• Anúncios

Caches PM (de novo)

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Caches PM (de novo)

Mensagempor coiote » sábado Oct 02, 2010 01:04

Não estou aqui para discutir o que certamente já deve ter sido discutido inúmeras vezes, apenas para expressar o meu ponto de vista.

Também não estou aqui para dizer mal dos PM, e muito menos sou contra isso. Quem tiver dinheiro para gastar nesses luxos, que gaste. Eu não o tenho, ou melhor, tenho, mas prefiro dar-lhe outros destinos.

Muito sinceramente, não me aborrece minimamente ter que passar as caches uma a uma para o GPS e muito menos me aborrece não ter stats de tudo e mais alguma coisa no profile. Quanto a FTF's, também é coisa que não ligo muito, por isso também não me chateio de não ser o primeiro (ou segundo, ou terceiro, ou... o último) a saber que uma cache acabou de ser publicada.

O que me chateia mesmo é haver distinção de estatutos de geocachers nas caches publicadas.

Quanto a direitos, também é um direito discordar do direito dos outros. Se assim não fosse, toda a gente estaria de acordo e viveríamos num mundo feliz (e utópico).

É para estas coisas que os fóruns existem, e no final, todos expressamos os nossos pontos de vista, ninguém se chateia e fica tudo na mesma (ou não). :-)
coiote
Micro

Registado: quinta abr 17, 2008 21:15

Mensagempor alieri » sábado Oct 02, 2010 06:49

coiote Escreveu:Quanto a direitos, também é um direito discordar do direito dos outros. Se assim não fosse, toda a gente estaria de acordo e viveríamos num mundo feliz (e utópico).

É para estas coisas que os fóruns existem, e no final, todos expressamos os nossos pontos de vista, ninguém se chateia e fica tudo na mesma (ou não).

Ora, nem mais.
Eu não concordo com essa visão de que haver caches só para PM (PMOC - premium member only caches) "é haver distinção de estatutos de geocachers nas caches publicadas".
Primeiro, porque vejo as PMOC como uma forma (a única?) que tenho de limitar a quantidade de visitas à cache e assim reduzir - pelo menos matematicamente - as probabilidades de a mesma desaparecer (já expliquei anteriormente).
Depois, porque esses estatutos já existem e, indirectamente, limitam o acesso às caches de outra forma: se é uma cache que tenho percorrer kms a pé ou em terreno acidentado, e não tiver condições físicas para o fazer; sé é uma cache numa autoestrada ou em lugar distante da minha casa e não tenho dinheiro para gasóleo e portagens; se é necessária uma canoa, equipamento de escalada, ou uma lanterna UV, e eu não tiver esse equipamento; se é uma cache mistério que exige conhecimentos específicos que não domino; se é preciso saber nadar e eu não souber; se tiver que entrar numa gruta e eu sofrer de claustrofobia; bolas, se for preciso saber ler português simples e corrente (ou inglês, já agora) e eu não o souber fazer (sim, também há quem não saiba interpretar um texto em PT ;) ).
Em suma, há de haver sempre alguma cache que eu - mesmo sendo PM - estarei impossibilitado de fazer.

Voltando ao tema, vejo as caches para PM apenas como uma forma de protecção da sua longevidade (há de haver quem as veja e publique como dizes, para "distinguir"). E ponho seriamente a hipótese de começar a mudar para PMOC as caches que me vão desaparecendo.
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor coiote » sábado Oct 02, 2010 11:09

São opiniões.
Acredito que haja quem coloque as caches PM pelos mais diversos motivos.

Quanto às caches que desafiam o físico e o intelecto, cabe a cada um decidir e perceber se consegue ou não encontrá-la, mas ao menos tem-se acesso a toda a informação. Já com as caches PM, isso não acontece, e é unicamente com isso que não concordo.

Como já disse tenho 9 caches e nunca nenhuma delas desapareceu... não sei lá porque será mas não é de certeza por serem PM. :D
Talvez quando me começarem a desaparecer todos os meses, mude de ideias ou... mude a forma como a cache está escondida.
coiote
Micro

Mensagempor alieri » sábado Oct 02, 2010 11:59

coiote Escreveu:Quanto às caches que desafiam o físico e o intelecto, cabe a cada um decidir e perceber se consegue ou não encontrá-la, mas ao menos tem-se acesso a toda a informação. Já com as caches PM, isso não acontece, e é unicamente com isso que não concordo.

No meu caso, pretendo evitar muitas visitas às duas caches em causa, pelas razões que disse.
Mas qualquer basic member que pretenda visitá-las pode contactar-me.
coiote Escreveu:Como já disse tenho 9 caches e nunca nenhuma delas desapareceu...
Talvez quando me começarem a desaparecer todos os meses, mude de ideias ou... mude a forma como a cache está escondida

Entre escondidas e adoptadas tenho umas 60 ("normais"), só que algumas já desapareceram mais que uma vez, e nestas já vi alguns requintes de maldade...vai daí...
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor coiote » sábado Oct 02, 2010 13:23

alieri Escreveu:No meu caso, pretendo evitar muitas visitas às duas caches em causa, pelas razões que disse.
Mas qualquer basic member que pretenda visitá-las pode contactar-me.

É sempre bom saber isso! ;))

alieri Escreveu:Entre escondidas e adoptadas tenho umas 60 ("normais"), só que algumas já desapareceram mais que uma vez, e nestas já vi alguns requintes de maldade...vai daí...

"Gato escaldado, de água fria tem medo!"
coiote
Micro

Mensagempor Kinder » sábado Oct 02, 2010 20:00

Não tenho nenhuma cache PM! Mas concordo com elas não vejo qual é o mal de haver caches "só" para PM.

E quando ponho as aspas no só é mesmo isso que quero dizer. Apesar de ser PMOC os basic menbers podem logá-la na mesma!
Se um owner põe uma cache PM pela protecção da mesma, está no seu direito. Se o quer fazer só para chatear os BM, olha que se há-de fazer é ignorar o owner se ele o merecer.

E não estou com paciência para escrever. [:D]
Imagem
Kinder
Large

Registado: segunda dez 24, 2007 01:01

Mensagempor rifkinda » sexta Oct 29, 2010 14:19

[Moderação]

Apagado um post do mr oizo, por se encontrar duplicado neste tópico.

[/Moderação]
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor Lima_Paço » quarta nov 03, 2010 10:30

Como sou PM ainda não me tinha visto necessidade de me manifestar neste tópico.
Embora aceite (quem sou eu para o não fazer) os argumentos de baixar a afluência a determinadas caches mais expostas, pessoalmente não concordo com ele dado que no meu caso, a mairia das caches que me desapareceram foram sempre as que estão nos locais mais "recolhidos" e por isso mais longe da vista de possíveis "predadores".
Embora o criar PMOC's seja uma possibilidade facultada pela Grounspeak, não vejo o que isso traz de positivo para o jogo mas... como alguém disse, a sua percentagem é tão pequena que não creio que afecte assim tanta gente.

O que me levou a vir participar foi este post do jasafara, em que fala em duas PMOC's da Silvana em Marrocos.

1.º - Não conheço Marrocos por isso posso estar a dizer uma grande asneira;
2.º - Não é por serem caches da Silvana que estou a levantar este problema.

Mas:

a) Dado o número (baixíssimo) de caches naquele país será assim tão necessário colocar PMOC's?
b) Será assim tanta a afluência de geocachers à procura de caches, que colocarão a existência das mesmas em risco?
c) Se fossem abertas a BM's não seria uma maneira de divulgar mais o GC em terras de Mohamed VI e de aumentar o número de praticantes e de caches?
Já sei que para alguns, esses aumentos não são sinónimo de aumento de qualidade, mas felizmente há cada vez mais e melhores excepções e essa regra um bocado "tacanha" quanto a mim.

[off-topic]Uma vez que tenho causado alguma azia ultimamente, espero que esta minha intervenção não seja considerada uma provocação, porque não o é na realidade. Trata-se apenas de uma opinião/dúvida pessoal.[/off-topic]
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Lima_Paço
Extra Large

Registado: terça abr 15, 2008 08:59

Mensagempor bicho felpudo » quarta nov 03, 2010 10:35

Lima_Paço Escreveu:
[off-topic]Uma vez que tenho causado alguma azia ultimamente, espero que esta minha intervenção não seja considerada uma provocação, porque não o é na realidade. Trata-se apenas de uma opinião/dúvida pessoal.[/off-topic]

Vê lá o que dizes...Não sejas um mau rapazinho!!!
"Os covardes morrem muito antes de sua verdadeira morte. "
( Júlio César )

ImagemImagem
bicho felpudo
Extra Large

Registado: sexta Oct 09, 2009 20:50

Mensagempor lynxpardinus » quarta nov 03, 2010 12:30

Acho que a Silvana poderá responder melhor a essas questões do que eu. No entanto, salvo erro, pelo menos num caso, está relacionado directamente com a exposição do local da cache e a necessidade de discrição na sua procura.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Lima_Paço » quarta nov 03, 2010 12:33

lynxpardinus Escreveu:Acho que a Silvana poderá responder melhor a essas questões do que eu. No entanto, salvo erro, pelo menos num caso, está relacionado directamente com a exposição do local da cache e a necessidade de discrição na sua procura.

Ok, mas daí advém a minha pergunta b).
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Lima_Paço
Extra Large

Mensagempor Carlytos » quarta nov 03, 2010 13:18

Lima_Paço Escreveu:Mas:
a) Dado o número (baixíssimo) de caches naquele país será assim tão necessário colocar PMOC's?
b) Será assim tanta a afluência de geocachers à procura de caches, que colocarão a existência das mesmas em risco?
c) Se fossem abertas a BM's não seria uma maneira de divulgar mais o GC em terras de Mohamed VI e de aumentar o número de praticantes e de caches?
Já sei que para alguns, esses aumentos não são sinónimo de aumento de qualidade, mas felizmente há cada vez mais e melhores excepções e essa regra um bocado "tacanha" quanto a mim.

E está tudo dito! Gostaria de ver estas perguntas respondidas!
Até agora só vi desculpas para explicar as caches cá em Portugal, mas como disse o Lima_Paço, em Marrocos tudo diferente, e agora, quais são as desculpas?

Lima_Paço Escreveu:[off-topic]Uma vez que tenho causado alguma azia ultimamente, espero que esta minha intervenção não seja considerada uma provocação, porque não o é na realidade. Trata-se apenas de uma opinião/dúvida pessoal.[/off-topic]

Cuidado com esses off-topic, às vezes as explicações tornam-se expulsões!
Carlytos
Large

Registado: quinta abr 02, 2009 10:03

Mensagempor Carlytos » quarta nov 03, 2010 13:21

Kinder Escreveu:Se um owner põe uma cache PM pela protecção da mesma, está no seu direito. Se o quer fazer só para chatear os BM, olha que se há-de fazer é ignorar o owner se ele o merecer.

Ora cá está, se é para protecção da mesma, então deixem os BM logar à vontade!
Mas se é apenas para chatear os BM, de uma certa forma gozar com o estatuto deles, então RUA para vocês (quem o faz para o gozo), pois a actividade não é isso, a actividade é o dar a conhecer e não esconder!
Carlytos
Large

Registado: quinta abr 02, 2009 10:03

Mensagempor lynxpardinus » quarta nov 03, 2010 13:43

Por acaso, as respostas a essas perguntas em concreto, sobre as caches em questão, já foram discutidas noutro tópico - salvo erro. É coisa para já ter uns bons tempos...

No entanto, gostaria de relembrar que o owner é soberano - se algum owner decide criar uma cache PMOC, essa é uma decisão dele. Elas são possíveis pelas guidelines da Groundspeak. Na realidade, um owner não tem que apresentar razões para uma PMOC.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Lima_Paço » quarta nov 03, 2010 14:16

Porra, não se pode ir almoçar que isto descamba logo.

Eu não me interessa se as caches são de A, B, ou C. Por um mero acaso o jasafara citou noutro tópico 2 caches no estrangeiro, que são de uma owner portuguesa. Daí a razão as minhas questões.

Se já foi dada resposta às minhas perguntas num tópico mais antigo peço desculpa pela minha "ignorância", de qualquer maneira acho que não ofendi ninguém e apenas gostava de ter uma resposta objectiva:

Justifica-se ou não haver caches PMOC's num país com "meia dúzia" de caches publicadas? Porquê?

É simples e claro como a água.
Claro que os owners são soberanos em tudo o que fazem, desde que esteja dentro das "linhas guia", mas se calhar ninguém gostaria de ter de procurar uma nano num tronco de árvore na Laurissilva da Madeira, ou uma micro dentro de uma pedra na praia mais pedregosa de Portugal. A soberania dos owners não é uma resposta objectiva, é um subterfúgio para tudo o que se faz de bom e mau no Geocaching cá e lá fora.
De resto e como disse no início sou PM, por isso posso fazer as caches que me apetecer. Se a GS permite PMOC's isso não é de agora, e qualquer um de nós quando se registou, colocou um visto num local que diz: "Li e aceito os termos de utilização" (é mais ou menos isto). A partir daqui não há discussão possível.
Quem quer colocar coloca, quem quer deixar logar BM's deixa, quem não quer não deixa.
Uma coisa é certa eu não tenho intenção de colocar uma que seja.

Agora se não se importam, podem responder-me objectivamente.
Lima_Paço
Extra Large

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes