• Anúncios

GeoStats

Assuntos sobre este site e sobre o projecto GeoStats, sugestões, dúvidas e problemas.

Moderador: Moderadores

Re: GeoStats

Mensagempor jorge.dias » domingo mai 02, 2010 22:17

Agradecer a Groundspeak por esta atitude? Eu cá lamento e acho sensurável! As Geostats são uma ferramenta útil, necessária e gratuita como de resto é o espírito do Geocaching. Será que eles querem ter agora um benefício comercial? SÓ VÃO MATAR ESTE MOVIMENTO.
jorge.dias
Micro
 
Mensagens: 5
Registado: domingo Oct 25, 2009 14:50

Re: GeoStats

Mensagempor Paisagista » domingo mai 02, 2010 22:45

SMF Team Escreveu:Quanto aos mapas nacionais com distritos, não é possivel cada um manter o seu a mão, mantendo o que o portal disponibilizava?
Vai ficar tudo perdido?
Existe esperança de algumas coisas poderem vir a funcionar?

Hear hear :clap:
ImagemImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
Paisagista
Regular
 
Mensagens: 449
Registado: sábado jul 04, 2009 09:39
Localização: Évora

Re: GeoStats

Mensagempor CPTeam » domingo mai 02, 2010 22:53

jorge.dias Escreveu:Agradecer a Groundspeak por esta atitude? Eu cá lamento e acho sensurável! As Geostats são uma ferramenta útil, necessária e gratuita como de resto é o espírito do Geocaching. Será que eles querem ter agora um benefício comercial? SÓ VÃO MATAR ESTE MOVIMENTO.


Eu, quando disse para agradecerem à GS estava a ser irónico...
Editado pela última vez por CPTeam em segunda mai 03, 2010 19:13, num total de 1 vez.
ImagemImagemImagem
Caching tools:
Nokia 6110 Navigator: Garmin Mobile XT (road navigation) + SmartGPX (paperless)
A clean conscience
Garmin Etrex H (final aproach)
UMM Alter II (VERY final aproach)
2 Geocachers (aproaching final...)
CPTeam
Regular
 
Mensagens: 354
Registado: sexta fev 22, 2008 19:21
Localização: Tercena

Re: GeoStats

Mensagempor rifkind » domingo mai 02, 2010 23:32

SMF Team Escreveu:Não é possivel manter o Google calendar com os eventos?
Adicionados á mão, ou por indicação aqui no forum?
Quanto aos mapas nacionais com distritos, não é possivel cada um manter o seu a mão, mantendo o que o portal disponibilizava?
Vai ficar tudo perdido?
Existe esperança de algumas coisas poderem vir a funcionar?


O Google Calendar mantém-se, embora para já sem os eventos. Tem os aniversários e os Meetups.

Quanto ao resto das Stats, é possível manter alguma coisa, claro. Nunca pode é depender de recolha automática de dados. Mas, o caso do mapa de Distritos é um exemplo do que pode ser mantido, mas que terá de mudar bastante. O mapa evoluia consoante as caches novas que iam aparecendo. Isso vai deixar de acontecer, provavelmente.

É muita coisa para rever. Vai demorar algum tempo para perceber o que vai dar para aproveitar (e de que modo).
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: GeoStats

Mensagempor papaleguas » segunda mai 03, 2010 13:21

Torgut Escreveu:Já se limpava alguém daqui; acho que se calhar por menos foi excluido destes fóruns o user Kidloco. De resto, no que me toca, apesar de nada ter dito antes, direi o que me passar pela alma quando assim me apetecer, que fóruns não sao um tribunal. Não tenho que provar absolutamente nada. Apenas colocar os dedos num teclado e deixar correr. Processe-me quem quiser.

Parece que andam aqui a cair muitas cinzas de outros vulcões. Ainda há pouco reparei nas barbaridades que um user Bolacha escreveu noutro tópico e agora isto. Anda gente com a língua solta, o insulto fácil, e a moderação dos fóruns, assustada com a potencial acusação de parcialidade entrou pelo caminho do deixa andar. Tsk tsk.


"Já se limpava algém daqui?"

Mas tens noção das barbaridades que dizes?
Dass.

Esta guerra de m... continua a ser alimentada com o objectivo de?
E se arranjassem uma vida, um trabalhinho ou até mesmo uma mulher (ou homem no caso de outras preferências ) e se deixassem de m#$%#%s sem sentido?

Com sinceridade, caguei se veio do user A ouy B, do fórum A ou B e continuo aqui porque gosto do fórum (embora também goste do outro) mas com sinceridade estas m#$%#%s estão a estragar o que resta deste grande espaço... digo eu.

Tu és um dos principais agitadores do fórum. e quando digo agitador digo no sentido de não aceitares nenhuma opinião ou entrares numa discussão na qual manifestes o teu ponto de vista de forma a colaborar com a comunidade na construção de algo melhor. Não gostas da GS... epá escreve para eles.

Já começa a chatear tanta falta de tacto.

Eduardo.
Imagem
Avatar do Utilizador
papaleguas
Large
 
Mensagens: 927
Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Re: GeoStats

Mensagempor rifkind » segunda mai 03, 2010 14:26

De facto, esta discussão (e as outras) já chateiam. As acusões de "incendiários", também.

Já aconteceu e provavelmente pode voltar a acontecer: as coisas resolvem-se com uma conversa directa e com alguma tolerância para aceitar que os outros têm opinião diferente e se calhar ambas estão "certas". Ou não estão, mas ninguém mudará de opinião, logo não vale a pena discuti-las.

Se quiserem continuar a conversa por aqui, tudo bem. Mas não gosto de a ler. Como outras, parece-me que está num ponto que não vai levar a qualquer conclusão útil, portanto, se não se importam, passo a ignorá-la.

Espero que haja outros tópicos onde possam dispender alguma da vossa atenção. Se não houver, podem criar novos, ou não criar de todo. É ao vosso critério.
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: GeoStats

Mensagempor rifkind » segunda mai 03, 2010 14:43

rifkind Escreveu:É muita coisa para rever. Vai demorar algum tempo para perceber o que vai dar para aproveitar (e de que modo).


E, citando-me a mim próprio (passe a repetição de termos), que funcionalidades das Stats gostariam de ter de volta?

As listagens em GPX e noutros formatos, estão naturalmente fora de questão, bem como listas de caches, arquivadas ou por arquivar, seja de que forma fôr.

Algo que será possível, é a geração de mapas de distritos, onde os totais para cada distrito são fornecidos no URL e calculados pelo próprio utilizador.

Tops automáticos estão fora de questão, mas para tops, há outros sites, como o http://www.cacherstats.com/.

Feeds estão fora de questão.
Para as fotos, a Groundspeak tem feeds de fotos por cache e global, mas não por país.
O calendário de eventos é possível, bem como as notificações por SMS, desde que preenchido manualmente e sem coordenadas.

Há algo mais que valha a pena reformular?
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: GeoStats

Mensagempor btrodrigues » segunda mai 03, 2010 14:55

Tal como disse já não sei bem onde ou a quem (a multiplicidade de meios tem esse inconveniente), existe um conjunto de estatísticas de nível tendencial e histórico que são o espelho da evolução do geocaching em Portugal e cuja existência se justifica e merece ser prolongada.

Falo da evolução do número de caches em PT e de geocachers assim como as nacionalidades dos geocachers que andam por aqui. Tenho a certeza que será possível obter estes dados de forma simplificada e sem recorrer a situações potencialmente ilegais.
--
BR
Avatar do Utilizador
btrodrigues
Extra Large
 
Mensagens: 1938
Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Re: GeoStats

Mensagempor SMF Team » segunda mai 03, 2010 18:39

rifkind Escreveu:
rifkind Escreveu:É muita coisa para rever. Vai demorar algum tempo para perceber o que vai dar para aproveitar (e de que modo).


E, citando-me a mim próprio (passe a repetição de termos), que funcionalidades das Stats gostariam de ter de volta?

As listagens em GPX e noutros formatos, estão naturalmente fora de questão, bem como listas de caches, arquivadas ou por arquivar, seja de que forma fôr.

Algo que será possível, é a geração de mapas de distritos, onde os totais para cada distrito são fornecidos no URL e calculados pelo próprio utilizador.

Tops automáticos estão fora de questão, mas para tops, há outros sites, como o http://www.cacherstats.com/.

Feeds estão fora de questão.
Para as fotos, a Groundspeak tem feeds de fotos por cache e global, mas não por país.
O calendário de eventos é possível, bem como as notificações por SMS, desde que preenchido manualmente e sem coordenadas.

Há algo mais que valha a pena reformular?




Olá, fico feliz por voltares a pensar no assunto!
Quanto as Stats, a minha opiniao é colocar tudo em funcionamento dentro dos parametros legais para ninguem sair prejudicado!
Eu gostaria de voltar a ter o calendario de eventos e as sms dos mesmos mesmo sem coordenadas talvez preenchido com a ajuda de todos aqui no forum para não te dar muito trabalho!
Os mapas gostava que fizessem parte do forum e que fossem preenchidos pelo proprio geocacher com as PQ do mesmo.
Quanto as fotos aí dava-mos uma lição a groundspeak, com um alojamento comum ou partilhado noutro site das nossas fotos de geocaching!!
Eu não me importava de queimar PQ minhas e pagas por mim para informar manualmente quantas caches tem o distrito XPTO!

*edit - correcção ortográfica
Imagem
SMF Team
Regular
 
Mensagens: 413
Registado: domingo ago 03, 2008 08:38
Localização: Aveiro

Re: GeoStats

Mensagempor jasafara » segunda mai 03, 2010 22:25

SMF Team Escreveu: Olá, fico feliz por voltares a pensar no assunto!
Quanto as Stats, a minha opiniao é colocar tudo em funcionamento dentro dos parametros legais para ninguem sair prejudicado!
Eu gostaria de voltar a ter o calendario de eventos e as sms dos mesmos mesmo sem coordenadas talvez preenchido com a ajuda de todos aqui no forum para não te dar muito trabalho!
Os mapas gostava que fizessem parte do forum e que fossem preenchidos pelo proprio geocacher com as PQ do mesmo.
Quanto as fotos aí dava-mos uma lição a groundspeak, com um alojamento comum ou partilhado noutro site das nossas fotos de geocaching!!

Eu não me importava de queimar PQ minhas e pagas por mim para informar manualmente quantas caches tem o distrito XPTO!



Subscrevo. Se a solução passar por utilizar PQ legais, estou disponível para ceder algumas das minhas, para os objectivos que forem úteis.
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: GeoStats

Mensagempor manelov » segunda mai 03, 2010 22:36

rifkind Escreveu:
rifkind Escreveu:É muita coisa para rever. Vai demorar algum tempo para perceber o que vai dar para aproveitar (e de que modo).


..... que funcionalidades das Stats gostariam de ter de volta?


Todas as que for possível, um jogo sem estatisticas não é jogo.
Imagem Imagem
manelov
Regular
 
Mensagens: 584
Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Re: GeoStats

Mensagempor LMGomes » segunda mai 03, 2010 22:48

Não costumo participar nos fóruns, apesar de os frequentar com regularidade e onde tenho aprendido muito. Confesso que depois de tudo o que sucedeu na última semana, o aspecto mais negativo foi realmente o desaparecimento das stats (outros houveram mas não é por ai que quero ir…).
Todos concordam que as stats, independentemente daquilo que se liga aos números, eram um elemento de dinamização da actividade para todos e para cada um de nós individualmente. Assim, realço o que já foi dito atrás pelo vsérgio. Julgo também que a Groundspeak ao referir que os seus dados não poderão ser usados sem a sua autorização, pressupõe que essa autorização seja possível, pelo menos para serem utilizados em aspectos que não sejam concorrenciais com os seus serviços, Premium ou não.
Listagem de caches, GPX, ficheiros para TOMTOM, etc, consigo perceber que não seja possível, mas os vários tops nacionais, o mapa de distritos e das Lusitanis, a evolução histórica/estatística do Geocaching em Portugal, por exemplo, não me parecem que sejam “serviços” para o qual o Geocaching.com esteja vocacionado. Julgo por isso que a Groudspeak poderia aceder a um acordo que lhe traria vantagens, do ponto de vista da dinamização e da adesão dos Geocachers em Portugal e que seria facilmente verificável por eles o seu cumprimento.
Resumindo, aceder aos dados da Groudspeak de forma legal, para dar origem a stats que não sejam concorrenciais com os serviços por eles prestados.
Era interessante…
LMGomes
Imagem
LMGomes
Micro
 
Mensagens: 28
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Loures/Lisboa/Leiria

Re: GeoStats

Mensagempor jasafara » segunda mai 03, 2010 23:17

LMGomes Escreveu:...Resumindo, aceder aos dados da Groudspeak de forma legal, para dar origem a stats que não sejam concorrenciais com os serviços por eles prestados.
Era interessante…
LMGomes


:clap:
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: GeoStats

Mensagempor btrodrigues » terça mai 04, 2010 01:47

SMF Team Escreveu:Eu não me importava de queimar PQ minhas e pagas por mim para informar manualmente quantas caches tem o distrito XPTO!

jasafara Escreveu:Subscrevo. Se a solução passar por utilizar PQ legais, estou disponível para ceder algumas das minhas, para os objectivos que forem úteis.


Wrong answer. Voltamos ao mesmo.

Waypoint License Agreement

http://www.geocaching.com/waypoints/agreement.aspx

Uses Not Permitted:
• Licensee shall not sell, rent, lease, sublicense, lend, assign, time-share, or transfer, in whole or in part, or provide access to the Data, Related Materials, any updates, or Licensee's rights under this Agreement to any third party whatsoever.
• Licensee shall not reverse engineer, decompile, or disassemble the GROUNDSPEAK-compatible data format(s) in an attempt to duplicate the proprietary and copyright-protected GROUNDSPEAK data model(s) and/or export format(s).
• Licensee shall not remarket, resell, and/or redistribute the Data or any derived portion(s) of the Data in its digital form to any third party whatsoever.
--
BR
Avatar do Utilizador
btrodrigues
Extra Large
 
Mensagens: 1938
Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Re: GeoStats

Mensagempor rifkind » terça mai 04, 2010 07:56

btrodrigues Escreveu:Falo da evolução do número de caches em PT e de geocachers assim como as nacionalidades dos geocachers que andam por aqui. Tenho a certeza que será possível obter estes dados de forma simplificada e sem recorrer a situações potencialmente ilegais.


Bruno, pelo que li, isso só é possível se cada geocacher individual se registe no nosso site, de forma independente do da Groundspeak.
Essa é uma possibilidade, claro.

Quanto a outras formas:

http://www.geocaching.com/waypoints/agreement.aspx

Uses Not Permitted:
• Licensee shall not sell, rent, lease, sublicense, lend, assign, time-share, or transfer, in whole or in part, or provide access to the Data, Related Materials, any updates, or Licensee's rights under this Agreement to any third party whatsoever.
• Licensee shall not reverse engineer, decompile, or disassemble the GROUNDSPEAK-compatible data format(s) in an attempt to duplicate the proprietary and copyright-protected GROUNDSPEAK data model(s) and/or export format(s).
• Licensee shall not remarket, resell, and/or redistribute the Data or any derived portion(s) of the Data in its digital form to any third party whatsoever.


Nem os donos das caches podem distribuir a informação dos logs que foram feitos nas suas caches (Data or any derived portion(s) of the Data), nem as PQs (normais ou MyFinds) podem ser distribuidas ou carregadas (to any third party whatsoever). Isso coloca de parte que produza uma interface onde um utilizador possa carregar a sua PQ e calcule estatísticas dela, como a lista de geocachers, ou que permita visualizá-la num mapa (o geocaching-pt é uma third party). Creio que o facto de não poder redistribuir quaisquer dados originais ou partes derivadas elimina a possibilidade de cada um gerar estatísticas (Related Materials,derived portion(s) of the Data) e de as distribuir ou publicar num site.

SMF Team Escreveu:Eu não me importava de queimar PQ minhas e pagas por mim para informar manualmente quantas caches tem o distrito XPTO!


Obrigado pela ideia e pela oferta. Nós, rifkindsss, já somos Premium Members há muito, pelo que a obtenção dos dados via PQ não seria um problema. Mas as PQs nunca foram usadas para obter quaisquer dados para as Stats e de facto, não o podem ser.

Portanto, o âmbito de estatísticas ficará por aquelas que são independentes de quaisquer dados que venham da Groundspeak.
Voltando ao exemplo dos mapas de Distritos, cada utilizador terá a lista dos seus logs (que também logou* no Geocaching.com) e com isso pode calcular os valores por distrito e pode gerar um mapa através de uma interface a desenvolver.

* "Logar" devia passar a verbo português...
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

AnteriorPróximo

Voltar para O Site

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes

cron