• Anúncios

Pequena história dos fóruns de geocaching em Portugal

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Pequena história dos fóruns de geocaching em Portugal

Mensagempor jasafara » quarta ago 01, 2012 20:37

Bem! Já encontrei o "sueco alto e loiro" do Mantunes. Aqui e alguns posts seguintes. Também acho muito bem que tenha dado formação em datamining.
O "PH" por essa altura também estava muito criativo :)

Quanto ao episódio do "F5" seria um desafio dar com ele só com essa pista não pesquisável mas prefiro que contes tu.
Mas...tem a ver com o 3ºgeocacher a contar da esquerda ;))

Imagem
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Mensagempor jasafara » quarta ago 01, 2012 20:41

Bem foi superior às minhas forças. Tenho de ter aulas de auto-domínio :D

lamas Escreveu:Eu cá, antigamente vinha ver o site de 10 em 10 segundos...

Para conseguir esta proeza de que me envergonho profundamente, quando penso o que prejudiquei a comunidade geocachiana portuguesa, o F5 do meu teclado tem as letras gastas (de tal forma, que qualquer pessoa que o utilize, sabe que é o F5 porque está entre o F4 e o F6).

Aconselhado pelos Administradores do Geocaghing@PT, passei a frequentar aulas de auto-dominio, e com a ajuda de diversos fármacos, tenho conseguido manter-me afastado o bastante para que os outros utilizadores tenham hipótese de usufruirem deste serviço que tão bem tem servido a comunidade portuguesa ligada ao geocaching e não só.
jasafara
Extra Large

Mensagempor jasafara » quarta ago 01, 2012 20:49

O tópico em que o Lamas se confessa utilizador compulsivo do F5 Com que regularidade frequentas o Forum do Geocaching-pt? colocado pelo Prodrive e com estas interessantíssimas opções

24 horas por dia e mais algumas à noite. Sou o tipo que tem mais posts em Ermidas DO Sado.

Todos os dias entre varejadelas de azeitonas.

Uma vez por dia para estar a par das últimas peixeiradas, mas isto ultimamente tem andado muito calmito. Que falta que faz cá o Torgut!

Uma vez por semana nos intervalos dos tiros apenas para pôr os Abreijos em dia.

Uma vez por mês, basicamente para ler os conteúdos riquíssimos dos posts do Prodrive.

e com uma introdução provocativa, típica do Prodrive

Esta poll foi encomendada pelos administradores do site (ou não) e tem o objectivo de saber a frequência com que o Forum é utilizado, e se se justifica a continuidade da manutenção do mesmo.

já se enquadra noutra fase da geo-história dos fóruns em que já eram claras algumas divergências de opiniões, que viriam dois anos depois a dar origem ao geopt. Não fugirei a estas questões mas lá mais para a frente...
jasafara
Extra Large

Mensagempor MAntunes » quarta ago 01, 2012 20:59

jasafara Escreveu:Bem foi superior às minhas forças. Tenho de ter aulas de auto-domínio :D

lamas Escreveu:Eu cá, antigamente vinha ver o site de 10 em 10 segundos...

Para conseguir esta proeza de que me envergonho profundamente, quando penso o que prejudiquei a comunidade geocachiana portuguesa, o F5 do meu teclado tem as letras gastas (de tal forma, que qualquer pessoa que o utilize, sabe que é o F5 porque está entre o F4 e o F6).

Aconselhado pelos Administradores do Geocaghing@PT, passei a frequentar aulas de auto-dominio, e com a ajuda de diversos fármacos, tenho conseguido manter-me afastado o bastante para que os outros utilizadores tenham hipótese de usufruirem deste serviço que tão bem tem servido a comunidade portuguesa ligada ao geocaching e não só.

Basicamente, o amigo Costa deitou o site abaixo com o frenesim de carregar no F5 à espera que eu terminasse a actualização semanal das Stats para ver a sua evolução. E o Lumacafi a coçar a cabeça à procura de quem estava a "atacar" o site. ;) A partir daí houve várias alusões a este episódio do F5. :)
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor Carlytos » quarta ago 01, 2012 21:16

Kim13 by GeoPT Escreveu:Eu estou caladinha mas estou a ler tudo com muita atenção! Está a ser produtivo, obrigada pela análise ;)

Nem mais!
Carlytos
Large

Registado: quinta abr 02, 2009 10:03

Mensagempor jasafara » quarta ago 01, 2012 22:28

Carlytos Escreveu:
Kim13 by GeoPT Escreveu:Eu estou caladinha mas estou a ler tudo com muita atenção! Está a ser produtivo, obrigada pela análise ;)

Nem mais!

Isto de escrever posts nos dois fóruns é preciso ter muita atenção :)
Fizeste aqui uma citação da Kim13 que ela não fez aqui ;))

Eu vou fazer o mesmo e transcrever o post que escrevi no geopt e que engloba também o hulkman porque é relevante explicar os objectivos porque com bastante prazer pessoal tenho estado a procurar sistematizar um pouco a história dos fóruns (por enquanto centrada no geocaching@pt)

jasafara Escreveu:
Kim13 Escreveu:Eu estou caladinha mas estou a ler tudo com muita atenção! Está a ser produtivo, obrigada pela análise ;)

Fazes parte do target preferencial dos geocachers mais novos que se começaram depois da existência do geopt e que acho que é importante terem referências para por vezes perceberem melhor as coisas.

Carlytos Escreveu:
Kim13 Escreveu:Eu estou caladinha mas estou a ler tudo com muita atenção! Está a ser produtivo, obrigada pela análise ;)

Nem mais!

Fazes parte da minha geração de geocachers que viram nascer o geopt e que acompanharam as quezílias associadas.

hulkman Escreveu:tal como eu, apesar de muito do que já aqui colocaste já ser do meu conhecimento...

Fazes parte da geração de geocachers que participaram bastante do geocaching@pt porque era o fórum que existia, que o tentaram mudar e não conseguiram e por isso criaram o geopt. Fora alguns saltos cronológicos ainda estamos em 2004/2005 e portanto anterior à tua geração. Quando se começar a entrar nos próximos anos (já daqui a nada :)) espero a tua participação mais activa ;)

Julgo que ninguém se ofenderá aqui por estando até agora só a falar de coisas que são pacíficas e que todos considerarão patrimônio comum, quando começarmos a avançar nos anos se abordarem assuntos eventualmente menos consensuais e que não o têm de ser, mas que refletem diferenças de opinião profundas e que acabaram na criação do geopt.
Outro dos meus objetivos principais é que depois de se explicitar o passado no que teve de convergente e divergente se possa passar para outra fase em que os dois fóruns e os seus responsáveis consigam uma plataforma mínima de entendimento para projectos que só ganharão em ser feitos em conjunto ;))
jasafara
Extra Large

Mensagempor MAntunes » quarta ago 01, 2012 22:51

Onde há pessoas, seres humanos, há divergências de opiniões. E essas divergências aumentam paralelamente com o crescimento de participantes e de interesse em volta de uma actividade. Assim, tirando alguns infelizes e pontuais problemas de falta de respeito pessoal, tudo o que se passou foi natural e previsível entre seres humanos.

Não me ofendo em abordar assuntos mais delicados, se isso realmente levar ao apaziguamento entre quem ficou e quem decidiu partir, desistindo de lutar aqui pelas suas ideias.

Venham de lá essas abordagens que, por minha parte, estou de consciência tranquila e tudo o que fiz e disse, está publicado e consultável neste site/foruns.

Gostaria que o projecto do Museu Digital (não falemos para já em plural, comecemos com um projecto e depois se vê) pudesse seguir em frente com a colaboração de ambas as Administrações dos dois sites/foruns. Ainda que saiba que poderia haver uma 3ª via - recebi propostas / sugestões em privado para isso - é na colaboração dos dois sites/foruns que aposto e é nessa base que estou disponível a dar o meu contributo para o projecto do Museu Digital.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Mensagempor jasafara » quarta ago 01, 2012 22:57

jasafara Escreveu:Tá muito chato? Ninguém diz nada... Logo vamos animar a coisa com a "Lorem Ipsum". O que é que isso tem a ver com história dos fóruns de geocaching? Vão ter de esperar para saber :twisted:

Bem então a "Lorem Ipsum"... Um pequeno salto no tempo e vamos a

2008-04-01
E ao que foi talvez o primeiro episódio de hacking (e se calhar o último) no geocaching português.
O alerta começou aqui

Kelux Escreveu:O que se passa com as caches do Team Hulkman que passaram todas a contar texto simulado em latim em vez das descrições originais???

E passaram a chamar-se todas Lorem Ipsum.....

Andas a brincar, João?? :lol:

e pronto explicitou logo a brincadeira...que só deveria ser revelada (como qualquer boa partida de 1º de Abril, no dia 2.

btrodrigues Escreveu:Eu sinceramente não percebo porque é que alguém há-de, perante uma partida de primeiro de Abril, estragar a surpresa a toda a gente quando ainda faltam 16 minutos para a meia noite... :)

Numa operação arriscada e contra o relógio, um conjunto de vândalos resolveu atacar o site geocaching-pt.net, reencaminhando-o para links como este, mostrando lolcats em vez de fotos da galeria e mostrando uma mensagem de erro...

O wiki foi também redireccionado para outras paragens, assim como o fórum, directamente recambiado para o site da groundspeak e onde, ao longo do dia de hoje se foram trocando opiniões, bocas e comentários assexuadamente menos próprios vindos um pouco de toda a parte.

(continuo sem perceber porque é que há-de vir alguém a dizer "eeeeh, é partida de primeiro de Abril!!!" - sabemos que são todos muito inteligentes [pronto, nem todos], mas podiam ao menos aproveitar para gozar um bocado com a cara dos outros...)

Paralelamente, um grande total de 86 caches foram alteradas (algumas ainda estarão a esta hora) de forma a que o título fosse "lorem ipsum" e que o texto fosse uma coisa pegajosa qualquer a imitar latim. Para mais informações, podem visitar este este link (talvez este seja mais apropriado)

Tenho que deixar um grande agradecimento à carrada de vândalos insanos que alinhou na brincadeira. É sempre bom poder contar com vocês para este tipo de coisas!

...para o ano há mais...

MUAHAHAHAHAHAHAH

Nota esta estória ainda não acabou...continua no próximo capítulo (calma Paulo que já lá iremos...)

Porque é que fui buscar um episódio de 2008, quando ainda estamos lá mais para trás?
Tudo tem a ver com o Verão Quente de 2006 que terá de ficar para amanhã que agora é hora de ir dormir...
Mas podem ficar com mais um spoiler

Imagem
jasafara
Extra Large

Mensagempor jasafara » quarta ago 01, 2012 23:01

MAntunes Escreveu:Onde há pessoas, seres humanos, há divergências de opiniões. E essas divergências aumentam paralelamente com o crescimento de participantes e de interesse em volta de uma actividade. Assim, tirando alguns infelizes e pontuais problemas de falta de respeito pessoal, tudo o que se passou foi natural e previsível entre seres humanos.

Não me ofendo em abordar assuntos mais delicados, se isso realmente levar ao apaziguamento entre quem ficou e quem decidiu partir, desistindo de lutar aqui pelas suas ideias.

Venham de lá essas abordagens que, por minha parte, estou de consciência tranquila e tudo o que fiz e disse, está publicado e consultável neste site/foruns.

Gostaria que o projecto do Museu Digital (não falemos para já em plural, comecemos com um projecto e depois se vê) pudesse seguir em frente com a colaboração de ambas as Administrações dos dois sites/foruns. Ainda que saiba que poderia haver uma 3ª via - recebi propostas / sugestões em privado para isso - é na colaboração dos dois sites/foruns que aposto e é nessa base que estou disponível a dar o meu contributo para o projecto do Museu Digital.

[^]
O meu post sobre o Verão Quente de 2006 focará um tema que deveria também ser um projecto comum a todos os geocachers portugueses e eventualmente até mais fácil de aceitar por todos ;))
jasafara
Extra Large

Mensagempor lynxpardinus » quinta ago 02, 2012 04:17

Por acaso ia sugerir-te para começares a olhar para os dias 1 de Abril. Mas, sendo assim, deixa-me só dizer-te para pesquisares pela palavra "Peixeirada" (uma tradição a manter). Também podes dar uma olhadela a quem gosta de atropelar caches. E, dá uma vista de olhos às actas dos geomeetups - que acabaram por se tornar parte integrante da home page do fórum. Ah! E não esqueças os concursos de fotografia (o de logs é bem mais recente e pequeno), que literalmente já contribuiu para o enriquecimento de milhares de logs em caches por Portugal inteiro.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Carlytos » quinta ago 02, 2012 11:04

jasafara Escreveu:
Carlytos Escreveu:

Nem mais!

Isto de escrever posts nos dois fóruns é preciso ter muita atenção :)
Fizeste aqui uma citação da Kim13 que ela não fez aqui ;))

Repara bem na citação... diz claramente "...by GeoPT"
Carlytos
Large

Registado: quinta abr 02, 2009 10:03

Mensagempor jasafara » quinta ago 02, 2012 11:50

Carlytos Escreveu:...Repara bem na citação... diz claramente "...by GeoPT"

Verdade mesmo! E a chamada de atenção serve mesmo bem para ir aquecendo os motores para o riquíssimo tema das "peixeiradas" com um link para um dos últimos tópicos em que aparece a palavra.
O Natal chega mais cedo ao Geocaching.com :) Não foi uma grande peixeirada. mas enfim teve uns pózitos.

E depois houve uma última referência já nostálgica em Artigo no Sapo Mulher e fóruns.
Olha que giro, participas nos dois :)

Depois houve ainda uma muito mais recente referência, ainda mais nostálgica. A tradição no geocaching@pt já não é o que era [:(]

Mas "peixeiradas" a sério aconteceram antes do 25/04. Lá iremos!
Editado pela última vez por jasafara em quinta ago 02, 2012 12:01, num total de 1 vez.
jasafara
Extra Large

Mensagempor jasafara » quinta ago 02, 2012 11:52

E agora retomado a linha cronológica, com a resposta ao desafio que julgava fácil, mas ninguém palpitou...

O que é que aconteceu no "Verão Quente de 2006, mais propriamente entre as datas de 17 de Junho e 31 de Outubro" e que é extremamente relevante para a história dos fóruns de geocaching em Portugal?

2006-08-23
Nasceu o Fórum Português no Geocaching.com, o Forum 55.~

Portugal
Um local para falar de Geocaching em Portugal e noutros países de expressão portuguesa.

Pois é esta quase a fazer 6 aninhos :)

O post inaugural foi escrito pelo btrodrigues e abriu o primeiro tópico Obrigado! (that's "thank you" in portuguese").
No dia seguinte o MAntunes propõe nomes para moderadores.
Mas eles já estavam mais do que escolhidos e mantiveram-se até agora. Infelizmente (ou não) não têm, nem nunca tiveram muito para moderar, mas isso fica para o próximo post, em que se detalha um pouco mais a história deste fórum que para todos os efeitos é a imagem oficial de Portugal na estrutura Geocaching.com.
jasafara
Extra Large

Mensagempor MAntunes » quinta ago 02, 2012 12:33

jasafara Escreveu:
Carlytos Escreveu:...Repara bem na citação... diz claramente "...by GeoPT"

Verdade mesmo! E a chamada de atenção serve mesmo bem para ir aquecendo os motores para o riquíssimo tema das "peixeiradas" com um link para um dos últimos tópicos em que aparece a palavra.
O Natal chega mais cedo ao Geocaching.com :) Não foi uma grande peixeirada. mas enfim teve uns pózitos.

E depois houve uma última referência já nostálgica em Artigo no Sapo Mulher e fóruns.
Olha que giro, participas nos dois :)

Depois houve ainda uma muito mais recente referência, ainda mais nostálgica. A tradição no geocaching@pt já não é o que era [:(]

Mas "peixeiradas" a sério aconteceram antes do 25/04. Lá iremos!

Não te esqueças da 'peixada"! Que é a peixeirada depois do pessoal perder os dentes... [}:)]
Imagem
MAntunes
Extra Large

Mensagempor jasafara » quinta ago 02, 2012 17:14

Wed May 30, 2007

Golden-Team Escreveu:Peixada????

Torgut Escreveu:Eheheheh Peixarada, not peixada :-)

MAntunes Escreveu:'Peixeirada':

Imagem

'Peixada' é no final quando faltam os dentes para soletrar o 'r'...
jasafara
Extra Large

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes