• Anúncios

Competição GeoFotográfica

Moderador: Moderadores

Re: Competição GeoFotográfica

Mensagempor ajsa » quarta abr 01, 2009 11:39

alieri Escreveu:
As fotos tem que fazer parte do logs do site do geocaching, ou nem por isso ?

Na minha opinião, a resposta deve ser 'sim'.
Acho que as regras deviam ser iguais ao do concurso já existente, mas as fotos temáticas serem marcadas com uma tag, como "PTFotoTema".
Uma mesma foto não deveria poder ser submetida aos dois concursos.

Concordo!
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor rifkinda » quarta abr 01, 2009 11:41

Também concordo que as regras devem ser as mesmas do concurso já existente.

Mas não tenho objecções a que a mesma foto apareça nos dois concursos. Pode é gerar problemas na parte informática, para "captar" as fotos a concurso, se a mesma foto tiver duas tags.
Mas é melhor a parte técnica opinar sobre isso...

Rifkinda
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor salprata » quarta abr 01, 2009 12:17

ajsa Escreveu:
alieri Escreveu:
As fotos tem que fazer parte do logs do site do geocaching, ou nem por isso ?

Na minha opinião, a resposta deve ser 'sim'.
Acho que as regras deviam ser iguais ao do concurso já existente, mas as fotos temáticas serem marcadas com uma tag, como "PTFotoTema".

Concordo!

Tenho que aprender...

Até à data ainda nã entendi muito bem esse processo de colocação de fotos...
vamos ver se é desta :-D
salprata
Regular

Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Mensagempor alieri » quarta abr 01, 2009 13:01

Tenho que aprender...

Até à data ainda nã entendi muito bem esse processo de colocação de fotos...
vamos ver se é desta

Sim, para poderes fazer propostas ainda mais válidas :wink:
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor MAntunes » quarta abr 01, 2009 14:54

alieri Escreveu:Acho que as regras deviam ser iguais ao do concurso já existente, mas as fotos temáticas serem marcadas com uma tag, como "PTFotoTema".

Alieri, neste momento não hà condições para implementar esta solução, além de que não foi falada.

O Nuno 'rifkind' estava de férias, fora do País, quando esta ideia surgiu e por isso nem se lhe pediu nada e, por isso, novamente, o script de detecção de fotos vai funcionar de forma habitual; se as pessoas marcarem uma foto como até agora, ela aparecerá, no concurso até agora habitual.

Para este novo concurso temático, as pessoas irão adicionar no seu post, uma informação de que concorrem ao tema do mês. Todo o processo de seleção das fotos para a poll de votação do concurso temático será feito 'manuelmente' na primeira edição. Só mais tarde, quando o processo operacional estiver oleado, é que se pode partir para a usa informatização (se o Nuno puder, claro). É um erro avançar-se para a informatização de algo que em termos operacionais ainda não está bem esquematizado e apreendido (aliás, este é o erro mais comum nos projectos informáticos mas isso já é conversa para outro forum, que não este).

Mais logo avanço com o processo. Agora só vim aqui clarificar este ponto para não deixar crescer a bola de neve.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor MAntunes » quarta abr 01, 2009 21:27

Afinal o Nuno 'Regisconta' é mais rápido do que o pensamento e já adiantou muito da automatização necessária. No entanto, a primeira edição será manual, tanto quanto à inscrição de fotos como em relação à criação de links das fotos a concurso, mas já necessitará das tag para efeitos de teste dos scripts desenvolvidos.

Mais novidades, no tópico acabado de publicar.
MAntunes
Extra Large

Mensagempor MAntunes » quinta set 24, 2009 09:33

Decorrente deste tópico.

Distâncias máximas das fotos em relação à cache? Só poder participar quem estiver inscrito neste forum?

Regras a mais só iriam complicar e desmobilizar. Façam boas cachadas e tirem boas fotos. É o que eu sugiro.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Mensagempor alieri » quinta set 24, 2009 10:30

quando toda a gente tiver equipamento para geo-referenciar as fotos , talvez se possam definir limites de distância.
Até lá as únicas formas de o fazer seriam:
a) haver na foto a concurso algo que *claramente* identifique o local/cache (o que seria, eventualmente, uma limitação à criatividade - voltamos às fotos de containers?)
b) algum outro participante comprovar esse facto (mas acho que a malta quer é participar e/ou ver fotos porreiras, e não ser 'policia' num concurso que afinal sempre a feijões. Outra dificuldade surgiria também no caso de mais ninguém ter 'feito' ainda a cache em causa).

tal como alguém já disse, desde que saio de casa até encontrar a cache, todo esse percurso pode fazer parte da história da cache.

Mas também podem surgir outras situações: vou na rua, saco uma foto porreira. faço uma 'note' na cache mais próxima (que posso já ter encontrado ou não) e publico essa foto para entrar no concurso. veriam nisto algum problema?

Quanto à necessidade de inscrição no fórum, parece-me secundária. Quem marca uma foto com uma tag tão especifica como PTFotoConcurso claramente pretende participar no concurso. Claramente tem conhecimento do concurso, mas por alguma razão não quer ou ainda não se inscreveu no Fórum. Como o critério nas regras vigentes apenas exige que o geocacher/fotografo seja tuga...a foto deve ser aceite.

Tal como diz o Mantunes, criar mais regras (e sobretudo regras que não há forma segura e eficaz de fazer cumprir) será, na minha mera opinião pessoal, desvirtuar o concurso.

A verdade é que no passado foram seguidas várias sugestões avançadas pela malta. Os participantes dirão de sua justiça.
alieri
Moderador

Mensagempor ajsa » quinta set 24, 2009 10:46

Por mim, enquanto participante +/- activo, não me incomoda nada que as coisas continuem como estão (para além do sugerido no último parágrafo)!

Havia de facto uma dúvida quanto ao processo de inscrição que poderia deixar a ideia de ser menos transparente. Neste momento, e após a explicação do Rifkindiss, para mim não existe qualquer dúvida uma vez que o encerramento das inscrições é feito de forma completamente automática e ficamos de imediato a conhecer todas (e únicas) fotos a concurso durante o período de votação.

Relativamente à questão da distância, julgo que seria extremamente complicado executar este controlo para além de, como já referi no outro tópico, fazer com frequência a publicação de fotos bastante distantes da cache.
Mesmo que tal controlo fosse possível e exequível, ficaria ainda a questão de qual a margem de distancia aceitável; e numa multi; e numa mistério! Julgo que não faz muito sentido.

Relativamente à participação de geocachers não membros do fórum não vejo qualquer problema nisso. Tanto quanto conheço, a diferença entre membro e não membro é exclusivamente uma conta, nada mais.
Venham eles se tiverem coragem para enfrentar a concorrência cá da malta. :clap: Estou a brincar. Tal como os novos membros, serão todos bem-vindos mesmo que seja só com a participação no concurso!

A minha opinião é manter como está!
(quer dizer, se houvessem férias como prémio para os vencedores, eu até gostava :roll: ; ok, ficamos por um jantar aos vencedores... uma imperial e não se fala mais no assunto [8D] )
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor kidloco » quinta set 24, 2009 10:52

Decorrente da minha entrada no tópico referente à discussão da fotografia do mês de Agosto de 2009, venho sugerir o seguinte:

Para que seja garantido aos olhos de todos os concorrentes que cada conjunto de fotografias foi inscrito dentro do prazo estipulado, seja obrigatório haver um registo por parte do concorrente ou de outrém em seu nome das mesmas no tópico aberto para as inscrições.
kidloco
Regular

Registado: sábado fev 24, 2007 22:15

Mensagempor alieri » quinta set 24, 2009 11:03

Kidloco - a tua sugestão implica que apenas membros do Fórum possam participar.

EDIT: esquece, li mal o teu post...só agora reparei no "alguém em seu nome"...
alieri
Moderador

Mensagempor MAntunes » quinta set 24, 2009 11:29

kidloco Escreveu:...

Para que seja garantido aos olhos de todos os concorrentes que cada conjunto de fotografias foi inscrito dentro do prazo estipulado, seja obrigatório haver um registo por parte do concorrente ou de outrém em seu nome das mesmas no tópico aberto para as inscrições.

Acho que se está a ligar o complicómetro.

O script não detecta fotos inscritas fora de prazo. Aliás, se houver algum azar com acessos e tal, até fotos inscritas perto do limite temporal podem não ser consideradas no concurso.

O post feito no tópico de inscrição serve para forçar a actualização da página da cache, no concurso, e garantir que a foto é considerada. Em condições normais, e sendo as fotos marcadas com a keyword correcta, nem é necessário qualquer post no tópico de inscrição.

Por mim, a sugestão de obrigação de inscrição no tópico só iria tornar o processo mais pesado e burocrático e afastar concorrentes. Acho que se deve deixar ao critério de cada um o fazer o post ou não.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Mensagempor kidloco » quinta set 24, 2009 12:15

Manel,

Explicando para que percebas, para participar neste ou em qualquer outro concurso tens que te inscrever observando as regras do mesmo, entre as regras, diz-se que há uma data limite para demonstrares a tua vontade de participar, se passado essa data vês que entre o rol de participantes aparecem outros que não constam da lista pública de inscritos, vais perguntar, mas como é que esta gente está aqui a concurso, será que se inscreveram a tempo? Será que alguém lhes fez um jeitinho? É para evitar que este tipo de suspeitas surja que eu digo que todos os que querem participar devem indicar isso no tópico correspondente de forma clara e inequivoca e como diz o outro, mais nada!
kidloco
Regular

Registado: sábado fev 24, 2007 22:15

Mensagempor alieri » quinta set 24, 2009 12:37

Entendo o que queres dizer...parece-me no entanto que a questão ainda não se pôs...
alieri
Moderador

Mensagempor MAntunes » quinta set 24, 2009 12:51

Volto a repetir.

Neste concurso não é obrigatório fazer post no tópico de inscrição para uma foto ser inscrita (considerada na edição do concurso). Pode ser feito, e se a foto for 'marcada' já perto do fim do prazo de inscrição é aconselhável, mas não é obrigatório. É contra o carácter de obrigatoriedade proposto que estou contra.

- se o script considerou as fotos que foram incluídas na votação, é porque todas foram inscritas a tempo (receberam a keyword que as qualifica para tal).

O conjunto dos candidatos a determinada edição do concurso, e as respectivas fotos submetidas, só é considerado completo após o fecho do prazo de inscrição ao concurso que é, repete-se, automático. Assim, para evitar aflições, apenas deverá ser consultada a lista de candidatos e respectivas fotos, após esse momento. Até ao último instante do prazo de inscrição, poderá aparecer qualquer novo candidato com as suas fotos.

Se for preciso, eu repito novamente com outras palavras.
Imagem
MAntunes
Extra Large

AnteriorPróximo

Voltar para Concursos Geofotográficos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes