• Anúncios

logar caches Premium

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: logar caches Premium

Mensagempor ViperUnderground » sexta Oct 29, 2010 17:22

Ou seja, andamos aqui a "mandar cabeçadas no céu da boca", uns nos outros, por causa de uma (in)definição da Groundspeak!

É que:
Logging of All Physical Caches
Geocaches can be logged online as Found once the physical log has been signed.
If it is appropriate for your cache location or theme, you may ask the cache seeker to accomplish an optional and simple task, either close to the cache site (normally within 0.1 miles or 161 meters) or when writing their online log. For example, wear the goofy hat inside the cache container and upload a photograph. Cache finders can choose whether or not to attempt or accomplish optional tasks. Cache owners may not delete the cache seeker's log based solely on optional tasks.

Ou seja, um BM não poder logar uma PMOC vai contra as guidelines!

Penso que já é tempo da GS fazer algo mais! Ou cria uma opção para os BM's poderem logar! Ou faz uma adenda esta guideline e proibe os logs de BM's!

Não estou aqui a ser mais um a atirar umas pedras à GS. Só penso que a opção da GS em permitir os logs de BM nos moldes em que estão, não foi a mais correcta!
Porque isto NÃO é um BUG do sistema! Foi a maneira que a GS encontrou de permitir os logs!! Porque ao não fazê-lo... ia contra as guidelines!!

Tenho dito... amén :D
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor ajsa » sexta Oct 29, 2010 17:59

Chiça, penico, chapéu de coco!

Como o Manel deixou bem claro por duas vezes, há o poder e o poder!
Uma cache PM apenas está electronicamente disponível para PM! Não existe aqui qualquer bug ou lá que raio for.
Se a informação electrónica não está disponível para BM, logo estes não podem legitimamente encontrar a cache fisicamente.

Portanto só existem duas alternativas: ou encontrou por acidente ou em conjunto com um PM.
Em qualquer uma destas opções, o BM sabe claramente sem qualquer margem de dúvida que apenas pode fazer o log através de BATOTA, de forma INCORRECTA!

Ora vamos lá a ver, se este ("este" refere-se a um individuo genérico e a ninguém em particular), como dizia, se este BM for ao banco e o funcionário da caixa se ausentar e se o mesmo se esquecer da gaveta do dinheiro aberta, este BM vai lá tirar o dinheiro só porque viu um bug do sistema? Claro que não, porque é ROUBO!

Então onde é que está dúvida?
Parece-me claro que um BM fazer um log numa PMOC, este BM não está a ser honesto e muito embora de forma não gravosa está claramente a ser um delinquente (para mais esclarecimentos consultar compêndios básicos de sociologia).

Ainda assim, se fosse comigo eu diria:

Para vilão, vilão e meio, e no " e agora como é..." eu tomaria o cuidado de fazer desaparecer o registo físico existente na minha cache e depois ia-se queixar ao Totta!
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor ViperUnderground » sexta Oct 29, 2010 18:38

ajsa Escreveu:Chiça, penico, chapéu de coco!

Como o Manel deixou bem claro por duas vezes, há o poder e o poder!
Uma cache PM apenas está electronicamente disponível para PM! Não existe aqui qualquer bug ou lá que raio for.
Se a informação electrónica não está disponível para BM, logo estes não podem legitimamente encontrar a cache fisicamente.

Portanto só existem duas alternativas: ou encontrou por acidente ou em conjunto com um PM.
Em qualquer uma destas opções, o BM sabe claramente sem qualquer margem de dúvida que apenas pode fazer o log através de BATOTA, de forma INCORRECTA!

Ora vamos lá a ver, se este ("este" refere-se a um individuo genérico e a ninguém em particular), como dizia, se este BM for ao banco e o funcionário da caixa se ausentar e se o mesmo se esquecer da gaveta do dinheiro aberta, este BM vai lá tirar o dinheiro só porque viu um bug do sistema? Claro que não, porque é ROUBO!

Então onde é que está dúvida?
Parece-me claro que um BM fazer um log numa PMOC, este BM não está a ser honesto e muito embora de forma não gravosa está claramente a ser um delinquente (para mais esclarecimentos consultar compêndios básicos de sociologia).

Ainda assim, se fosse comigo eu diria:

Para vilão, vilão e meio, e no " e agora como é..." eu tomaria o cuidado de fazer desaparecer o registo físico existente na minha cache e depois ia-se queixar ao Totta!

Concordo quase plenamente, mas tenho de discordar contigo ajsa! :D

Assim, como tu descreves, é como deveria ser a situação!
O "busilis" da questão é que esta técnica de um BM logar uma PMOC NÃO É UM BUG ( e penso que nunca foi). Foi uma "maneira" da GS permitir que aquela guideline não fosse "quebrada"!!
Ou seja, o que andamos a ver como uma "artimanha", um "contorno da lei", não o é!! Por isso a minha insistência que a GS deveria fazer algo! Ou proibir completamente o BM de logar PMOC's ou criar um botão, um link, etc.. para permitir que o faça!
Não esquecer que deveria imperar o bom senso ( e penso que esta "artimanha" foi criado em base nisso), quer do BM, quer do owner!!

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Mensagempor MAntunes » sexta Oct 29, 2010 18:47

Este assunto está a valer a pena ser debatido.

1) A GroundSpeak protege os achadores clamando que se o log físico estiver escrito no log book, o log online não deverá ser apagado. Mas, no caso das PMOC, os Basic Members nem sequer devem chegar ao logbook porque não têm acesso às coordenadas da cache.

2) Neste caso concreto - não tenho problemas em particularizar porque a situação foi trazida a discussão pública por iniciativa de quem agora se queixa -, o Basic Member até foi aconselhado por mim a contactar o owner da cache em questão - e nesse momento eu nem sabia qual era. Parece que não o fez.

3) Mais tarde, mesmo tendo o owner da cache vindo manifestar claramente que não aceitaria o log online, ele foi mesmo feito em clara confrontação à vontade do owner, às regras implícitas das PMOCS, e contornando o interface de software que não permite, de forma directa, fazer-se o log de um Basic Member numa PMOC.

Sinceramente, não vejo que a GroundSpeak possa obrigar o owner em causa a aceitar um log feito nesta situação nem vejo qualquer defesa que esta situação possa merecer.
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor ViperUnderground » sexta Oct 29, 2010 19:12

MAntunes Escreveu:1) ... os Basic Members nem sequer devem chegar ao logbook porque não têm acesso às coordenadas da cache.

Era assim que deveria ser!! Mas não o é!!! O problema é mesmo este: os Basic Members têm como aceder às coordenadas da cache! Basta um PM lhes mostrar, ou ir numa cachada em grupo! A GS permite ( e reconhece) isto!

O problema é que eles permitem-no sem o dizer! O que é estranho!! Porque normalmente, quando se cria leis, regras, "guidelines" costuma prevalecer o denominado "espírito da lei" aquando de alguns vazios nas mesmas. O que neste caso, para a GS, o "espirito" é que todos possamos logar! Penso eu!!

ViperUnderground
Regular

Mensagempor allien » sexta Oct 29, 2010 19:27

Resumindo... um "BM" só devera "logar" uma "cache" para "PM" se a tiver encontrado na companhia de um.
Resolve todas as questões, ou não? 8-)
allien
Large

Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Mensagempor ViperUnderground » sexta Oct 29, 2010 20:14

allien Escreveu:Resumindo... um "BM" só devera "logar" uma "cache" para "PM" se a tiver encontrado na companhia de um.

Não!! :D

Da maneira de que estão as "regras" um BM deverá logar uma cache para a PM, se a logou no logbook. (ponto) :-)

Por exemplo, quando davas o exemplo do caixa no banco, nas leis, o que exemplificaste, é crime! Ou seja, a lei não permite!
Nas "leis do GC" podes tirar o dinheiro ao caixa, que já não é crime!! :D
É aqui que quero chegar!! Segundo as "guidas" (bom nome para as guidelines :D ) o BM pode logar!!!

Por mais ou menos lógico que seja ou achamos, a premissa é sempre: Log no papelinho = Found!! (ponto) :-) (independentemente de ser BM ou PM)

Agora, perguntas-me: Achas bem? Concordas? Eu respondo: assino por baixo tudo o que tu e o MAntunes disseram!!

ViperUnderground
Regular

Mensagempor ajsa » sexta Oct 29, 2010 20:28

Vamos lá a observar este assunto com atenção:

Existem as linhas de orientação (guidelines) generalistas as quais são omissas quanto à possibilidade dum BM fazer log (entenda-se online, o tal que dá mais um ponto) numa PMOC.

Diz a GS o seguinte:

A filiação Premium custa $30USD por ano ou $10USD por trimestre e dá acesso a funcionalidades adicionais no site que o ajudam a tirar melhor partido das suas experiências de geocaching!

ou seja, os PM terão acesso a funcionalidades VEDADAS aos BM entre elas as PMOC.

Se existe alguma estratégia da GS no sentido de um BM poder fazer o log a PMOC, isso é isso mesmo - uma estratégia e tal não valida que o mesmo seja feito.
As empresas de software utilizam estratégias que "segurança contra pirataria" para que estes seja exactamente pirateados e crie dependências. Simples, usas agora vais querer usar sempre, mesmo quando tal não for possível de forma ilícita.

Resumindo, eu posso tentar roubar a carteira ao meu vizinho que não teve cuidado, mas não posso de forma alguma ir dizer-lhe o que vou fazer ou já fiz!
Para concluir mantenho o pensamento sobejamente aqui referido:

Com tantos milhares de caches que não podemos fazer porque são só para gordos, ou são só para baixinhos, ou porque estão no espaço, ou porque simplesmente não nos agrada, para quê todo este estardalhaço?
Afinal, de acordo com o que li algures, são só 43 caches no seio de 6 milhares.

E, concluindo, não é bem assim como querem fazer passar, se um BM não pode fazer caches PM então um PM só deverá fazer caches PM.
Nada disso, leiam lá com muita atenção: A filiação Premium custa $30USD por ano ou $10USD por trimestre e dá acesso a funcionalidades adicionais
Dá acesso a funcionalidades adicionais, não dá direito apenas a outras funcionalidades.

Eu não sou muito pró GS, mas defendo a velha máxima do seu a seu dono.
Sem dúvida que a base do geocaching são os geocacheres que escondem, mas, o geocaching também não seria possível sem a infra-estrutura electrónica que existe nos seus bastidores.

Como tudo na vida é mesmo uma questão de postura, honra e dignidade - simples! ~
Eu posso vender a minha honra, a minha imagem por um assalto que rende 1 bilião de euros, ou simplesmente suja-la com um log descarado desonesto numa PMOC.
ajsa
Extra Large

Mensagempor allien » sexta Oct 29, 2010 20:33

ViperUnderground Escreveu:
allien Escreveu:Resumindo... um "BM" só devera "logar" uma "cache" para "PM" se a tiver encontrado na companhia de um.

Não!! :D

Da maneira de que estão as "regras" um BM deverá logar uma cache para a PM, se a logou no logbook. (ponto) :-)

Por exemplo, quando davas o exemplo do caixa no banco, nas leis, o que exemplificaste, é crime! Ou seja, a lei não permite!
Nas "leis do GC" podes tirar o dinheiro ao caixa, que já não é crime!! :D
É aqui que quero chegar!! Segundo as "guidas" (bom nome para as guidelines :D ) o BM pode logar!!!

Por mais ou menos lógico que seja ou achamos, a premissa é sempre: Log no papelinho = Found!! (ponto) :-) (independentemente de ser BM ou PM)

Agora, perguntas-me: Achas bem? Concordas? Eu respondo: assino por baixo tudo o que tu e o MAntunes disseram!!

Cof...cof...! Tenho a ideia de não ter sido eu a escrever isso :shock: !
Mas também concordo.
allien
Large

Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Mensagempor alieri » sexta Oct 29, 2010 20:49

Meu caro Ajsa, acho que uma PQ, um "cache along a route" ou uma notificação são uma funcionalidade adicional.
Já uma cache, seja BM ou PMOC, não me parece que o seja.

Não quero dizer com isto que concordo ou "desconcordo" contigo ou com os outros, é só mais uma achega.
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor MAntunes » sexta Oct 29, 2010 20:51

Alieri, os BMs não conseguem, não podem, criar caches PMOC.

Agora vejamos isto do ponto de vista comercial.

A GroundSpeak cria as PMOCs como fazendo parte de um pacote de funcionalidades adicionais, muito bem sublinhado acima pelo António, com o objectivo - corrijam-me se estiver errado - de vender subscrições Premium Member. Cash in. Não é cache, é mesmo cash.

Depois, nos seus devaneios, permite que membros não pagantes - prontos, Basic Members - façam o seu log online, uma vez que o fizeram no logbook físico porque a esses geocachers outros, que eram Premium Members, lhes facultaram as coordenadas ou a companhia que lhes permitiu ter acesso ao logbook para ali escrevinharem vitoriosa e gratuitamente o seu log (vitoriosa porque os PMs, aqueles patos, pagam e os BMs não pagam).

Com isto, a GroundSpeak está a desmotivar o aparecimento de mais contas Premium Member e a manutenção das existentes. Cash out!

Parece-me uma péssima política comercial. 8-)

É isto, não é? Ou estou a interpretar mal?
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor ViperUnderground » sexta Oct 29, 2010 21:13

allien Escreveu:
ViperUnderground Escreveu:Cof...cof...! Tenho a ideia de não ter sido eu a escrever isso :shock: !
Mas também concordo.

Lol. pois não.. sorry. :D

ViperUnderground
Regular

Mensagempor Torgut » sexta Oct 29, 2010 23:50

ViperUnderground Escreveu:O problema é mesmo este: os Basic Members têm como aceder às coordenadas da cache! Basta um PM lhes mostrar, ou ir numa cachada em grupo! A GS permite ( e reconhece) isto!

1) E como é que haviam de não o permitir?

2) Cada um cria as teorias que lhe aprouver. Para mim, conhecendo do que a casa gasta há muitos, muitos anos, é apenas uma questão de indolência, ineficiência e incompetência. Não há nenhuma razão arquitectada para que o bug subsista, para além da lentidão com que tudo é corrigido ou melhorado no sistema. De resto, nem há por onde discutir... caches apenas para membros PM são apenas para membros PM e o resto é paisagem. BM só fazem logs nessas não só se descobrirem como o fazer mas também se o owner estiver distraido. Como fui falado infinitavamente, pode-se discordar à vontade mas não é por isso que o mundo muda. Há caches para PM à data em que escrevo estas linhas. Ponto.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor ajsa » sábado Oct 30, 2010 08:39

alieri Escreveu:Meu caro Ajsa, acho que uma PQ, um "cache along a route" ou uma notificação são uma funcionalidade adicional.
Já uma cache, seja BM ou PMOC, não me parece que o seja.

Não quero dizer com isto que concordo ou "desconcordo" contigo ou com os outros, é só mais uma achega.

Nop, concordo com o Manel.

Existem todo um conjunto de acções que os BM podem executar gratuitamente (consultar caches, escrever logs, enviar fotos, activar trackables,....)
Por outro lado, os PM podem desenvolver estas acções e outras mais que estão vedadas aos BM (criar PQ, ... e criar/consultar/"logar" caches exclusivas a PM)

Do ponto de vista lógico (informaticamente falando) isto são funcionalidades vedadas aos BM.

Dou um outro exemplo: Compras um GPSr, o modelo mais básico que a marca disponibiliza.
Tens acesso a marcar pontos, estabelecer uma rota e nada mais.

No entanto, eu, um gajo capitalista, compro o modelo a seguir, que na sua essência electrónica é exactamente igual ao teu mas ainda disponibiliza uma bússola, apresenta a altitude, a precisão....
É exactamente o mesmo, o que muda é o suporte electrónico, no caso que discutimos o PC, no meu exemplo o GPSr. [8D]
ajsa
Extra Large

Mensagempor Sagitario » sábado Oct 30, 2010 12:03

ajsa Escreveu:
Dou um outro exemplo: Compras um GPSr, o modelo mais básico que a marca disponibiliza.
Tens acesso a marcar pontos, estabelecer uma rota e nada mais.

No entanto, eu, um gajo capitalista, compro o modelo a seguir, que na sua essência electrónica é exactamente igual ao teu mas ainda disponibiliza uma bússola, apresenta a altitude, a precisão....
É exactamente o mesmo, o que muda é o suporte electrónico, no caso que discutimos o PC, no meu exemplo o GPSr. [8D]

Vamos lá ver, nos GPSr de entrada de gama não podes "kitar" o gajo para ele ter uma bússola e assim, mas no caso das PMOC mesmo sendo um "entrada de gama" podes "kitar" o acesso à cache, passando a ter de forma indevida acesso a uma função que te está vedado enquanto BM...
Dai a argumentação do MAntunes quando fala disto comercialmente ser correcta, mas mesmo assim continuam a existir novos PM e os antigos tb continuam a revalidar a sua "assinatura".

Acho que estamos a discutir o sexo dos anjos... acho!
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes