programa desenha então a avenida toda com base nisso. (Não digo que seja exactamente assim, mas é só para dar a imagem do que pretendo referir.)
As fotos são tiradas por satélite a não-sei-quantas centenas de quilómetros de altitude, e depois ajustadas para dar as fotos do terreno. Neste caso nem as fotos nem o ajuste é suficientemente rigoroso, notando-se em muitos casos um "desfasamento" entre duas fotos contíguas e imensas vezes um desfasamento entre as fotos e o mapa.
Se usarmos as fotos para descobrir as coordenadas do local, pode dar alguns metros afastado do local. Se usarmos o mapa fica mais rigoroso, mas mesmo assim não se pode confiar o suficiente.
Quando apareceu aquala ideia de darmos sugestões para melhoramentos no GC.com, eu pensei em dar a sugestão de se poder localizar no mapa, na página da criação da cache, o local e ele dar as coordenadas, o que em alguns casos é útil. Mas logo pensei o que descrevi acima e vi de imediato que iria dar origem a muitos erros de coodenadas. Por isso resolvi não referir o assunto.