• Anúncios

www.geopt.org Novo portal para a comunidade Portuguesa de GC

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: www.geopt.org Novo portal para a comunidade Portuguesa de GC

Mensagempor acasim » quinta abr 29, 2010 22:08

SUp3rFM Escreveu:Mas, tudo bem. Coloca as culpas em cima de mim.

Culpa de quê? :shock:
Imagem Imagem
acasim
Moderador

Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Mensagempor rmatosinhos » quinta abr 29, 2010 22:10

Estava a evitar falar mas...

Estando eu ligado ao ensino não entendo bem porquê a discussão. No geopt.org tal como no ensino em geral, procura-se aprender com os erros dos outros e creio que os forums da gs e o pt.net deviam fazer o mesmo.
Perder tempo precioso a discutir? a chover no molhado??? sinceramente na minha televisão há muitos canais, mas de todos eles escolho ver os que não têm novelas.
Quando vi a quantidade de visitantes e registos do Portal nas primeiras 24h, ao contrário de muitos, não fiquei admirado!
Sempre que falava com algum geocacher algures vinha algum tema à conversa que acabava em "E tu ainda vais ao forum?" "Foi por essas e outras coisas que não ponho lá os pés".

Têm noção dos problemas que existem no geocaching-pt.net? Fizeram alguma coisa? Não!

Comecem por aí, abram um tópico e perguntem aos utilizadores o que que querem melhorar e façam-no!

querem que eu dê uma ajuda?

- um login apenas!
- acabem-se com as novelas
- acesso à informação no menor numero de clicks
- maior número de features
- publicidade? (Eu avisei ninguém quis saber!)
- acções de dinamização que incentivem à participação criativa, fundamentada
- endereço: geocaching-pt.net "geocaching traço pêtê ponto net" é dicifil dizer isto por telefone sem dar confusão. Confusão possível com geocaching.pt.net
Fóruns são para conversar SÓ! Classificados não funcionam bem em foruns, listas de Links não funcionam bem em foruns., Tutoriais não funcionam bem em fóruns.
- A tecnologia certa para o conteúdo certo e não fazer a coisa à portuguesa

todas as partes podem aprender se assim o quiserem. Podia começar precisamente por fecharem este tópico, da mesma forma que já o fizeram antes, e deixarem de discutir novelas.

Se não isso acontecer, não me darei ao trabalho de navegar de site em site e aí terei que pensar o que me interessa mais...
ImagemImagem
rmatosinhos
Large

Registado: domingo ago 17, 2008 00:55

Mensagempor SUp3rFM » quinta abr 29, 2010 22:11

acasim Escreveu:
SUp3rFM Escreveu:Mas, tudo bem. Coloca as culpas em cima de mim.

Culpa de quê? :shock:

zoom_bee Escreveu:(...), mas isso não implica que tenhas que prejudicar as existentes, e é essa tua intenção que me surpreende, e que não admites (não és só tu) e é a isso que chamo tapar o sol com a peneira, porque só não vê quem não quer.

Culpas de prejudicar este projecto. As palavras e a conclusão são do zoom_bee.

Coloquei a bold para evitar leituras diferentes.
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor PLnauta » quinta abr 29, 2010 22:13

Viva

Tenho seguido esta discussão com interesse (sim é muito interessante e a equidistância face aos intervenienes é uma vantagem). Acho até que está atrasada vários meses e se tivesse surgido em tempo útil, talvez tivesse sido mais produtiva.

Mas, a situação actual é aquela que parece. E o que parece é [:D]

A "dissidência", descontentamento, ou simplesmente vontade de fazer diferente, de uns face ao geocaching-pt gerou o geopt.org e este surge em oposição clara. Pode não ser essa a intenção, mas é o que parece. Aliás lembro-me da frase agarrada à imagem e que muito "agressivamente" dizia algo como "até ao topo" ou parecido.

Mas isso em meu entender não belisca a existência dos dois foruns e muito menos esgota a capacidade de participação dos diversos actores intervenientes no geocaching nacional. A diversidade é um bem precioso demais para se esgotar apenas numa solução.

Por outro lado, acho muito saudável todos estes esclarecimentos que servem de catarse colectiva. Adorei os bonecos do BT e do Rmatosinhos e acho que com bonecos se percebe muito mas mesmo muito do que querem dizer. Para já julgo que o melhor é deixar assentar a poeira e depois far-se-à uma apreciação qualitativa das participações.

Não posso no entanto deixar de lançar mais uma acha para a fogueira (e já vão perceber o que digo).
Julgo que a discussão sobre direitos e legalidade, lançada pelo Super acerca das stats é de grande pertinência. Nós habituamo-nos a fazer e a utilizar coisas clicando nos "terms" sem os ler devidamente e com o tempo nem pensamos que eles existem, muitas vezes até, julgamos que estamos num processo de utilização livre. O que não é o caso. Este tema deveria ser mais debatido e alargado a outras áreas, que não apenas as geostats :pop: que aqui serviram apenas um propósito :pop:

Parece-me mais do que óbvio que o geocaching se encontra num momento de viragem no nosso país. Estão demasiadas coisas a acontecer e eu estive demasiado envolvido em algumas para, passe a falta de modéstia, achar que posso/devo falar nelas.
Mais tarde ou mais cedo, talvez mais cedo, outras empresas, nomeadamente de Animação Turística vão querer usar este espaço (de grande valor comercial - eu sei-o por experiência própria) de uma forma mais permanente utilizando o geocaching como forma de dinamização de actividades comerciais. Por outro lado existe uma grande dificuldade em colocar uma barreira, leia-se limites na forma como essa utilização se irá processar.

A grande barreira processa-se ao nível da utilização do logotipo do GC.com e das bases de dados para divulgar as caches. Tudo o resto é incontrolável pela Groundspeak. Um nick toda a gente inventa :pop: e é absolutamente fácil contornar as limitações na utilização quer do site, quer das guidelines criando utilizações cada vez mais afastadas das previstas nessas mesmas guidelines. O papel do reviwer, desculpa-me Hugo, é aqui demasiado limitado (sobretudo se o reviwer for uma pessoa séria que siga as regras :wink: e não use o poder discricionário que a posição de reviwer lhe permite ter).

O problema aqui este descontrolo que se traduz ou pode traduzir em:
[list=]Multiplicação de eventos de caracter comercial (sim, são comerciais não tenhamos qualquer dúvida);
Utilização, no limite do abuso, do calendário, criando eventos em zonas distantes das coordenadas de origem, asfixiando a actividade de outros;
Multiplicação de caches sem outro interesse que não o de atrair para o evento e logo com grande potencial de se tornar algo com vida útil curta;
Utilização de eventos para promoção comercial de marcas e outras entidades;
[/list]
E não bastará dizer que só vamos onde queremos, quando queremos e com quem queremos. O geocaching já deixou para trás essa fase à muito tempo.

A minha acha para a fogueira, caso a queiram discutir, é que deveria existir em Portugal uma Associação Nacional de Geocaching, associações regionais, etc... que definisse regras de utilização do bem comum chamado Geocaching, e que servisse de interlocutor legal face a agentes institucionais e comerciais. Dessa forma existiriam mecanismos que impediriam a apresentação de qualquer um junto de um munícipio (eu estou a falar com conhecimento próprio) como os representantes do Geocaching em Portugal e permitiria a todos um maior alcance nas suas iniciativas individuais.

Este passo é em meu entender fundamental para o futuro do geocaching. Até porque só uma associação que congregue interesses pessoais permitirá salvaguardar aquilo que torna o geocaching uma actividade agradável, onde as pessoas colocam caches não para si, mas para os outros.

E existem outras soluções, algumas aliás muito boas e até mais práticas de realizar. Uma delas aliás, foi-me apresentada por um outro geocacher e é absolutamente brilhante (e que não divulgo por razões óvias - quer o modelo, quer o geocacher :wink: - mas que merecia por si só uma discussão muito alargada nos foruns).

A mim, que me sinto muito avariado e rabujento (a idade não perdoa) custa-me ver o caminho que se segue:
[list=]Os eventos conotados com o forum geopt e os eventos conotados com o gc.pt;
As iniciativas conotadas com o forum geopt e as iniciativas conotadas com o gc.pt;
A corrida tendencial a ser o primeiro a apresentar propostas, ideias, etc...;
A defesa de atitudes de uns face aos comportamentos de outros[/list]

Isto não está bonito não senhor. E se todos não ajudarmos acabaremos por tornar o geocaching mais pobre.
É o que acho. sorry.

Paulo
Large Muggle
Imagem
PLnauta
Large

Registado: sábado abr 14, 2007 13:34

Mensagempor btrodrigues » sexta abr 30, 2010 00:49

Prometi a mim próprio que não fazia nenhuma intervenção no tópico. Depois não resisti e tive que trollar um bocado. Depois o meu nome veio à baila mais uma vez e roí muitas unhas até começar a escrever estas linhas. Não tenho nenhum rancor a este forum, no qual participei activamente durante muito tempo, ao contrário do que querem fazer parecer. Continuo a ler e a participar, mas por muitas vezes contrariado. Mas daí até pensarem que quero dinamitar isto, vai um bocado.

Daí que desejava que palavras como estas:
Assumam de vez as vossas intenções para com este site e deixem-se de tentar tapar o sol com a peneira, quero continuar a acreditar que há quem esteja no novo site para trabalhar e mostrar serviço (que são melhores que nós por exemplo) com jogo limpo e não para criar problemas à "concorrência", esperava bastante mais de ambos, mas certas coisas ultrapassam o meu entendimento.

fossem devidamente fundamentadas antes de serem proferidas. A minha atitude tem sido do mais low-profile que pode haver nos últimos dias.

A mim parece-me que quem quer tapar o sol com a peneira é o pessoal que está do outro lado do campo. E porquê?

A falta de concorrência cria laxismo. Foi, infelizmente, o problema do geocaching-pt.net. Uma administração/moderação com pouca dinâmica e que recusou repetidamente a mudança e as vantagens decorrentes da mesma. É um ponto fraco do geocaching-pt.net, mitigado por alguns esforços dos moderadores de há uns tempos para cá. Passaram-se longas semanas sem um post escrito por alguns dos moderadores/administradores, voltados miraculosamente às lides e às escritas. Mas há mais. Com o abandono progressivo de utilizadores de há um ano para cá devido aos constantes episódios tristes na moderação, até o forum perdeu gás. Até a criação de um utilizador novo obriga agora a um teste de turing. E passaram-se longas semanas sem alterações na página principal para além do conteúdo automático (hey, agora já há uns posts novos - mas reparem na poll, já tem umas teias de aranha valentes). E há mais uma data de coisas novas no forum e tudo. Mas... Porque só agora? Percebem onde quero chegar?

O geocaching-pt.net tem dois grandes pontos fortes. Tem um grande registo histórico de (quase) todo o geocaching nacional, que é inegável. E tem o projecto geostats, que é um dos seus assets mais arriscados, pelos motivos detalhados pelo Hugo. Curiosamente, não vi ninguém a utilizar o primeiro como argumento. É por aí que devem começar. Respeitem a história do geocaching em Portugal. Continuem essa história e gastem metade do esforço que tem sido utilizado nestes posts para denegrir pessoas e projectos para melhorar o geocaching-pt.net para uns níveis acima. Porque precisa de mais. Não precisa só do geoturismo e do geopetisco e dos logs de qualidade na front page. Precisa de MUITO mais. Precisa de mais trabalho e menos conversa inútil. Continuem a construir um PORTAL melhor, em vez de chafurdar, deitar o trabalho dos outros abaixo e discutir o sexo dos anjos.

Há um projecto novo. Respeitem-no também. Há uma equipa de quase 20 pessoas a contribuir para as funcionalidades e para os conteúdos. Sem vícios, sem manias, sem quintas, sem nóias, sem ódios de estimação, sem misturar questões pessoais com o trabalho que estão a fazer. O IMENSO trabalho que estão a fazer. PARA TODOS. Com IMENSA vontade e IMENSA dinâmica.

Ninguém obriga ninguém a ver ou usar ou escolher seja o que seja. Estima-se que os geocachers tenham massa cinzenta suficiente para perceber onde está a informação que querem, mesmo que seja em dois, vinte, duzentos sítios diferentes.

Vejam lá se pensam nisso.
--
BR
btrodrigues
Extra Large

Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor bolacha » sábado mai 01, 2010 11:40

Este post não o vou colocar como administrador do projecto GeoPT, mas sim como utilizador deste espaço e espero que saibam separar isso.

Tentei nunca alimentar esta caldeirada de peixe maluco, nem a vou alimentar, só porque 2 ou 3 pessoas sem o mínimo de conhecimentos, apenas querem destabilizar e em nada, nem nunca contribuíram para a comunidade no já existente @pt, a sua única contribuição é onde exista peixarada, meterem a colher... e assim tentarem obter os seus infelizes 5min de fama.

Quando comecei a participar em 2007 no @pt, gostava de passar por cá todos os dias e sempre que existisse oportunidade lia o que cá se escrevia e participava, com ou sem off-toppic pelo meio, contribuía com o que sabia...
Aprendi muito sobre o Geocaching, fiz aqui amigos, grandes amigos e participei numa birra, sim nem todos temos dias bons...
Sei reconhecer quando erro e aprendi com isso que um fórum não deve ser utilizado para guerra pessoais, para isso existem os telefonemas, e-mails, whatever...

Deixei de participar no inicio de 2009 no @pt, porquê?!
Simplesmente porque o fórum que todos os dias eu visitava, parecia agora um campo de batalha, onde meia dúzia de mentes mesquinhas atiravam contra tudo e contra todos, só esses e apenas esses eram sábios e todos os outros, andam aqui a ver o comboio a passar...

Se os mais ariscos utilizassem a energia disparatada para levantarem de novo o que foi um excelente fórum, deixo já aqui os meus parabéns, caso desejem continuar a fazerem-se de vitimas para justificar a desistência e a não participação de vários... muitos membros nesse espaço, a inventar uma máfia organizada para destruir o que já tinha caído à muito tempo... Sim, graças a esses mesmos enjoadinhos, que não sabe separar guerras pessoais e apenas querem protagonismo. Ai não vos desejo nada, apenas sinto pena...
* Já tinha colocado algures por aqui, à uns tempo um post a mostrar o meu posto de vista, ainda nem sonhávamos que um dia ia aparecer o geopt.

Não gostam do aparecimento do GeoPT, tem a opção de continuar por aqui e não meterem lá os pés, mas isso não vos dá o direito de tentarem denegrir a imagem do GeoPT, dos seus administradores, moderadores e utilizadores; gostam de ambos são muito bem vindos, porque pelo que reparei não existe nenhuma regras a pedir exclusividade dos membros naquele espaço, só o visita quem quer e são livres de participar nos dois, coisa que parece que alguns aqui não querem...

Como e apenas como utilizador o GeoPT é um espaço que sem duvida eu tinha acarinhado, apareceu quando eu já não participava neste à mais de um ano... Apareceu com conteúdos novos, uma cara lavada... Porque não havia de gostar?!

Não sei sinceramente o motivo de tanto comichão por parte de 2 ou 3 membros, quando afinal nenhum deles é administrador ou moderador do @pt... Ah afinal sei... é só mesmo pela peixarada! Ou então andam a toque de caixa...

* Não pretendo responder, nem ler mais nada que seja aqui colocado!

Sinceramente desejo a este fórum, e a todos que nele contribuem pela positiva as maiores felicidades.

Sejam felizes!
Bolacha
Imagem Imagem Imagem Imagem
bolacha
Extra Large

Registado: segunda dez 17, 2007 19:57

Mensagempor Torgut » sábado mai 01, 2010 15:32

bolacha Escreveu:2 ou 3 pessoas sem o mínimo de conhecimentos, apenas querem destabilizar e em nada, nem nunca contribuíram para a comunidade no já existente @pt.

meia dúzia de mentes mesquinhas atiravam contra tudo e contra todos, só esses e apenas esses eram sábios e todos os outros, andam aqui a ver o comboio a passar...

Sim, graças a esses mesmos enjoadinhos, que não sabe separar guerras pessoais e apenas querem protagonismo.

(...)mas isso não vos dá o direito de tentarem denegrir a imagem do GeoPT, dos seus administradores, moderadores e utilizadores (...)

Sinceramente desejo a este fórum, e a todos que nele contribuem pela positiva as maiores felicidades.

LOL ! Portanto, há um indíviduo que aqui chega, insultando e adjectivando em regime de fogo aberto, uma série de pessoas sem ter a coragem de nomear ninguém, dizer que MAIS ninguém tem o direito de o fazer, se os alvos forem outros. Como cereja em cima do bolo, uma pitada de cinismo da melhor apanha. Brilhante, esclarecedor da coerência / personalidade de quem o escreve. Com tamanha pele de cordeiro é natural que este lobo manifeste e tenha manifestado ao longo dos tempos um horror patológico a qualquer enfrentamento de ideias e atitudes discordantes. A hipocrisia é um instrumento muito mais de acordo com a linha de acção de quem assim desliza pelos campos do relacionamento inter-humano.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor Carlytos » sábado mai 01, 2010 21:02

Só tenho a dizer, como frequentador dos dois Forum's, Parabens ao Velhinho, Continua assim... E Bem-Vindo Novinho, não mudes a tua filosofia!
São dois grandes forum's, dois poços de conhecimento e cheio de user's porreiros!

Continuação!
Carlytos
Large

Registado: quinta abr 02, 2009 10:03

Mensagempor peter santarem » sábado mai 01, 2010 21:42

Carlytos Escreveu:Só tenho a dizer, como frequentador dos dois Forum's, Parabens ao Velhinho, Continua assim... E Bem-Vindo Novinho, não mudes a tua filosofia!
São dois grandes forum's, dois poços de conhecimento e cheio de user's porreiros!

Continuação!

[
citado por Carlytos no GEOPT.org: Engraçado... Ainda à pouco tempo, no forum da concorrencia, me diziam para parar de colocar caches porque não tinha experiencia... Aqui incentivam a colocar!

CADA VEZ MAIS ESTOU APAIXONADO POR ESTE FORUM! Deve ser por isso que no forum da concorrencia já lá não coloco os "dedos" à uma semana". :D

Cump,

:?: :?: :?:
peter santarem
Micro

Registado: domingo jan 04, 2009 01:41

Mensagempor Carlytos » sábado mai 01, 2010 21:49

peter santarem Escreveu:
Carlytos Escreveu:Só tenho a dizer, como frequentador dos dois Forum's, Parabens ao Velhinho, Continua assim... E Bem-Vindo Novinho, não mudes a tua filosofia!

Continuação!

[
citado por Carlytos no GEOPT.org: Engraçado... Ainda à pouco tempo, no forum da concorrencia, me diziam para parar de colocar caches porque não tinha experiencia... Aqui incentivam a colocar!

CADA VEZ MAIS ESTOU APAIXONADO POR ESTE FORUM! Deve ser por isso que no forum da concorrencia já lá não coloco os "dedos" à uma semana". :D

Cump,

:?: :?: :?:

Vês porque escrevo isto...
Pensei passar por cá e meter de parte os meu "problemas pessoais" (que foram bem resolvidos, daí ter voltado), e quando não é o meu espanto que o tipo qualquer, que nao conheço de lado nenhum, vem pra aqui arranjar confusões e problemas?!!!
Qu fizes-te tu de util para esta actividade? Qual o teu objectivo aqui? Se é o de Venenoso, PARABÉNS, ganhas-te o 1º lugar! Vai mas é cachar, se é que sabes...
Carlytos
Large

Mensagempor Carlytos » sábado mai 01, 2010 21:55

Há, e eu não sou hipocrita e nao minto, dos dois prefiro o GeoPT (talvez por ser novidade e de estar lá o Sup3rFM)... mas apesar de preferir futebol ao basquetebol, acabo sempre por acompanhar os dois!
Carlytos
Large

Mensagempor peter santarem » sábado mai 01, 2010 22:09

Carlytos Escreveu:Há, e eu não sou hipocrita e nao minto, dos dois prefiro o GeoPT (talvez por ser novidade e de estar lá o Sup3rFM)... mas apesar de preferir futebol ao basquetebol, acabo sempre por acompanhar os dois!

e o sr tem o seu pleno direito de escolher.
eu também gosto do GEOPT.org, como também gosto deste fórum,
quanto ao sup3rFM penso que ele esta nos dois foruns, como revisor assim o deve ser. (penso eu)
peter santarem
Micro

Mensagempor Carlytos » sábado mai 01, 2010 22:17

peter santarem Escreveu:
Carlytos Escreveu:Há, e eu não sou hipocrita e nao minto, dos dois prefiro o GeoPT (talvez por ser novidade e de estar lá o Sup3rFM)... mas apesar de preferir futebol ao basquetebol, acabo sempre por acompanhar os dois!

quanto ao sup3rFM penso que ele esta nos dois foruns, como revisor assim o deve ser. (penso eu)

Como um GRANDE Revisor, sim.... e sim, está nos dois!
Eu queria escrever Bolacha, mas estava a ver um artigo do Sup3rFM e no conciente da leitura lá troquei o nome... :D
Quanto ao Sr, eu dispenso, pois sou um "puto" para os desconhecidos e um amigo pros conhecidos! Para ti é Amigo se assim o entenderes, se não, trata-me apenas por puto ou Carlytos, nada de Senhor.... :-D

Cump, e abraço caro colega!
Carlytos
Large

Mensagempor geopate » sábado mai 01, 2010 22:26

Já agora dou também a minha opinião…
Já deu para perceber que há quem goste e há quem desgoste e ainda há os que gostam dos dois… mas por este caminho chegaremos a arranjar pessoal que não vão gostar de nenhum… já para não falar das pessoas.
Parece-me que era bom parar-se de uma vez por todas com este arrastar de problemas.
Está mais que visto não ter resolução, por palavras, assuntos que nunca se resolveram…
... talvez com o tempo.
Façam um esforço, escolham o que quiserem e vamos tentar contribuir positivamente.
Imagem
geopate
Large

Registado: segunda abr 28, 2008 12:06

Mensagempor peter santarem » sábado mai 01, 2010 22:29

Carlytos Escreveu:
peter santarem Escreveu:

Como um GRANDE Revisor, sim.... e sim, está nos dois!
Eu queria escrever Bolacha, mas estava a ver um artigo do Sup3rFM e no conciente da leitura lá troquei o nome... :D
Quanto ao Sr, eu dispenso, pois sou um "puto" para os desconhecidos e um amigo pros conhecidos! Para ti é Amigo se assim o entenderes, se não, trata-me apenas por puto ou Carlytos, nada de Senhor.... :-D

Cump, e abraço caro colega!

tas a ver como nos entende-mos ate ja adicionei como amigo :D , deve ser ter a mesma profissão :D
peter santarem
Micro

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes