A maior parte deve estar a par da situação da cache
GC184R6 – Uma Aventura na Lagoa II b do MAntunes:
Foi arquivada devido a um mal entendido com o dono de um terreno que servia de acesso.
A Groundspeak arquivou a cache e exige autorização do dono do terreno para a voltar a activar.
O terreno não é de acesso interdito, o proprietário provavelmente é o Estado (embora possa estar concessionado a um particular) e o MAntunes tem a intenção de alterar o acesso recomendado. Mesmo assim a Groundspeak é clara e nada feito.
Com isto chegamos a um impasse; nem se consegue contactar o responsável pelo terreno nem a cache é desarquivada.
Isto que vou escrever a seguir às vezes parece-me boa ideia e outras vezes parece-me escusado e abusado, por isso resolvi escrever tudo quando me parece boa ideia e colocar aqui para que leiam e digam a vossa opinião.
Pensei que talvez se pudesse fazer uma cache secreta, restrita, uma coisa só nossa.
Teria que se remover todas as referências à Groundspeak do recipiente e preparar a página da cache e disponibilizar unicamente em PDF a esta comunidade.
A Groundspeak não teria nada com isso pois não seria uma geocache mas sim uma "tugacache" e nós continuaríamos a ter uma boa cache para visitar. Obviamente essa cache não iria constar das estatísticas (do geocaching.com), serviria até para mostrar que não se corre exclusivamente atrás dos números.
Os logs online poderiam ter uma thread própria no fórum.
Isto foi o que me lembrei. Ideias que vão e vêm.
Crucifiquem-me ou ignorem-me, mas pensem no assunto. Quem sabe se um dia teremos mais caches neste tipo de situação e que seria uma pena remover unicamente devido a algum mal-entendido burocrático complicado ou impossível de resolver.
Sei que seria possível levar isto para a frente.
Se fosse para a frente poderia formar-se uma comissão para averiguar as condições reais no terreno, se a situação é realmente a relatada, etc... Enfim, uma Comissão de Revisão de Caches no terreno; um "Garri" que visitasse as caches antes de as aprovar ou que pedisse a pessoas diferentes um relatório das impressões da visita. Etc, etc, etc...
Acho que me excedi... Desculpem o incómodo.