• Anúncios

o que fazer?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

o que fazer?

Mensagempor lgass » quinta Oct 28, 2010 21:39

recentemente eu e a minha companheira colocámos um TB hotel perto do aeroporto.

uma pessoa, que nem fez o found da cache fez este comentário:

http://www.geocaching.com/seek/log.aspx?LUID=81fd9916-5c8a-4eda-9336-2e1a00c0a340

achei que foi um pouco falta de respeito, este tom jocoso, quando a cache já albergou bastantes tb's (atendendo ao tempo de vida) e os owners nao teem culpa que quem tira tb n la deixe nenhum!
Imagem
lgass
Large

Registado: segunda jul 05, 2010 21:00

Re: o que fazer?

Mensagempor rifkinda » quinta Oct 28, 2010 22:07

Sinceramente acho que interpretaste mal o comentário do Daniel C.
Não acredito que ele tenha tido qualquer má intenção nesse comentário.

Realmente é pena que nem todos os geocachers respeitem a regra de tirar um e pôr um em troca, mas também há quem seja contra as caches/Hotel de TBs, porque é suposto ajudares os TBs nos seus objectivos e se eu fosse à tua cache e se pudesse ajudar todos os trackables nos seus objectivos, porque haveria de esperar por apanhar outros para lá colocar em troca?
Para mim, não sei até que ponto é justo a regra de ter de colocar um em troca de retirar outro. Por isso... até não é de estranhar o hotel estar vazio de vez em quando... é sinal que alguém os apanhou e supostamente os está a ajudar no seu objectivo...

Rifkinda
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor lgass » quinta Oct 28, 2010 22:42

ok, então devo ter interpretado mal... contudo aquele lol final parece--me um tom incorrecto.

eu n sou a favor de nos trackables tira um, coloca um... mas assim é normal que possa ir ficando vazio...
Imagem
lgass
Large

Mensagempor acasim » quinta Oct 28, 2010 22:54

Também me parece que foi uma simples exclamação, sem qualquer intenção de gozar com alguém. No stress :-)
Imagem Imagem
acasim
Moderador

Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Mensagempor GeoDuplaP&F » sexta Oct 29, 2010 06:26

rifkinda Escreveu:Realmente é pena que nem todos os geocachers respeitem a regra de tirar um e pôr um em troca

Uma vez, num Hotel desses de ***** ("*****" por estar numa paisagem excelente, daquelas paisagens onde nós gostaríamos de estar num hotel verdadeiro) um dos elementos do grupo em que eu estava chegou, via lá diversos TBs e exclamou "Ena tantos!!! Vou levar todos!". Eu chamei a atenção da finalidade do Hotel, que é levar um e deixar outro, ele limitou-se a encolher os ombros, pegou em todos e guardou. E garanto que não foi para os ajudar na sua missão. Deixou lá um outro objecto que nada tinha a ver com TB. E este geocacher não é dos novatos. Já passou a marca dos 3000.

Como se costuma dizer, cada um joga à sua maneira...
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Registado: terça dez 04, 2007 10:13

Mensagempor Torgut » sexta Oct 29, 2010 08:38

GeoDuplaP&F Escreveu:
rifkinda Escreveu:Realmente é pena que nem todos os geocachers respeitem a regra de tirar um e pôr um em troca

Uma vez, num Hotel desses de ***** ("*****" por estar numa paisagem excelente, daquelas paisagens onde nós gostaríamos de estar num hotel verdadeiro) um dos elementos do grupo em que eu estava chegou, via lá diversos TBs e exclamou "Ena tantos!!! Vou levar todos!". Eu chamei a atenção da finalidade do Hotel, que é levar um e deixar outro, ele limitou-se a encolher os ombros, pegou em todos e guardou. E garanto que não foi para os ajudar na sua missão. Deixou lá um outro objecto que nada tinha a ver com TB. E este geocacher não é dos novatos. Já passou a marca dos 3000.

Bem, a regra de tirar um e pôr um em troca, tanto quando aprendi quando os valores eram consensualmente partilhados aplica-se ao "trade" comum. No departamento de "trackables" a coisa não é (era?) assim o que faz sentido: a base da ideia é ajudar os TB's a circular, logo, se se vir um deve-se dar-lhe desde logo uma ajuda sem se estar à espera de ter outro no bolso para deixar no local. Lá está, isso é o conceito de "trade" por excelência, que é outra coisa.

Depois, vieram os TB Hoteis. E nesses os owners começaram a criar essa regra, com uma certa legitimidade, para evitar a descaracterização da sua natureza. Ora noto que na cache em questão, a regra não está patente, pelo que assumo que não se espera que se deixe um TB por cada um que se leva. Se essa é a ideia, deverá estar explicitamente referido no texto, uma vez que se não se trata de uma "guideline oficial" e nem mesmo uma orientação de prática comum.

Se a "note" é jocosa ou isso? Se fosse comigo talvez me irritasse, de facto :-)

Se o geocacher que já passou dos 3.000 é novato? É assim.... isto é como na cozinha... se um bolo no forno precisa de estar lá a 180 graus durante 2 horas, Não é por se aumentar a temperatura do forno se se estiver com pressa que se pode acelarar o processo de cozedura. Esse tipo de que falas (nem preciso de ler o nome para saber quem é) não é mais que um torrão de carvão esturricado pela pressa, num sentido figurado, claro.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor SUp3rFM » sexta Oct 29, 2010 09:39

GeoDuplaP&F Escreveu:

Devo dizer que esse geocacher que passou a barreira dos 3000 fez muito bem. Certamente que os ajudou a todos. O objectivo principal de um trackable, quando enviado para o "mundo" é viajar. Pode ter condicionantes nessa viagem. Pode querer só visitar caches em países começados por U, caches com dificuldade acima de 3,5, etc. No fundo, o objectivo de um Trackable é viajar.

Os Trackables NÃO SÃO CONSIDERADOS OBJECTOS DE TROCA NORMAIS.

Em wiki.geocaching-pt.net lê-se o seguinte

O que é um travelbug?

Um travelbug é um item de troca especial. É uma pequena chapa metálica com um código de 6 dígitos (tracking number) que permite que a progressão de um item (agarrado a um travelbug), de cache em cache, seja registada e acompanhada no site geocaching.com. Como tal, são items destinados a viajar entre caches e não para serem retirados como os restantes itens de troca.

Significa que não há qualquer obrigatoriedade em fazer uma troca de Trackable por Trackable. Não há obrigatoriedade em retirar um Trackable e deixar 37 pins e 42 ganchos de cabelo. Os Trackables devem ser movimentados em função do seu objectivo (viajar e algo mais).

Os TB Hotéis são uma invenção de há muitos anitos atrás. E, na minha opinião, deveriam ter desaparecido ou, pelo menos, modificados com o tempo.

Os princípios que levaram à sua criação foram os seguintes:

- Serem caches com um tamanho razoável (para cima de small);
- Estarem localizadas num local seguro;
- Estarem localizadas num local de passagem frequente de geocachers.
- Pelo facto de nas cidades não existirem muitas caches, aliado à inexistência dessas mesmas caches serem pequenas demais para se deixarem Trackables.

E, com isto em mente, lá se começaram a publicar os TB Hotéis. Alguns owners decidiram criar a regra (o que hoje é considerado como um Additional Logging Requirement (ALR)), de que deveria haver uma troca de um por um. Por cada TB retirado, o geocacher que a encontrou tem que sempre deixar, pelo menos um.

A dado momento, o sistema funcionava. Não obstante a contínua referência de que um Trackable não era um item de troca normal. No entanto, começaram a surgir n mais caches, muitas delas bem no centro das cidades, onde os turistas andam, outras colocadas perto dos interfaces normais e sem a designação ou género de TB Hotel. Ou seja, a impossibildade anterior de ter uma cache grande e rápida para se deixar os TBs que se trouxe de outro lado, deixou de existir.

A partir de um certo ponto, com o crescente movimento de Trackables, alguns começavam a ficar "presos" nestes TB Hotéis. Imaginem o seguinte:

- Um TB Hotel com 6 Trackables lá dentro;
- Uma regra de troca de um por um;

A probabilidade de todos serem movidos em tempo útil, ou seja de conseguirem o seu objectivo principal, o de viajar é muito baixa. Isto porque o primeiro a ser colocado pode ficar "eternamente" à espera que alguém o movimente.
Por essa razão, os TB Hotéis começaram a ser conhecidos por "TB Prisons". (Podem pesquisar na Groundspeak sobre esta expressão). Daí a regra da troca de um por um, ou outra qualquer, ter sido retirada. Não é possível publicar um TB Hotel com essa regra. Pode assumir apenas e só a forma de sugestão.

Com o passar do tempo, começaram a surgir TB Hotéis com as formas mais incríveis;

- Perdidos no meio do nada (Onde o Judas perdeu o GPS);
- Colocadas em terrenos 4,5 (se o objectivo dos Trackables é viajar, suspeito que os que lá sejam colocados passem lá meses e meses);
- Publicadas como mistério (nem toda a gente está para resolvê-los);
- E outras derivações pouco ortodoxas.

O que todos, como owners de Trackables queremos é vê-los a viajar, serem movimentados. Se for na direcção correcta, melhor. Não tem que ficar presos a um capricho de um owner de uma cache que gosta de ver o inventário de Trackables repleto para que, entre outras coisas, possa gerar mais visitas às suas caches.
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor lgass » sexta Oct 29, 2010 09:42

ora bem eu, como ja disse, acho que nos trackables nao faz sentido tirar um e deixar um...

exactamente porque podemos nao andar com um trackable e achar que o podemos ajudar e la o levamos.

nao me chateia nada que o hotel nao va tendo... mas para ter alguem tem que os la deixar.

va la, alguem também achou a nota de mau tom. :p
Imagem
lgass
Large

Mensagempor elpombero » sexta Oct 29, 2010 09:54

GeoDuplaP&F Escreveu:Uma vez, num Hotel desses de ***** ("*****" por estar numa paisagem excelente, daquelas paisagens onde nós gostaríamos de estar num hotel verdadeiro) um dos elementos do grupo em que eu estava chegou, via lá diversos TBs e exclamou "Ena tantos!!! Vou levar todos!". Eu chamei a atenção da finalidade do Hotel, que é levar um e deixar outro, ele limitou-se a encolher os ombros, pegou em todos e guardou. E garanto que não foi para os ajudar na sua missão. Deixou lá um outro objecto que nada tinha a ver com TB. E este geocacher não é dos novatos. Já passou a marca dos 3000.

Ora aí está um belo exemplo para os mais novos, acusados de tudo e mais um "par de botas"!
Acredito que, por vezes e por desconhecimento, alguns geocachers mais novos (em idade e/ou no tempo de prática no jogo) possam cometer errros no que aos TB e GC diz respeito. Mas o relato do GeoDuplaP&F é esclarecedor. O bom senso, a educação e o respeito pelos demais jogadores (neste ou noutro jogo qualquer) não tem nada a ver com experiência. Ou se têm ou não!

GeoDuplaP&F Escreveu:Como se costuma dizer, cada um joga à sua maneira...

Na minha opinião isto não é jogar! E se alguém (porque pode jogar à sua maneira!) resolver, estupidamente, sempre que encontrar uma cache, destruir essa cache, por exemplo? Ou encher a cache de isqueiros/fósforos, uma palermice parecida. Isso é jogar? Ou roubar os TBs/GCs? Isso é jogar?

GeoDuplaP&F Escreveu:E garanto que não foi para os ajudar na sua missão.

Então foi para quê? Para a colecção?
Seria a última vez que faria geocaching com alguém desse calibre!
É por estas e por outras que cada vez existem menos TB e GC a circular!
Se num Hotel estiverem mais que 1 TB, mesmo que não tenha para deixar ficar, sou capaz de tirar um e ajudar na missão. Se lá estiver só um e não tiver para deixar não mexo!
Editado pela última vez por elpombero em sexta Oct 29, 2010 10:38, num total de 2 vezes.
Imagem
elpombero
Regular

Registado: terça Oct 09, 2007 19:34

Mensagempor elpombero » sexta Oct 29, 2010 10:01

SUp3rFM Escreveu:Devo dizer que esse geocacher que passou a barreira dos 3000 fez muito bem. Certamente que os ajudou a todos. O objectivo principal de um trackable, quando enviado para o "mundo" é viajar. Pode ter condicionantes nessa viagem. Pode querer só visitar caches em países começados por U, caches com dificuldade acima de 3,5, etc. No fundo, o objectivo de um Trackable é viajar.

Peço desculpa, mas ou é ironia ou não percebo...
Imagem
elpombero
Regular

Mensagempor ppereira » sexta Oct 29, 2010 10:02

Parece-me que o grande problema é deixar o Hotel vazio, e isso sim, não me aprece muito correcto.
Podemos ir ás regras e ver tudo e mais alguma coisa, chamar aqui uma data de regras, mas quando se visita um TB hotel, a probabilidade de encontrar um TB ou uma GC é grande, ou até já sabemos que lá está e qual vamos buscar.
Se é o último trackable deve haver um esforço para lá deixar outro, nem que seja só por respeito aos próximos.

Porque se formos nós a chegar ao TB Hotel e ele estiver vazio, também não vamos gostar muito..... [}:)]
Imagem
"Não herdámos o planeta dos nossos antepassados, pedimo-lo emprestado aos nossos filhos"

Não sei quem escreveu, ou quem disse, vi no ZOOMARINE
ppereira
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor SUp3rFM » sexta Oct 29, 2010 10:06

elpombero Escreveu:
SUp3rFM Escreveu:Devo dizer que esse geocacher que passou a barreira dos 3000 fez muito bem. Certamente que os ajudou a todos. O objectivo principal de um trackable, quando enviado para o "mundo" é viajar. Pode ter condicionantes nessa viagem. Pode querer só visitar caches em países começados por U, caches com dificuldade acima de 3,5, etc. No fundo, o objectivo de um Trackable é viajar.

Peço desculpa, mas ou é ironia ou não percebo...

Entendo onde queres chegar.

Só acharia que o "tal geocacher com mais de 3000 founds" não ajudou os Trackables se não os movimentou, se não os levou para outra cache, seja ali perto, seja para outra a 1000km. Se ficou com eles, não os ajudou.

Aposto na primeira hipótese.
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor MAntunes » sexta Oct 29, 2010 10:08

A única situação que me levanta duvidas é a afirmação "E garanto que não foi para os ajudar na sua missão.". Para que terá sido?

À parte isso, e como dito anteriormente, um trackable não é um item de troca e se, num dado momento, saírem todos de um TB Hotel, então estarão a ser ajudados a cumprir a sua missão que é a de circular de cache em cache.

Se o TB Hotel ficar vazio temporariamente, logo virão mais 'clientes'. Quando se vai à procura de uma cache também não há a garantia de ela estar lá. ;-)
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor elpombero » sexta Oct 29, 2010 10:18

MAntunes Escreveu:A única situação que me levanta duvidas é a afirmação "E garanto que não foi para os ajudar na sua missão.". Para que terá sido?

Também a mim. O meu 1º post foi baseado nessa afirmação.

SUp3rFM Escreveu:Só acharia que o "tal geocacher com mais de 3000 founds" não ajudou os Trackables se não os movimentou, se não os levou para outra cache, seja ali perto, seja para outra a 1000km. Se ficou com eles, não os ajudou.

Aposto na primeira hipótese.

Não sei quem é o geocacher (nem me interessa) mas já percebi que sabem quem é. E provavelmente conhecem.
Se a primeira hipótese do SUp3rFM ganhar, já cá não está quem falou...
Imagem
elpombero
Regular

Mensagempor geopate » sexta Oct 29, 2010 10:33

Acho que não nos devemos sobrepor à vontade do Owner do TB, se realmente a missão é viajar rapidamente, devemos respeitar isso. Se achamos que não iremos fazer Caches num determinado prazo (que até é avisado pelo site) o melhor será deixar o TB na Cache.

Mas também acho que devemos respeitar minimamente as intenções do Owner que criou essa “regra” no Hotel, mesmo que esses tenham sido criados à margem do que era hábito.

Se um TB tem uma missão específica é preferível para o Owner do TB que este fique um mês na Cache e alguém o ajude de facto a cumprir a missão, do que andar a saltar de Cache em Cache sem a mínima preocupação, como infelizmente acontece na maioria das vezes.
Os Hotéis podem em muito contribuir para a conclusão das missões e estas poderão ser consultadas antes de nos dirigirmos à cache.

Para resolver a questão do TB ficar muito tempo retido no Hotel, acho que deveria ser resolvido pelo Owner do Hotel. Se está lá há tempo demais, ir ele mesmo movimentá-lo, ajudá-lo, renovando se possível os “hóspedes”.

Tudo se resume ao bom senso e não custa nada preocuparmo-nos com ambos.
Imagem
geopate
Large

Registado: segunda abr 28, 2008 12:06

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes