• Anúncios

Road Trip pela Europa

Viagens que fizeram, viagens que vão fazer. Troca de experiências e sugestões.

Moderador: Moderadores

Road Trip pela Europa

Mensagempor bockyPT » sábado nov 14, 2009 20:32

Boas!

Estou a planear fazer um "pequeno passeio" pela Europa, de carro, no próximo Verão. Em principio terá a duração de um mês, o que ainda dá para umas voltas valentes. Agora gostava era de ouvir as vossas opiniões sobre os percursos a fazer. :-)

Há uns anos fiz Lisboa -> Barcelona -> Andorra -> Saint-Tropez -> Mónaco -> Paris -> Lisboa. Desta vez queria dar uma volta maior, o que recomendam que visite? Ainda não está nada definido, pelo que todas as sugestões são bem-vindas! :wink:
Imagem
Avatar do Utilizador
bockyPT
Regular
 
Mensagens: 341
Registado: segunda abr 11, 2005 19:54
Localização: Pontinha/Odivelas

Re: Road Trip pela Europa

Mensagempor GeoDuplaP&F » sábado nov 14, 2009 21:22

Bocky

Há uma série de anos fiz uma viagem fantástica pela Europa, durante 4 semanas. Mas eramos 4, incluindo duas crianças de 9 e 10 anos.

O percurso foi o seguinte:

Lisboa - Madrid - Bilbao - San Sebastian - Lourdes (França) - Toulouse - Limoges - Paris (3 dias) - Basileia (Suiça) - Zurique - Munique (Alemanha) (3 dias) - Salzburg (Áustria) - Innsbruck - Como (Itália) - Sion (Suiça) - Lausanne - Genève - Grenoble (França) - Andorra - Madrid - Lisboa

Total de 7000 km, em 4 semanas, feito nas calmas, foi mesmo uma viagem excepcional! As partes dos Alpes suiços e de atravessar os Pirenéus, foram talvez as melhores partes. Os pontos que indiquei não foram os pontos de paragem, mas sim uma indicação do percurso que fizemos. Os pontos de paragem foram esses e muitos mais.

A título de curiosidade, comecei a prepará-la em Fevereiro e foi feita entre 3 e 31 de Agosto.

Se quiseres pormenores diz, e posso dar-te muitos. :lol:

Fiz outra viagem, pelo norte de França, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Suécia, Alemanha, e volta, mas já foi há imenso tempo (quase 40 anos) e não me lembro muito de pormenores.

Outra pelo sul, por Andorra, sul da França, Milão, Veneza, Viena (Áustria)... também há quase 40 anos.

Todas estas viagens foram feitas de carro, com partida e chegada a Lisboa. Na primeira que descrevi fui o condutor 100%, nas outras fui pendura 100% :-P
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Road Trip pela Europa

Mensagempor bockyPT » domingo nov 15, 2009 02:24

Ena, belas viagens! :-)

Portanto esse percurso terá sido algo deste género:
Imagem

Ainda não sei quantos vamos, mas entre 2 e 4 de certeza. Paris já visitei mas gostava de lá voltar (até porque só lá estive 2 dias), pelo que provavelmente também vai constar no meu itinerário. :wink:
Imagem
Avatar do Utilizador
bockyPT
Regular
 
Mensagens: 341
Registado: segunda abr 11, 2005 19:54
Localização: Pontinha/Odivelas

Re: Road Trip pela Europa

Mensagempor rifkinda » domingo nov 15, 2009 09:57

Uma sugestão:

Em vez de subires para Paris por Toulouse e Limoges, soube por Bordeaux e Nantes e vai ver o (Mont Saint Michel no norte de França, antes de seguires para Paris!
Se pesquisares na net, vais ver outras fotos igualmente aliciantes. Tens que ter é cuidado com as marés, porque a estrada só é acessível na maré baixa.

Na volta, aconselho vivamente uma paragem em Carcassonne (em França, ligeiramente a norte de Andorra). Há uma pousada da juventude no interior da cidade medieval. Ficámos lá em Março passado e gostámos muito.

Rifkinda
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Road Trip pela Europa

Mensagempor GeoDuplaP&F » domingo nov 15, 2009 11:30

bockyPT Escreveu:Portanto esse percurso terá sido algo deste género:


Sim, não foi muito diferente disso. :-P

Isto foi feito em 1990, quando não havia intertnet nem GPS e apenas mapas das estradas e informações das embaixadas e nos postos de turismo locais.

Se quiseres aproveitar algum destes locais, posso dizer-te o que lá vi e gostei. Imperdível: Baviera (o castelo do rei maluco :) ), Grenoble e a vista de lá de cima do monte sobre a cidade, Alpes, Pirenéus... e muito... muito mais... [:D]
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Road Trip pela Europa

Mensagempor manelov » domingo nov 15, 2009 13:26

Como habitual viajante de carro pela Europa, cresceu-me logo água na boca.
Ora deixa ver… com um mês o que é que eu sugeria?
1-Salamanca
2-Bilbau (Guggenheim)
3-Bordéus
4-Mont Saint-Michele
5-Caen (Zona do desembarque na Normandia)
6-Bruxelas
7-Amsterdão
8-Copenhaga
9-Estocolmo
10-Colónia
11-Luxemburgo
12-Paris
13-Avignon
14-Barcelona

Ou então

1-Barcelona
2-Mónaco
3-Pisa
4-Florença
5-Siena
6-Roma
7-Assis
8-Veneza
9-Viena
10-Salzburgo
11-Munique
12-Zurique
13-Toulouse
Claro que nestes percursos vão aparecer pontos interessantes que se atravessam no caminho e conforme a disposição há que visitá-los ou não.
Mas sobretudo o que recomendo é que não sigas nenhum destes conselhos. Já fiz viagens em que decidíamos em cada sitio, qual o que iríamos visitar a seguir e, posso dizer que foram das melhores.
Imagem Imagem
manelov
Regular
 
Mensagens: 584
Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Re: Road Trip pela Europa

Mensagempor bockyPT » terça nov 17, 2009 12:42

Obrigado pelas sugestões!

Fiz uma primeira versão de um possível percurso: http://maps.google.com/maps/ms?ie=UTF8& ... a1aab7016f

O percurso principal é o azul e, dependendo do t€mpo, pode ser encurtado por um (ou mais) dos caminhos a vermelho. Que vos parece?

Edit: A ideia é começar por Norte.
Imagem
Avatar do Utilizador
bockyPT
Regular
 
Mensagens: 341
Registado: segunda abr 11, 2005 19:54
Localização: Pontinha/Odivelas

Re: Road Trip pela Europa

Mensagempor GeoDuplaP&F » terça nov 17, 2009 13:13

Bem... :lol: Grande viagem!

Uma coisa é certa, não terás tempo para a viagem completa. E refiro-me a tempo-horas e não a tempo-euros.

Uma vez atravessei da Dinamarca para a Suécia um pouco mais a norte, Helsingor-Helsingborg, por ser o percurso de barco mais curto, depois descemos a Suécia para atravessar directamente para a Alemanha.

Essa viagem que tens aí representada é espectacular! Mas um mês não te chega. Seria muito bom passares em Salzburg-Innsbruck-Alpes suiços, mas também seria muito bom passares por Venezia-Milano. Difícil a escolha... Já estive nesses sítios todos e são imperdíveis...

E que tal o seguinte: Wien-Salzburg-Innsbruck-Zurich-Venezia-Milano-Genova-Marseille-etc... Ou então ir directamente de Innsbruck para Venezia e não por Zurich.

É difícil a escolha. :) Eu sei o que passei para preparar a minha. :)
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Road Trip pela Europa

Mensagempor rifkinda » terça nov 17, 2009 13:44

Concordo com o GeoDupla. A viagem a azul tem muito bom ar, mas 1 mês não chega! [:P]

Basta contares a quantidade de países/principados por onde passas, e chegas rapidamente à conclusão que 2/3 dias para cada um é pouco, porque tens de descontar o tempo de viagem.
Ou arranjas maneira de ter mais férias :wink: ou acho que tens mesmo de usar alguns desses atalhos...

Uma sugestão: estima a quantidade de kms que estás disposto a conduzir por dia (tem de te sobrar tempo para ver as cidades), e vê aproximadamente quantos kms pode ter a viagem total. Neste momento tens 10176 kms / 30 dias = 340 km/dia, o que me parece manifestamente muito, porque mesmo que andes só em estradas boas a 120 kms/h, vai corresponder a cerca de 3h de viagem por dia.

Rifkinda
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Road Trip pela Europa

Mensagempor manelov » terça nov 17, 2009 14:14

Quanto ao tempo para fazer a viagem, creio que um mês pode ser suficiente, depende da apetência dos viajantes para fazer kms (não é só do condutor/es).
Em 2007 fomos até à Noruega e, tínhamos tempos de repouso em viagem maiores que o normal e paragens mais frequentes porque a mais nova tinha 5 anos.
No total foram cerca de 11.000 kms. Atenção: aos kms que o Google maps deu devem acrescentar mais 10 ou 15%. Apesar de a média dar 300 kms por dia têm que contar com dias em que façam 700/800 kms, para dar para
os dias em que vão estar "parados".
Também já fomos à Grécia de carro (11.000kms), passando pela antiga Jugoslávia, no tempo em que a Autoestrada começava em Saraçoça e na Jugoslávia contornámos o Adriático passando por Dubrovnik. Essa viagem também deu para passar por Pisa, Florença, Siena, Roma e Veneza mas, nessa altura não havia ainda crianças era só o Manel e a Maria. Na grécia e Jugoslávia, não andámos em autoestrada e fizemos muitas estradas de montanha
Por isso não desanimem, é possível fazer a viagem a que se propoem, uma vez que vão apanhar uma belissima rede de autoestradas.
Preparem bem a viagem, porque a preparação da viagem por vezes dá tanto prazer como a viagem em si, mesmo que depois não façam nada daquilo que planearam.
Se tiverem possibilidade, comecem a viagem só depois de 8/10 de Agosto porque normalmente a pressão turistica começa a aliviar a partir de 15 que é quando a vossa viagem começa realmente. Já agora: pode-se saber qual o tipo de alojamento?
Imagem Imagem
manelov
Regular
 
Mensagens: 584
Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Re: Road Trip pela Europa

Mensagempor Lima_Paço » terça nov 17, 2009 14:22

Viva

Eu quando viajava (mais), adoptava um sistema diferente do que vocês falam, mas talvez dê para encadear com o que pretendes fazer.

Há 15 anos, quando ainda tinha t$$mpo, resolvemos depois de ver o Pavilhão da Dinamarca na Expo 92 que era um país interessante para visitar e vai daí arrancámos da Figueira, fizemos 1000 e picos kms e dormimos em Lusignan (perto do Futuroscope), no dia seguinte arrancámos, França, Bélgica e Holanda (mais 1000 kms) e dormimos em Aachen (Alemanha), depois foi directo até Abenra, primeira cidade quando se entra na Dinamarca. E aqui começaram realmente as nossas férias, foram 15 dias para conhecer (se calhar como muitos dinamarqueses não conhecem) toda a Dinamarca, desde a península da Jutlândia até às ilhas. Depois saímos precisamente pelo mesmo sítio que saíu o Fernando (Helsingor - Helsingborg) e depois apanhámos o ferry de Trelleborg para Sassnitz, na antiga Alemanha Democrática, para baixo as etapas foram mais ou menos as mesmas apenas com um desvio para visital a Catedral de Colónia e nada mais.
Ou seja nesse ano fizemos 6 dias de viagem (3 para cada lado) e 15 de férias propriamente ditas.

Passado uns anos, já com o Alpha_Paço à pendura, fizemos o mesmo para conhecer a Noruega, depois a Bélgica e no ano seguinte a Holanda (no primeiro caso os mesmos 3 dias de viagem para cada lado e depois 10 dias de estadia e nos dois mais "próximos", dois dias de viagem para cada lado e 6 de estadia)

Também já fiz a zona da Côte D'Azur, Mónaco e Itália até Portofino, nos mesmos moldes, ou seja "comer" quilómetros até um ponto pré-estabelecido e depois daí "relachadamente" varrer a zona.

É como disse no princípio uma maneira diferente de viajar e conhecer outros países.

Concordo plenamente com o que dizem o Fernando e a Rifkinda, acho um projecto demasiado "longo" para um mês (mesmo se encortares para o vermelho) tem em atenção p. ex. que prevês duas travessias de ferry da Alemanha para a Suécia, só nisso conta com um dia inteiro, dado que há os horários a cumprir, a possibilidade de lotação esgotada num barco e terem de esperar por outro e cada viajem demora 4 horas e se forem 4 adultos e quiserem passar p. ex. no dia 1 de Julho de 2010 e voltar no dia seguinte pagam 255€ (sem camarote e partindo do princípio que é só 1 carro sem atrelado).

Ou seja, sem querer puxar a brasa à minha maneira de viajar de carro pela Europa, sou de opinião que deves escolher 2 ou 3 países (depende do tamanho) e "varre-os", depois para o anos repetes com outros países. ;))

Se precisares de alguma informação, apita. Ah um pormenor, nós somos turistas campistas.

Luís
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
Lima_Paço
Extra Large
 
Mensagens: 3777
Registado: terça abr 15, 2008 08:59
Localização: Figueira da Foz

Re: Road Trip pela Europa

Mensagempor GeoDuplaP&F » terça nov 17, 2009 14:58

Lima_Paço Escreveu:Ah um pormenor, nós somos turistas campistas.


Nós também. :lol: Campismo rules! Aliás numa viagem dessas despachas-te muito mais depressa em campismo e fica bem mais barato e com mais disponibilidade de locais do que em hoteis. Além de ser bem mais agradável!

Concordo também que a travessia Dinamarca-Suécia e volta faz-te perder imeeeeeeeenso tempo...

Quando planeei a tal viagem que indiquei acima, fiz pelo seguinte processo:

- Primeiro criei em linhas gerais, mais ou menos como fizeste.
- Depois comecei a percorrer a viagem virtualmente e a calcular quilómetros, tempo de viagem, tempo de paragem, (uma pagarem de 15 minutos em cada 1,5 a 2 horas) tempo de visitas... Chegada ao parque de campismo... Isso tudo somado deu, vamos imaginar, 55 dias. É muito e é necessário reduzir a metade.
- Começar a retirar algumas partes do caminho de modo a reduzir o tempo. Recalcular. Nova tentativa... recalcular...
- Finalmente conseguir chegar aos 30 dias de que dispões.

Espero ter ajudado. :lol:

(Mais um pormenor... não me importava nada de fazer parte do grupo para essa viagem. :lol: )
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Road Trip pela Europa

Mensagempor Lima_Paço » terça nov 17, 2009 15:34

GeoDuplaP&F Escreveu:Nós também. :lol: Campismo rules! Aliás numa viagem dessas despachas-te muito mais depressa em campismo e fica bem mais barato e com mais disponibilidade de locais do que em hoteis. Além de ser bem mais agradável!


O problema é quando tens de levantar a tenda a chover :roll:

GeoDuplaP&F Escreveu:Quando planeei a tal viagem que indiquei acima, fiz pelo seguinte processo:

- Primeiro criei em linhas gerais, mais ou menos como fizeste.
- Depois comecei a percorrer a viagem virtualmente e a calcular quilómetros, tempo de viagem, tempo de paragem, (uma pagarem de 15 minutos em cada 1,5 a 2 horas) tempo de visitas... Chegada ao parque de campismo... Isso tudo somado deu, vamos imaginar, 55 dias. É muito e é necessário reduzir a metade.
- Começar a retirar algumas partes do caminho de modo a reduzir o tempo. Recalcular. Nova tentativa... recalcular...
- Finalmente conseguir chegar aos 30 dias de que dispões.


A viagem à Dinamarca, foi em 94. O planeamento foi feito pelo ACP, além de me fazerem perder numa das radiais de Paris, a minha programação caseira (num mapa da Michelin, nada desses modernismos do computador) foi a mais utilizada. :shock:

GeoDuplaP&F Escreveu:uma paragem de 15 minutos em cada 1,5 a 2 horas


:oops: :oops: Eu faço uma a cada 400 kms + ou -, ou então ainda pior, a cada depósito de gasóleo :oops: :oops: (mas isto apenas na tal altura de "comer" quilómetros, depois é nas calmas)

GeoDuplaP&F Escreveu:Mais um pormenor... não me importava nada de fazer parte do grupo para essa viagem. :lol:


Eu também não, infelizmente a minha muggle de estimação actualmente não pode/deve tirar mais de 10 a 12 dias de férias seguidos :( , grandes viagens já foi chão que deu uvas [xx(]
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
Lima_Paço
Extra Large
 
Mensagens: 3777
Registado: terça abr 15, 2008 08:59
Localização: Figueira da Foz

Re: Road Trip pela Europa

Mensagempor bockyPT » terça nov 17, 2009 15:40

Há uns anos fiz 5000km (pelo sul de França até Paris e voltar) em 10 dias, pelo que 10000 em 30 não será impossível. Ainda tive tempo de ficar duas noites em Cagnes-sur-Mer e outras duas em Paris. Fiz Paris-Lisboa num dia, saímos de manhãzinha e chegámos por volta da meia-noite. Foi cansativo.

O pessoal que vai não se importa de passar um dia a viajar, se for preciso, até porque se formos 4, somos 4 condutores, mas concordo que não é o ideal! A ideia é escolher alguns dias para fazer kilometros e outros para visitar os sítios. Se nos dias de viajar fizermos 1000kms, e assumindo 8000km total, ainda sobram 22 dias para visitar.

"Riscando" então a Suécia, será que vale a pena o desvio até Copenhaga ou sigo pelo percurso a vermelho por Hannover (ou, eventualmente, por Hamburg)? Em Köln gostava de passar pois tenho lá família. :-) A parte do Sul é a que está menos bem definida, há imensas possíbilidades... Se fosse de Praga para Munique (deixando de fora Viena, Bratislava, Budapest e Liubliana) poupo uma data de kilometros pelo que devo conseguir seguir depois por Innsbruck, Zurique, Genève, Mónaco. Não passava era por Veneza e Milão... Tenho de pensar bem. [xx(] Entre Zurique e Milão, o que dizem?

Estamos a pensar acampar na maioria das noites (com as tendas de 2 segundos poupa-se imenso tempo em relação às iglo - embora tenham a desvantagem de ocupar mais espaço) e ficar uma ou outra vez em Pousadas ou eventualmente em residenciais (ou coisa parecida), se o tempo não ajudar. Não somos exigentes! [:D]

Quanto ao escolher 2 ou 3 países e varrer aquilo... Também é uma ideia, tenho de falar com o pessoal.
Imagem
Avatar do Utilizador
bockyPT
Regular
 
Mensagens: 341
Registado: segunda abr 11, 2005 19:54
Localização: Pontinha/Odivelas

Re: Road Trip pela Europa

Mensagempor GeoDuplaP&F » terça nov 17, 2009 16:01

Lima_Paço Escreveu:O problema é quando tens de levantar a tenda a chover :roll:


Aconteceu-nos essa uma vez. Levantámos a tenda de manhã em Salzburg, enxarcada, e ao final do dia, noutro parque em Innsbruck, ainda chovia. Perguntei a quem nos atendeu lá no parque de campismo, assim em tipo de brincadeira, se tinha um local sem ser à chuva para abrir a tenda. :lol: Reacção dele: E se ficassem num bungalow? Resultado: Ficámos mesmo. :lol: Durante a noite deixámos a tenda aberta dentro de casa e secou tudo.

Lima_Paço Escreveu:O planeamento foi feito pelo ACP, além de me fazerem perder numa das radiais de Paris, a minha programação caseira (num mapa da Michelin, nada desses modernismos do computador) foi a mais utilizada. :shock:


Por essa e por outras é que prefiro ser eu a planear a viagem, tendo como base ideias e sugestões de outros.
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Próximo

Voltar para Viagens

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

cron