• Anúncios

Geocacher da década

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Geocacher da década

Mensagempor lynxpardinus » terça dez 27, 2011 09:07

Foi mau. Foi feio. As pessoas envolvidas reconheceram que erraram. É uma boa história para aprender, para não se voltar a repetir algo do género. Mas é passado.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor MAntunes » terça dez 27, 2011 09:43

Muito obrigado ao jasafara pelo manifesto "do MAntunes pelo próprio" mas só queria sublinhar que não tive qualquer iniciativa para a efectivação do mesmo e que dele apenas tive conhecimento, por PM, esta madrugada.

Como respondi ao jasafara, não valorizo iniciativas que destaquem o individuo mas, acrescento agora, a sua obra e no caso do Geocaching, as caches.

Pela minha parte sinto-me honrado que alguém tenha sugerido o meu nome para os nomeados mas peço a essas pessoas que não me levem a mal por não me sentir especialmente entusiasmado com tal votação, que prefiro ignorar.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor jasafara » quarta dez 28, 2011 00:13

MAntunes Escreveu:Muito obrigado ao jasafara pelo manifesto "do MAntunes pelo próprio" mas só queria sublinhar que não tive qualquer iniciativa para a efectivação do mesmo e que dele apenas tive conhecimento, por PM, esta madrugada.

Como respondi ao jasafara, não valorizo iniciativas que destaquem o individuo mas, acrescento agora, a sua obra e no caso do Geocaching, as caches.

Pela minha parte sinto-me honrado que alguém tenha sugerido o meu nome para os nomeados mas peço a essas pessoas que não me levem a mal por não me sentir especialmente entusiasmado com tal votação, que prefiro ignorar.

Caro MAntunes

Com certeza que todos que te apreciam (e podes querer que não são apenas os membros mais activos do geocaching@pt) não precisariam do teu esclarecimento, para terem a certeza que tu nunca poderias ter tido nenhuma iniciativa na efectivação da minha "manobra publicitária". Espero que concordes que tudo o que estava no artigo eram palavras e fotos tuas e que realmente seria impossível fazer um manifesto mais genuíno do que aquele!

Depois disto, vamos ao cerne da questão. Em primeiro lugar tens como é óbvio todo o direito de não concordares com iniciativas deste género.
Mas como sabes és uma personalidade (no mundo do geocaching) e quando se é uma personalidade perde-se um pouco o direito de reserva...
Assim como um candidato a Nobel não intervêm na sua nomeação, ou um realizador de cinema não impede a sua nomeação para os Óscares, acho complicado um Geocacher de referência e/ou histórico o fazer. Pode é depois se for o vencedor fazer um voto de protesto e não aceitar o prémio...
Mas isto obviamente em tese. No caso presente desta nomeação/votação o SUp3rFM pediu para sair da lista dos nomeados e o geopt respeitou a sua decisão.

Mas prefiro ir por outro caminho. Primeiro, por minha sugestão numa primeira fase vão ser indicados os dez mais votados e só uns meses depois se saberá que foi efectivamente o vencedor. Isso divide pelo menos durante o tempo a atenção por dez geocachers que com certeza serão referências de um geocaching de qualidade, que muitos como tu, acham que se perdeu à muito. Não achas importante que seja dada visibilidade a geocachers como tu e outros que sempre primaram pela qualidade, pela ética e por um geocaching saudável?
Dizes que és contra iniciativas que destaquem o indivíduo. Não achas que é importante teres referências, alguém que admires, alguém que sirva de exemplo em qualquer área de actividade? No teu tempo, eram meia dúzia, conheciam-se todos. Iniciativas destas não fariam sentido. Mas agora fazem. Não é fechando-te no teu círculo de amigos e admiradores de há muito tempo que podes influenciar o geocaching de quem começou à pouco tempo. Podes dizer que não quer influenciar. Não acredito. Uma pessoa que todos estes anos teve a postura que tivestes de certeza não é "egoísta" para não querer ser uma referência para muitos para apenas o quer ser para alguns.

Espero sinceramente que venhas a reconsiderar a tua posição, porque acho que tens uma probabilidade de 99,99% de seres finalista e razoavelmente grande de ganhares :)

PS. O clcortez é do teu tempo. A postura dele foi diferente e a meu ver mais correcta. Fez um grande manifesto e acha que o vencedor devias ser tu.
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Mensagempor jasafara » quarta dez 28, 2011 00:35

Caros rifkind e rifkinda, tinha curiosidade de saber o que pensam da iniciativa "Geocacher da década" e do facto de estarem nomeados?
jasafara
Extra Large

Mensagempor MAntunes » quarta dez 28, 2011 10:14

Manifesto contra o MAntunes, pelo próprio.

jasafara Escreveu:Espero sinceramente que venhas a reconsiderar a tua posição...

Como disse, prefiro ignorar tal votação.

jasafara Escreveu:PS. O clcortez é do teu tempo. A postura dele foi diferente e a meu ver mais correcta. Fez um grande manifesto e acha que o vencedor devias ser tu.

Esse sim, é uma pessoa pura, verdadeiro amigo, que sabe perdoar (ao contrário de mim) e se às vezes parece afastar-se do geocaching é porque sabe colocar um hobby no seu verdadeiro lugar; dando prioridade à vida profissional e familiar.

Mas tudo o que faz, faz bem. Enquanto que eu não hesito em arquivar uma cache minha se não gosto da maneira como ela é tratada (*), ele, o Cláudio, preocupa-se em que as caches antigas prevaleçam para servirem de exemplo, e melhor disponibilizarem o seu histórico, às novas gerações (e posso adiantar que se não arquivo a "Furna que Sopra" será graças ao Cláudio que já tentou demover-me disso - ainda estou a ponderar).

Por tudo isto, continuo a pretender ignorar tal votação. Se acham que faz sentido destacar a pessoa em vez, ou em complemento, da sua obra, então, mesmo não sabendo quais foram os critérios para incluir ou excluir um geocacher nessa votação, se um deles é a faceta humana, então o Cláudio é muito mais merecedor de destaque do que eu porque, como disse, ele além dos conhecimentos técnicos, experiência, entusiasmo e capacidade de dádiva, o Cláudio é uma pessoa pura e sem maldade. Eu... eu tenho muitos defeitos e o maior de todos é o de não saber perdoar.

(*)
"Amália", "Memories of Stone and Water", "Assalto à Adega Portelada", "Convento de Cristo", "O Aqueducto", etc...
Perdi a paciência pela falta de respeito que alguns visitantes têm pelas caches, não as deixando como estavam ou onde estavam, nem respeitando o método de as procurar, indo directamente ao ponto final para somar mais um 'found'. Por isso, eu em vez de continuar a lutar por as manter, arquivei-as e outras duas estão na calha, embora o Cláudio já tenha tentado convencer-me a não arquivar uma delas - da outra ele não sabia.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Mensagempor jasafara » quarta dez 28, 2011 15:47

Obrigado pela resposta. Tem apesar de tudo aspectos muitos positivos.
Não conhecia essa tua faceta "vingativa" mas ninguém é perfeito. Nem Homens nem Deuses.
Talvez a votação evolua para um reconhecimento colectivo. Poderá ser um formato que te poderá fazer repensar...veremos...
Foi um prazer conseguir-te arrancar estes posts...
jasafara

PS. Será que não tenho a mesma sorte com os rifkindsss :-(
jasafara
Extra Large

Mensagempor rifkinda » quarta dez 28, 2011 16:03

Como já mencionei noutro post meu, nós acabámos de voltar de férias e estamos a tentar pôr os assuntos em dia, o que demora sempre algum tempo, depois de uns dias ausentes e com pouco acesso à net.
Como sabes, os rifkindsss são um casal e para teres uma resposta comum de ambos, vais ter de esperar que estejamos juntos, com tempo para escrever a dita resposta.
E como estamos de volta ao trabalho... não passamos propriamente o dia inteiro juntos...

Rifkinda
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor jasafara » quarta dez 28, 2011 16:43

rifkinda Escreveu:Como já mencionei noutro post meu, nós acabámos de voltar de férias e estamos a tentar pôr os assuntos em dia, o que demora sempre algum tempo, depois de uns dias ausentes e com pouco acesso à net.
Como sabes, os rifkindsss são um casal e para teres uma resposta comum de ambos, vais ter de esperar que estejamos juntos, com tempo para escrever a dita resposta.
E como estamos de volta ao trabalho... não passamos propriamente o dia inteiro juntos...

Rifkinda

Só o saber que vou ter uma resposta vossa é motivo de satisfação :-)
Mas já agora mais uma pergunta. Além do MAntunes ;)) quem mais seriam os vossos geocachers de referência (independentemente de votações e em todas as dimensões que podem ser consideradas) que não tenham deixado a actividade antes de 2008?
jasafara
Extra Large

Mensagempor MAntunes » quarta dez 28, 2011 16:47

jasafara Escreveu:Não conhecia essa tua faceta "vingativa"...

Eu chamar-lhe-ia... ter memória.

Mas, sim, admito que quem costume dar a outra face me possa atirar a primeira pedra.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Mensagempor jasafara » sexta dez 30, 2011 12:28

jasafara Escreveu:
rifkinda Escreveu:Como já mencionei noutro post meu, nós acabámos de voltar de férias e estamos a tentar pôr os assuntos em dia, o que demora sempre algum tempo, depois de uns dias ausentes e com pouco acesso à net.

Rifkinda

Só o saber que vou ter uma resposta vossa é motivo de satisfação :-)
Mas já agora mais uma pergunta. Além do MAntunes ;)) quem mais seriam os vossos geocachers de referência (independentemente de votações e em todas as dimensões que podem ser consideradas) que não tenham deixado a actividade antes de 2008?

Vá lá só umas linhazinhas para um CV oficial. Senão ficam com este 'oficioso' do clcortez, muito simpático mas que não é a mesma coisa...

O Nuno Rifkind é, acima de tudo, uma excelente pessoa. Tenho pena, muita pena, que as divergência que foram por aí acontecendo resultassem no seu afastamento de algumas acções muito importantes que vinha desenvolvendo, como no caso da Geochurrascada. Foi dos primeiros a disponibilizar à comunidade os seus conhecimentos informáticos para criar stats, entre outras ferramentas que ajudaram os geocachers nas suas caçadas. Ainda sou do tempo de usar no meu PDA uma ferramenta que corria para sacar as actualizações das páginas das caches e dos logs e depois de aquilo tudo carregadinho no PDA iamos para o terreno...isto funcionou bem até aver cerca de 500 caches no país...a partir daí começou a ficar pesado.
Continua a ser um dinamizador do meetup de Lisboa. E continua ali no Geocaching@PT a ser uma peça fundamental. Diria mais, para mim é o "pai" das Stats portuguesas, sem tirar o mérito ao MAntunes, 2 Cotas, entre outros.
Destaco ainda a série de caches Era Uma Vez...que ele criou.
Atenção, a Rita, esposa do Nuno é a outra metade dos Rifkindsss e tem também o seu mérito, foi uma dinamizadora de inúmeros acontecimentos ao longo destes anos.
jasafara
Extra Large

Mensagempor clcortez » sexta dez 30, 2011 23:00

MAntunes Escreveu:(*)
"Amália", "Memories of Stone and Water", "Assalto à Adega Portelada", "Convento de Cristo", "O Aqueducto", etc...
Perdi a paciência pela falta de respeito que alguns visitantes têm pelas caches, não as deixando como estavam ou onde estavam, nem respeitando o método de as procurar, indo directamente ao ponto final para somar mais um 'found'. Por isso, eu em vez de continuar a lutar por as manter, arquivei-as e outras duas estão na calha, embora o Cláudio já tenha tentado convencer-me a não arquivar uma delas - da outra ele não sabia.

Mas...mas...mas há mais?!? :cry:
Quem é a "outra"?!? [:(!]
clcortez
Extra Large

Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Mensagempor MAntunes » sexta dez 30, 2011 23:12

Nem de propósito!
Já era. Acabei de a reactivar. Deixou de estar em 'perigo' graças à acção dos Global Trekkers que a procuraram com paciência e a colocaram no local correcto. :clap:
Eu estava para ir lá em Janeiro ou Fevereiro e provavelmente ia desistir dela porque já não é a primeira vez que esta cache "sai do local" e depois aparecem logs de pessoal a reclamar comigo por isso.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Mensagempor clcortez » sábado dez 31, 2011 00:00

Muito bem.
Fico contente pois já fiz essa cache e sei que merecia existir. Aliás, como todas as outras. :wink:
E ainda me está uma atravessada que ainda à semanas me esteve a fazer cócegas, de tão perto que estive dela: Vale das Buracas. Ao fim de tantos anos ainda não a fiz.
Um bom objectivo para 2012!
clcortez
Extra Large

Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Mensagempor rifkind » quarta jan 04, 2012 10:49

jasafara Escreveu:Só o saber que vou ter uma resposta vossa é motivo de satisfação

Desculpa a demora na resposta. O tempo não abunda e assuntos para tratar, não faltam.

Provavelmente a resposta vai desapontar-te, mas é mesmo assim.

Não temos acompanhado esta eleição e depois de pensar um bocado no assunto, continuamos a não ver razão que desperte o nosso interesse.
Mas, o que interessa a cada um, é da sua conta e no Geocaching a diversidade de oportunidades e interesses faz parte dos genes. Costuma-se dizer que é por isso que o mundo não se vira. :wink:

jasafara Escreveu:Vá lá só umas linhazinhas para um CV oficial.

LOL! Não, não temos CV de geocacher, oficial ou oficioso... :)

Rifkindsss
Nuno & Rita
rifkind
Site Admin

Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Mensagempor jasafara » quarta jan 04, 2012 11:20

É! Fiquei um pouco desapontado :-( Quando um geocacher de referência não nos dá cavaco é mesmo para ficar...

Estou a brincar :D Já vi que se calhar vão ficar mesmo umas cadeiras vazias ;))
Mas se for o caso alguém se há-de encarregar de fazer o panegírico.

No vosso caso temos sempre o CV 'oficioso' do clcortez.

O Nuno Rifkind é, acima de tudo, uma excelente pessoa. Tenho pena, muita pena, que as divergência que foram por aí acontecendo resultassem no seu afastamento de algumas acções muito importantes que vinha desenvolvendo, como no caso da Geochurrascada. Foi dos primeiros a disponibilizar à comunidade os seus conhecimentos informáticos para criar stats, entre outras ferramentas que ajudaram os geocachers nas suas caçadas. Ainda sou do tempo de usar no meu PDA uma ferramenta que corria para sacar as actualizações das páginas das caches e dos logs e depois de aquilo tudo carregadinho no PDA iamos para o terreno...isto funcionou bem até aver cerca de 500 caches no país...a partir daí começou a ficar pesado.
Continua a ser um dinamizador do meetup de Lisboa. E continua ali no Geocaching@PT a ser uma peça fundamental. Diria mais, para mim é o "pai" das Stats portuguesas, sem tirar o mérito ao MAntunes, 2 Cotas, entre outros.
Destaco ainda a série de caches Era Uma Vez...que ele criou.
Atenção, a Rita, esposa do Nuno é a outra metade dos Rifkindsss e tem também o seu mérito, foi uma dinamizadora de inúmeros acontecimentos ao longo destes anos.

Como ele diz, também eu tenho pena (para ter muita pena tinha de vos conhecer o que ainda não se proporcionou), mas respeito a vossa posição.

De qualquer forma obrigado por terem respondido.
Abraço
jasafara
Extra Large

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes