• Anúncios

Temas vs. Locais

Projectos para caches, partilha de ideias, anúncios de novas caches e esclarecimento de dúvidas sobre assuntos relacionados

Moderador: Moderadores

Temas vs. Locais

Mensagempor MightyReek » segunda Oct 22, 2007 18:07

Antes da colocação das nossas primeiras três caches perguntei aqui sobre a colocação de demasiadas contas e complicações num multi que tinha como objectivo levar a dar uma volta para conhecer a terra e a zona envolvente.

A resposta que obtive foi bastante clara:
Se queres levar o pessoal a passear por aí para conhecer a vila, não lhe dês cabo da cabeça...

E assim foi. Descompliquei o que tinha de complicado.

Entretanto surgiram novas ideias para caches e novos sítios, uns com mais interesse, outro com menos.

Agora gostava de fazer uma espécie de esquema de como fazer as caches. Claro que o resultado final dependerá sempre do owner e das suas intenções, mas eu gostava de saber como o pessoal faz, se se rege por algum padrão.

Basicamente pretendo perceber o seguinte:

Num local cujo interesse seja uma paisagem deslumbrante, o que obrigamos para lá chegar?
Um enigma complicado de resolver em casa? Ou uma coisa que facilite mais, uma vez que o interesse está no local final?

Num local onde o interesse está na caminhada ou na visita de vários pontos, colocamos uma micro no fim ou uma multi com vários pontos intermédios que levam o visitante a passar por todos eles?

Acho que até aqui tudo é logico.
E o contrário?

E se tivermos uma multi "tipo aventura" para colocar, cheia de contas e gaitinhas?
Vamos aplicá-la num local de interesse histórico que só tem um ponto realmente interessante para visitar e arranjamos uns pontos intermedios mais ou menos interessantes e dividimos a atenção do visitante entre a aventura e o local;
ou podemos deixa-la num local aparentemente menos interessante de modo a que o visitante goze apenas da aventura e pomos uma tradicional no local historico?

E um enigma muito bom? Vamos usa-lo num local paradisiaco ou podemos po-lo só para uma "micro ali na esquina"? Afinal o importante será a resolução do enigma, e no local paradisiaco podemos por uma multi mais simples que nos leve lá.

Resumindo:
Têm um tema que sozinho vale a cache.
Têm um local que só por si vale a cache.
O que fazem?
Põem esse tema nesse local, ou;
Põem uma cache normal no local especial e usam o tema especial num local menos interessante?

Claro que há locais que só por si geram novas ideias, mas e as ideias que surgem?

P.S.: Peço desculpa por me ter alongado tanto e agradeço a quem tenha a pachorra de ler e responder.
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor vsergio » segunda Oct 22, 2007 23:14

Grande POST.

Agora é que puseste a malta a pensar!

Antes de mais... Por mim podem por os puzzles e inigmas a terminarem numa lixeira ou assim.

Segundos: Pode-se conjugar tudo e colocar caches com bons temas em locais fabulosos. Ao fim e ao cabo, não é preciso colocar caches só por colocar. Se temos um bom tema... podemos aguardar por um bom local para colocar a cache Regular ou aquele container com que sonhámos outro dia.

Acho eu.
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor lopesco » segunda Oct 22, 2007 23:32

Ora pois bem...

Antes de mais, eu gosto de ver uma página bonita da cache! Um óptimo tema! Se possível, até uma história, mas...

mas...

O que quero mesmo, é um óptimo local! É uma vista lindíssima! É um local histórico! Se possível, em boa companhia (não gosto de cachar sozinho)!
No fim, temos somente um GPSr com uma seta a apontar para um local. Já não nos lembramos da página... do tema... do enigma...

Acho que, a meu ver, tudo se resume ao local...

Mas isto sou eu....

Abreijos a todos!!
Imagem
lopesco
Extra Large

Registado: segunda Oct 10, 2005 12:51

Mensagempor jinunes » terça Oct 23, 2007 00:20

Tudo o que referes são os ingredientes/tempero de uma cache e por isso há que saber dosea-los com conta peso e medida, mas sendo o owner o cozinheiro deve escolher o estilo gastronómico que mais lhe convem para o momento, colocando sempre um cunho pessoal e distintivo nas suas criações que com o tempo será reconhecido pelos verdadeiros grumets.
Dito isto, como não jantei, vou comer qualquer coisa :D
jinunes
Small

Registado: segunda mai 07, 2007 10:56

160 metros

Mensagempor Golden-Team » terça Oct 23, 2007 06:59

E' importante lembrar que o local final fica"bloqueado" para demais caches. Assim, se e' um local de interesse para o "geocacher-comum" talves seja uma pena "bloquea-lo" com uma cache misterio dificil de resolver.
Golden-Team
Imagem
Golden-Team
Small

Registado: domingo dez 03, 2006 16:37

Mensagempor clcortez » terça Oct 23, 2007 09:07

Belo tópico.

Como em praticamente tudo no Geocaching (e espero que não se esqueçam disso) cada geocacher é livre de procurar e colocar caches, onde e quando quiser, desde que respeite as guidelines.
No entanto, é uma questão pertinente essa que levantas. No meu entender e como owner acho que o critério assenta sempre no local, sendo o "tema" da cache o local onde ela está. Assim, quer seja tradicional ou multi a mesma serve para mostrar e dar a conhecer um local. Se o mesmo se der a conhecer apenas com uma tradicional, óptimo. Se o owner entende que para conhecer a totalidade do local ou locais é necessário (ou preferível) passar em vários pontos diferentes, então será melhor uma multi.
Quanto às enigmas, no meu entender são sempre de evitar. Se houver intenção de colocar uma cache enigma deve-se SEMPRE escolher um local que não mereça uma cache tradicional ou multi, que não tenha história ou interesse. No entanto, devem ser locais agradáveis, como jardins ou locais a ver com o tema do enigma.

Cláudio Cortez
clcortez
Extra Large

Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Mensagempor MightyReek » terça Oct 23, 2007 20:25

Ora bem, era aí que eu queria chegar...
Não vale a pena estar a pôr uma multi ou uma enigma cujo principal objectivo são os passos a seguir num local com interesse próprio, que terá direito à sua própria cache com o seu próprio tema.

Muito obrigado pela atenção.
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Voltar para Novas Caches

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante