GeoDuplaP&F Escreveu:rifkinda Escreveu:Realmente é pena que nem todos os geocachers respeitem a regra de tirar um e pôr um em troca
Uma vez, num Hotel desses de ***** ("*****" por estar numa paisagem excelente, daquelas paisagens onde nós gostaríamos de estar num hotel verdadeiro) um dos elementos do grupo em que eu estava chegou, via lá diversos TBs e exclamou "Ena tantos!!! Vou levar todos!". Eu chamei a atenção da finalidade do Hotel, que é levar um e deixar outro, ele limitou-se a encolher os ombros, pegou em todos e guardou. E garanto que não foi para os ajudar na sua missão. Deixou lá um outro objecto que nada tinha a ver com TB. E este geocacher não é dos novatos. Já passou a marca dos 3000.
Como se costuma dizer, cada um joga à sua maneira...
Devo dizer que esse geocacher que passou a barreira dos 3000 fez muito bem. Certamente que os ajudou a todos. O objectivo principal de um trackable, quando enviado para o "mundo" é viajar. Pode ter condicionantes nessa viagem. Pode querer só visitar caches em países começados por U, caches com dificuldade acima de 3,5, etc. No fundo, o objectivo de um Trackable é viajar.
Os Trackables
NÃO SÃO CONSIDERADOS OBJECTOS DE TROCA NORMAIS.
Em wiki.geocaching-pt.net lê-se o seguinte
O que é um travelbug?
Um travelbug é um item de troca especial. É uma pequena chapa metálica com um código de 6 dígitos (tracking number) que permite que a progressão de um item (agarrado a um travelbug), de cache em cache, seja registada e acompanhada no site geocaching.com. Como tal, são items destinados a viajar entre caches e não para serem retirados como os restantes itens de troca.
Significa que não há qualquer obrigatoriedade em fazer uma troca de Trackable por Trackable. Não há obrigatoriedade em retirar um Trackable e deixar 37 pins e 42 ganchos de cabelo. Os Trackables devem ser movimentados em função do seu objectivo (viajar e algo mais).
Os TB Hotéis são uma invenção de há muitos anitos atrás. E, na minha opinião, deveriam ter desaparecido ou, pelo menos, modificados com o tempo.
Os princípios que levaram à sua criação foram os seguintes:
- Serem caches com um tamanho razoável (para cima de small);
- Estarem localizadas num local seguro;
- Estarem localizadas num local de passagem frequente de geocachers.
- Pelo facto de nas cidades não existirem muitas caches, aliado à inexistência dessas mesmas caches serem pequenas demais para se deixarem Trackables.
E, com isto em mente, lá se começaram a publicar os TB Hotéis. Alguns owners decidiram criar a regra (o que hoje é considerado como um
Additional Logging Requirement (ALR)), de que deveria haver uma troca de um por um. Por cada TB retirado, o geocacher que a encontrou tem que sempre deixar, pelo menos um.
A dado momento, o sistema funcionava. Não obstante a contínua referência de que um Trackable não era um item de troca normal. No entanto, começaram a surgir n mais caches, muitas delas bem no centro das cidades, onde os turistas andam, outras colocadas perto dos interfaces normais e sem a designação ou género de TB Hotel. Ou seja, a impossibildade anterior de ter uma cache grande e rápida para se deixar os TBs que se trouxe de outro lado, deixou de existir.
A partir de um certo ponto, com o crescente movimento de Trackables, alguns começavam a ficar "presos" nestes TB Hotéis. Imaginem o seguinte:
- Um TB Hotel com 6 Trackables lá dentro;
- Uma regra de troca de um por um;
A probabilidade de todos serem movidos em tempo útil, ou seja de conseguirem o seu objectivo principal, o de viajar é muito baixa. Isto porque o primeiro a ser colocado pode ficar "eternamente" à espera que alguém o movimente.
Por essa razão, os TB Hotéis começaram a ser conhecidos por "TB Prisons". (Podem pesquisar na Groundspeak sobre esta expressão). Daí a regra da troca de um por um, ou outra qualquer, ter sido retirada. Não é possível publicar um TB Hotel com essa regra. Pode assumir apenas e só a forma de sugestão.
Com o passar do tempo, começaram a surgir TB Hotéis com as formas mais incríveis;
- Perdidos no meio do nada (Onde o Judas perdeu o GPS);
- Colocadas em terrenos 4,5 (se o objectivo dos Trackables é viajar, suspeito que os que lá sejam colocados passem lá meses e meses);
- Publicadas como mistério (nem toda a gente está para resolvê-los);
- E outras derivações pouco ortodoxas.
O que todos, como owners de Trackables queremos é vê-los a viajar, serem movimentados. Se for na direcção correcta, melhor. Não tem que ficar presos a um capricho de um owner de uma cache que gosta de ver o inventário de Trackables repleto para que, entre outras coisas, possa gerar mais visitas às suas caches.