• Anúncios

O fórum de todos nós

Assuntos sobre este site e sobre o projecto GeoStats, sugestões, dúvidas e problemas.

Moderador: Moderadores

O fórum de todos nós

Mensagempor MAntunes » terça mar 16, 2010 13:11

Um destes dias, ao comentar com um de vocês, em forma de lamento, as ultimas situações deste fórum reconheci que, em geral, o pessoal está descontente com o gc-pt. É uma conclusão que se vem afirmando ao longo dos tempos e que é inegável.

Fui então desafiado para fazer uma reflexão sobre o fórum e o que se poderia fazer para melhorar.

Como sou um dos mais antigos utilizadores do mesmo e já estive por duas vezes na Administração/Moderação, tendo a última participação terminado há já suficiente tempo (cerca de 10 meses) para poder ter uma visão algo distanciada, admiti que estava em boa posição para o fazer, além de estar sentado, visto que conheço os dois lados – a utilização e a Administração/Moderação do fórum.


Um pouco de retrospectiva

Este fórum começou em Abril de 2003 por iniciativa e carolice do João ‘Rechena’. Ele apareceu de repente com o entusiasmo, as ferramentas e a vontade de pôr de pé um fórum de discussão sobre o geocaching em Portugal. Até à altura havia apenas a mailinglist do yahoogroups e alguns contactos pessoais que se iam criando.
A ideia do fórum pegou logo e o mesmo foi acarinhado e foi crescendo com as contribuições avulsas que iam surgindo de todo o lado.

Muitas coisas aconteceram durante estes quase sete anos de fórum, passando por mudanças de plataformas técnicas, modelos de subsistência económica (ao princípio os encargos eram suportados pelo bolso do João), constituição de equipas de Admins/moderadores, que se foram renovando conforme as disponibilidades e vontades dos que entravam e saiam, conteúdos que se foram renovando (das quais destaco as histórias das “caçadas” na primeira página, as Stats, os mapas com as caches (ao princípio apenas pontos estáticos num mapa sem ligação às páginas das caches e que eram actualizados apenas uma vez por mês) as polls diversas.
Mais recentemente, o GeoWiki (para dar resposta às perguntas mais simples de quem vai entrando no geocaching e vem cheio de dúvidas e sem saber muito bem por onde começar), o concurso de fotografia (para promover o enriquecimento dos logs e o gosto pela fotografia) e toda a panóplia de funcionalidades de que as Stats foram beneficiando.

Dizia-me a pessoa que me desafiou; “acho que este fórum mete a maior parte dos outros forums de gc estrangeiros no bolso”. É uma afirmação que revela o estado de espírito de reconhecimento de que temos realmente algo de muito especial aqui neste fórum e neste site.


As razões para se atingir a situação actual

Então porque estamos com aquela sensação de amargo de boca quanto ao ambiente no fórum?
Começaria por uma afirmação que me parece demasiado obvia mas que não consigo evitar; somos humanos e os nossos gostos, amizades, simpatias e humores vão mudando e, com isso, o nosso comportamento enquanto animal social vai-se alterando ao longo dos tempos, provocando ‘feridas’, ressentimentos, mau estar. Não há volta a dar quanto aos motivos. O que acontece aqui, acontece na escola, no trabalho, na família ou em qualquer outro espaço social.

Há lamentos de que a Moderação deste fórum está demasiado pesada e é muito restritiva. À parte episódios que já referirei adiante, a Moderação deste fórum foi-se adaptando às necessidades e à evolução do comportamento dos seus utilizadores, motivado também pelo aumento exponencial do seu número. Lembro-me perfeitamente de que, no primeiro período em que estive na Moderação/Administração, apenas com o Rechena, o meu papel era apenas o de dinamizador de conteúdos e de tópicos. A Moderação resumia-se a um “tenham lá calma” e não havia na altura “Código de conduta” nem filtros de palavras ou cuidados especiais com os off-topic. Porque não era preciso. E no entanto, na altura, também havia ‘novos’, pessoas que chegavam a este fórum ao ritmo da altura.


Então porque se chegou a esta situação?

Chegou-se à situação actual de desconforto porque existiram erros de parte a parte – moderadores e utilizadores.

Eu, enquanto moderador, errei ao ser demasiado restritivo no combate ao off-topic em finais de 2008. Mais recentemente, detectei diferença de critério por parte dos Admins/moderadores, na questão das assinaturas provocatórias (Se se apaga uma assinatura que se entendeu provocadora, também se devia apagar outra com a mesma orientação ou não se apaga nenhuma! Ou… terão sido transportados para o exercício da Moderação problemas surgidos com o rescaldo da GeoChurrascada de 2008? Se foi, não devia.) tal como tenho detectado alguma animosidade constante em relação a este fórum e ver alguém fazer noutro aquilo que critica aqui. Para que não se pense que me esquivo atrás de evasivas, pergunto; será o “Apanhei-te…” um tópico parado há quase 10 meses, assim tão mais interessante do que a “História das cinco palavras” ou o “Contar em imagens”, etc, etc…? Ou não terão, todos eles, o mesmo objectivo que é o de manter alguma actividade nos Fóruns e ajudar a descontrair enquanto não chega motivo, inspiração ou até vontade para outros tópicos/posts mais objectivos e enquadrados na orientação geral de um fórum de geocaching?

Estes erros, dos quais ilustrei apenas alguns dos últimos tempos (se fosse ao tempo da “Irmandade do Ponto Final” e da guerra que os seus membros vieram aqui fazer, então a lista era extensíssima), foram criando os estados de espírito que indiquei acima e que, a não terminarem ou a não serem auto moderados podem levar a que a situação entre em rotura.

E nesse caso, quem é que tem mais a perder? São as pessoas que dão grande parte do seu tempo e entusiasmo na manutenção do Fórum, do site gc-pt e de todas as funcionalidades e ferramentas que o mesmo comporta? Parece-me que não.


Somos mesmo irremediavelmente os nossos primeiros adversários?

Eu, sinceramente, estou algo pessimista porque penso que nós temos um mal ‘geneticamente português’ que leva a sermos imaginativos, apaixonados, envolvidos e desenrascados…. no início. Depois, quando algo deixa de ser novidade, somos desleixados, desinteressados e pouco rigorosos e, parece que temos apetência para destruir o que tanto nos custou a criar.


Que fazer?

Dizia-me o meu interlocutor, “talvez se deixarmos de agir como em tudo o que vem de fora é que é bom e tudo o que é português não tem valor…”. É uma generalização que devidamente enquadrada e relativizada a este fórum mostra algo do que poderá ser a solução; acarinharmos o que é nosso.

Para isso, a grande mudança a fazer é essencialmente individual e intima a cada um de nós; mudança de atitude.
Sermos capazes de, no nosso intimo, dizer-mos para nós próprios; estou a proceder ou procedi mal. Vou alterar o meu comportamento e passar a participar construtivamente ou, pelo menos, a não ajudar a destruir. E não me venham com diferentes interpretações do que é “participar construtivamente” ou “não ajudar a destruir” porque não tenho a ninguém em tão má conta. Todos são inteligentes e todos percebem o que digo.

Quando falo de mudança de atitudes falo não apenas dos utilizadores mas também dos Admins/moderadores que deverão tentar ser mais compreensivos no controlo do off-topic – estou à vontade a dizer isto porque sei que errei nesta área e reconheci-o publicamente na altura – e mais rápidos e decididos no controlo de personalidades aberrantes que, infelizmente, vão surgindo.

Outro factor que ajudará também é a renovação de conteúdos. A ideia de um site ou portal dos trackables vai mesmo avançar? Mais recentemente, soube da possibilidade de surgir uma secção virada para o geoturismo. Será realizada?

Esses novos conteúdos, acompanhados da mudança de atitude por parte de todos, poderão relançar e reaproximar o gc-pt e o fórum dos seus utilizadores.

Seremos capazes?


Manuel Antunes
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: O fórum de todos nós

Mensagempor papaleguas » terça mar 16, 2010 15:23

Excelente reflexão.

Não comento porque não é isso que é pedido, mas respondo a algo que na altura apresentei ao MAntunes... o Fórum dos trackables não avançou porque as pessoas que iriam intervir se deburçaram noutros projectos e pensámos que seria mau separar estas duas áreas.

O espaço está lá... já existiu uma ideia pra criar novo fórum, mas seria movimentar apenas as pessoas de um lado para o outro ou então dividir os utilizadores por gostos de "governação".
Pessoalmente, há aspectos que critico na moderação, e alguns em alguns utilizadores, mas eu também não fui/sou santo.

Se o fórum é de todos nós... é dificil de responder. Pessoalmente gostava mais do ambiente de bitaques que de alguma forma acabava sempre com alguma brincadeira.

Vale o que vale.

Eduardo
Imagem
Avatar do Utilizador
papaleguas
Large
 
Mensagens: 927
Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Re: O fórum de todos nós

Mensagempor lopesco » terça mar 16, 2010 16:12

MAntunes Escreveu:Seremos capazes?



Vamos lá tentar Mantunes.... :)
Imagem
Avatar do Utilizador
lopesco
Extra Large
 
Mensagens: 1712
Registado: segunda Oct 10, 2005 12:51
Localização: Abóboda, Cascais

Re: O fórum de todos nós

Mensagempor MightyReek » terça mar 16, 2010 22:27

lopesco Escreveu:
MAntunes Escreveu:Seremos capazes?



Vamos lá tentar Mantunes.... :)


Até nem parece difícil demais.
Bastaria que cada um de nós diga o que tem a dizer sem tentar atingir terceiros (que penso ser o que tem afundado este fórum).

O espírito de camaradagem foi-se perdendo e passou a ser mais uma espécie de guerra civil que outra coisa:
A não gosta de B e manda bocas a C porque é amigo de A e que depois responde...
Parece mais uma novela de comadres que outra coisa e depois queixam-se que é preciso a moderação actuar... E se actua é porque actua, se não actua é porque não actua.
E lá começa outra novela porque actua numa situação e não actuou noutra e bla bla bla...
Isto para já não falar de que houve um geocacher que logou um FTF na data x e depois afinal já era esse dia mas sim o outro e o outro geocacher esteve lá e não o viu e não devia ser FTF e o outro depois é que reclamou o FTF e bla bla ba FTF bla bla bla...
E entretanto houve duas pessoas interessadas em iniciar-se no geocaching que perguntaram numa thread como submeter uma cache e levaram com a resposta: "vai ver a wiki, noob, que eu estou aqui ocupado demais a dizer mal e além disso só ainda encontraste 5 caches não precisas de esconder nenhuma ainda..."

Quanto ao revitalizar do fórum, por acaso há uns tempos houve uma ideia que surgiu e que me pareceu que seria interessante: o apadrinhamento de quem se inicia e queira uma ajuda. Pareceu-me uma ideia bastante interessante e positiva para quem quer realmente começar nisto.
Ideias deste género provam que o fórum continua a ser um local de convergência de muita coisa boa e a porta de entrada de muitos para o mundo do geocaching e só é pena que ás vezes estejamos com a nossa atenção virada para assuntos que deviam ser tratados entre os envolvidos.

Isto foi um desabafo meu e não visa atingir ninguém. Só penso que se dá demasiada importância a porcarias que não a têm e depois acabam por se criar tensões estupidamente desnecessárias e que só degradam a sã convivência entre TODOS.

E vocês, já ajudaram alguém hoje?
Imagem
Avatar do Utilizador
MightyReek
Extra Large
 
Mensagens: 3582
Registado: domingo jul 08, 2007 09:36
Localização: Ermidas-Sado

Re: O fórum de todos nós

Mensagempor Carlytos » quarta mar 17, 2010 02:32

MightyReek Escreveu:E entretanto houve duas pessoas interessadas em iniciar-se no geocaching que perguntaram numa thread como submeter uma cache e levaram com a resposta: "vai ver a wiki, noob, que eu estou aqui ocupado demais a dizer mal e além disso só ainda encontraste 5 caches não precisas de esconder nenhuma ainda..."

Quanto ao revitalizar do fórum, por acaso há uns tempos houve uma ideia que surgiu e que me pareceu que seria interessante: o apadrinhamento de quem se inicia e queira uma ajuda. Pareceu-me uma ideia bastante interessante e positiva para quem quer realmente começar nisto.


Este post do MightyReek deveria estar escrito a dourado, pois em poucas palavras diz tudo o que se passa neste forum, e olhem que para quem como eu que apenas aqui vem à duas semanas, bastou ler dois ou três tópicos e percebi logo o ambinte aqui vivido!

Destaquei estes 2 pequenos textos, porque são os que mais me "afectam"...
O primeiro porque se passou o mesmo comigo, e por pouco nao mudei de ideias e bazava daqui...
O segundo porque era mesmo de um padrinho que eu necessitava no inicio...e se não fosse 2 ou 3 pessoas aqui do forum (nao digo nomes pra nao iniciar guerras), ainda hoje andava a comprar tazos em vez de geocoins (por exemplo)!

Como o forum é de TODOS NÓS, deveriamos ter direito a "votar", tal e qual se vota hoje em dia para escolher o Presidente disto ou daquilo, ou para aprovar uma lei, etc...

Cump,
Avatar do Utilizador
Carlytos
Large
 
Mensagens: 1177
Registado: quinta abr 02, 2009 10:03
Localização: Ovar

Re: O fórum de todos nós

Mensagempor lopesco » quinta mar 18, 2010 10:56

Era giro ter um comentário por parte da moderação....
Imagem
Avatar do Utilizador
lopesco
Extra Large
 
Mensagens: 1712
Registado: segunda Oct 10, 2005 12:51
Localização: Abóboda, Cascais

Re: O fórum de todos nós

Mensagempor vsergio » quinta mar 18, 2010 11:02

Giro não direi, mas dado o estado da nação, seria de bom tom.
Se bem que depreendo que a atitude da administração/moderação, ao terem desafiado o Mantunes para esta Thread (foi o que eu entendi, se calhar não, foi outro gajo qualquer), é uma atitude de mudança :D Ou seja, espelham-se na mensagem do Manuel.
Avatar do Utilizador
vsergio
Extra Large
 
Mensagens: 2310
Registado: segunda set 19, 2005 21:52
Localização: Sobral Monte Agraço

Re: O fórum de todos nós

Mensagempor ajsa » quinta mar 18, 2010 11:32

Se por aqui já tive atritos com outros colegas, por mim, tal como já referi há uns meses atrás noutro tópico, são águas passadas que o Guadiana já largou em Aiamonte. :)
Quase todos os dias (para não dizer todos) venho até cá ver as novidades e muito aprendi com todos, até mesmo a descobrir locais através de fotografias do googlemaps.

Só tenho mesmo a agradecer, a todos, mas todos sem excepção,
Bem hajam!
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: O fórum de todos nós

Mensagempor prodrive » sexta mar 19, 2010 11:34

Mesmo correndo o risco de me acusarem de "assobiar para o lado", acusação comum neste forum sempre que alguém se furta de responder a provocações para evitar peixeirada, tinha decidido não responder a este tópico, mas a consciência começou a falar mais alto, e como ainda tenho alguma réstia de esperança neste forum, aqui estou a escrever a minha reflexão sobre a reflexão.

MAntunes Escreveu:Como sou um dos mais antigos utilizadores do mesmo e já estive por duas vezes na Administração/Moderação, tendo a última participação terminado há já suficiente tempo (cerca de 10 meses) para poder ter uma visão algo distanciada, admiti que estava em boa posição para o fazer, além de estar sentado, visto que conheço os dois lados – a utilização e a Administração/Moderação do fórum.

Como não sou, nunca fui, nem nunca serei administrador/moderador deste forum, e também porque estou sentado, admito que estou em boa posição para ter uma visão algo distanciada.

Começo pelo título:

MAntunes Escreveu:O fórum de todos nós

Talvez fosse interessante definir o todos nós, pois o que aqui tenho assistido no último ano é que o todos nós se resume ao conjunto de administradores/moderadores que têm gerido a moderação ao seu belo prazer, numa política (não vou referir autista em respeito aos que padecem dessa caracterítica) do eu quero, posso e mando e quem estiver mal que se mude, isto para não dizer: "A bola é minha e só joga quem eu quiser".

Eu creio que o problema nasce da incapacidade dos moderadores actuais conseguirem interpretar o significado de fórum:

fórum
(latim forum, i, praça pública)
s. m.
1. Praça pública, na antiga Roma. = foro
2. Local destinando à discussão pública.
3. Reunião ou sítio virtual onde se discute determinado tema.
Pl.: fóruns.

O fórum é isto mesmo, um local destinado à discussão pública. O contrário de: Isto é a minha casa, um local privado, e só se fala dos assuntos que eu quero, nos termos em que eu quero, e quando me apetecer meto na rua quem eu quero!

MAntunes Escreveu:Um destes dias, ao comentar com um de vocês, em forma de lamento, as ultimas situações deste fórum reconheci que, em geral, o pessoal está descontente com o gc-pt. É uma conclusão que se vem afirmando ao longo dos tempos e que é inegável.

Só lamento que toda a gente venha para aqui com a sua cara de hipócrita #36 dizer maravilhas do fórum, e eu seja dos poucos (para não dizer o único que aqui manifesta a sua insatisfação).

MAntunes Escreveu:Dizia-me a pessoa que me desafiou; “acho que este fórum mete a maior parte dos outros forums de gc estrangeiros no bolso”. É uma afirmação que revela o estado de espírito de reconhecimento de que temos realmente algo de muito especial aqui neste fórum e neste site.

Não sei quais foram os critérios e os estudos que o levaram a proferir tão distinta conclusão, mas tenho sérias dúvidas que a avaliação dos moderadores/administradores tenha entrado na equação.

MAntunes Escreveu:Então porque estamos com aquela sensação de amargo de boca quanto ao ambiente no fórum?

Porque será? [:O]

MAntunes Escreveu:Começaria por uma afirmação que me parece demasiado obvia mas que não consigo evitar; somos humanos e os nossos gostos, amizades, simpatias e humores vão mudando e, com isso, o nosso comportamento enquanto animal social vai-se alterando ao longo dos tempos, provocando ‘feridas’, ressentimentos, mau estar. Não há volta a dar quanto aos motivos. O que acontece aqui, acontece na escola, no trabalho, na família ou em qualquer outro espaço social.

Sim, é incontornável que muitos dos utilizadores que por aqui passaram, se desencantaram e deixaram de participar por todas essas razões e mais algumas, às quais acrescentaria laxismo. Mas, muitos outros que contribuíam de forma sistemática com conteúdos interessantes e importantes sobre Geocaching deixaram de o fazer, apenas porque os donos do forum (a quem o MAntunes chamou pomposamente "todos nós") os hostilizaram fazendo-os simplesmente deixar de fazer sentir bem-vindos dentro desta casa.

MAntunes Escreveu:Há lamentos de que a Moderação deste fórum está demasiado pesada e é muito restritiva. À parte episódios que já referirei adiante, a Moderação deste fórum foi-se adaptando às necessidades e à evolução do comportamento dos seus utilizadores, motivado também pelo aumento exponencial do seu número.

Faz todo o sentido... aumenta exponencialmente o número de utilizadores, vamos pôr uns quantos na rua para voltarmos a ser poucos outra vez.

MAntunes Escreveu:Lembro-me perfeitamente de que, no primeiro período em que estive na Moderação/Administração, apenas com o Rechena, o meu papel era apenas o de dinamizador de conteúdos e de tópicos. A Moderação resumia-se a um “tenham lá calma” e não havia na altura “Código de conduta” nem filtros de palavras ou cuidados especiais com os off-topic. Porque não era preciso. E no entanto, na altura, também havia ‘novos’, pessoas que chegavam a este fórum ao ritmo da altura.

Este parágrafo para mim resume tudo! Se a Moderação do "tenham lá calma" sempre funcionou, porque mudou?
Será que os utilizadores iniciais tinham sangue azul e eram discípulos da Paula Bobone e os que apareceram depois vieram da Cova da Moura e do Bairro do Aleixo?
Se na altura não havia Código de Conduta nem era preciso, porque o fizeram?
Se não havia filtros de palavras nem era preciso, porque os puseram?
Aliás sobre este tema, devo dizer que, durante o tempo em que fui utilizador deste forum na fase pré-filtro, raríssimas foram as vezes em que linguagem ordinária foi utilizada neste forum, e sempre que aparecia alguém a utilizá-la de forma desnecessária, era prontamente repudiada e contestada de forma natural pelos outros utilizadores. Não era necessária sequer a imagem paternalista no moderador ameaçar os meninos com 5 dias de suspensão... A linguagem ordinária nas suas mais variadas representações passou a ser prática comum a partir do momento em que os filtros foram instalados, num claro desafio Homem/Máquina.
Em relação a não haver cuidados especiais com os off-topic no início, de facto é verdade, não porque proporcionalmente houvesse menos off-topics do que em outros periodos, apenas porque não havia bitola e tudo servia para gerar tráfego para o site...

MAntunes Escreveu:Então porque se chegou a esta situação?

Estou a ser claro até aqui?

MAntunes Escreveu:Chegou-se à situação actual de desconforto porque existiram erros de parte a parte – moderadores e utilizadores.

Sim, também reconheço que houve muitos erros por parte dos utilizadores, nos quais me obviamente me incluo, e não julguem que no futuro não haverá, só porque agora decidimos pintá-lo de côr-de-rosa.

MAntunes Escreveu:Eu, enquanto moderador, errei ao ser demasiado restritivo no combate ao off-topic em finais de 2008.

Sinceramente penso que foi um erro determinante para a mudança drástica de direcção que o forum levou.
O ambiente que na altura se vivia no forum era descontraído e no meio de muitas larachas diziam-se coisas sérias, importantes, e na maioria dos casos, construtivas. Agora a única coisa que se constrói é uma sequência infindável de números... em imagens.
Nessa altura, foi-me pedido (assim como a outros utilizadores) que o sentido de humor ficasse fora deste forum porque estava a gerar demasiados off-topics. Foi o que fiz, guardei-o para outros forums onde sempre foi bem-vindo, para os chats, as conversas privadas, o círculo de amigos e para a família. Para aqui limitei-me a trazer o meu lado negro. Espero que seja mais do agrado dos administradores/moderadores.
Outros utilizadores houve que pura e simplesmente deixaram de participar. Se calhar errei ao não ter feito o mesmo...

MAntunes Escreveu:Mais recentemente, detectei diferença de critério por parte dos Admins/moderadores, na questão das assinaturas provocatórias (Se se apaga uma assinatura que se entendeu provocadora, também se devia apagar outra com a mesma orientação ou não se apaga nenhuma!

Sinceramente, não vejo qual a vantagem de se apagar uma assinatura, um post ou simplesmente um user... Voltamos à questão inicial de: Isto é a minha casa, privada, e aqui só escrevem aquilo que eu quero...

(Continua 1/2)
Editado pela última vez por prodrive em sexta mar 19, 2010 11:55, num total de 1 vez.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
prodrive
Extra Large
 
Mensagens: 2267
Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Re: O fórum de todos nós

Mensagempor bolacha » sexta mar 19, 2010 11:53

Como é do conhecimento, pessoalmente pouco ou nada venho ao fórum, apenas quando me enviam o link de um post mais interessante, e então dou uma vista de olhos...
Sentia-me bem em passar por cá todos os dias, e sempre que existia uma oportunidade vinha ler o que publicavam e tentava dar o meu contributo de forma mais seria, ou na forma "apalhaçada" dos off-topics. [:o)]

Foi também graças ao fórum que conheci alguns dos que actualmente me acompanham em cachadas e dai nasceram amizades e belos momentos de diversão.
Actualmente o fórum não me diz nada, mas gostei de ler os posts acima, e sinto saudades do bom convívio que aqui se vivia à uns tempos atrás.

Ultimamente dispenso as guerras que tem surgido aqui e dai o meu afastamento.
Também sei admitir os meus erros... e também eu, estive metido numa dessas guerrinhas, por culpa de um mal entendido [B)], mas nada que não ficasse resolvido e actualmente sem ressentimentos de ambas as partes, mas foi mais um episódio triste passado neste fórum... [:(] Admito! [B)]

Sinceramente gostava que o fórum voltasse a ser um bocadinho do que era, e que o ambiente saudável voltasse a reinar. [;)]
Como já referi à uns tempos: "Um fórum é criado pelos moderadores, mas feito por quem o visita." e o ambiente que se tem criado ultimamente é uma meia culpa.

Desejo a maior sorte ao espaço e que este rume no bom caminho. [^]
Álvaro Santos

PS: Off-topics, voltem que estão perdoados!!! Afinal não eram vocês que criavam o mau ambiente! [:o)]
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
bolacha
Extra Large
 
Mensagens: 1503
Registado: segunda dez 17, 2007 19:57

Re: O fórum de todos nós

Mensagempor prodrive » sexta mar 19, 2010 11:58

(Continuação 2/2)

MAntunes Escreveu:Ou… terão sido transportados para o exercício da Moderação problemas surgidos com o rescaldo da GeoChurrascada de 2008? Se foi, não devia.)

Não faço a mínima ideia o que se passou na GeoChurrascada de 2008. Não participei, não li os logs nem comentei nada com ninguém que tivesse participado. A única memória que tenho foi de ter sido bombardeado com publicidade saturante e com mails na minha caixa de correio, durante nove meses, e que seis meses depois a CacheEvento continuava teimosa, irritante e irregularmente no mapa de caches activas.

MAntunes Escreveu:tal como tenho detectado alguma animosidade constante em relação a este fórum e ver alguém fazer noutro aquilo que critica aqui. Para que não se pense que me esquivo atrás de evasivas, pergunto; será o “Apanhei-te…” um tópico parado há quase 10 meses, assim tão mais interessante do que a “História das cinco palavras” ou o “Contar em imagens”, etc, etc…? Ou não terão, todos eles, o mesmo objectivo que é o de manter alguma actividade nos Fóruns e ajudar a descontrair enquanto não chega motivo, inspiração ou até vontade para outros tópicos/posts mais objectivos e enquadrados na orientação geral de um fórum de geocaching?

Não poderia estar mais em desacordo. O meu post no "Apanhei-te..." teve a ver com o crescimento exponencial (percentualmente na casa dos três dígitos) que a secção portuguesa do forum da GroundSpeak tem tido, e o facto de haver quatro users em simultâneo a utilizar aquele forum, à meia-noite equivale a dizer: "um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a Humanidade". Não estava à espera que compreendesses isso, mas fazeres essa comparação é que baixou um pouco a percepção que tinha sobre a tua capacidade intelectual, que mesmo assim ainda se encontra em níveis consideráveis [:)] .

Aproveito a ocasião de tocares nesse assunto, para clarificar que não tenho rigorosamente nada contra os tópicos da "História das cinco palavras" ou o "Contar em Imagens" ou todos os outros na mesma linha que desfilam massivamente nos Latest Posts. Acho que enquanto ali andam entretidos não estão metidos em drogas nem a provocar desacatos nas ruas.
Aquilo com que me tenho insurgido, é que o forum se resuma a isto e nada mais. E quando olhas para a lista dos Latests Posts e 9 em cada 10 são nesta linha, perguntas-te, mas que raio de forum de Geocaching é este?
Espero que os moderadores/administradores se sintam realizados com a linha pela qual o forum enveredou e se sintam orgulhosos de ali não haver off-topics...

MAntunes Escreveu:Estes erros, dos quais ilustrei apenas alguns dos últimos tempos (se fosse ao tempo da “Irmandade do Ponto Final” e da guerra que os seus membros vieram aqui fazer, então a lista era extensíssima), foram criando os estados de espírito que indiquei acima e que, a não terminarem ou a não serem auto moderados podem levar a que a situação entre em rotura.

Achei curioso trazeres à baila a "Irmandade do Ponto Final" que foi dos assuntos que maior tráfego e participação gerou neste forum. Deverias sertir-te mais grato...

MAntunes Escreveu:E nesse caso, quem é que tem mais a perder? São as pessoas que dão grande parte do seu tempo e entusiasmo na manutenção do Fórum, do site gc-pt e de todas as funcionalidades e ferramentas que o mesmo comporta? Parece-me que não.

Diria que nesta fase quem mais teria a perder são os participantes da "continuação da História em Cinco Palavras" e da "Contagem em Imagens" que teriam que recomeçar tudo de novo noutro forum qualquer, eventualmente num onde se discutissem aquários...

MAntunes Escreveu:Somos mesmo irremediavelmente os nossos primeiros adversários?

Continua a faltar a definição de nós...

MAntunes Escreveu:Eu, sinceramente, estou algo pessimista porque penso que nós temos um mal ‘geneticamente português’ que leva a sermos imaginativos, apaixonados, envolvidos e desenrascados…. no início. Depois, quando algo deixa de ser novidade, somos desleixados, desinteressados e pouco rigorosos e, parece que temos apetência para destruir o que tanto nos custou a criar.

Não entendo em que contexto se possa aplicar.

MAntunes Escreveu:Dizia-me o meu interlocutor, “talvez se deixarmos de agir como em tudo o que vem de fora é que é bom e tudo o que é português não tem valor…”. É uma generalização que devidamente enquadrada e relativizada a este fórum mostra algo do que poderá ser a solução; acarinharmos o que é nosso.

É uma frase pomposa, mas também não entendo em que contexto é que se possa aplicar ao forum.

MAntunes Escreveu:Para isso, a grande mudança a fazer é essencialmente individual e intima a cada um de nós; mudança de atitude.

Acho que ainda há pessoas neste forum que se mudassem de atitude estragavam-se.

MAntunes Escreveu:Sermos capazes de, no nosso intimo, dizer-mos para nós próprios; estou a proceder ou procedi mal. Vou alterar o meu comportamento e passar a participar construtivamente ou, pelo menos, a não ajudar a destruir. E não me venham com diferentes interpretações do que é “participar construtivamente” ou “não ajudar a destruir” porque não tenho a ninguém em tão má conta. Todos são inteligentes e todos percebem o que digo.

Resta mesmo definir quem está a "participar construtivamente" e quem "não está a ajudar a destruír".

MAntunes Escreveu:Quando falo de mudança de atitudes falo não apenas dos utilizadores mas também dos Admins/moderadores que deverão tentar ser mais compreensivos no controlo do off-topic – estou à vontade a dizer isto porque sei que errei nesta área e reconheci-o publicamente na altura – e mais rápidos e decididos no controlo de personalidades aberrantes que, infelizmente, vão surgindo.

Penso que o controlo do off-topic actualmente já nem se põe, porque basicamente deixou de haver On-topic.

MAntunes Escreveu:Outro factor que ajudará também é a renovação de conteúdos. A ideia de um site ou portal dos trackables vai mesmo avançar? Mais recentemente, soube da possibilidade de surgir uma secção virada para o geoturismo. Será realizada?

Isso, nem que sejam tópicos sem nexo nenhum a discutir o sexo dos anjos, só para se mostrar tráfego e serviço.

MAntunes Escreveu:Esses novos conteúdos, acompanhados da mudança de atitude por parte de todos, poderão relançar e reaproximar o gc-pt e o fórum dos seus utilizadores.

Isso...

MAntunes Escreveu:Seremos capazes?

Mais uma vez faltou definir o "nós".

Tinha muito mais para dizer e para escrever, mas a determinada altura da reflexão comecei a ponderar se valia a pena dar-me ao trabalho e a gastar o meu latim, eventualmente a granjear inimizades e antipatias ou se pura e simplesmente mais valia ficar calado a contemplar o forum a auto-extinguir-se.

Muito honestamente não sei se varrer literalmente todos os administradores/moderadores (excepção feita ao Acasim que mantém meritoriamente a sua lucidez) vai trazer de volta os utilizadores válidos que se perderam, mas seria um bom princípio para não se perderem os novos que eventualmente aparecerão.

Gustavo Vidal
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
prodrive
Extra Large
 
Mensagens: 2267
Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Re: O fórum de todos nós

Mensagempor MAntunes » sexta mar 19, 2010 12:37

Gustavo,

como disse, reconheço os meu erros passados e sublinhei que ninguém está isento de responsabilidades neste assunto - e ilustrei com alguns factos mas podia ter usado outros.

Tinha e tenho esperança que seja possível olhar em frente e seguir. Alguns perceberam o sentido geral da minha reflexão e parece terem aceitado.

Não percebeste ou não quiseste aceitar. Lamento.
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: O fórum de todos nós

Mensagempor prodrive » sexta mar 19, 2010 12:48

Manuel,

Creio que não entendeste ou não quiseste entender a minha reflexão. Lamento.

Por mim pode continuar tudo na mesma, não me incomoda, não fui eu que vim para aqui com lamentações e reflexões...
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
prodrive
Extra Large
 
Mensagens: 2267
Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Re: O fórum de todos nós

Mensagempor lynxpardinus » sexta mar 19, 2010 14:10

Acho que reflexões sobre o fórum geocaching.pt são (e deverão ser) sempre bem-vindas, de forma a que nós, todos os utilizadores do fórum (incluindo administradores), possamos ter a oportunidade para repensar a forma como este fórum é utilizado. É a comunidade que participa que o molda, não apenas os administradores, e é assim que deve ser - através de comentários, artigos,...

Confesso que fujo das threads (é assim que se chamam?) não relacionadas com temas que me interessem no geocaching. Tenho, no entanto, um fórum que me permite fugir delas ("contar em imagens" e "contar em palavras" são temas que não me interessam minimamente, e que, como tal, abri uma vez - tal não será verdade para um número apreciável de utilizadores que comentam e postam lá semanal ou diariamente, que resolveram que seria interessante de interagir com um número de pessoas que encontraram neste fórum, e que o resolveram, legitimamente, utilizar deste modo). Temas relacionados com boas caches, meio-ambiente, descrições técnicas (de que não percebo patavina) sobre como pôr um mapa num gps ou como utilizar um particular programa para me organizar, são, para mim, bem-vindos.

Acho que com o tempo se perderam algumas coisas - sinto a falta das descrições alongadas de boas cachadas na página inicial, como um exemplo. Outras mantiveram-se, e ainda bem - a secção estatística continua fortíssima (apesar de ser com pesar que percebo que já não lidero os DNFs...), continuamos a dar apoio aos newbies e a procurar ajudá-los a elevar a qualidade das suas cachadas e das suas primeiras caches (se poderíamos aprender a fazê-lo melhor, sem dúvida, mas acho que por cada newbie que tem uma má experiência no fórum com um post inicial, haverá 20 que têm contactos positivos).

A moderação tornou-se mais restritiva por reacção a um uso um pouco mais violento do fórum numa determinada altura (e recordo que foi assim, e não o contrário). Penso que, provavelmente, nalgumas situações, te-lo-á sido em excesso, e vejo neste tópico a possibilidade de reflectir sobre o assunto. Confesso que, no entanto, imagino que seja um papel bem complicado (eu não me vejo a fazê-lo!), e acho que devemos ter a oportunidade de discutir o ponto com os próprios moderadores - se não soubermos passar esse nosso ponto de vista (seja pessoalmente, seja num tópico específico de feedback sobre a moderação), não estaremos a ser justos, nem a trabalhar para uma mudança.

Pessoalmente (e apesar de andar desligado do geocaching e do fórum), acho que este fórum (independente de qualquer distribuidor do jogo - leia-se Groundspeak) continua a ser uma clara mais-valia. Se poderia ser melhorado? Claro. Se vamos ser capazes de o fazer? Provavelmente sim, afinal, apenas depende de nós.

Edit: tinha-me esquecido de completar uma frase...
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: O fórum de todos nós

Mensagempor lopesco » sexta mar 19, 2010 14:34

Agradecia um comentário "oficial" por parte dos admins.

Abreijos!
Imagem
Avatar do Utilizador
lopesco
Extra Large
 
Mensagens: 1712
Registado: segunda Oct 10, 2005 12:51
Localização: Abóboda, Cascais

Próximo

Voltar para O Site

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes

cron