• Anúncios

Quem são os expedicionários?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Quem são os expedicionários?

Mensagempor lynxpardinus » sexta dez 30, 2011 10:41

É que este fórum nessa altura era bem mais pequeno do que hoje em dia. Tivemos algumas dores de crescimento no processo.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Bargao_Henriques » sexta dez 30, 2011 18:23

Oh pá, que recordações tão boas que este tópico me trouxe!!!
As expedições sempre fizeram parte da minha forma de encarar o geocaching, porque visitei a maioria das caches que encontrei em grupo e esse foi um hábito que se enraizou desde os primeiros momentos, em 2003.
Além das aventuras que o MAntunes referiu, creio que ficou ainda a faltar uma outra que talvez tenha sido uma das expedições antigas que mais se assemelhou às dos anos mais recentes. Refiro-me à visita à fresquinha cache “Half a Mountain” (http://www.geocaching.com/seek/log.aspx ... f87e691408), em que estiveram presentes além de mim o Mantunes e o seu inseparável Snoopy, o PedroOCoyote, o Lobo Astuto e o seu amigo João.
Depois seguiram-se muitas aventuras e desventuras, com um sempre crescente número de amigos expedicionários:
Em Agosto de 2004, estive na Fenda da Calcedónia.
Em Outubro de 2005 no Alto da Sra. da Peneda, Fenda Calcedónia e Minas dos Carris e Pico da Nevosa, na “From Heaven to Spiders Expedition”.
Em Setembro de 2007 foi a vez do Borrageiro e do Pé de Cabril, na “Expedição com Pé e Coração”.
Em Outubro de 2008 voltei à Minas dos Carris e Sombras, Fenda da Calcedónia, etc, na “Expedição Por Templos e Minas no Gerês”.
Em Outubro de 2009 foi a vez das Lagoas do Marinho, Minas do Borrageiro e Rio Fafião e mais umas voltas pela região, na “Expedição Tempos e Contratempos pelo Gerês. Mas foi fofinho...”
Em Maio de 2010 visitei a Na Linha do Douro e La Ruta de Los Túneles, na “Expedição "Chouriços, alheiras e sapatos "Michael Phelps" na Linha do Douro!"
Cada expedição tem o seu ou os seus logs e correspondente “palete” de fotografias, memórias documentais de experiências inesquecíveis vividas com fantásticos colegas expedicionários!
Existiram pelo meio outras expedições em que infelizmente não pude participar, mas as clássicas de Outono sempre foram os meus principais alvos… Em 2011 não tivemos essa expedição, mas esperemos que ela volte em 2012 e que consiga participar!
Bargao_Henriques
Large

Registado: quinta set 25, 2003 22:38

Mensagempor jasafara » sexta dez 30, 2011 19:47

Bargao_Henriques Escreveu:...
Em Maio de 2010 visitei a Na Linha do Douro e La Ruta de Los Túneles, na “Expedição "Chouriços, alheiras e sapatos "Michael Phelps" na Linha do Douro!"
...

Aí escrevestes na log

Travei conhecimento com o percurso entre Barca d’Alva e La Fregeneda com um emblemático grupo de geocachers “dinossaurios”, os GreenShades.
Foi com eles e com o adormecido grupo “Grandiosa Expedição” que realizei a minha primeira caminhada organizada, aprendi a partilhar o “chouriço do PH”, a bola de carne e outras iguarias, e me inspirei para, anos mais tarde, participar na criação do grupo “Geocaching Expedicionário”.

Os "Grandiosa Expedição" eram geocachers?

Bom ver um post do "PH" ;))
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Mensagempor Bargao_Henriques » sexta dez 30, 2011 20:03

jasafara Escreveu: Os "Grandiosa Expedição" eram geocachers?

Mais ou menos... Este era um grupo de amigos extra-geocaching mas em que existiam alguns geocachers, como o GreenShades e creio que também os Corvos. O Luís "GreenShades" aproveitou alguns dos passeios do grupo para colocar algumas das mais emblemáticas caches que existem em Portugal. Infelizmente acabei por fazer apenas um passeio com este grupo antes deste ter "adormecido"...

jasafara Escreveu:Bom ver um post do "PH" ;))

Obrigado! :wink:
Alturas houve em que escrevia "toneladas" de posts por dia! Mas é assim, a vida... :pop:
Bargao_Henriques
Large

Mensagempor carolangelpaul » sexta dez 30, 2011 20:30

Welcome back PH. :-D
It's not always the find that brings the smiley. [:)]
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!

Paulo aka paulohercules
carolangelpaul
Regular

Registado: sábado mai 19, 2007 21:26

Mensagempor MAntunes » sexta dez 30, 2011 21:18

jasafara Escreveu:...
Duas questões

"Aí, fui mostrar aos meus companheiros o local e a razão porque lhes tinha pedido para levarem corda de montanha (bem ela ficou no carro mas era melhor estar a 1 km do que a 400 e tal…)."
E afinal a corda era precisa para quê?
...

Esqueci-me de responder a esta.

Vem do tempo em que eu tentei visitar a Fenda da Calcedónia pela primeira vez. Era um dia tempestuoso, cheio de chuva muito forte misturada com nevoeiro - tempo típico do Minho, o "Penico da Europa" como lhe chamam os bracarenses.

Então, depois de andar às voltas à procura de acesso ao topo do afloramento granítico onde está a cache, na zona após a saída da Fenda e o início da escalada final, mais ou menos a Norte, saltei de uma rocha para outra que estava ligeiramente abaixo. Fui procurar passagem mas não encontrei. Então, ao virar-me para trás para regressar ao 'patamar' de cima, reparo que tinha um obstáculo intransponível para os meus 1,63m de altura; os dois rochedos estavam separados um do outro por uma brecha de cerca de meio metro. A brecha era vertical, muito funda (aí ums 15 ou mais m) e com uma inclinação negativa. Por outro lado, a aresta do rochedo que ficava na cota superior (aquele de onde tinha saltado e para onde eu queria regressar) era completamente redonda e sem locais/sobresaliências onde me agarrar e, então, a solução de recuar, ganhar balanço e agarrar-me não era de confiar porque o piso (rochedos) estavam todos molhados visto que, como disse, o dia era de chuva intensa. Valeu-me a ajuda do PedroOCoyote que, com os seus 2 metros de altura, deitou-se no chão do rochedo mais alto, de barriga para baixo, e agarrou-me com as duas mãos nas minhas e assim içou-me. Se ele não estivesse ali, não sei como teria de lá saído.
Esta foi a única vez em que realmente senti que corri realmente perigo no geocaching, embora eu seja algo destemido (aka insensato), Desde essa altura, comprei uma corda e se vou sozinho para a montanha, tento levá-la sempre comigo. E, a partir daí, nunca mais "saltei para baixo" sem antes avaliar se depois posso saltar para cima. ;-)
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor jasafara » sexta dez 30, 2011 21:30

MAntunes Escreveu:... Valeu-me a ajuda do PedroOCoyote que, com os seus 2 metros de altura,...

Estás a falar metafóricamente, certo?
jasafara
Extra Large

Mensagempor MAntunes » sexta dez 30, 2011 21:40

Nao, completamente. Ele na altura era quase da familia - namorava com uma sobrinha minha, a Sandra que eu refiro num dos primeiro Meetups - e lembro-me de, em conversas, se falar em que o Pedro tinha 1,97m. Mas nunca confirmei. ;-)
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor Bargao_Henriques » sexta dez 30, 2011 22:08

MAntunes Escreveu:...não sei como teria de lá saído.

Oh, olha-me este...
Procuravas as primeiras silvas e atravessavas tudo a direito!!!
Ou julgas que nós não sabemos como fazes sempre? [:D]

Agora a sério, eu bem me lembro de nos teres mostrado o local quando lá fomos! Não era brincadeira nenhuma e não sei se muitos teriam a coragem (ou mesmo insanidade!) de tentar saltar de volta, mesmo com a ajuda do Pedro... :shock:
Bargao_Henriques
Large

Mensagempor jasafara » sexta dez 30, 2011 22:19

Li pela 1ªvez sobre o "método MAntunes" neste attend do lynx pardinus ao 2º Geomeeting de À-dos-Cãos. Pedi esclarecimento sobre que raio de método era esse e lá me explicaram :-)
jasafara
Extra Large

Mensagempor carolangelpaul » sexta dez 30, 2011 22:21

Se não saltasse ficava lá para sempre ou tinha de chamar um helicóptero. [:D]
It's not always the find that brings the smiley. [:)]
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!

Paulo aka paulohercules
carolangelpaul
Regular

Registado: sábado mai 19, 2007 21:26

Mensagempor Bargao_Henriques » sexta dez 30, 2011 22:31

carolangelpaul Escreveu:Se não saltasse ficava lá para sempre ou tinha de chamar um helicóptero. [:D]

Sim! O calhau era um bocado pequeno para um C130... :D :D :D :D :D
Bargao_Henriques
Large

Mensagempor lynxpardinus » sexta dez 30, 2011 22:35

@Jasafara - homem, nem eu me lembrava desse log! Tens realmente um certo talento para ir ao fundo do bau!

@Manuel - bom, teoricamente, podias sobreviver para sempre nessa rocha, com os alimentos que os geocachers que passassem para ir à fenda fosse atirando. Claro, que, assim, sem televisão, terias perdido todas as edições da "Casa dos Segredos" e a participação de Portugal no Europeu 2008, mas, há coisas piores...

Agora a sério, lembro-me de ter olhado para essa rocha e para a fenda, e de ter tido aquele arrepio - aquele que significa "eu não queria estar na posição do Manuel""
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor clcortez » sexta dez 30, 2011 23:20

Bargao_Henriques Escreveu:
MAntunes Escreveu:...não sei como teria de lá saído.

Oh, olha-me este...
Procuravas as primeiras silvas e atravessavas tudo a direito!!!
Ou julgas que nós não sabemos como fazes sempre? [:D]

Agora a sério, eu bem me lembro de nos teres mostrado o local quando lá fomos! Não era brincadeira nenhuma e não sei se muitos teriam a coragem (ou mesmo insanidade!) de tentar saltar de volta, mesmo com a ajuda do Pedro... :shock:

Olhem que eu na 1ª vez que lá fui cometi a mesma proeza! E confirmo, foi uma das piores sensações que senti enquanto geocacher! É que antes de se saltar e ainda se está no rochedo mais alto, aquilo parece facílimo para voltar, mas depois de lá estarmos em baixo é que nos apercebemos que a bloco de onde viémos é mais redondo do que parecia. Para além de que do bloco de cima não se vê a dita fenda de 50cm de largura e 15m de profundidade porque o dito bloco é redondo.
Nessa ocasião tem se a mesma sensação de quando entramos num ramal de auto estrada que fazem uma curva de 270º e pensamos assim " mas a curva nunca mais acaba"?
:roll:
clcortez
Extra Large

Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Mensagempor clcortez » sexta dez 30, 2011 23:44

jasafara Escreveu:Li pela 1ªvez sobre o "método MAntunes" neste attend do lynx pardinus ao 2º Geomeeting de À-dos-Cãos. Pedi esclarecimento sobre que raio de método era esse e lá me explicaram :-)

Olha que belo evento!
Tal como disse à Lusitana paixão recentemente, devo ser dos poucos geocachers que organizou um evento nas coordenadas da sua própria casa [:)]
clcortez
Extra Large

Registado: terça nov 04, 2003 22:44

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes