• Anúncios

Sensibilização para um bom velho costume caido em desuso

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Sensibilização para um bom velho costume caido em desuso

Mensagempor Luxor » sexta Oct 29, 2010 12:29

Por norma, coloco sempre coordenadas quando o erro é superior (ou na ordem) dos 20 metros. Se é entre qualquer coisa como 10 a 20 metros, refiro que as coordenadas davam ao lado. Se é inferior, considero que as coordenadas estão certinhas.

No entanto, a experiência que tenho em várias coordenadas que "rectifiquei" (com duas honradas excepções), é que se marimbam apara elas, owner ou o geocacher que vem a seguir. Certa vez, depois de muitos queixumes de outras geocachers (entre founds e DNFs), lá fui à procura da caixinha e lá consegui fazer o found. Publiquei as coordenadas que me deram, apenas para o owner uns logs mais à frente pedir "coordenadas certas" a outro geocacher (amigo).

Posto isto, coloco as coordenadas no texto, mas percebo que muitos não o queiram fazer pois dá trabalho e ninguém liga.
Luxor
Regular

Registado: quinta set 06, 2007 10:33

Mensagempor ppereira » sexta Oct 29, 2010 14:21

Eu sou daqueles que não digo nada :oops: , não por mal, mas por partir do principio que o erro seja meu.
Depois olho para os logs e penso:
- Bolas sou o 30º gajo a vir cá e só a mim é que me deu as coordenadas erradas?
A conclusão deste pensamento é que o erro ou é meu, ou do meu GPS, e muito sinceramente não me preocupo.

Depois deste tópico estou sensibilizado e se achar que quase de certeza as coordenadas estão erradas passarei a dizer alguma coisa, mais que não seja por email directamente ao owner
Imagem
"Não herdámos o planeta dos nossos antepassados, pedimo-lo emprestado aos nossos filhos"

Não sei quem escreveu, ou quem disse, vi no ZOOMARINE
ppereira
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Torgut » terça nov 02, 2010 22:49

Esta (GC2E489) vem mesmo a propósito... estava eu a ver a cache no Google Earth quando, surpresa das surpresas, o container parece estar DENTRO de um contentor a sério, de uma estação de tratamento de águas residuais. Maravilha. Agora, lá está... um diz que a cache está 27 metros desviada... outros dizem que está muito desviada... porra mas custa mesmo dizer onde caraças está a cache, já que é assim? Felizmente, logo nos primeiros logs, uma alma iluminada fornece as coordenadas exactas. E sim, é de utilidade. Se não fosse esse log e eu nem iria procurar esta cache.

Também achei "piada" nesta cache as invasões de dia 9 e 10 de Outubro. Duas "manadas", uma de 34 e a outra de 50 pessoas. Como é que alguém consegue ter a cara de pau de dizer que encontrou uma cache no meio desta multidão, ou, já agora, que apreciou um passeio, a natureza, a paisagem......... esta vertente pseudo-social do Geocaching é algo mesmo muito estranho para mim.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor Sagitario » quarta nov 03, 2010 00:28

Bem, eu sou daqueles que tb não digo nada, já que "junto" o erro do gps que colocou mais o erro do meu e costuma dar um found para a Graça :oops:
Mas por norma, quando chego a 5/6 metros do provável ponto zero deixo de lado a maquina e passo a procurar nos sítios óbvios.
E mesmo que a cache esteja para lá dos 10m não me preocupo, agora se está muito para lá... bem, alguma coisa está mal, mas mesmo assim não acho preocupante, já que como acima o ppereira diz, eu posso estar mal.
Outra coisa que pesa nesta minha/nossa forma de cachar são os números, não tendo nada contra quem corre a traz de mais um numero, eu/nós temos sempre tempo, logo demoramos o que for necessário para encontrar a dita, afinal ela não foge... [:D]
As cachadas em grupo costumam funcionar segundo a "norma MAntunes", cada um do grupo procura e quando encontra vaza dali e quando já está a descansar e a ver os outros de rabo no ar diz que já encontrou, assim toda a gente encontra, desfruta e lá está, pratica um bom geocaching... penso eu. [^]
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Torgut » quarta nov 03, 2010 08:11

Sagitario Escreveu:Bem, eu sou daqueles que tb não digo nada, já que "junto" o erro do gps que colocou mais o erro do meu e costuma dar um found para a Graça

Foi deixado bem claro que estamos a falar de caches evidentemente com problemas, com desvio considerável múltiplas vezes referido e não de situações de chegar lá "ah e tal, que giro a mim o ponto zero dá-me aqui e na página diz que é ali ao lado 4 metros" e bota de colocar novas coordenadas. Ok? Portanto a questão da adição de erros razoáveis casualmente surgidos não se coloca. Não, não há margem para "nós é que estamos mal" nas situações de que se fala. Ou uma cache estar dentro de uma pia de trampa do tamanho de uma casa, a 30 metros para lá da vedação deixa margens para "nós é que podemos estar mal"?

A teoria do desvio adicionado também não é uma verdade absoluta. E as caches em que um gajo vai a ler os logs e dizem quase todos "coordenadas muito precisas". E depois chegamos lá e... olha... o meu GPS dez mesmo zero metros e está aqui a cache, que giro. Coincidência? O desvio acumulado de owner e achador já não existe porquê? Claro que isto só é possível em zonas de boa recepção, mas é possível. E é preciso não esquecer.

Ou seja, Sagitário, se leres para trás o que foi escrito e especificado sobre esta questão do tópico, a explicação que deste, o teu comentário aos motivos de não colocares coordenadas actualizadas quando uma cache está um porradão de metros desviada, nem são muito válidos, pois não? Referes-te a caches dentro de normalidade, e nesse contexto tudo o que dizes está muito bem. Mas desde o início do tópico eu abordo o problema das caches com coordenadas aberrantes, e ai as tuas razões nem por isso se aplicam.

Sagitario Escreveu:As cachadas em grupo costumam funcionar segundo a "norma MAntunes", cada um do grupo procura e quando encontra vaza dali e quando já está a descansar e a ver os outros de rabo no ar diz que já encontrou, assim toda a gente encontra, desfruta e lá está, pratica um bom geocaching... penso eu. [^]

A norma MAntunes é muito razoável. A sério, sem ironia. Será então que estas 50 alminhas fizeram um power trail segundo a norma MAntunes, demorando portanto, sei lá... 3 minututos a cada um, sendo super-optimista, portanto, três horas e tal por cache? Nah... nã me parece.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Anterior

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes