• Anúncios

Apagar logs em línguas incompreensíveis

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Apagar logs em línguas incompreensíveis

Mensagempor lgass » terça set 13, 2011 10:43

a questão é que a defesa da língua e do direito de falar a nossa língua é um tema bem actual.

veja-se o exemplo das cerimónias recentes da fifa/uefa em que os jogadores/treinadores insistem em falar a sua língua materna.

sinceramente faz-me muita confusão ir a espanha e eles não aceitarem que fale em português ou inglês.

ir a frança e acontecer o mesmo. ir à suiça e estar a ser mal atendido por estar a falar inglês e a postura mudar por começar a falar alemão!

cansa-me ter que ir aos países dos outros e adaptar-me e depois no meu ter que me adaptar na mesma!
Imagem
lgass
Large

Registado: segunda jul 05, 2010 21:00

Mensagempor MAntunes » terça set 13, 2011 13:27

É um tema actual mas, desculpa-me, não é o tema deste tópico.

Como outros disseram, também penso que o caminho não é fazer aos outros o que não gostamos que nos façam a nós.

Penso que o assunto é, como dito nos argumentos do Torgut, a diferença de tratamento dado a um geocacher que regista um log num linguagem não entendível pelo owner e que, instado a fornecer uma versão em inglês, não respondeu até que teve o log apagado e depois ainda foi protegido pela GS.

Como dito, a GS obriga os owners a;

"2. Geocache Maintenance
1.Owner is responsible for geocache page upkeep. As the owner of your geocache listing, your responsibility includes quality control of all posts to the cache page. Delete any logs that appear to be bogus, counterfeit, off-topic or otherwise inappropriate.
"

in http://support.groundspeak.com/index.ph ... 307#submit

Mas, para analisarmos um log e procedermos desta maneira, temos que o perceber e, penso eu, todos sabemos que um tradutor automático não é fiável.
Assim, apenas as palavras directamente vindas do geocacher que fez o log, com a sua capacidade de se exprimir melhor ou pior, mas dele, são matéria prima verdadeiramente passível de análise, por parte do owner da cache logada, à luz ao ponto 2.1. Um log traduzido por um tradutor automático pode apresentar termos facilmente considerados por mim como " be bogus, counterfeit, off-topic or otherwise inappropriate." e eu, como owner, ser levado a apagar o log, porque o posso fazer - estou claramente mandatado para tal na parte inicial da mesma frase "Delete any logs that appear to be bogus, counterfeit, off-topic or otherwise inappropriate." - mas depois vem o geocacher que logou o find e argumenta que o que eu li na tradução automática não é o que ele escreveu!

Este, meus caros, é o tema.

Mas, também tal como eu disse há cerca de um mês, aqui podemos tratar de emitir opinião e divagar, mas não é aqui que se resolvem estes assuntos. É directamente contactando a GroundSpeak ou fazendo uma sugestão na ferramenta de Feedback - que tem funcionado bastante bem, e afirmo aceitando perfeitamente que nem todos os meus votos nesse sistema estiveram do lado ganhador.

Assim penso que a atitude correcta seria, não retaliar na mesma moeda e iniscriminadamente, mas sim fazer uma sugestão no Feeback para ser avaliada e votada pela comunidade, não apenas portuguesa mas global. A sugestão será no sentido de os logs serem feitos numa das linguas em que a página a cache está escrita ou feito em inglês - a língua em que os sites da GroundSpeak estão disponíveis para registo das geocaches.

Que acham? Eu posso escrever o texto e argumentação iniciais e depois afinava-se aqui para sair uma versão o mais consensual possível.
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor lynxpardinus » terça set 13, 2011 13:46

Queres avançar com isso? Eu votava...
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor alieri » terça set 13, 2011 13:55

eu também.
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor SandroD » terça set 13, 2011 14:05

100% de acordo. Logs só na lingua do pais onde a cache se encontra ou em inglês.
Imagem
"Muito do que lhe foi ensinado já foi, um dia, a visão radical de indivíduos que tiveram a coragem de acreditar que o que sua mente e coração diziam era verdadeiro, ao invés de aceitar as crenças comuns de sua época "
SandroD
Small

Registado: quarta dez 15, 2010 22:49

Mensagempor allien » terça set 13, 2011 14:53

Completamente de acordo. Também votaria a favor.
allien
Large

Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Mensagempor lgass » terça set 13, 2011 15:14

não é tão dramático como eu gostaria mas pode ser :p
Imagem
lgass
Large

Mensagempor Mentesimples » terça set 13, 2011 18:14

Mais um voto a favor da minha parte ;)
Imagem
Mentesimples
Micro

Registado: terça ago 16, 2011 20:59

Mensagempor Pcalisto » terça set 13, 2011 19:09

E mais um voto meu.
Imagem
Pcalisto
Small

Registado: segunda mai 30, 2011 11:06

Mensagempor lgass » terça set 13, 2011 21:22

vocês e as vossas manias pacifistas pah!

agora um pouco mais a sério, neste caso acredito que o torgut tem razão... nunca fiz nenhuma cache dele e julgo nunca o ter encontrado pessoalmente mas parece-me que o deviamos demover de arquivar as caches...

alguém que conheça o jovem que ajude :p
Imagem
lgass
Large

Mensagempor Silvana » quarta set 14, 2011 09:26

Já conclui há muito que as guidelines da GS são apenas orientativas para a mesma, e como tal, susceptíveis de adaptação interpretativa consoante o interesse desta empresa.

A mim, não me causa qualquer problema que loguem em "brasileiro", francês, japonês ou what else.... Desde que eu possa chegar ao google e traduzir. Já o mesmo não diria se fosse em aramaico ou copta. :wink:
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Silvana
Large

Registado: segunda set 11, 2006 11:47

Mensagempor lgass » quarta set 14, 2011 14:56

quando fizer uma cache da silvana logo em Esperanto :p

nesta ideia, não seria também interessante organizar as listings para terem inglês? ou duas línguas?

isto porque fui pa it'alia e numa cache a hint tava em italiano e nao ajudou nada :p
Imagem
lgass
Large

Mensagempor SandroD » quarta set 14, 2011 15:34

lgass Escreveu:isto porque fui pa it'alia e numa cache a hint tava em italiano e nao ajudou nada :p

Isso é um mal comum muito praticado em Portugal. Muitas das listings estão apenas em português deixando um pouco à margem os turistas que tanto gastam em Portugal, e bem gasto claro :D Mas tambem estive na Eslovenia e as listings em esloveno não são de todo engraçadas. Mas pronto, como bom português que sou, tive que eu me preocupar em traduzir e adaptar me :) acto muito utilizado no dia à dia de um Algarvio. Mas vou finalizar que penso que estou a ir para o off-topic
Imagem
"Muito do que lhe foi ensinado já foi, um dia, a visão radical de indivíduos que tiveram a coragem de acreditar que o que sua mente e coração diziam era verdadeiro, ao invés de aceitar as crenças comuns de sua época "
SandroD
Small

Registado: quarta dez 15, 2010 22:49

Mensagempor MAntunes » quinta set 15, 2011 07:58

Hoje, antes do fim da noite, devo conseguir colocar aqui o texto a submeter a votação no Feedback, para opinarem e contribuirem se desejarem.
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor Torgut » quinta set 15, 2011 08:35

Bah... que perda de tempo e de energia. Uns 80% dos membros votante são English native speakers, vivem nos seus mundos "linguisticamente puros" e estão-se completamente a borrifar para esta questão que não lhes diz respeito. Depois, dizer que o sistema de Feedback funciona bem é em si falacioso. Funciona bem quando e se:

1) A votação for devastadora, o que historicamente só sucedeu uma ou outra vez, como a recusa do contador conjunto com as Challenge.

ou...

2) Não se oponha aos principios da GS, ou seja, for uma questão puramente técnica.

Ora no caso que estamos a falar, nem 1 nem 2. Logo, zero interesse em apresentar no Feedback.

A única solução para o problema é utópica. Era toda a gente arquivar as suas caches. Como aliás aconselha o revisor nacional mais veterano com frequência, quando alguém se insurge contra as políticas da GS. Basicamente é "não gostas põe-te na alheta". Só que como isso nunca vai suceder, é caso para se dizer que o problema não tem solução.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes