• Anúncios

Canon e o "Err 99"

O nome diz quase tudo. O cantinho dos fotógrafos.

Moderador: Moderadores

Canon e o "Err 99"

Mensagempor ViperUnderground » terça jan 12, 2010 16:33

Já alguém se deparou numa Canon com o Err 99 ao tirar uma foto?
Avatar do Utilizador
ViperUnderground
Regular
 
Mensagens: 554
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Nazaré

Re: Canon e o "Err 99"

Mensagempor GeoDuplaP&F » terça jan 12, 2010 17:23

Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Canon e o "Err 99"

Mensagempor MAntunes » terça jan 12, 2010 17:34

Ia mostrar o mesmo link :-) Mas assim, fica apenas o relato da minha (má) experiência;

Tive esse problema com a minha velhinha A80.
Fui procurar informações na net e encontrei explicações e possíveis soluções.
A explicação apontava para um bloqueio no mecanismo de movimentação da lente - o movimento de expansão e retracção da lente não se fazia livremente e o motor ao detectar resistência, provocava o err 99. Era um bug de firmware, segundo li na net.

A solução que encontrei na net era muito estranha mas resolveu; ligar a máquina à televisão através dos canos de audio e video (bnc). :shock: Sim, resultou!

O erro continuou a aparecer e como nem sempre tinha a televisão por perto para ligar à máquina (era a que levava para o geocaching e não dava para levar a TV para as montanhas :D ), pensei no motivo do erro e comecei a forçar levemente a objectiva imprimindo-lhe movimentos circulares e de torção e foi assim que comecei a conseguir desbloquear o err 99 da minha A80 sempre que ele aparece - e continua a aparecer embora eu já a use muito menos. Agora tenho uma s5 is e essa nunca me deu problemas.

Boa sorte com as tentativas de "torcer o pescoço" à objectiva. A opção é enviar a máquina para a Canon uma vez que eles reconhecem o problema - pelo menos na A80 tinham reconhecido.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Canon e o "Err 99"

Mensagempor ViperUnderground » terça jan 12, 2010 17:48

Este erro já me tinha aparecido há uns meses atrás. Mas na altura, formatei o cartão de memória e nunca mais me apareceu.... até este sábado, onde de 5 em 5 fotos tinha de desligar, tirar a bateria e voltar a colocar.
Entretanto já actualizei o firmware da máquina e, até ver, o problema desapareceu.

Pelo que li, não é certo nem matemático qual o verdadeiro problema do "err 99". Há quem fale nas lentes, nos contactos, no cartão de memória, na bateria, ou seja, qualquer componente da máquina é motivo.

A única coisa que sei, é que no sábado começou a acontecer no momento que tirei uma foto em plena luz do dia, com flash, e com o iso a 1600 (pensava que estava automático e estava em modo manual :D ) Aquilo tirou umas fotos muito coloridas em tons cor de rosa e roxo, e depois (já em modo automático) tirou-me 3 fotos a preto e branco com alguns contornos a cor de rosa. E foi a partir disto que o "err 99" começou a ficar constante!

Mas, por agora, parece que voltou ao normal com a actualização de firmware.

Obrigado pelas dicas. ;))
Avatar do Utilizador
ViperUnderground
Regular
 
Mensagens: 554
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Nazaré

Re: Canon e o "Err 99"

Mensagempor smercel » quarta jan 13, 2010 00:07

Verifica bem a porta do compartimento da bateria. Se não estiver bem fechada, mesmo que a bateria esteja travada pela patilha, para além de dar esse erro, pode bloquear o funcionamento da máquina durante alguns por segundos. Aconteceu-me isso uma vez e pensei que a bateria que tinha acabado de colocar estava fanada. Só depois reparei numa pequena folga na tal porta. Com um pouco de pressão prendeu por completo e.. voilá! Nunca mais voltou a acontecer e já passaram uns bons meses!
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
smercel
Micro
 
Mensagens: 63
Registado: sábado ago 09, 2008 17:14

Re: Canon e o "Err 99"

Mensagempor Insano » sexta jan 15, 2010 21:56

Compra Nikon... :twisted: :twisted:
Insano
Regular
 
Mensagens: 663
Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Re: Canon e o "Err 99"

Mensagempor allhappy » sábado jan 16, 2010 01:46

Boas, o erro 99 pode querer dizer varias coisas...qual o modelo da maquina? troca de objectivas? nr de disparos?

Abraço
Sérgio
Avatar do Utilizador
allhappy
Micro
 
Mensagens: 64
Registado: segunda set 25, 2006 02:13

Re: Canon e o "Err 99"

Mensagempor ViperUnderground » sábado jan 16, 2010 22:09

Parece que a actualização do firmware resolveu o problema. Vamos ver até quando.. :D

Sérgio, a máquina é uma Canon 1000D. A objectiva é a que vem normalmente por defeito, uma 18-55m.
Avatar do Utilizador
ViperUnderground
Regular
 
Mensagens: 554
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Nazaré

Re: Canon e o "Err 99"

Mensagempor ViperUnderground » segunda jan 18, 2010 00:22

:( :( :( :( Hoje voltou ao mesmo. 2, 3 fotos, err 99.
Vou mas é levar a máquina à garantia.
Avatar do Utilizador
ViperUnderground
Regular
 
Mensagens: 554
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Nazaré

Re: Canon e o "Err 99"

Mensagempor Sagitario » segunda jan 18, 2010 01:30

Insano Escreveu:Compra Nikon... :twisted: :twisted:


Pois, mais um fanatico da Nikon como eu... [:D] [:D] [:D]

Antes de a levares, tenta uma lente "nova" ou melhor, se souberes quem tenha uma lente Canon que te possa emprestar, repara que quase todas as lentes canon dão na tua 1000D, e já ficas ca ideia do que poderá ser.

Uma coisa é certa, tenho uma lente Sigma 24-70 da minha velhinha F60 que tem uma prisãozita no autofocus devido a um tombo, e na minha D80 não dá problemas, já por lá andou e fez umas fotos assim só para experimentar e portou-se bem... na volta deves mesmo trocar de marca... :twisted: :twisted:

Abraço
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro


Imagem Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sagitario
Large
 
Mensagens: 1475
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Quase sempre acima do paralelo 41...

Re: Canon e o "Err 99"

Mensagempor ViperUnderground » segunda jan 18, 2010 11:01

Há uns tempos, num evento, a autofocus da lente encravou. Fazia uma barulho esquisito e não focava automaticamente. Fui com a máquina à MediaMarkt e lá pegaram na máquina, rodaram a objectiva uma ou 2 x e voilá.. já focava automaticamente. Tinha sido uns graozinhos de pó ou areia que estava a encravar a coisa.
Mas de qualquer forma, como não tenho outra objectiva para experimentar, vou lá na mesma. [:d]
Avatar do Utilizador
ViperUnderground
Regular
 
Mensagens: 554
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Nazaré

Re: Canon e o "Err 99"

Mensagempor ViperUnderground » quarta jan 20, 2010 12:27

Lol.. tirei o cartão de memória e funciona bem, sem erros.
Coloquei outro cartão e deixou de dar o err 99. Agora acontece que, ao desligar a máquina só a consigo ligar de novo se tirar a bateria e voltar a colocá-la.

:D
Avatar do Utilizador
ViperUnderground
Regular
 
Mensagens: 554
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Nazaré

Re: Canon e o "Err 99"

Mensagempor Lima_Paço » quarta jan 20, 2010 12:44

ViperUnderground Escreveu:Lol.. tirei o cartão de memória e funciona bem, sem erros.
Coloquei outro cartão e deixou de dar o err 99. Agora acontece que, ao desligar a máquina só a consigo ligar de novo se tirar a bateria e voltar a colocá-la.

:D


A seguir a isso, entre duas fotografias vais ter de tirar e voltar a colocar a lente :lol: :lol: :lol:
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
Lima_Paço
Extra Large
 
Mensagens: 3777
Registado: terça abr 15, 2008 08:59
Localização: Figueira da Foz

Re: Canon e o "Err 99"

Mensagempor ViperUnderground » quarta jan 20, 2010 22:33

Lima_Paço Escreveu:A seguir a isso, entre duas fotografias vais ter de tirar e voltar a colocar a lente :lol: :lol: :lol:


Eh pah!! não me digas uma coisa dessas. :OO :OO

Este sábado vou ao MM (sem amendoim :D :D ) accionar a garantia.
Avatar do Utilizador
ViperUnderground
Regular
 
Mensagens: 554
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Nazaré

Re: Canon e o "Err 99"

Mensagempor ViperUnderground » quinta fev 11, 2010 15:36

Bem.. já foi à garantia e já veio!
Mas estou com medo, muitoooooooo medo!!
É que eles fizeram o que eu já tinha feito. Actualizar firmware. [:O]
Por agora está como nova, e espero que assim continue por muito mais tempo. (pelo menos até um dia antes de terminar a garantia :D )
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
Avatar do Utilizador
ViperUnderground
Regular
 
Mensagens: 554
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Nazaré

Próximo

Voltar para Fotografia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes

cron