Quanto ao pathtag-prémio, a minha ideia era de facto fazer algo que só pudesse ir parar às mãos de alguém de uma única maneira: vencendo um concurso

É isso que faz o prémio ser especial e ter valor!
Quanto à acumulação de prémios (tags) por sucessivas fotos vencedoras -- será mesmo assim. Mérito é mérito! Os atletas que ganham muitas medalhas porque são os melhores, têm todo o mérito nisso. É verdade que um atleta repetidamente medalhado não se desfaz das medalhas, ao passo que se alguém ficar com mais do que um pathtag poderá não se importar de oferecer os repetidos, o que iria desvirtuar a ideia. Só vejo uma solução nesse caso, que seria algum tipo de personalização...
A ideia era ter apenas um único tag (já vai custar o suficiente!). Eventualmente, a haver um segundo tag, eu diria que poderia ser um para premiar aqueles valentes participantes que conseguissem ganhar umas 5 vezes (era uma cenoura ainda maior, mas ainda mais lá ao fundo

)
Quanto à dificuldade/complexidade/confusão do processo de submissão, penso que a ideia seria tentar simplificar (essa das regras for dummies é boa! É uma questão de limpar o acessório e escrever o fundamental em dois ou três passos).
Já agora, quanto a regras de participação, acho que uma regra basilar que tem de se manter é a de que as fotos têm de estar em logs de um determinado mês, têm de ser minimamente adequadas ao tema (quando isso se aplicar) e serem politicamente correctas. Outro aspecto fundamental é a marcação das fotos. Pela experiência que tenho, essa marcação tem sido importante para perceber quais as fotos efectivamente a concurso. E é preciso que a malta dê alguma indicação de onde estão essas fotos (no mínimo, meter o código da cache). Penso que isto é o básico e não vejo como fugir a estes requisitos. De resto, outras instruções podem desaparecer ou ser muito simplificadas, para tornar as coisas com aspecto mais leve.
Quanto aos temas, não tenho nenhuma opinião forte. Já há várias sugestões, apontando para temas mais "técnicos". Pode ser interessante. Pode fazer-se uma lista e depois ir correndo a mesma. Se calhar podem entrar temas como "contrastes", "texturas", "profundidade de campo", "efeitos especiais", etc. Claro que algumas destas limitam os possíveis participantes, e mais ainda se as fotos tiverem de estar em logs. Mas concordo com o Mantunes que não se deve retirar a obrigatoriedade das fotos estarem em logs... E continuaria a existir o concurso geral, para qualquer um.
Bom, isto já vai longo e depois ninguém lê.
Obrigado pelas vossas sugestões, e continuem com mais

Antonio