• Anúncios

Impacto na Europa do Vulcão da Islândia

Aqui fala-se de tudo e mais alguma coisa

Moderador: Moderadores

Re: Impacto na Europa do Vulcão da Islândia

Mensagempor bicho felpudo » domingo abr 18, 2010 10:32

Torgut Escreveu:Humm? Também o Torgut? Há mais algum Torgut por aqui? :-)


Desculpa,interpretei mal o outro tópico " Será do vulcão"Imagem, desculpaImagem... Eu apartir das 23h30m já não digo coisa com coisaImagem...
"Os covardes morrem muito antes de sua verdadeira morte. "
( Júlio César )

ImagemImagem
Avatar do Utilizador
bicho felpudo
Extra Large
 
Mensagens: 2029
Registado: sexta Oct 09, 2009 20:50
Localização: porto

Re: Impacto na Europa do Vulcão da Islândia

Mensagempor RaspaPT » domingo abr 18, 2010 15:28

E a saga continua.

Apesar dos voos de teste terem corrido bem, não me parece que o embargo aéreo seja levantado tão facilmente. Para já aqui no UK vai estar fechado até amanha de manha, mas as companhias aéreas (Ryanair, British Airways, BMI) já garantem que amanha não voam.

Eu tenho uma semana de trabalho pela frente e gostava de ir a casa no fim de semana, nem que fosse de camioneta, mas não estou a ver a minha empresa a deixar-me ir facilmente, pois os colegas que conseguiram ir na sexta feira para já não conseguem voltar. Ter os recursos em Portugal parados é muito mau para a empresa...

Fala-se de uma possível mudança nos ventos, para começarem a soprar de sul para o fim da semana. Acho que será essa a minha hipótese de voltar de avião, mas ainda estou bastante céptico

Torgut, podes por favor colocar aqui as fontes que referem que o vulcão já deixou de expelir cinza? Eu tentei e não consegui encontrar.

Boa sorte aos que tentam voltar para casa.
RaspaPT
Small
 
Mensagens: 81
Registado: terça jul 07, 2009 15:06

Re: Impacto na Europa do Vulcão da Islândia

Mensagempor Torgut » domingo abr 18, 2010 18:08

Raspa, li e pronto, já não me lembro onde, da dúzia ou isso de artigos que li. Quem o afirma é alguém da área científica directamente na Islândia. Que a cinza a ser expelida - e isto já ontem - não o é a altitude que a capacite para viajar e que cai imediatamente ou, na pior das hipóteses, sobre o mar, na zona da Islândia. E eu não disse que tinha cessado de expelir cinza :-)

Neste momento há 7 aviões no ar na Europa Central. Muito teste anda para ai. Ou então é tráfego relacionado com os aeroportos alemães que já foram reabertos.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Impacto na Europa do Vulcão da Islândia

Mensagempor manelov » domingo abr 18, 2010 20:17

Vários espaços aéreos vão continuar fechados até às dez de terça-feira em consequência da nuvem de cinza do Eyjafjallajokull. Mas a novidade é que parece que a nuvem, tal como muita coisa com o aquecimento global, não existe.

A KLM voôu um 737-800 vazio esta noite a 10.000 m e a 13.000 m e não encontrou nenhum sinal de cinza. A Lufthansa voôu 10 aparelhos de Francoforte para Munique, de novo sem encontrar sinais de cinza. Também a Air Berlin o fez, com os mesmos resultados.
“O encerramento do espaço aéreo aconteceu só por causa dos resultados de uma simulação em computador feita no Volcanic Ash Advisory Center, em Londres”, diz o principal executivo da Air Berlin. “Estamos pasmados que os resultados dos vôos de ensaio feitos pela Lufthansa e Air Berlin não tenham qualquer impacto nas decisões das autoridades de segurança aérea”.
“Não se lançou nem um único balão meteorológico para medir quanta cinza vulcânica está no ar”, diz Klaus Walter, porta-voz da Lufthansa. “A proibição de vôo, feita com base só em contas num computador, produziu milhares de milhões de prejuízos para a economia. De futuro vamos exigir que se apresentem medições fiáveis antes de ser imposta uma proibição de vôo.”
Imagem Imagem
manelov
Regular
 
Mensagens: 584
Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Re: Impacto na Europa do Vulcão da Islândia

Mensagempor rifkind » domingo abr 18, 2010 21:17

“Não se lançou nem um único balão meteorológico para medir quanta cinza vulcânica está no ar”, diz Klaus Walter, porta-voz da Lufthansa. “A proibição de vôo, feita com base só em contas num computador, produziu milhares de milhões de prejuízos para a economia. De futuro vamos exigir que se apresentem medições fiáveis antes de ser imposta uma proibição de vôo.”


Mas, pelos vistos, lançaram um Boeing F-18 Hornet e os resultados não foram agradáveis.

Imagem

Five of the air force’s Hornets were involved in a training exercise on the morning of 15 April, just hours before the imposition of airspace restrictions due to the ash cloud spreading from a major volcanic eruption in Iceland.


Não me parece que tomassem uma decisão desta dimensão e a mantivessem, sem dados mais concretos que uma simulação de computador. Mas coisas mais estranhas já aconteceram.
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: Impacto na Europa do Vulcão da Islândia

Mensagempor ajsa » domingo abr 18, 2010 22:01

A saga continua.

Num dos jornais televisivos, uma palerma dum gestor ou lá que raio se pode chamar a um paspalho destes duma companhia (se não me engano Ucraniana) disse que iriam voar de qualquer forma.
segundo ele, os custos da empresa para eventuais indemnizações no caso de acidente serão semelhantes aos custos por não voar.
Diz ainda, que estão a fazer um serviço de qualidade à sociedade e é nestas alturas que deveremos ser fortes.

Grande paspalho, o filho******* :twisted:

Bom, para já temos bilhetes sem lugar para Paris e alojamento em Hotel por uma noite.
Fiz diversas tentativas para obter bilhetes no TGV para Irum ou Madrid para quarta-feira mas sem sucesso.
Farei novas tentativas amanhã já em Paris.

Por cá, os voos estão todos cancelados até amanhã às 19:00 horas e previsão de continuidade.
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Impacto na Europa do Vulcão da Islândia

Mensagempor Paisagista » segunda abr 19, 2010 15:48

Em sentido contrário a saga tem contornos semelhantes.

Sei de cinco estrangeiros no Algarve que mandaram vir uma carrinha da terra natal para os vir buscar.
Outros dois em Lisboa estão a aproveitar para ver algo da cidade, depois das cicloférias pela Extremadura e Ribatejo. Por fim ainda chegam a casa antes dos outros.

Por estas e por outras estivemos no aeroporto ontem.
Estava uma fila enorme no balcão da TAP:

- Posso pedir uma informação?
- Tem que aguardar.
- Mas esta fila é para quê?
- Já lhe disse para aguardar na fila.
- ...
ImagemImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
Paisagista
Regular
 
Mensagens: 449
Registado: sábado jul 04, 2009 09:39
Localização: Évora

Re: Impacto na Europa do Vulcão da Islândia

Mensagempor prodrive » segunda abr 19, 2010 15:54

ajsa Escreveu:A saga continua.

Num dos jornais televisivos, uma palerma dum gestor ou lá que raio se pode chamar a um paspalho destes duma companhia (se não me engano Ucraniana) disse que iriam voar de qualquer forma.
segundo ele, os custos da empresa para eventuais indemnizações no caso de acidente serão semelhantes aos custos por não voar.

Cá para mim, esse tipo sofreu um traumatismo Ucraniano à nascença :mrgreen:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
prodrive
Extra Large
 
Mensagens: 2267
Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Re: Impacto na Europa do Vulcão da Islândia

Mensagempor ajsa » segunda abr 19, 2010 23:53

Já estamos em Paris e só tivemos de viajar sentados quase no chão do Eurostar durante pouco tempo.
Por incrível que possa parecer, as filas para compra de bilhetes para sair do UK eram astronómicas, as mensagens de aviso de bilhetes esgotadas eram constantes mas só num pequena incursão desde a carruagem onde viajávamos (carruagem 16) até ao bar (carruagem 14) encontrei a módica quantia de 18 lugares disponíveis. Incrível!!!! Grande gestão de lugares eles têm!!!!


Bom, hoje a história foi semelhante.
Em Paris tentamos comprar bilhetes para o SUD Express. Pela Net é impossível porque exigem a compra com 7 dias de antecedência e nas bilheteiras as mensagens são exclusivamente "Bilhetes esgotados até sexta-feira!"

Fiz uma simulação para aluguer de carro e querem 750,00 na Europcar e 1100,00 na Hertz. Isto para levantar o carro em Paris e entregar em Lisboa.
A estratégia agora será, se amanhã se mantiver a informação dos comboios, alugar carro em Paris e ir até Bayonne. Daí passar para San Sebastião de comboio e lá alugar novo carro até Vigo ou coisa do género.

É uma aventura e tanto e com esta treta ainda não fiz nenhuma cache em Paris. :twisted:
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Impacto na Europa do Vulcão da Islândia

Mensagempor Torgut » terça abr 20, 2010 00:24

Ajsa, e autocarros ? Certamente que há autocarros disponíveis desde França, digo eu.

Um pequeno à parte. Sempre me fez curiosidade a estranha relação da massa anónima (que por vezes deixa de o ser) com a hipocrisia. Ninguém gosta dela, mas a verdade é que a amam. Cada vez que alguém surge publicamente com um discurso honesto e directo, como José Mourinho, João Jardim ou mesmo Pinto da Costa, cai o Carmo e a Trindade. O pessoal quer é que se continue com o paleiozinho politicamente correcto, que, esperaria eu, não engana ninguém. E isto sobre o rapaz ucraniano. Qualquer gestor ou CEO colocará a sua missão acima de considerações humanitárias. Ponto. Ah! O problema está em se assumir isso, dizer-se a verdade, ser-se honesto, Pois claro. Viva a hipocrisia.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Impacto na Europa do Vulcão da Islândia

Mensagempor rifkinda » terça abr 20, 2010 06:32

Soubemos ontem que um amigo nosso, também geocacher, está retido em Roma. As informações que tem é que consegue regressar na 4ªF, mas a Easy Jet diz só voar até Madrid. Depois ainda vai ter de arranjar transporte de Madrid para Lisboa.

Também tenho falado com vários geocachers estrangeiros retidos por cá, que têm aproveitado para prolongar as suas férias e cachar mais um pouco! [;)]

Rifkinda
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Impacto na Europa do Vulcão da Islândia

Mensagempor fire4me » terça abr 20, 2010 14:01

No meio deste caos dos voos cancelados existe algo que me faz alguma confusão.

Todos nos já vimos na TV imagens do vulcão a expelir lava e cinzas, mas as imagens captadas são aéreas, ora mesmo ali ao lado do vulcão e o helicóptero e o avião conseguem voar sem problemas :?: :shock: :shock:

Falaram de um voo para a Austrália a uns anos que sofreu uma paragem nos 4 motores e quase caiu. Só se esqueceram de referir um pequeno pormenor o avião atravessou a nuvem de fumo a noite mesmo por cima do oceano.
Ou seja se fosse de dia os pilotos conseguiriam ver a nuvem e desviar-se, agora de noite e em cima do oceano não existem quais queres referencias visuais...

Acho que a medida de fechar os céus da Europa foi tomada de animo leve pois não foram efectuados ou pelo menos não foram divulgados voos de teste, apenas simulações em computador que podem partir de dados incorrectos... só agora depois do caos estar instalado é que algumas companhias aéreas (de renome) efectuaram voos de teste e dizem que não tiveram qualquer problema. :?:
Imagem
fire4me
Micro
 
Mensagens: 64
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Impacto na Europa do Vulcão da Islândia

Mensagempor RaspaPT » terça abr 20, 2010 15:59

fire4me Escreveu:Todos nos já vimos na TV imagens do vulcão a expelir lava e cinzas, mas as imagens captadas são aéreas, ora mesmo ali ao lado do vulcão e o helicóptero e o avião conseguem voar sem problemas


Estas imagens foram capturadas a noroeste do vulcão, quando o vento soprava desse mesmo lado em direcção a sudeste. Portanto não haveria perigo para os aparelhos, mas já vi um artigo a dizer que isto não seria completamente verdade.

Quanto a fecharem os aeroportos na Europa, possivelmente foi uma medida exagerada. Mas é preferível isso do que ter aviões a cair. Além disso houve uns jactos filandêses que na passada quinta feira se não estou em erro tiveram problemas nos motores por causa da cinza. Há ainda a história dos aviões da nato, mas sobre essa não há dados em concreto.

Eu neste momento nem sei em que acreditar. Temos por um lado uma entidade se calhar demasiadamente cautelosa a fechar tudo sem olhar às consequências, e por outro companhias aéreas ansiosas por voltar a por os aviões no ar para evitar ainda mais prejuízos, se calhar sem tomarem todas as devidas precauções. Venha o diabo e escolha...

O que é certo é que há demasiada informação dos dois lados e todos puxam a brasa à sua sardinha. Eu sei que tenho voo marcado para sexta feira de manha, de Manchester -> Frankfurt -> Porto, mas duvido que se vá realizar. A empresa está a estudar uma forma de levar os colaboradores de volta para Portugal. Algo me diz que ainda vou fazer Paris-Porto de camioneta. Ficaram de nos dar mais informações ao final da tarde. Vamos lá ver como corre. Não sendo das pessoas mais afectadas, a verdade é que já estou à 15 dias sem ir a casa, e não me apetecia nada ficar mais uma semana.
RaspaPT
Small
 
Mensagens: 81
Registado: terça jul 07, 2009 15:06

Re: Impacto na Europa do Vulcão da Islândia

Mensagempor ajsa » terça abr 20, 2010 21:57

Tentamos, por indicação quatro empresas de autocarros e levamos quatro negas. Nada!

Conseguimos através da central de reservas da Hertz em Lisboa um Corsa em Paris para o largar amanhã em Bayonne.
Neste momento, depois de quase 800 km de estrada, já estamos alojado num hotel em Bayonne e fomos à estação de comboios. Indicações: "Por motivos de greve, aconselhamos apenas a comprar bilhetes próximo da hora de embarque."

Amanhã de manhã iremos passar para Irun via comboio na expectativa de conseguir lugar no SUD Express para Lisboa. Vamos lá ver o que irá dar.
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Impacto na Europa do Vulcão da Islândia

Mensagempor Silvana » quinta abr 22, 2010 15:40

Tb soubemos de uns geocachers retidos no Quénia que tentavam regressar no passado sábado via Amesterdão.
Como não conseguiram, a única ligação disponível foi para Istambul. :!: Cairo, Dubai, etc... Tudo repleto!
Mas a partir de Istambul.... Nada! Ou como quem diz, só a nado ou de barco cruzeiro. [:D]
A solução foi aguardar por um autocarro que percorre agora 25 longas e penosas horas atravessando muitos dos actuais paises que constituíam a antiga Jugoslávia até Viena.
E daí, Kimboio. [:D]
E depois dizem que os geocachers não fazem turismo! [;)]
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Avatar do Utilizador
Silvana
Large
 
Mensagens: 1498
Registado: segunda set 11, 2006 11:47
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Voltar para Off Topic

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes

cron