• Anúncios

FotoTema do Mês - Julho/2009 - discussão (Tema: Alegria)

Moderador: Moderadores

FotoTema do Mês - Julho/2009 - discussão (Tema: Alegria)

Mensagempor acasim » sexta ago 21, 2009 13:00

Acabou a votação sobre a foto temática do mês de Julho/2009, subordinada ao tema: Alegria

Agradecimentos, parabéns, vaias, assobios, comentários, etc.... estejam à vontade, neste tópico.

Discussões genéricas sobre o concurso e sugestões para o futuro do mesmo, no tópico específico, sff.

Um muito obrigado a todos que votaram!
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
acasim
Moderador
 
Mensagens: 1933
Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Re: FotoTema do Mês - Julho/2009 - discussão (Tema: Alegria)

Mensagempor Lima_Paço » sexta ago 21, 2009 15:35

Correndo (devagarinho) o riscum de me repetiri:

Parabêns compadriiiiii! :clap:


:D :D :D


Agora vê lá o tema que escolhes a seguir. ;))
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
Lima_Paço
Extra Large
 
Mensagens: 3777
Registado: terça abr 15, 2008 08:59
Localização: Figueira da Foz

Re: FotoTema do Mês - Julho/2009 - discussão (Tema: Alegria)

Mensagempor salprata » sexta ago 21, 2009 22:54

Outra vez o mesmo

:lol:

Parabens amigo

:clap:
agora escolhe lá um tema de jeito, pra gente fotografar

[;)]
Avatar do Utilizador
salprata
Regular
 
Mensagens: 722
Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Re: FotoTema do Mês - Julho/2009 - discussão (Tema: Alegria)

Mensagempor ajsa » domingo ago 23, 2009 20:46

Eu não tenho a certeza, mas julgo que é neste tópico que devo inscrever o tema escolhido para Setembro.
Se não for, por favor, sintam-se à vontade de mover esta resposta para o local adequado. :)


Bom, para o próximo mês, o tema escolhido é certamente o tema mais fotografado por qualquer pessoa principalmente os amadores de fotografia uma vez que os profissionais “têm a mania” que não gostam do assunto. hehehe

Em Setembro tirem grandes fotografias ao crepúsculo e arredores, ou seja, venham daí grandes chapas do nascer e do pôr-do-sol ou grandes céus em chamas.

Tomo a liberdade de partilhar convosco alguns truques que fui obtendo ao longo da minha pouca experiencia em fotografia sobre qual a melhor forma de fotografarem o nascer e o pôr-do-sol.

Fotografar o nascer do sol é mais ou menos como fotografar o pôr-do-sol que falarei mais a baixo, mas que exige uma técnica adicional; levantarem-se cedo. É fundamental levantarem-se cedo.

Agora para o pôr-do-sol a coisa já se torna mais simples e como Setembro começa a ter dias mais curtos, é mais fácil apanhar um fantástico pôr-do-sol antes do jantar que nos outros meses do verão.

Não existem grandes configurações a fazer para uma excelente fotografia deste tema, basta tomar em atenção alguns aspectos, ter um pouco de paciência, por vezes 30 segundos fazem a enorme diferença, analisar todos os pormenores do enquadramento e carregar no momento certo mas, de todas, a questão mais importante é:
Nunca, jamais, em vez alguma olhem para o sol directamente. Mesmo no pôr-do-sol, olhar fixamente para esta fonte de luz pode provocar danos graves irreversíveis nos olhos. Por favor, tenham sempre esta questão em mente, nada, mas mesmo nada tem o valor dos vossos olhos.

Se tiverem uma máquina compacta, o maior problema que poderão ter é exactamente enganar a fotometria do equipamento. As máquinas possuem dispositivos que medem a luz da composição e agem de acordo com os dados obtidos. Como não permitem intervenção manual, a forma mais eficaz de contornar o problema é de centrar o assunto numas das zonas periféricas ao sol, mais sobranceiras, premir o botão do obturador até meio caminho de forma a medir a luz nesse local e, sem largar o botão, deslocar a máquina para o enquadramento desejado e truca, aí vem uma foto vencedora!
Tirem várias, muitas fotos, não têm necessidade de revelação e no meio de muitas com toda a certeza que ganham uma forte concorrente. Nunca esqueçam que a melhor fotografia é a processada completamente pela máquina. Tratamentos adicionais com software apenas vão “inventar” cores e composições do seu original. O software faz coisas engraçadas, mas não faz milagres.

Se na foto quiserem colocar alguém, por amor de deus, nunca deixem que a linha do horizonte decapite o vosso modelo e tomem sempre atenção que numa composição junto ao mar, a linha do oceano é horizontal, não cai nem para a esquerda, nem para a direita.

Já nas máquinas com maiores capacidades é possível controlar melhor a coisa a começar com a utilização do bracketing de exposição. Vejam no vosso manual algo com este palavrão, testem, ensaiem e vão ver que conseguem maravilhas. Já não irão lamentar aquela foto fantástica que ficou uma bodega porque estava subexposta e não se via a cara da pequena ou porque estava sobreexposta e as coxas da rapariga ficaram sem contraste com a areia da praia; bolas!

Evitem fazer enquadramentos centrados para não resultarem fotografias monótonas. Adicionem “adereços” à composição; a silhueta dum barco no horizonte; girassóis a fitarem a luz do sol, nuvens em “chamas”….
Inventem, criem e concorram!

Muito obrigado pela vossa preferência. :)

Deixo alguns exemplos:

Imagem Imagem

Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: FotoTema do Mês - Julho/2009 - discussão (Tema: Alegria)

Mensagempor acasim » domingo ago 23, 2009 23:25

ajsa Escreveu:Eu não tenho a certeza, mas julgo que é neste tópico que devo inscrever o tema escolhido para Setembro.
Se não for, por favor, sintam-se à vontade de mover esta resposta para o local adequado. :)



Olá,

De facto há outro tópico, que eu devia ter aberto antes, mas tinha-me escapado. Agora já está lá, com ponteiro para aqui :-)

Obrigado pela iniciativa!

Antonio
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
acasim
Moderador
 
Mensagens: 1933
Registado: terça abr 24, 2007 23:50


Voltar para Concursos Geofotográficos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 33 visitantes