• Anúncios

Sensibilização para um bom velho costume caido em desuso

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Sensibilização para um bom velho costume caido em desuso

Mensagempor Torgut » quarta Oct 27, 2010 15:35

É o seguinte: eu sou do tempo em que quando se chegava a uma cache e se acabava por a achar uns bons metros ao lado, o pessoal, de forma practicamente universal, se dava ao trabalho de marcar o ponto do achamento efectivo e botava no log, de forma a potencialmente ajudar os próximos. Agora, parece que isso dá muito trabalho, talvez seja da pressa para partir para a próxima de forma a não escapar a receita prescrita pelo médico de 50 caches diárias. Brincadeiras à parte, a verdade é que o pessoal agora apenas refere "ah e tal, encontrei-a 10 metros afastada". Porreiro. Já ajuda. Mas... e que tal postar as coordenadas como antes era costume? E lembrei-me desta a respeito de uma cache que para mim foi um DNF... se calhar porque procurei onde o GPS indicava e num raio pouco alargado... 3 Castelos ao Luar (GC26EKN), onde 2 dos quatro últimos logs têm referência a coordenadas desviadas.. mas nada de coordenadas adquiridas.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Sensibilização para um bom velho costume caido em desuso

Mensagempor strangedays » quarta Oct 27, 2010 16:04

Admito que tenhas razão mas há dias em que me aparece tudo ao lado e outros em que é na mouche.
Outro dia em Loures, numas caches novas do VSérgio, fiquei impressionado...cada tiro cada melro, cada cavadela, cada cache. Coordenadas certinhas !
Nos 3 Castelos o GZ também me apontou para "o coiso" da frente e só depois do gelado é que começámos a procurar nos restantes "coisos".
Também já me aconteceu mandar novas coordenadas e perceber que o owner não achou muita piada.
Assumi "internamente" que até 7/8m a coisa acaba por aparecer e é aceitável.
ImagemImagem
strangedays
Regular

Registado: domingo set 23, 2007 19:56

Mensagempor MAntunes » quarta Oct 27, 2010 16:27

A sugestão e a observação fazem ambas sentido.

A sugestão até ganha outra legitimidade porque agora o formulário de logs tem a possibilidade de se introduzir uma coordenada - 'no meu tempo' :D as coordenadas 'de rectificação' eram colocadas no texto, em formato ao sabor do acaso.

A observação faz sentido porque não era prático ver-se 'rectificações' de coordenadas por causa de meia dúzia de metros ou menos. Há que ter em atenção o erro do gpsr que 'coloca' a cache e o erro do gpsr que 'procura' a cache. Talvez erros >= 10m, em terreno rural ou aberto, sejam de reportar. Menos que isso, talvez não. Em ambiente citadino, aí já não tenho grande experiência e por isso não opino.
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor GeoDuplaP&F » quarta Oct 27, 2010 16:47

Em ambiente citadino por vezes é uma desgraça! Se há paredes altas ele tanto te aponta 15 metros à frente como 10 metros atrás como 5 metros para o outro lado. Tens que andar a tirar a média a ver se descobres algo de concreto. E então como normalmente nesses casos aquilo está cheio de pessoal a observar o que fazes, as coisas pioram substancialmente...

Quanto ao erro, como dizes temos que somar os 5 metros de erro a ver as coordenadas para publicar mais 5 metros de erro à procura delas. 7/8 metros desviado não tem quase significado.
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Registado: terça dez 04, 2007 10:13

Mensagempor ViperUnderground » quarta Oct 27, 2010 17:00

Por norma, se o erro for inferior a 10m, apenas refiro que o meu "gps deu x m" ao lado. Isto, porque, tal como disse o MAntunes, o erro depende do GPS de quem procura e de quem coloca! Até 10m não me choca! Parto sempre do principio que é o meu que não está calibrado (até porque andei muito tempo com um sportrak "descalibrado" em 10m :D Se aparecia 10m = ponto 0).
Mas o Torgut tem razão. Com as coordenadas presta-se um melhor serviço do que apenas referir o erro! Mas depois há o outro lado da moeda: há owners que se ofendem!

Para mim, "o erro" só é problemático em caches em zonas com muita pedra (muros!? paredes!?) :-D ) ou em mato. De resto, tipo em cidade, se tiver uma hint ou consigamos identificar spots, acaba sempre por não ser grande problema.

Mas mesmo assim, por vezes o simples facto de alguém referir que existe erro, sem colocar coordenadas, é o suficiente para ajudar!
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor lynxpardinus » quarta Oct 27, 2010 17:34

Concordo que é uma boa prática - desde que estejamos a falar de erros razoáveis, que tomem em consideração o erro dos 2 GPSrs envolvidos. Lembro-me de uma cache ("Penedo Furado") que tinha um erro verdadeiramente grande e se não fosse uma nota deixada por alguém na cache, seria impossível de encontrar.

No entanto, não sei se terá necessariamente caído em desuso. Acho que, se calhar, as pessoas que a tinham continuam a tê-la. O que se passa é que, actualmente, esses logs estão perdidos num meio de uma multidão muito maior.

Mas acho que não se perde nada em puxar a prática para a frente. Bem pelo contrário!
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Torgut » quarta Oct 27, 2010 19:03

Tenho que clarificar: não me refiro a mandar umas bocas tipo "ah e tal o meu GPS dizia que era ali e afinal era acolá". Não. Estou a falar de caches com evidentes problemas na coordenada, confirmados pela recorrência das observações ao longo dos logs. Estou a falar de malta que log sim log não diz que encontrou bastante afastada e que eram 10 m mais à frente... mas coordenadas mais apuradas nem vê-las.

Exemplo: uma vez em Praga fui encontrar uma cache cerca de 25 m afastada do ponto zero, e isto num muro de pedra. Já tinha feito lá uns 4 DNF e procurado umas 8 vezes. Ora nos logs anteriores, claro, toda a gente manifestava descontentamento pelo desvio... mas lá está, descoserem-se com a coordenada onde afinal ela estava é que não. É disso que estou a falar. Disso e das várias caches que em 2005 e em redor encontrei, bastante afastadas, graças aos dados fornecidos pelos mártires anteriores que até a tinham encontrado depois de muito trabalho. E é disso que estou a falar.

Exemplo: CGRGK4

January 14, 2008 by sammendes (540 found)
Como não me apercebi inicialmente que havia uma correcção de coordenadas, não encontrei o container nas coordenadas publicadas. Só dei pela alteração, no carro ao ler os logs anteriores. Já não voltei porque o terreno estava muito escorregadio e perigoso.
TFTH

[Didn't find it] October 27, 2007 by heldersimoes (108 found)
Não consegui encontrar a cache nas coordenadas publicadas. Agora que li os log's é que fiquei a perceber que as coordenadas estão incorrectas. O local é espectacular. Imaginar o que era o planeta quando não existia poluição.
obrigado.

[Found it] September 13, 2007 by manelov (870 found)
Já conhecíamos o local de um passeio anterior, mas é sempre agradável aqui voltar.
A cache ainda deu bastante luta, e se não tivessemos lido os logs anteriores, provavelmente não a descobríamos.

September 9, 2007 by rcfalcon (319 found)
12:30
Já tínhamos ouvido falar deste local, mas foi graças ao Geocaching que finalmente o visitámos. É realmente fantástico.
Já tínhamos tentado fazer a cahe, mas não tínhamos as coordenadas certas.

Etc etc etc. E como esta há muitas outras.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor Torgut » quarta Oct 27, 2010 19:04

LOL ! Por mero acaso escolhi o mesmo exemplo que o lynx sem dar por isso! Mas há muitos outros.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor lgass » quarta Oct 27, 2010 19:13

Não será que isso seria melhor se os owners (não quero insultar ninguém) se dessem ao trabalho de colocar as coordenadas bem?

já encontrei caches 30 metros ao lado!!! foi mera sorte.

e tenho quase a certeza que ha owners que poem as coordenadas mal de proposito. falo de um caso em que as coordenadas tao 'apenas' uns 6 metros ao lado... contudo, estão suficientemente ao lado para bater numa especie de trilho que existe para uma descida para um local que torna impossivel o acesso a cache!

disponibilizei-me no meu log a dar as coordenadas correctas ao owner e ele nem me contactou. um outro geocacher pediu-me as coordenadas certas e encontrou logo!

pessoalmente, nas 7 caches que coloquei (em conjunto com Melissa Marques), levamos sempre dois GPS'r e pousamos o aparelho mesmo junto ao local e esperei que tudo ficasse igual e estabilizado. Caso a margem de erro fosse superior a 4 metros teria colocado essa info na cache.

nao vou agora colocar umas coordenadas no log para nao irritar o owner...
Imagem
lgass
Large

Registado: segunda jul 05, 2010 21:00

Mensagempor Torgut » quarta Oct 27, 2010 19:44

Se alguns novos owners têm comichão com isso que apliquem uma pomada. Eu não percebo. Quando chego a algum lado onde já há gente, pergunto como funcionam as coisas por ali e adapto-me. Se alguém fica ofendido com a prática deste bom costume, que se adapte. Era só o que faltava agora que se armem em mete-nojo porque o pessoal fornece coordenadas corrigidas aos vindouros.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor alieri » quarta Oct 27, 2010 19:44

Lgass - não conheço o caso, mas se os GPS têm em média uma precisão de 2/3 metros, somas esses 2/3 mts do teu GPS ao de quem escondeu, e facilmente tens 6 mts de precisão/distância ao ponto zero. Por essa razão, acho que 6 mts (embora seja cada vez mais raro), seja um erro aceitável.
Também noto que desde que mudei para Garmin as caches aparecem mais perto do ponto zero, ao contrário do que acontecia com o Magellan - quero dizer com isto que provavelmente há mais caches marcadas com Garmin do que Magellan, e que usar aparelhos de marcas diferentes dá coordenadas diferentes, embora não devesse ser assim. E se fores em grupo com malta com GPS diferentes (e até iguais) isso acontece.
Não sei se há quem marque coordenadas erradas de propósito, mas há certamente quem não saiba tirar coordenadas, apontando o primeiro valor que aparece no visor quando acaba de chegar ao local, em vez de deixar o aparelho uns bons minutos paradinho no chão.
Também há de haver quem marque as coordenadas pelo GoogleEarth, etc etc

Pelas razões anteriores, muitas vezes reparo no afastamento mas não reporto. A não ser que estejamos a falar de aproximadamente >10mts de afastamento
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor lgass » quarta Oct 27, 2010 20:06

torgut, eu sou novo nisto tudo e nao me senti bem a faze-lo, apesar de me ter prontificado a facultar as coordenadas.

alieri, eu tenho um magellan e 2 garmins e posso dizer que quando usava um magellan e um garmin (foi como marquei as primeiras caches que coloquei) deixando os aparelhos parados uns 10 minutos, as coordenadas equilibram-se e ficam iguais.

eu sei que 6 metros é um erro aceitavel, mas com dois gps's e apontando para um caminho mesmo enganador?

e noutra cache do mesmo owner cerca de 18 metros ao lado?

acho estranho mas nao quero ofender ninguem.

pode haver quem nao saiba usar os gs'r... eu ainda nao sei usar todas as potencialidades... e ja andei aqui eu a queixar-me de coisas que a culpa era minha por nao usar bem o gps
Imagem
lgass
Large

Mensagempor Torgut » quarta Oct 27, 2010 22:12

lgass Escreveu:torgut, eu sou novo nisto tudo e nao me senti bem a faze-lo, apesar de me ter prontificado a facultar as coordenadas.

alieri, eu tenho um magellan e 2 garmins e posso dizer que quando usava um magellan e um garmin (foi como marquei as primeiras caches que coloquei) deixando os aparelhos parados uns 10 minutos, as coordenadas equilibram-se e ficam iguais.

eu sei que 6 metros é um erro aceitavel, mas com dois gps's e apontando para um caminho mesmo enganador?

e noutra cache do mesmo owner cerca de 18 metros ao lado?

acho estranho mas nao quero ofender ninguem.

pode haver quem nao saiba usar os gs'r... eu ainda nao sei usar todas as potencialidades... e ja andei aqui eu a queixar-me de coisas que a culpa era minha por nao usar bem o gps

1) Yeah, mas de futuro não tenhas problemas. Bota mesmo as coordenadas se as achares bastante diferentes das fornecidas e o terreno for de boa captação

2) Amen. O meu Magellan e o meu Garmin dão o mesmo resultado, mais metro menos metro. No máximo com dois metros de diferença. Fiz alguns testes sobre isto.

3) É preciso não esquecer que o erro aceitável varia com a natureza do terreno. Numa floresta cerrada 6 m é muito aceitável. No topo de uma montanha é um ganda desvio..
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor lgass » quarta Oct 27, 2010 22:27

eu acho que se colocasse uma cache cujo erro fosse de 5 metros ou mais iria colocar essa info na pagina da cache.

foi uma ideia que tive desde o inicio porque acho que é justo para quem a vai procurar.
Imagem
lgass
Large

Mensagempor vsergio » quinta Oct 28, 2010 23:49

(mais um na transversal, confesso)

Concordo que se deveria colocar as coordenadas certas no log, até porque o log tem essa possibilidade e as coordenadas até saem a bold e tudo.

O que foi acontecendo desde a antiguidade até aos tempos de hoje foi que foi sendo muito mal aceite (na maioria dos casos) o bitaite da coordenada, e o pessoal foi-se deixando de ajudar. E vendo-se pouco dessas coisas nos logs, vai caindo em desuso, em prol dos logs "feito na companhia do".

Às vezes mais vale um mail ao owner para não melindrar, é a tal coisa.

Mas gostava de ver mais cuidado nisso.

PS: mas fiz umas caches em Loures que as coordenadas tavam que eram um espectáculo (só as coordenadas, porque as caixas... vailhameminhanossasenhora)
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 15 visitantes