• Anúncios

Diminuição dos founds de geocachers mais antigos.

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Diminuição dos founds de geocachers mais antigos.

Mensagempor MAntunes » terça dez 20, 2011 07:57

Burkhita Escreveu:...com o tempo as pessoas que agora se fartaram deste jogo são substituidas por novos jogadores que concerteza renovarão a dinâmica do mesmo.

Concordo plenamente.

Aliás, foi mais ou menos o que disse neste tópico, lá mais atrás;

Tenho pena que alguns dos geocachers antigos se tivessem afastado. ...

É pena, mas não é dramático. Porque outros 'históricos' surgem e fazem renovar este hobby/jogo. E, enquanto for possível cada um praticar da maneira que gosta, respeitando o gosto dos outros e sendo pelos outros respeitado, continuará a haver motivo de interesse para cada um.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor hfilipe » terça dez 20, 2011 09:31

jasafara Escreveu:E como é que conseguiste dividir o número de founds por ano...? No excel tem a data de primeiro e último log, mas nada que te permita dividir os founds por ano...

À unha!
Fui às estatísticas do perfil de cada geocacher e vi quantos founds tinham em cada ano. Por essa razão fiz com uma amostra de 51!
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor jasafara » terça dez 20, 2011 10:38

hfilipe Escreveu:
jasafara Escreveu:E como é que conseguiste dividir o número de founds por ano...? No excel tem a data de primeiro e último log, mas nada que te permita dividir os founds por ano...

À unha!
Fui às estatísticas do perfil de cada geocacher e vi quantos founds tinham em cada ano. Por essa razão fiz com uma amostra de 51!

Sim senhor grande trabalheira, foi também o que eu fiz, mas para cinco ou seis. 51 já é outra história! Mas sim, a minha percepção é a mesma. Os que se mantiveram activos não têm diminuindo muito em valor absoluto (já em valor relativo é outro assunto). Agora houve foi os que desistiram... Mas a maioria desses já foi há muito tempo, bem antes de 2009...
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Mensagempor hfilipe » terça dez 20, 2011 11:50

jasafara Escreveu:Mas a maioria desses já foi há muito tempo, bem antes de 2009...

Olha que me parece que o ano das maiores desistências foi 2010.
Foi um ano com uma quebra muito acentuada em número total de founds e, sobretudo, o ano em que o rácio de founds no ano/total teve muitos geocachers abaixo dos 5% (19 em 51 = 37%). Mais de 1/3 desistiu ou esteve praticamente parado. Se a isso juntarmos os anos de 2007 e 2008 com geocachers a terem mais de 30% do total nesses anos, parece-me que aconteceu o que ainda hoje acontece. Depois de uma euforia inicial e de grandes corridas, que dura 1 ou 2 anos, a "pica" vai-se embora e os founds diminuem.

Um número que me surpreendeu foi, após aplicar os filtros descritos, só "sobrarem" 501 geocachers, e mesmo agora, só ~ 2400 geocachers têm mais de 100 founds. Comparado com os mais de 13000 registados, dá para ter uma noção das desistências e de como o "bichinho", ou melhor, o sinal dos satélites, se calhar, não pega à maior parte dos que começam!
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor rifkinda » terça dez 20, 2011 12:22

Sim, o tão falado vício não atinge tanta gente assim, e a percentagem de pessoas que mantém este hobbie ao longo de muitos e muitos anos é bastante pequena.
Basta veres, de entre quem começou em 2002, quem ainda procura caches (o mesmo para 2003, 2004 e 2005).
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor Torgut » sexta dez 23, 2011 08:59

Reconheço que não li todos os posts deste tópico, porque quando olhei para ele já eram muitos e bons, ou seja, com textos relativamente longos. E isso simboliza desde logo o meu desencanto pelo Geocaching: a submersão pela quantidade excessiva, que asfixia!

Mas comecemos pelo principio. É um facto que ALGUNS dos geocachers mais antigos já não practica Geocaching. É normal. Tão normal que penso que nem preciso desenvolver. Simplesmente as coisas mudam na vida das pessoas, umas entram e outras saem. Não creio que seja necessário desenvolver um estudo para estabelecer uma relação causa-efeito. Por vezes não consigo é evitar um sorriso quando vejo que os tais "históricos" que se opuseram ferozmente às minhas críticas dos rumos das coisas, chamando-me de "Velho do Restelo", foram depois os primeiros a abandonar o barco, aborrecidos com a materialização do cenário que o tal "Velho do Restelo" tinha predito.

De resto, o título do tópico, segundo o interpetro, não é sobre os que deixaram de fazer Geocaching mas sobre aqueles que tiveram uma diminuição dos seus founds, o que aparentemente poderá ser o meu caso. Só que essa sensação é uma ilusão. Maior parte continuou ao seu ritmo, só que essa música é agora totalmente silenciada pela marcha inexorável dos monstros das bolachas.

Li ali para cima, na minha passagem em diagonal que o "Torgut gosta dos números". É verdade, mas importa sublinhar que o Torgut gosta dos números com conta peso e medida, e como mais um factor a explorar no Geocaching. E não dos números como uma obsessão e como a única coisa a explorar no Geocaching.

Queria também dizer que esses que alegadamente continuam a fazer Geocaching mas não fazem os logs online, não estão a fazer Geocaching. Simplesmente passaram a muggles informados e pronto.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor lgass » sexta dez 23, 2011 10:26

deste texto do torgut há duas questões que me surgem:

- até que ponto foi a evolução do geocaching que levou a que alguns históricos abandonassem a actividade? (só mesmo perguntando individualmente)

- será o log online mesmo aquilo que os torna geocachers?
Imagem
lgass
Large

Registado: segunda jul 05, 2010 21:00

Mensagempor ViperUnderground » sexta dez 23, 2011 10:47

Torgut Escreveu:(...) Por vezes não consigo é evitar um sorriso quando vejo que os tais "históricos" que se opuseram ferozmente às minhas críticas dos rumos das coisas, chamando-me de "Velho do Restelo", foram depois os primeiros a abandonar o barco, aborrecidos com a materialização do cenário que o tal "Velho do Restelo" tinha predito. (...)

Eu bem sabia que eras o Medina Carreira do geocaching! [:P] :mrgreen: :D

Torgut Escreveu:De resto, o título do tópico, segundo o interpetro, não é sobre os que deixaram de fazer Geocaching mas sobre aqueles que tiveram uma diminuição dos seus founds, o que aparentemente poderá ser o meu caso. Só que essa sensação é uma ilusão. Maior parte continuou ao seu ritmo, só que essa música é agora totalmente silenciada pela marcha inexorável dos monstros das bolachas.

Eu este ano tenho tido muitos altos e baixos a nível da "vontade de cachar".
Estava convencido que os meusnºs est e ano iriam ser mais baixos que em anos anterior, e para minha surpresa, neste momento, já tenho mais 76 caches que no ano anterior. Fruto de alguns powertrails. Pois em nº de dias a cachar, este ano usei menos 19 dias do que o ano anterior.
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor lynxpardinus » sexta dez 23, 2011 12:52

Torgut, queres explicar um pouco melhor essa de quem já não regista o found online já não é geocacher. A minha definição (que admito possa ser diferente da tua) é que, quem procura uma cache e regista o found no logbook físico da cache é geocacher.

Entretanto, alguém sabe de casos concretos de geocachers (ou muggles informados) que não registem os founds online? Eu sei que os Rebordão demoraram a registar alguns founds (e demoraram pode ser, neste caso, um "understatement"), mas acabaram sempre por o fazer, mas, àparte esse caso, não sei até que ponto não estaremos a falar de um mito geocachiano.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor MAntunes » sexta dez 23, 2011 13:19

Torgut Escreveu:...Por vezes não consigo é evitar um sorriso quando vejo que os tais "históricos" que se opuseram ferozmente às minhas críticas dos rumos das coisas, chamando-me de "Velho do Restelo", foram depois os primeiros a abandonar o barco, aborrecidos com a materialização do cenário que o tal "Velho do Restelo" tinha predito.

Tenho que reconhecer que tinhas razão quando, hà uns anos, apontavas a excessiva divulgação do geocaching como algo que iria conduzir a uma degradação da qualidade geral- ou pelo menos, acrescento eu, daquilo que então se considerava como qualidade do geocaching.

Contudo, isto é sempre um paus de dois bicos; uma actividade sem divulgação e expansão ou definha e cristaliza com base nos mesmos actores e métodos ou até acaba por desaparecer. Por exemplo, se não tivesse havido divulgação, terias tu tido conhecimento do Geocaching? Se não tivesse havido divulgação, se eu não tgivesse lido aquele artigo numa das últimas páginas da Semana Informática, em Abril de 2002, estaria eu aqui agora?

Por outro lado a divulgação exagerada, que combateste com toda a legitimidade, levou à massificação a que assistismos desde há vários anos e que levou a que alguns dos novos já nem se apercebam de pormenores que anteriormente eram intrínsecos à actividade do geocaching.

O problema é quanto da divulgação de uma actividade é apropriada e quanto passa a ser exagerada?

Torgut Escreveu:De resto, o título do tópico, segundo o interpetro, não é sobre os que deixaram de fazer Geocaching mas sobre aqueles que tiveram uma diminuição dos seus founds, o que aparentemente poderá ser o meu caso. Só que essa sensação é uma ilusão. Maior parte continuou ao seu ritmo, só que essa música é agora totalmente silenciada pela marcha inexorável dos monstros das bolachas.

Mais uma vez tens razão. O título fala "de geocachers mais antigos" e não "dos geocachers mais antigos". Quanto a mim, tirando este ano de 2011 que nestes dois últimos meses, tenho tido os fds todos ocupados e já "fechei a loja" em 30 de Outubro, os últimos anos até têm sido bem activos e em 2010 até exagerei um bocado. 8-)

Torgut Escreveu:Queria também dizer que esses que alegadamente continuam a fazer Geocaching mas não fazem os logs online, não estão a fazer Geocaching. Simplesmente passaram a muggles informados e pronto.

Aqui não concordo. A falta de log online não constitui, só por si, condição para uma pessoa não ser geocachcer. Se nos lembrar-mos da definião base do geocaching, e de uma frase que era muito divulgada "Location is everything", Geocacher é a pessoa que obtém a informação de uma cache (coordenadas, descrição, etc...) num dos sites de Geocaching e, recorrendo a um GPSr ou métodos que o substituam, procura uma cache escondida por outro geocacher e assina o logbook. O log online é um aditivo muito importante para a partilha publica da experiência e aventura na procura da cache e para informar o dono da cache da visita feita - informação que poderia ser obtida com uma verificação física da cache e do logbook por parte do mesmo dono da cache - utopia, na minha opinião, mas é o que está definido nos escritos da entidade que suporta a base de dados com maior divulgação no Geocaching e que, por isso, é a entidade de referência.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor Torgut » sexta dez 23, 2011 13:50

lgass Escreveu:deste texto do torgut há duas questões que me surgem:

- até que ponto foi a evolução do geocaching que levou a que alguns históricos abandonassem a actividade? (só mesmo perguntando individualmente)

- será o log online mesmo aquilo que os torna geocachers?

1) Até que ponto, significa exactamente o quê? Foram muitos, isso sei eu. Agora não me perguntes se foram 40% ou 60% dos casos. Porque não tomei nota dos que tive conhecimento e a minha memória é péssima e porque de resto ainda haverá os casos que não se manifestaram.

2) Ver mais abaixo.

lynxpardinus Escreveu:Torgut, queres explicar um pouco melhor essa de quem já não regista o found online já não é geocacher. A minha definição (que admito possa ser diferente da tua) é que, quem procura uma cache e regista o found no logbook físico da cache é geocacher.

Entretanto, alguém sabe de casos concretos de geocachers (ou muggles informados) que não registem os founds online? Eu sei que os Rebordão demoraram a registar alguns founds (e demoraram pode ser, neste caso, um "understatement"), mas acabaram sempre por o fazer, mas, àparte esse caso, não sei até que ponto não estaremos a falar de um mito geocachiano.

1) Ver mais abaixo

2) Almeidara, assim do fundo da minha péssima memória onde outros nomes foram arquivados.

MAntunes Escreveu:Tenho que reconhecer que tinhas razão quando, hà uns anos, apontavas a excessiva divulgação do geocaching como algo que iria conduzir a uma degradação da qualidade geral- ou pelo menos, acrescento eu, daquilo que então se considerava como qualidade do geocaching.

Contudo, isto é sempre um paus de dois bicos; uma actividade sem divulgação e expansão ou definha e cristaliza com base nos mesmos actores e métodos ou até acaba por desaparecer. Por exemplo, se não tivesse havido divulgação, terias tu tido conhecimento do Geocaching? Se não tivesse havido divulgação, se eu não tgivesse lido aquele artigo numa das últimas páginas da Semana Informática, em Abril de 2002, estaria eu aqui agora?

Por outro lado a divulgação exagerada, que combateste com toda a legitimidade, levou à massificação a que assistismos desde há vários anos e que levou a que alguns dos novos já nem se apercebam de pormenores que anteriormente eram intrínsecos à actividade do geocaching.

O problema é quanto da divulgação de uma actividade é apropriada e quanto passa a ser exagerada?

falta de log online não constitui, só por si, condição para uma pessoa não ser geocachcer.

1) Eu encontrei o Geocaching, não foi o Geocaching que me veio bater à porta.Gostaria que as coisas tivessem ficado limitadas a quem procurava algo assim e não o contrário. Mas não interessa. O Geocaching é hoje algo muito pior, e o mal está feito.

2) Nao me vou alongar muito na questão online quer porque não me prejudica muito quem não o faz, quer porque não é importante de todo. Por outras palavras: tou-me a borrifar. Mas quando nos perguntam o que é isto do Geocaching, é verdade ou não que incluimos algo como "(...) e depois chegas a casa e escreves também no website."? E iria jurar que no video explicativo que existe no geocaching.com sobre O que é que é Geocaching, essa parte não foi esquecida. Isto são coisas mais ou menos objectivas. Depois, no campo subjectivo, quem usufrui do jogo sem participar não merece o meu respeito. Os logs online são importantes para o owner aquilitar do estado da cache e da opinião geral das pessoas; são importantes para fornecer elementos a quem vai procurar a seguir, quanto mais não seja, de novo, qual o estado da cache; muitas vezes são importantes para dar informação que o owner não deu, nomeadamente coordenadas mais apuradas. E, já agora, porque diabo é que a assinatura no papel é sacrosacramental e online não? Alguém explica? E não comecem por dizer que é para legitimar a visita, porque isso nem é verdade (qq um pode escrever o nome de outrém) nem é parte da filosofia do Geocaching tal como assumida pela GS (se quiserem fazer batota é um problema só vosso).
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor jasafara » sexta dez 23, 2011 15:31

Torgut Escreveu:
lynxpardinus Escreveu:...

...
2) Almeidara, assim do fundo da minha péssima memória onde outros nomes foram arquivados.

O Almeidara deixou de fazer logs? Não é nenhum campeão de fouds, mas ainda tem mais de 150 este ano, o último dos quais recente...

O clcortez é que me referiu que por vezes não regista online, mas mesmo assim ainda tem alguns founds em 2011...
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Mensagempor Torgut » sexta dez 23, 2011 15:56

Então são dois na mesma condição.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor lgass » sexta dez 23, 2011 16:43

lynxpardinus Escreveu:Eu sei que os Rebordão demoraram a registar alguns founds (e demoraram pode ser, neste caso, um "understatement"), mas acabaram sempre por o fazer, mas, àparte esse caso, não sei até que ponto não estaremos a falar de um mito geocachiano.

Se não estou em erro o clcortez disse fazê-lo... e já vi meia dúzia de logs no logbook duma cache minha que nunca apareceram online...
Imagem
lgass
Large

Registado: segunda jul 05, 2010 21:00

Anterior

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes