Moderador: Moderadores
kidloco Escreveu:... que se lixe as caches fora do sitio, vandalizadas, sem logbook porque foi embora com o ultimo novato, etc.
kidloco Escreveu:Penso que ninguém quer um geocaching dinossaurico, sempre com os mesmos, seria uma chatice, ao fim de algum tempo já não haveria achamentos nas nossas caches e lá ficariam elas ao sol do Algarve ou de outra zona do pais bem quietinhas.
kidloco Escreveu:Divulgação, marketing ou outras técnicas que quiserem é a melhor maneira de manter a dinâmica do jogo, que se lixe as caches fora do sitio, vandalizadas, sem logbook porque foi embora com o ultimo novato, etc.
kidloco Escreveu:Se não querem que o GC cristalize tem que haver uma renovação, quanto muito geracional.
Não é possivel controlar quem entra, vai entrar todo o tipo de pessoas, aliás desde o inicio que é assim, vejam o exemplo dos EUA, não me digam que lá não jogam desde o camionista à avozinha, desde o rúfia de bairro ao padre e ainda bem.
kidloco Escreveu:Se querem que as caches fiquem para sempre imaculadas não as coloquem ou melhor ficam apenas para os "premium members", é para isso que existe essa opção.
...é o coroar da chegada da geração rasca, com múltiplos incidentes nos últimos dias patentes nesses logs todos e também por aqui. Parabéns, estão a cosneguir... é só divulgar mais um bocadinho assim.
SUp3rFM Escreveu:Kid, 100% de acordo contigo. Deixa-me "usar-te" como exemplo e verificar como a Cidade do Porto ficou com muitas e excelentes caches.
mjcorreiax Escreveu:Torgut wrote:...é o coroar da chegada da geração rasca, com múltiplos incidentes nos últimos dias patentes nesses logs todos e também por aqui. Parabéns, estão a cosneguir... é só divulgar mais um bocadinho assim.
Estou a chegar ao Geocaching. Faço parte, portanto, da última geração, que o Torgut apelida genericamente de “rasca”. Parece-me uma linguagem abrasiva, desmedida e pouco original (já ouvi isto em qualquer lado…), na qual não me revejo, mas sinto-me ofendido. Lá isso, sinto!
Não esperava isto de um Geocacher com grande experiência, cujos tópicos e posts li na sua maioria, com vista a apreender as boas práticas. Acabou de prestar um mau serviço ao Geocaching – entendo eu e parece que estou bem acompanhado.
Estava eu a começar a praticar esta actividade fantástica, que existe (com ou sem GPSr) muito antes do Torgut e irá muito para além dele e de todos nós, confesso o meu receio e sinto-me retraído pela agressividade da linguagem, ao querer o impossível: limitar o Geocaching a um grupo restrito – não vislumbro como, devido à divulgação pela Net e à promoção dos gadgets por todo o mundo. Reconhecidamente, Torgut é um experiente e excelente praticante e, por virtude disso, adquiriu responsabilidades, porque nos revemos muito nele.
Torgut parece perfilar aqui uma cruzada contra os novos geocachers, que apelida globalmente de “geração rasca” – as generalizações são perigosas. Espero não venha a assumir-se o Tor…quemada do Geocaching.
Senti um “murro no estômago” e perdi o entusiasmo de partir para o terreno com a família, com o GPSr à procura dos tesouros (não apenas as “caches”), no sentido mais lato. Este, não pode ser um direito condicionado pelo Torgut ou quem quer que seja; menos ainda através da opinião de um experiente Geocacher.
Torgut tem o direito à opinião, claro; mas não tem o direito ao insulto. Outros Geocachers, também experientes, deram-lhe as respostas que (ainda) não me competem, mas subscrevo.
Torgut constata “…múltiplos incidentes nos últimos dias patentes nesses logs…”. Pois acabou de criar mais um, ao invés de adoptar uma postura pedagógica – diria mesmo, sensata. Ou será que prefere “assustar” os novatos, proclamando uma “cultura” elitista, levando-nos a desistir – há quem não goste que lhes chamem”rasca”?
E agora? Devo fazer “orelhas de mercador” ou ponho à venda o meu Garmin?
Não desejo alimentar polémica. Apenas queria que me “deixassem” praticar Geocaching, correcta e exemplarmente, estimulado por bastantes Geocachers que me têm ajudado no Fórum, a quem estou grato.
Peço desculpa por ter-me alargado, ainda por cima "off topic", mas quem não se sente (mesmo que Torgut venha dizer que se dirigia só a alguns…) não é filho de boa gente.
Manuel Correia
kidloco Escreveu:Penso que ninguém quer um geocaching dinossaurico, sempre com os mesmos, seria uma chatice, ao fim de algum tempo já não haveria achamentos nas nossas caches e lá ficariam elas ao sol do Algarve ou de outra zona do pais bem quietinhas.
Ética, é algo muito bonito, praticado por poucos mas louvado por muitos. Pelo menos que fique a intenção.
Divulgação, marketing ou outras técnicas que quiserem é a melhor maneira de manter a dinâmica do jogo, que se lixe as caches fora do sitio, vandalizadas, sem logbook porque foi embora com o ultimo novato, etc. Se não querem que o GC cristalize tem que haver uma renovação, quanto muito geracional.
Não é possivel controlar quem entra, vai entrar todo o tipo de pessoas, aliás desde o inicio que é assim, vejam o exemplo dos EUA, não me digam que lá não jogam desde o camionista à avozinha, desde o rúfia de bairro ao padre e ainda bem.
Se querem que as caches fiquem para sempre imaculadas não as coloquem ou melhor ficam apenas para os "premium members", é para isso que existe essa opção.
mjcorreiax Escreveu:Estou a chegar ao Geocaching. Faço parte, portanto, da última geração, que o Torgut apelida genericamente de “rasca”. Parece-me uma linguagem abrasiva, desmedida e pouco original (já ouvi isto em qualquer lado…), na qual não me revejo, mas sinto-me ofendido. Lá isso, sinto!
Agradecia que todos os novos participantes neste fórum entendessem que o que aqui lêem são apenas opiniões pessoais de quem (tal como vocês) é livre de deixar a sua opinião, (este fórum é moderado mas sem limitar o direito de expressão de todos) e como tal não reflecte, nem é suposto reflectir, a opinião da restante comunidade.
A todos sejam muito bem vindos, se necessitarem de esclarecimentos, tentem também usar a sala de chat, se estiver alguém disponível com certeza serão prontamente esclarecidos.
E agora? Devo fazer “orelhas de mercador” ou ponho à venda o meu Garmin?
muito do trabalho feito neste site, estatisticas , etc... são praticamente mais de metade dessa Associação. Aliás muitas associções reais não possuem este nível de informação e de trabalhop de suporte da actividade (esta fica como agradecimento aos que produzem o geocaching-pt).
mjcorreiax, a única razão para vender o Garmin, é a necessidade de fazer um upgrade para um Quest! Continua nas caches!
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes