• Anúncios

Competição GeoFotográfica

Moderador: Moderadores

Re: Competição GeoFotográfica

Mensagempor acasim » sexta Oct 22, 2010 14:11

Muito oportuno o post do Lynx! Fico satisfeito pelo facto de alguém que não eu ter tido a iniciativa de tocar neste assunto, comentando algo que julgo ser sentido por todos os que espreitam regularmente para os concursos: uma visível redução do número de participantes.

Também eu não tenho participado, muito por falta de fotografias (não tenho tirado, e quando tiro não as coloco nos logs). E assim como eu, o Kinder e o MAntunes, calculo que existirão mais casos semelhantes.

Como actual responsável pelos concursos (ou seja, responsável por abrir os tópicos segundo a rotina), acho que precisamos de algo que volte a motivar as pessoas a querer participar, ou seja, a tirarem fotos a pensar nos concursos, a colocá-las nos logs, e a meterem o link para participar no concurso.

Penso que se pode aproveitar esta oportunidade para ouvir sugestões, ideias, discutir e depois aplicar. Já aqui estão um par delas. Certamente que não se poderão aplicar todas, mas quantas mais ideias forem dadas, mais hipóteses temos de revitalizar os concursos :-)

Abraços e força nas sugestões! :-)
Imagem Imagem
acasim
Moderador

Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Mensagempor ViperUnderground » sexta Oct 22, 2010 15:25

Que tal enviarem uma carta registada, com aviso de recepção para o pessoal votar?? lol :D
Estou a brincar. É que há bastantes meses que não participo, porque quando me lembro, já é tarde! :-D
Algumas sugestões que deixo era o de criar mais "tipos" de concurso!
Por exemplo, uma votação dedicada apenas a:
- fotos macro;
- fotos "nuas e cruas", sem tratamentos, etc, etc. (aqui esta questão até é polémica, visto que uma foto vinda de uma máquina digital já está "tratada" à nascença. :-D )
- fotos montagem, tratadas, etc.
Ou seja, criar uma serie de "temas fixos" !

Confesso que me desinteressei um pouco por este geoconcurso devido a um facto que há uns tempos era muito recorrente: Existiu uma altura em que parecia que bastava ter uma foto macro para "ganhar" o concurso! Não estou o dizer que o era. Na altura, acho que opinei alguma coisa do género, e a melhor foto dessa vez (para mim) era sem dúvida uma macro! :D (se não falha a memória era aquela da florzinha amarela com o bicho em cima :D)

Com isto.. ver se não me esqueço para o mês que vem de participar. :D
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor lynxpardinus » sexta Oct 22, 2010 18:22

Ou seja, uma sugestão seria manter o tema geral, para o concurso mensal. E, depois, ter temas técnicos - do género macros, montagens, velocidades, profundidades de campo. É isso? É que temo que fique uma coisa mesmo muito restrita (e tínhamos que obrigar o Pedro Pinheiro e o MCA a participar...).
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor ajsa » sexta Oct 22, 2010 19:22

Eu confesso que a minha ausência se tenha devido a uma época que desmotivei imenso com o geocaching.
Após a desmotivação veio a cura e com ela o atraso na realização dos logs e publicação das fotos (por falar nisso ainda tenho de escrever dois logs do principio de Setembro).

Bom, dou uma sugestão de motivação (no final podem-me bater à vontade)

Os geocachers são pessoas e agem como tal. Normalmente as pessoas fazem qualquer coisa com o intuito de receber algo em troca (dá-se um chouriço para receber um porco).
Penso que implementando um prémio físico a coisa era capaz de animar.

Ok, ok, já sei que o fórum não tem nem poderá ter recursos para tal prémio e é aqui que entram os concorrentes.

O concorrente vencedor ganhará um prémio pela sua vitória, por ex uma GC ou um TB ou qualquer outro objecto relacionado com o geocaching (ou com o tema a concurso, sendo viável)
No concurso seguinte, cabe ao concorrente que venceu o concurso anterior (e que já recebeu um prémio) anunciar qual o prémio para esse mês.

Basicamente, ficará a cargo do vencedor, os custos do prémio e portes para entrega do prémio ao concurso seguinte (ganha um, entrega outro) :)

Venha agora a porrada.

Ah, já me esquecia, se quiserem implementar esta ideia, eu desde já me coloco à disposição para oferecer o prémio e portes para o primeiro concurso com prémio.
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor MAntunes » segunda Oct 25, 2010 13:18

Voltando ao assunto. :-)

ViperUnderground Escreveu:...
Algumas sugestões que deixo era o de criar mais "tipos" de concurso!
Por exemplo, uma votação dedicada apenas a:
- fotos macro;
- fotos "nuas e cruas", sem tratamentos, etc, etc. (aqui esta questão até é polémica, visto que uma foto vinda de uma máquina digital já está "tratada" à nascença. :-D )
- fotos montagem, tratadas, etc.
Ou seja, criar uma serie de "temas fixos" !
...

lynxpardinus Escreveu:Ou seja, uma sugestão seria manter o tema geral, para o concurso mensal. E, depois, ter temas técnicos - do género macros, montagens, velocidades, profundidades de campo. É isso? É que temo que fique uma coisa mesmo muito restrita (e tínhamos que obrigar o Pedro Pinheiro e o MCA a participar...).

Criar temas ou desafios que levem as pessoas a tentar fazer algo em termos técnicos, parece-me bem mas o haver vários 'tipos' de concurso talvez não fosse pratico e arriscávamo-nos a ter concursos sem concorrentes. Penso que manter o concurso temático actual e variar mais os temas, levando-os a cobrir as áreas indicadas pelo Geointus e agora pelo ViperUnderground.

ajsa Escreveu:...

Bom, dou uma sugestão de motivação (no final podem-me bater à vontade)

Os geocachers são pessoas e agem como tal. Normalmente as pessoas fazem qualquer coisa com o intuito de receber algo em troca (dá-se um chouriço para receber um porco).
Penso que implementando um prémio físico a coisa era capaz de animar.

Ok, ok, já sei que o fórum não tem nem poderá ter recursos para tal prémio e é aqui que entram os concorrentes.

O concorrente vencedor ganhará um prémio pela sua vitória, por ex uma GC ou um TB ou qualquer outro objecto relacionado com o geocaching (ou com o tema a concurso, sendo viável)
No concurso seguinte, cabe ao concorrente que venceu o concurso anterior (e que já recebeu um prémio) anunciar qual o prémio para esse mês.

Basicamente, ficará a cargo do vencedor, os custos do prémio e portes para entrega do prémio ao concurso seguinte (ganha um, entrega outro) :)

Venha agora a porrada.

Ah, já me esquecia, se quiserem implementar esta ideia, eu desde já me coloco à disposição para oferecer o prémio e portes para o primeiro concurso com prémio.

Se a direcção for esta, participarei com gosto. Em coerência com posição tomada no passado, abstenho-me de opinar sobre prémios mas nestas coisas a maioria decide e eu, como gosto de fotografia e sei que não sei nada, gostava de ver estes projectos a seguirem em frente e a dinamizarem-se. Se o caminho for esse, segui-lo-ei. Sem andar à porrada. ;-)

Venham mais opiniões, para que os condutores do concurso tenham indicações do que desejamos. :)
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor acasim » segunda Oct 25, 2010 14:59

Pensando na proposta do ajsa, lembrei-me que uma possibilidade que podia ser gira para o "prémio" era ter um pequeno troféu, na forma de um pathtag. É algo que não tem grande valor monetário, mas é simbólico. E apenas seriam atribuídos estes tags a quem fosse vitorioso no concurso. Para suportar o custo de fazer os tags (50 já chegavam para muitos concursos!) acho que seria necessário arranjar uns voluntários que dessem uma contribuição para por a ideia em marcha (eu daria, claro).

Penso que esta forma de premiar acaba por ser mais linear (não é preciso andar a ter o trabalho de pensar no prémio que se oferece quando se ganha; resolve a dificuldade de tentar escolher algo que seja interessante mas não seja caro, não há questões de desajuste entre o gosto de quem dá o prémio e de quem o recebe, evita-se que se tenha de dar prémios a nós próprios se ganharmos consecutivamente... enfim, estou a puxar a brasa à minha sardinha ;-))

Vejam lá o que acham....

Antonio
Imagem Imagem
acasim
Moderador

Mensagempor ajsa » segunda Oct 25, 2010 15:25

acasim Escreveu:Pensando na proposta do ajsa, lembrei-me que uma possibilidade que podia ser gira para o "prémio" era ter um pequeno troféu, na forma de um pathtag. É algo que não tem grande valor monetário, mas é simbólico. E apenas seriam atribuídos estes tags a quem fosse vitorioso no concurso. Para suportar o custo de fazer os tags (50 já chegavam para muitos concursos!) acho que seria necessário arranjar uns voluntários que dessem uma contribuição para por a ideia em marcha (eu daria, claro).

Penso que esta forma de premiar acaba por ser mais linear (não é preciso andar a ter o trabalho de pensar no prémio que se oferece quando se ganha; resolve a dificuldade de tentar escolher algo que seja interessante mas não seja caro, não há questões de desajuste entre o gosto de quem dá o prémio e de quem o recebe, evita-se que se tenha de dar prémios a nós próprios se ganharmos consecutivamente... enfim, estou a puxar a brasa à minha sardinha ;-))

Vejam lá o que acham....

Antonio

Agrada-me a ideia (desde que não me peçam para desenhar o tag. :)
Neste caso julgo que não deveria ser permitida a obtenção deste tag de outra forma que não fosse mesmo como prémio.
Também podem contar comigo para uma boa contribuição no custo de produção do tag. [^]
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor GeoDuplaP&F » segunda Oct 25, 2010 15:30

Vejo uma pequena questão em relação a isso. Eu participei uns tempos no concurso, e depois deixei por alguns motivos. Por exemplo, além da desmotivação eram sempre os mesmos a ganhar. Isso significa que o(s) vencedor(es) vai(vão) ficar com uma colecção de pathtags todas iguais... ou vão fazer uma por mês e por tema?
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Registado: terça dez 04, 2007 10:13

Mensagempor CPTeam » segunda Oct 25, 2010 16:21

Confesso que gostaria de começar a participar no concurso, no entanto tem surgido alguns entraves e, a minha disponibilidade também não é muita.

Acima de tudo, e o que me levou a deixar de tirar fotos nas caches é o processo de upload das fotos no gc.com. É penoso, demorado e surge no fim de um trabalho de recolha/tratamento das fotos para o qual não tenho muita paciência. Com a aquisição de uma máquina nova e o regresso às reflex, pode ser que a coisa mude. Para já, voltei a fazer upload de algumas fotos das cachadas, o que é um bom começo.

Depois é o processo de inscrição no concurso. Nada de especial, mas, a meu ver um pouco confuso (atenção que eu não disse complexo!). Para quem participa ou já participou, mecanizar a coisa é simples, mas para quem quer participar pela primeira vez era melhor arranjar um "inscrições na competição-geofotográfica for dummies" (o meu caso).

Os temas, parecem ter surgido da necessidade de diversificar o estilo de fotos (corrijam-me se tiver errado) e para não serem sempre as espectaculares macros ou os B/W a ganhar. Sinceramente, não compreendo a existência de temas para além do tema "geocaching".

A feijões, não motiva (quase) ninguém a perder este tempo dispendioso. É preciso haver uma cenoura na ponta da linha para motivar o pessoal e conseguir que mais fotógrafos participem. Mas há o problema das verbas...
ImagemImagemImagem
Caching tools:
Nokia 6110 Navigator: Garmin Mobile XT (road navigation) + SmartGPX (paperless)
A clean conscience
Garmin Etrex H (final aproach)
UMM Alter II (VERY final aproach)
2 Geocachers (aproaching final...)
CPTeam
Regular

Registado: sexta fev 22, 2008 19:21

Mensagempor acasim » segunda Oct 25, 2010 21:50

Quanto ao pathtag-prémio, a minha ideia era de facto fazer algo que só pudesse ir parar às mãos de alguém de uma única maneira: vencendo um concurso :-) É isso que faz o prémio ser especial e ter valor!

Quanto à acumulação de prémios (tags) por sucessivas fotos vencedoras -- será mesmo assim. Mérito é mérito! Os atletas que ganham muitas medalhas porque são os melhores, têm todo o mérito nisso. É verdade que um atleta repetidamente medalhado não se desfaz das medalhas, ao passo que se alguém ficar com mais do que um pathtag poderá não se importar de oferecer os repetidos, o que iria desvirtuar a ideia. Só vejo uma solução nesse caso, que seria algum tipo de personalização...

A ideia era ter apenas um único tag (já vai custar o suficiente!). Eventualmente, a haver um segundo tag, eu diria que poderia ser um para premiar aqueles valentes participantes que conseguissem ganhar umas 5 vezes (era uma cenoura ainda maior, mas ainda mais lá ao fundo ;-))

Quanto à dificuldade/complexidade/confusão do processo de submissão, penso que a ideia seria tentar simplificar (essa das regras for dummies é boa! É uma questão de limpar o acessório e escrever o fundamental em dois ou três passos).

Já agora, quanto a regras de participação, acho que uma regra basilar que tem de se manter é a de que as fotos têm de estar em logs de um determinado mês, têm de ser minimamente adequadas ao tema (quando isso se aplicar) e serem politicamente correctas. Outro aspecto fundamental é a marcação das fotos. Pela experiência que tenho, essa marcação tem sido importante para perceber quais as fotos efectivamente a concurso. E é preciso que a malta dê alguma indicação de onde estão essas fotos (no mínimo, meter o código da cache). Penso que isto é o básico e não vejo como fugir a estes requisitos. De resto, outras instruções podem desaparecer ou ser muito simplificadas, para tornar as coisas com aspecto mais leve.

Quanto aos temas, não tenho nenhuma opinião forte. Já há várias sugestões, apontando para temas mais "técnicos". Pode ser interessante. Pode fazer-se uma lista e depois ir correndo a mesma. Se calhar podem entrar temas como "contrastes", "texturas", "profundidade de campo", "efeitos especiais", etc. Claro que algumas destas limitam os possíveis participantes, e mais ainda se as fotos tiverem de estar em logs. Mas concordo com o Mantunes que não se deve retirar a obrigatoriedade das fotos estarem em logs... E continuaria a existir o concurso geral, para qualquer um.

Bom, isto já vai longo e depois ninguém lê.

Obrigado pelas vossas sugestões, e continuem com mais :-)
Antonio
Imagem Imagem
acasim
Moderador

Mensagempor GeoDuplaP&F » terça Oct 26, 2010 06:49

acasim Escreveu:um atleta repetidamente medalhado não se desfaz das medalhas

As medalhas dos atletas são todas diferentes! Numa mesma edição dos Jogos Olímpicos um atleta pode ganhar uma medalha dos 100m e outra dos 200m. E se em edições diferentes ganhar a medalha dos 100m, uma é de 2004 e a outra de 2008, por exemplo. Ou seja, são todas diferentes, e é com gosto que as apresenta.

Neste caso das pathtags elas todas exactamente iguais, e ficaria com algumas (muitas) repetidas. E das duas três, ou ficava com elas todas, ou as metia em caches ou as oferecia a alguém, conforme escreveste,
acasim Escreveu:o que iria desvirtuar a ideia

Note-se que não estou a dizer que a ideia das pathtags não seria boa! Apenas estou a levantar a questão de que quem ganhar (e são quase sempre os mesmos, basta ver no calendário Geofotográfico dos anos passados) vai ficar com uma colecção de pathtags todas iguais. Mas isso é problema de quem as ganhar, não é meu. [:)]

E tu (António - acasim) és um deles. Vais ficar com uma dúzia de pathtags todas iguais?
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Mensagempor MAntunes » terça Oct 26, 2010 08:45

Podemos tentar ajudar a que ninguém fique com a maçada de ter pathtags repetidas; apresentando boas fotos, competitivas e inovadoras. Coisa que eu ainda não consegui fazer mas vou continuar a tentar. Não pelo prémio em si mas pela satisfação de ter deito algo que mereceu a distinção dos votantes. ;-)
MAntunes
Extra Large

Mensagempor GeoDuplaP&F » terça Oct 26, 2010 09:09

MAntunes Escreveu:Podemos tentar ajudar a que ninguém fique com a maçada de ter pathtags repetidas; apresentando boas fotos, competitivas e inovadoras.

Sim, sim... Tudo é relativo, e aquelas que nós fazemos e entendemos como boas ficam no fim da escala das votações... E pior que isso, vemos uma crítica a uma nossa por um pequeno pormenor que dizem ter ficado mal, e vemos esse mesmo pormenor numa que foi a mais votada.
MAntunes Escreveu:Coisa que eu ainda não consegui fazer

E que eu tentei durante algum tempo e também ainda não consegui.
MAntunes Escreveu: mas vou continuar a tentar. Não pelo prémio em si mas pela satisfação de ter deito algo que mereceu a distinção dos votantes. ;-)

Eu tentei e não resultou, tal como tu não pelo prémio (que não existia) mas pela satisfação. Por isso desisti de participar.

Enfim, não queria arranjar aqui uma nova conversa nem discussão sobre este assunto, por isso fico por aqui.
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Mensagempor MAntunes » quinta Oct 28, 2010 08:20

Já tenho todos os meus logs em dia. :-)

Eu vou continuar a tentar. A única coisa que me impedirá, além dos desígnios da vida, será algum eventual atraso nos logs e a falta de qualidade das minhas fotos que as impeçam de passar no meu critério de qualidade mínima.

Fernando, que tal tentares de novo? ;-)
MAntunes
Extra Large

Mensagempor GeoDuplaP&F » quinta Oct 28, 2010 08:29

MAntunes Escreveu:passar no meu critério de qualidade mínima.

Podes tentar, mas o que conta não é o teu critério. É o de quem vota.

MAntunes Escreveu:Fernando, que tal tentares de novo? ;-)

Sei lá... Enquanto se notar preferências do género "Olha mais uma foto do Xpto! Ele tem sempre fotos boas, por isso cá vai o meu voto para ele." E lá está mais uma vez o Xpto a ganhar o concurso. [:D] Os concursos são habitualmente ganhos por três participantes: Xpto1, Xpto2 e Xpto3. [:D]

Também é claro que se concorrermos não é tanto pelo pódio ou pelo prémio, mas sim pela participação. Mas as fracas classificações são desmotivantes... :-(

Faz-me lembrar os concursos televisivos, Ídolos, Operação Triunfo, e outros que tais, em que "a última palavra é do tele-espectador". A votação final é feita por telefone, e é claro que o pessoal vota no seu preferido e não no melhor. Ganha o que tiver mais apoiantes, não o que tiver melhor voz.
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

AnteriorPróximo

Voltar para Concursos Geofotográficos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante