• Anúncios

Londres e Praga

Viagens que fizeram, viagens que vão fazer. Troca de experiências e sugestões.

Moderador: Moderadores

Londres e Praga

Mensagempor Diez10 » sexta jan 08, 2010 13:41

Boas,

Pessoal, lá para meados de Março vamos estar em Londres e Praga.
Temos poucos dias de visita (vamos estar mais dias em Praga que Londres).

Londres já conhecemos (mas sem geocaching), por isso podemo-nos dedicar mais ao Geocaching (e às compras, pois claro).
Já Praga não conhecemos nada.

Gostaríamos de perguntar ao pessoal que já cachou nestas 2 cidades que conselhos nos poderão dar. Que locais frequentar, etc...qualquer informação é bem-vinda.

Obrigado e boas cachadas,

PFRS, Pedro e Rita on tour em Março ;)
Imagem
Diez10
Micro
 
Mensagens: 20
Registado: quarta abr 08, 2009 22:11

Re: Londres e Praga

Mensagempor Torgut » sexta jan 08, 2010 19:52

Oi!

Há uma coisa que vou ouvindo aqui e acolá e que não sinceramente não consigo alcançar. É do género: "ah e tal, quero conhecer a cidade por isso não vou cachar muito"; ou "vou cachar um bocado e depois também quero ver os locais turisticos". E lá está, não entendo. E se se cachar de manhã à noite? Não se vê a cidade, não se conhecem os locais, não se visitam os locais turisticos? É que pelo que sei, o Geocaching serve para isso mesmo, para mostrar. Por isso, cachando de manhã à noite vai-se ver as coisas da melhor forma. Umas que são evidentes, estão em qualquer roteiro, outras que são discretas, conhecidas basicamente dos locais.

Sobre Praga. Qualquer coisa é perguntar. Sem dúvidas específicas, deixo aqui o endereço do meu website sobre a cidade:
http://www.visitar-praga.com.pt
E o meu blog da vida na Rep. Checa:
http://empraga.wordpress.com


Cuidado para não teres uma overdose de Geocaching; assim de repente pode assustar chegar a uma cidade com metade do tamanho e da população de Lisboa e dar de caras com 1600 caches num raio de 10 km do centro. De resto, visitar Praga no Inverno é uma ideia um bocado infeliz, mas se existirem motivos de força maior, pois existem. A cidade fica tristonha, com um frio que desagrada ao português menos habituado a temperaturas negativas, os dias são curtos, as árvores - que são toque dominante numa cidade cheia de florestas e jardins - estão nuas, como que mortas temporariamente. O melhor mesmo é a noite de Praga, no Inverno, com a boa iluminação que pauta os espaços mais turisticos, e que apaga a tristeza dos dias a preto e branco que se sucedem. Acho que o ano passado estive 90 dias sem ver o azul do céu. Sem exagero. E o mais irónico é que ao contário do mito popular (no resto do Mundo) até nem neva muito. Eventualmente, contam-se pelos dedos das mãos os dias em que Praga se veste de branco de forma convicta (depois, os vestigios podem ficar por ali a dissolverem-se num mar de lama entre o branco e o castanho durante muitos dias).

Por acaso daqui a dois dias estou a passar por Londres em direcção a Praaga. Mas na Inglaterra não me apanham... a única coisa boa de lá são os portões de embarque do aeroporto. Quer dizer, estou se os génios ingleses, com todos aqueles tiques de superioridade étnica, resolverem até lá o problema que uma quedazita de neve causou nos aeroportos, paralisados durante dois dias e criando o caos no tráfego aéreo. Ouvi dizer que até os escoceses fazem da incompetência inglesa para lidar com ligeiras alterações ao padrão climatérico um motivo de chalaça. E com razão.

P.S. - Esta fotozinha que aparece nos meus posts aqui nestes fóruns foi tirada em Praga, aquando da minha primeira visita, em 2005. Mais especificamente no parque Stromovka.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Londres e Praga

Mensagempor rmatosinhos » sábado jan 09, 2010 00:51

Praga boa cidade para cachar...
só ainda lá fiz 113 caches... mas voltarei no inicio de agosto :D

o meu conselho, uma pocket query de 500 caches a partir do centro só com tradicionais.
Depois vale a pena adicionar 2 virtuais do centro, algumas wherigo que estão em inglês a earth cache do centro de praga e a letterbox (ouvi falar maravilhas dela)

junto ao rio à uma para premium members muito boa em que é necessário escalar por uma via ferrata, a da expo 58 também é curtida. Ha uma com tuneis... ah... e aquela em que é preciso andar de gaivota.... há uma em que é necessário descer por uma escada pro rio, a rota panorâmica é quase obrigatória.

Das que fiz em praga ficaram na memória algumas por diversas razões...
Por ordem alfabetica

[tradicional-] Above The Cave
[tradicional-] Expo 58
[tradicional-] Laurenziberg-Petrin 1891
[tradicional-] Prague bridges 5 - Most Legii
[tradicional-] Prague Panorama
[tradicional-] Prague Postcard Exchange
[mistery-] Telegrafista
[tradicional-] VLTAVA RIVER
[tradicional-] Vysehradsti jezdci
ImagemImagem
Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Large
 
Mensagens: 1015
Registado: domingo ago 17, 2008 00:55

Re: Londres e Praga

Mensagempor Torgut » sábado jan 09, 2010 11:00

rmatosinhos Escreveu:o meu conselho, uma pocket query de 500 caches a partir do centro só com tradicionais.
Depois vale a pena adicionar 2 virtuais do centro, algumas wherigo que estão em inglês a earth cache do centro de praga e a letterbox (ouvi falar maravilhas dela)

junto ao rio à uma para premium members muito boa em que é necessário escalar por uma via ferrata, a da expo 58 também é curtida. Ha uma com tuneis... ah... e aquela em que é preciso andar de gaivota.... há uma em que é necessário descer por uma escada pro rio, a rota panorâmica é quase obrigatória.


Estás a deixar de fora umas quantas multi que foram criadas de forma a mostrar a Praga tradicional ao turista. Como é o caso de The Royal Road (GCXJRY) um perfeito must para o visitante, e Old Jewish Town (GC18TGC), esta última temporariamente indisponivel. Recomendo que sejam manualmente adicionadas estas e outrass multi que de facto são relevantes para o visitante.

Earth Cache no centro de Praga não estou a ver qual seja... qual é a referência dela? Será The Letna Profile? A Letterbox (terei sido eu a dizer maravilhas?) não pode ser, porque não se encontra disponível em Março. Estando localizada numa área integrada no complexo de "Royal Gardens" apenas se encontra acessível de Maio a Outubro.

Agora, caramba, estou a ver que andaste radical em Praga. A da Expo 58 ainda não me atrevi... ainda ando a ver se cravo umas escadas a alguém, que por cima não me meto eu. A com tuneis é a Styx? Essa é o camandro. A vez que tentei, não levei galochas e a correnteza do primeiro troço estava implacável, já me estava a subir por cima das botas de cano alto, e quando na água veio uma ratazana que me passou debaixo das pernas depois de ter ficado encalhada uns segundos numa bota, desisti e voltei pela entrada... felizmente que eramos dois, caso contrário seria complicado retirar pelo mesmo acesso.

A que é preciso ir de barco levanta alguma polémica. Porque quando alugas a gaivota, assinas um documento em que declaras comprometeres-te a não te aproximar das margens ou de nada que não seja água. Isso foi discutido quando a cache foi criada.

Anyway, se for preciso um GPX ou whatever com a base de dados completa da cidade, é só dizer.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Londres e Praga

Mensagempor prodrive » sábado jan 09, 2010 11:42

rmatosinhos Escreveu:Das que fiz em praga ficaram na memória algumas por diversas razões...
Por ordem alfabetica

[tradicional-] Above The Cave
[tradicional-] Expo 58
[tradicional-] Laurenziberg-Petrin 1891
[tradicional-] Prague bridges 5 - Most Legii
[tradicional-] Prague Panorama
[tradicional-] Prague Postcard Exchange
[mistery-] Telegrafista
[tradicional-] VLTAVA RIVER
[tradicional-] Vysehradsti jezdci

Para além destas que subscrevo inteiramente (as que procurei, obviamente), acrescentaria estas:
[tradicional-] Jubilejni 1891
[mistery-] The real piss cache – Mala Strana (é mais uma multi que um enigma, e é muito engraçada)
[tradicional-] Lennon Wall (há inclusivamente uma foto desta cache no banner do site www.geocaching.com)
[tradicional-] Tancici Dum / Dancing House
[tradicional-] Hladova zed / The Hunger Wall
[tradicional-] Vysehrad

Mas obviamente, que o Torgut com 500 e tal caches encontradas em Praga, será a pessoa indicada para te colocar na rota certa :wink:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
prodrive
Extra Large
 
Mensagens: 2267
Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Re: Londres e Praga

Mensagempor rmatosinhos » domingo jan 10, 2010 01:29

Na altura como eram tantas deixei as multis de fora, mas estou a ver que da proxima vez (inicio de agosto próximo) vou ter que as fazer.

A earth cache é a "The Letna Profile" A Letterbox e a Styx fou um bebado que me contou às 3 da manhã... apareceu do nada enquando fazíamos a Vysehradsti jezdci.
A expo 58 fizemos às 2:30em dia de chuvada pois de dia deve ser impossível. Subimos, depois descemos, depois voltamos a subir, e descemos outra vez...
A dos tuneis foi uma que fica ao pe do panorama (mas é um tunelzeco) a Styx tb me falou o bebado.
A do barco foi curtida... eram 2 barcos.... e sempre que nos tentavamos aproximar passava um barco...

não sei se é a mesma letterbox... a que me falaram era um bilhete de autocarro, um autocarro que se apanhava às tantas da noite, para o meio de nenhures e assim que se chegava ao GZ o autocarro ligava as luzes para se escrever o log...
ImagemImagem
Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Large
 
Mensagens: 1015
Registado: domingo ago 17, 2008 00:55

Re: Londres e Praga

Mensagempor TPFernandes » domingo jan 10, 2010 12:54

rmatosinhos Escreveu:
não sei se é a mesma letterbox... a que me falaram era um bilhete de autocarro, um autocarro que se apanhava às tantas da noite, para o meio de nenhures e assim que se chegava ao GZ o autocarro ligava as luzes para se escrever o log...


Explica lá isso melhor...

O autocarro andava de luzes desligadas?
Imagem

Blog Novo- aventurasdeumgeocacher.tpfernandes.com
Blog Antigo- tpfernandes.wordpress.com
Avatar do Utilizador
TPFernandes
Regular
 
Mensagens: 265
Registado: sábado jan 10, 2009 20:17

Re: Londres e Praga

Mensagempor Torgut » domingo jan 10, 2010 13:27

rmatosinhos Escreveu:Na altura como eram tantas deixei as multis de fora, mas estou a ver que da proxima vez (inicio de agosto próximo) vou ter que as fazer.

A earth cache é a "The Letna Profile" A Letterbox e a Styx fou um bebado que me contou às 3 da manhã... apareceu do nada enquando fazíamos a Vysehradsti jezdci.
A expo 58 fizemos às 2:30em dia de chuvada pois de dia deve ser impossível. Subimos, depois descemos, depois voltamos a subir, e descemos outra vez...
A dos tuneis foi uma que fica ao pe do panorama (mas é um tunelzeco) a Styx tb me falou o bebado.
A do barco foi curtida... eram 2 barcos.... e sempre que nos tentavamos aproximar passava um barco...

não sei se é a mesma letterbox... a que me falaram era um bilhete de autocarro, um autocarro que se apanhava às tantas da noite, para o meio de nenhures e assim que se chegava ao GZ o autocarro ligava as luzes para se escrever o log...


1) Mas foste lá acima ao Expo 58 como? Às cavalitas? Ou por cima?

2) Túneis e Panorama... essa não estou a ver qual seja.

3) Só há 3 letterbox em Praga. Uma delas, é pura e simplesmente a melhor cache que já fiz em Praga. Relacionada com autocarros, é esta GC1EVQW mas essa parte das luzes e tal... deve ter sido mesmo engrupimento de bêbado.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Londres e Praga

Mensagempor Diez10 » domingo jan 10, 2010 13:48

Boas,

O muito obrigado a todos os que já nos deram umas dicas.
Vamos investigar as caches recomendadas. Não vamos abordar caches de dificuldade e principalmente de terreno muito elevado, pois normalmente esse tipo de caches precisam de alguma preparação e material apropriado (para além de tempo) e nós vamos com poucos dias querendo aproveitar turísticamente a cidade ao máximo.

Torgut, realmente de Inverno pode não ser a melhor altura, mas foi a oportunidade que surgiu. Ficaremos com uma ideia da cidade de Inverno, e quem sabe um dia, voltaremos lá mas mais para o Verão.

Sobre o teu 1º parágrafo: Na nossa opinião fazer geocaching pode ser sinónimo de fazer turismo e vice-versa, mas também poderá não ser. Todos sabemos que esta activade nos meios urbanos, nos leva aos locais mais turísticos e a outros igualmente interessantes mas mais recatados e "escondidos" do turismo. Agora, depende muito de como se faz geocaching e de como se faz turismo.
Por exemplo: podemos visitar uma cidade a apreciá-la com calma, andarmos pelas ruas, disfrutarmos o ambiente, visitarmos museus, passarmos um par de horas numa praça central e ficar apenas a...observar. Ou podemos chegar a uma cidade completamente desconhecida e desde que se acorda até ao deitar dedicarmo-nos inteiramente ao geocaching, sendo que o objectivo principal é fazer caches e as caches é que nos leva a alguns lugares que merecem um par de fotos a correr para ir-mos logo para outra cache.
Pois, a ideia que tentámos transmitir, principalmente para Praga, é um misto destes 2 exemplos acima citados. Não queremos colocar o geocaching como actividade principal, gostaríamos de conhecer a cidade, visto que é uma novidade para nós. E enquanto andarmos pelas ruas, vamos fazer umas caches aqui e acolá. Daí, e apesar de haver caches bastante interessantes e divertidas (com aventura como diz o outro), estávamos mais inclinados para caches com dificuldade e principalmente terreno não muito elevados, caches que não seja preciso dedicar-lhes muito tempo.
Não vamos mesmo com a ideia de números. Vamos estar 3 dias inteiros em Praga.

Já Londres, poderá ser um pouco diferente, visto que tivemos lá o ano passado, e aí sim, podemo-nos dedicar mais ao geocaching.
Ainda não vimos, mas apostamos que o Hyde Park deve ter umas belas caches, não? [;)]

Para já ficámos com os 2 sites que nos recomendáste, vamos "analisá-los", obrigado.

Anyway, se for preciso um GPX ou whatever com a base de dados completa da cidade, é só dizer.

Se nos podesses arranjar isso com facilidade, agradecíamos, claro.

Mais uma vez, um muito obrigado a todos os que já nos deram umas dicas.
Estamos também ainda numa fase inicial de estudo, por isso todas as dicas são bem-vindas.

Obrigado e boas cachadas,

PFRS, Pedro e Rita
Imagem
Diez10
Micro
 
Mensagens: 20
Registado: quarta abr 08, 2009 22:11

Re: Londres e Praga

Mensagempor Torgut » domingo jan 10, 2010 14:17

Diez, é isso ai. Como diria o Paulo Bento, passar de umas para outras com "muita dranguilidad". Outro conselho: há malta que tem criado caches recomendadas para o turista de passagem, em listas. Eu próprio comecei uma lista dessas mas deixei-a bastante incompleta. Se fores às caches consideradas principais, do centro, decerto encontrarás links para essas listas que poderão ser de ajuda para a tua situação.

Dá-me o teu e-mail para enviar o GPX (ou se quiseres outro formato) assim como os critérios desejados, se aplicável (ex: excluir caches mistério, caches de terreno superior a 4, etc). Nota que as caches que já encontrei podem estar desactualizadas, por exemplo, terem mudado um pouco de lugar ou terem sido arquivadas. Neste momento tenho 1549 caches na base de dados, incluindo arquivadas.

Hey... o Verão não! O Verão não! Tu não te passa o que é visitar Praga no Verão. O número de turistas é completamente insuportável e chove pra caraças. O melhor: entre 15 de Setembro a 15 de Novembro ou entre 15 de Abril a final de Maio.

Talvez possa compilar uma lista de caches em locais que considero interessantes e onde o turista jamais porá os pés sem esta orientação, para além dos muitos locais que abordo, sem falar em caches, no meu website cujo link forneci anteriormente.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Londres e Praga

Mensagempor Diez10 » domingo jan 10, 2010 17:18

Boas,

Estamos é com um pequeno problema. Passamos a explicar:

Nós quando cachamos utilizamos 2 gps. Um para uma aproximação de estrada, e outro para aproximação final.
O primeiro é um TomTom One Ibéria que apenas tem os mapas de Portugal e Espanha, o que normalmente fazemos é mandar a lista de caches que ficam como POI.
Alguém sabe se dá, de alguma maneira colocar os mapas de Londres e Praga neste GPS?
O outro é um Garmin eTrex Legend H, que neste basta mandar para lá a lista das caches.

Quanto às caches em Praga, vamos em 1º lugar, dos 3 dias que temos, ver por onde vamos andar e depois, apartir disso, ver as caches possíveis que nos "atravessam" pelo caminho.
Torgut: tu como bom conhecedor de Praga, se quizeres e poderes mandar uns bitaites de, com os 3 dias, como podemos visitar a cidade, locais a não perder, etc...seria porreiro [;)]
No entanto já estamos a analisar o teu site.

PFRS, Pedro e Rita - email: pfrs.geocache@gmail.com
Imagem
Diez10
Micro
 
Mensagens: 20
Registado: quarta abr 08, 2009 22:11

Re: Londres e Praga

Mensagempor Torgut » domingo jan 10, 2010 20:12

Diez10 Escreveu:Boas,
Nós quando cachamos utilizamos 2 gps. Um para uma aproximação de estrada, e outro para aproximação final.
O primeiro é um TomTom One Ibéria que apenas tem os mapas de Portugal e Espanha, o que normalmente fazemos é mandar a lista de caches que ficam como POI.
Alguém sabe se dá, de alguma maneira colocar os mapas de Londres e Praga neste GPS?

Torgut: tu como bom conhecedor de Praga, se quizeres e poderes mandar uns bitaites de, com os 3 dias, como podemos visitar a cidade, locais a não perder, etc...seria porreiro [;)]
No entanto já estamos a analisar o teu site.

PFRS, Pedro e Rita - email: pfrs.geocache@gmail.com


1) Dar dá mas ou compras os mapas ou é ilegal e não posso entrar aqui em explicações. Talvez googlar resolva.

2) Praga em 3 dias. Existe um artigo no meu site, chamado Praga em 5 Dias, que neste momento é mais "Praga em 3 Dias" e diz-te tudo o que precisas.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Londres e Praga

Mensagempor rmatosinhos » segunda jan 11, 2010 08:59

1) Mas foste lá acima ao Expo 58 como? Às cavalitas? Ou por cima?


Nós subimos pela direita (acho) não posso precisar pois já passava das 2 da manhã...
Se bem me lembro, há um caminho e a dada altura (numa curva) há uns trilhos. A partir daí é só seguir o trilho.
Seguindo a hint lá fomos procurar debaixo da letra e nada...
Continuamos a subir até à parte de cima do letreiro (uns pela esquerda outros pela direita) mas não é pera doce principalmente se estiver com chuva.
Entretanto fizemos a abordagem por cima e assim que vimos um degrau para descer para a letra aí é que se gerou confusão:
Será que está na parte de baixo da letra ou em cima no letreiro. Uns mais corajosos e mais leves lá desceram ao letreiro mas estava dificil.
Só depois de voltarmos a descer e procurarmos melhor é que ela apareceu.

2) Túneis e Panorama... essa não estou a ver qual seja.

É um pequeno tunel junto à rota panorâmica na cache Laurenziberg-Petrin 1891 o pior foi dar mesmo com o tunel... pois "o quinze" engana. Para quem for visitar esta cache no GZ vai ter uma enorme vontade de olhar para cima mas não o faça pois pode não gostar do que vai ver (e já agora não se esqueça da lanterna)


3) Só há 3 letterbox em Praga. Uma delas, é pura e simplesmente a melhor cache que já fiz em Praga. Relacionada com autocarros, é esta GC1EVQW mas essa parte das luzes e tal... deve ter sido mesmo engrupimento de bêbado.
Estou a vender o peixe pelo mesmo preço que mo venderam. Mas como o vendedor já estava mais para lá do que para cá...
ImagemImagem
Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Large
 
Mensagens: 1015
Registado: domingo ago 17, 2008 00:55


Voltar para Viagens

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes

cron