• Anúncios

planificação das geocachadas

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

planificação das geocachadas

Mensagempor lgass » quarta jul 28, 2010 21:09

Olá a todos

este é o meu primeiro post aqui de um assunto mais sério. se calhar este assunto já foi discutido anteriormente. se sim, peço desculpa.

contudo, eu pretendia saber como vocês planeiam as vossas geocachadas... eu até agora tenho 13 caches encontradas em dois dias diferentes.

eis como fiz as coisas:

da primeira vez, nao sabia bem no que me estava a meter. procurei no geocaching.com algumas caches que me pareceram fáceis na zona onde ia. saquei o macCaching e os .loc das caches que ia procurar e pus tudo no meu gps. imprimi também as infos que tao na pagina das caches a que ia. depois, lá fui eu. andei um pouco de um lado para o outro e lá encontrei seis.

da segunda vez repeti o processo e encontrei outras 7.

amanhã, vou a procura de mais algumas. desta vez, já fui também ao google maps e vi a ordem que podia usar para apanhar as caches, para poupar tempo e 'passos'.

como é que voces fazem as vossas preparações? por exemplo, caso não encontrem uma cache, costumam depois consultar os logs de alguma forma? se sim, como?

obrigado desde ja pelas respostas.
Imagem
lgass
Large
 
Mensagens: 881
Registado: segunda jul 05, 2010 21:00
Localização: Lisboa

Re: planificação das geocachadas

Mensagempor lynxpardinus » quinta jul 29, 2010 10:34

Confesso que não sou um grande exemplo em termos de planificação de caches - até porque nunca faço muitas num dia. No entanto, quando vou fazer uma série de caches, procuro perceber quais as distâncias e direcções entre as caches que quero visitar, de forma a procurar delinear uma rota óptima no mapa - com atenção ao terreno e à descrição das caches (nada de pensar que posso fazer uma cache de terreno 5 no meio de uma caminhada longa, sem material. Depois procuro calcular o tempo que vou demorar, baseado na distância e no ritmo em que penso fazer as caches (carro, caminhada ou corrida, normalmente) e percebo se posso acrescentar (raro) ou cortar (bem mais normal) caches. E passo as caches para o gps (ou aproveito a PQ que já tenho). Se precisar de consultar os últimos logs, costumo ter essa informação no GPS.

No entanto, o meu geocaching ganhou no último ano uma nova modalidade, bem actual - chama-se geocaching de impulso. É aquele geocaching em que percebo que cheguei muito cedo a um local ou que me despachei mais depressa, ligo a aplicação de geocaching do iPhone e procuro ver as caches que tenho ali à volta. É absurdamente não planeado!

Edit: Acrescentei texto em falta.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: planificação das geocachadas

Mensagempor Silvana » quinta jul 29, 2010 10:48

Cada um tem o seu método de prepara as cachadas, isto, quando há método. :wink:
Desde que tenhas o GPS e as coordenadas das caches já estás no caminho certo.

Há caches que vale a pena planear com antecedência, por exigirem uma longa caminhada, track do trajecto, etc.... E o recurso ao Google Earth para visualizar é sempre recomendável. Os waypoints de acesso ou de estacionamento também são importantes.
Sem esquecer a lista de tudo o que se deveria levar na mochila (Há já aqui neste fórum um tópico sobre o assunto).

Depois, existem as caches mistério que deves já levar desvendadas quando não são susceptíveis de serem feitas "in loco".

Para além disto, recomendo-te prestares atenção ás fotos spoiler de alguns esconderijos ou acessos á cache. Pois algumas caches estão mesmo muito bem escondidas e sem o spoiler dificilmente se encontram. Leva essas fotos impressas ou carregadas.

Depois o grau de dificuldade da cache.... Se o teu gps permitir importar os últimos logs é algo de importante pois permite-te ver se as últimas notas são DNFs, founds e o que "dizem" algo acerca da cache e da exactidão das suas coordenadas.

Se te referes a programar uma cachada em que procuras maximizar os founds /kms percorridos.
Então é melhor traçares o trajecto pelo Google Maps para optimizares o trajecto evitando desvios desnecessários entre as caches.
Levas as dicas das caches, as fotos spoilers impressas ou no gps/PDA, e pronto!

Boas cachadas!
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Avatar do Utilizador
Silvana
Large
 
Mensagens: 1498
Registado: segunda set 11, 2006 11:47
Localização: Porto

Re: planificação das geocachadas

Mensagempor Carlytos » quinta jul 29, 2010 11:40

EU utilizo dois simples passos para fazer uma geocachada!

1º - Instalar no firefox o GC Tour (gestão de rotas) (Vê AQUI o tutorial).

2º - Ir ao Geocaching Maps (vê AQUI).Se lês-te o tutorial do GC Tour sabes que é só aceder às paginas das caches que queres fazer, clicar em "ADD TO TOUR" e imprimir esse mesmo tour. Posso informar-te que antes de imprimires, podes apagar todas as imagens que não são necessárias de serem imprimidas e assim poupar papel e tinta!

Cump,
Avatar do Utilizador
Carlytos
Large
 
Mensagens: 1177
Registado: quinta abr 02, 2009 10:03
Localização: Ovar

Re: planificação das geocachadas

Mensagempor rifkinda » quinta jul 29, 2010 11:49

O planeamento cá em casa é feito por mim, mas depende de muitos factores, como por exemplo:

- Se nesse dia vamos a um determinado local por causa de outro assunto e se prevejo que haja um tempinho, vejo no mapa se há caches perto, fáceis e que não nos levem muito tempo.
- Se for um dia inteiro de geocaching, vai depender se vamos só nós os dois ou se levamos mais algum geocacher. Escolho a zona para onde ir e prevejo uma rota de caches que ainda ninguém tenha feito.
- Se for uma semana de férias totalmente dedicada ao geocaching, aí demoro bastante tempo a preparar, para planear onde vamos estar dia a dia e a que caches vamos, onde se dorme, etc...

Com a experiência que tenho, já tenho uma noção de quantas caches no máximo vamos num dia e dependendo do nível de terreno ou se são caches perto de museus ou castelos e se quero aproveitar para os visitar por dentro, jogo com essa informação e com os horários de abertura e diminuo o nº de caches onde ir.

De qualquer modo, em todas as preparações, leio bem a página das caches e pelo menos os últimos 5 logs, procurando se há fotos spoilers para levar connosco, para ajudar se não estivermos a dar com ela.

Ajuda também teres uma boa memória fotográfica... mesmo que não leves todas as informações no GPS (há quem não tenha um GPS paperless), de memória consigo lembrar-me razoavelmente das caches que preparei, mesmo que seja para 9 ou 10 dias de férias.
Há vários anos que não imprimo páginas de caches e confio na minha memória. Em último caso, e se houver rede, podemos sempre ir à net, ver qualquer informação extra, se não encontrarmos a cache ao fim de uma meia hora.

As coisas que levo apontadas sempre são as contas necessárias para as multi caches. Como o nosso GPS não é paperless, temos mesmo de as levar, para não estar a contar se conseguimos ir à net no local ou não.

Depois de ter tudo planeado, entra o Rifkind em acção, fazendo as PQ e carregando o GPS com a zona que eu lhe disser que vamos. :wink:
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: planificação das geocachadas

Mensagempor MAntunes » sábado jan 02, 2016 13:12

No seguimento deste off-topic parcial

jasafara Escreveu:...
jasafara Escreveu:Critério simples para seleccionar caches Natura.
...


mantunes Escreveu:Foi assim que descobri a "Traga um escada!".
Lembras-te de andarmos com um escadote às costas, no meio das silvas, no Alentejo? ;)

Escrito num dispositivo móvel através do Tapatalk

Essa não seria apanhada pelo meu critério de não escolher T5. Sem dúvida que é "técnica" [:D]



Os tempos mudam, assim como nós nos vamos adaptando a essa mudança.

Algumas das caches que criei ao, longo da minha carreira geocachiana, já não as criaria hoje. Assim como, caches que me passaram pela cabeça e na altura me "encolhi" (dificuldade/distância) agora já as colocava para sublinhar o tipo de geocaching de que gosto.

Quanto à escolha das caches que pretendo visitar, obviamente, esse método também mudou com os tempos. Passei de uma situação em que tinha visitado todas as caches do Distrito de Lisboa (quando havia 50 caches em todo o Distrito) e ansiava pelo aparecimento de mais caches para poder procurar alguma, para uma situação em que ignoro caches a menos de 300 m da minha casa.

Os Favoritos. Podem ser uma ferramenta muito útil para quem partilha os gostos e valores daqueles que os atribuem. Para mim, não são. Ou seja, os Favoritos são atribuídos, na sua maioria, por pessoas que não têm a mesma visão do geocaching que eu tenho e por isso, esses Favoritos, não representam para mim a mesma coisa que representam para quem os atribui. Fica um pouco mais claro, agora, porque nem toda a gente valoriza a mensagem dada por "muitos Favoritos" numa cache?
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: planificação das geocachadas

Mensagempor zoom_bee » sábado jan 02, 2016 15:14

A única razão que vejo para ignorar os favoritos de uma cache é óbvia, que os "gostos" são diferentes de geocacher para geocacher, mas ainda assim uma cache com muitos favoritos costuma a ser o primeiro ponto que me faz analisar um listing. De qualquer forma muito raramente vou a algum lado agora por causa de uma cache, mas as variadas listings e logs (principalmente as fotos) já me chamaram a atenção para muitos locais que desejo visitar.

Quanto à planificação. Normalmente decido-me pelo local a visitar e tento em casa fazer uma recolha das poucas caches que considero mais interessantes nesse percurso. Como só faço geocaching nas férias tento não desperdiçar muito tempo quer na recolha de informação quer no acesso a um container, porque realmente o que me importa é conhecer o máximo possível do país no pouco tempo disponível que tenho, se a cache não aparecer... azar, detesto containers complicados, e perder muito tempo no acesso.

Assim durante as viagens e dependendo do tempo que tiver quero ter sempre alguns desses pontos disponíveis com o máximo de informação, mas o geocaching agora vem sempre em 2º ou 3º plano, como não posso ainda manter um plano internet móvel, continuo a recolher essa informação "á moda antiga" fazendo varios print screens das caches e logs que me interessam que coloco no tablet ou telemóel para consultar depois (só já não imprimo), e coloco as coordenadas como POI no meu velhinho SporTrak (sim manualmente, e uma de cada vez) acho que em qualquer viagem que fiz nunca seleccionei mais que 10, e dessas se fizer 2 ou 3 já não é mau, o meu procedimento ou planificação quase nada mudou ao longo dos anos, a realidade do geocaching é que sim, bastante, muita quantidade a prejudicar a pouca qualidade que possa existir que merecia muito mais cuidado.
Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1512
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Re: planificação das geocachadas

Mensagempor jasafara » sábado jan 02, 2016 18:55

zoom_bee Escreveu:...como não posso ainda manter um plano internet móvel, continuo a recolher essa informação "á moda antiga" fazendo varios print screens das caches e logs que me interessam que coloco no tablet ou telemóel para consultar depois (só já não imprimo)...

Sabes que existe forma de teres as caches de forma offline no tablet ou telemóvel sem teres de estar a fazer print screens, não sabes? :)
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: planificação das geocachadas

Mensagempor jasafara » sábado jan 02, 2016 19:01

MAntunes Escreveu:...
Os Favoritos. Podem ser uma ferramenta muito útil para quem partilha os gostos e valores daqueles que os atribuem. Para mim, não são. Ou seja, os Favoritos são atribuídos, na sua maioria, por pessoas que não têm a mesma visão do geocaching que eu tenho e por isso, esses Favoritos, não representam para mim a mesma coisa que representam para quem os atribui. Fica um pouco mais claro, agora, porque nem toda a gente valoriza a mensagem dada por "muitos Favoritos" numa cache?

Desde a Churrascada fizeste duas caches. Uma com um rácio de favoritos de 2% e outra de 28%. Qual é a que gostaste mais?
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: planificação das geocachadas

Mensagempor zoom_bee » sábado jan 02, 2016 19:23

o que sugeres? c.geo? esse uso qd não tenho o trabalho de casa feito.
Mas para ter acesso a listings, logs e fotos de forma rápida e o mais detalhada possível só mesmo com os prints das paginas online,
Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1512
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Re: planificação das geocachadas

Mensagempor jasafara » sábado jan 02, 2016 20:09

zoom_bee Escreveu:o que sugeres? c.geo? esse uso qd não tenho o trabalho de casa feito.
Mas para ter acesso a listings, logs e fotos de forma rápida e o mais detalhada possível só mesmo com os prints das paginas online,

O c.geo e uma data de outros programas permitem uma utilização offline com importação prévia dos GPX das caches ;))
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: planificação das geocachadas

Mensagempor MAntunes » sábado jan 02, 2016 21:27

jasafara Escreveu:
MAntunes Escreveu:...
Os Favoritos. Podem ser uma ferramenta muito útil para quem partilha os gostos e valores daqueles que os atribuem. Para mim, não são. Ou seja, os Favoritos são atribuídos, na sua maioria, por pessoas que não têm a mesma visão do geocaching que eu tenho e por isso, esses Favoritos, não representam para mim a mesma coisa que representam para quem os atribui. Fica um pouco mais claro, agora, porque nem toda a gente valoriza a mensagem dada por "muitos Favoritos" numa cache?

Desde a Churrascada fizeste duas caches. Uma com um rácio de favoritos de 2% e outra de 28%. Qual é a que gostaste mais?


Não sei. Porque não reparei nos favoritos de cada uma.

Mas, analisando as caches pelos que me dizem a mim, gostei mais da da Anta quando regressava de um fds num Monte Alentejano, perto do Lavre.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal


Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes