• Anúncios

Mapas Garmin- Como funcionam?

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre software para GPS/geocaching e recursos online relacionados

Moderador: Moderadores

Mapas Garmin- Como funcionam?

Mensagempor Torgut » quinta ago 13, 2009 00:39

Tendo comprado um GPS Garmin Dakota 20, que ainda não me chegou às mãos, tenho procurado compreender como funciona o sistema de mapas desta série, que deverá de resto ser equivalente à série Oregon. Como funcionam os mapas? Quando se têm mapas extra, adquiridos à parte, como é que vêm servidos? É do tipo... mapa de Portugal, e depois, tau, mete-se lá no GPS e escolhe-se num menu o mapa activo?

E que tipos de mapas existem? Porque ouço falar em Garmin City Navigator NT. O que é isto ao certo? E os mapas Topo? Funcionam em paralelo? São um formato alternativo?
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Mapas Garmin- Como funcionam?

Mensagempor Mafarricos » quinta ago 13, 2009 00:50

Garmin City Navigator são os mapas que dão para se utilizar na série nuvi.
Também cheguei a experimentar esses mapas no meu PDA, são equivalentes aos mapas tomtom (actualizados).
Penso que não sejam como mapas Topo.
ImagemImagem
Avatar do Utilizador
Mafarricos
Regular
 
Mensagens: 216
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30
Localização: Algures num PC perto de si

Re: Mapas Garmin- Como funcionam?

Mensagempor alieri » quinta ago 13, 2009 01:01

Penso que não sejam como mapas Topo.

Confirmo
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Mapas Garmin- Como funcionam?

Mensagempor Torgut » quinta ago 13, 2009 01:37

Portanto, estes GPS Garmin de mão usam basicamente os mesmos mapas que os seus parceiros para navegação automóvel?

E como é que estes convivem com os mapas TOPO? Ou se usa um ou o outro?
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Mapas Garmin- Como funcionam?

Mensagempor NecaXing » quinta ago 13, 2009 02:01

O city navigator europe é compativel para esse tipo de GPS, não é exclusivo para aparelhos de navegação auto. Tenho o City navigator 2010 europe no meu colorado e é impecável, tem quase tudo o que é arruamentos e mesmo alguns caminhos florestais. Podem-se sempre adicionar mapas TOPO sem qualquer problema e dps é so escolher, no menu, qual ou quais os mapas a usar ao mesmo tempo.
Avatar do Utilizador
NecaXing
Regular
 
Mensagens: 230
Registado: sexta abr 17, 2009 21:11

Re: Mapas Garmin- Como funcionam?

Mensagempor rifkind » quinta ago 13, 2009 09:08

Torgut Escreveu:E como é que estes convivem com os mapas TOPO? Ou se usa um ou o outro?


Nos Garmin podes ter vários mapas em simultâneo. Normalmente os mapas são feitos com transparência, de modo a poderem funcionar sobrepostos.

Para os Garmin existem várias ferramentas (mas não da Garmin) para produção de mapas, normalmente centradas à volta desta:
http://www.cgpsmapper.com/

Há também vários sites com mapas gratuitos, como aqui:
http://gpsmapsearch.com/

A versão gratuita do cgpsmapper ainda consegue fazer bastante. Uma das características que mais aprecio, é a geração de mapas de POIs, mapas que apenas contém pontos de interesse. Não são editáveis no aparelho, mas permitem, por exemplo, colocar todas as caches de Portugal no GPS, sem qualquer dificuldade. As Stats têm como opção de download, as MP Lists precisamente para esse fim: mapas de POIs, com as caches, para serem compilados para Garmin (funcionam no Quest, pelo menos).

É ainda possível produzir mapas para Garmin, a partir dos dados da Open Street Map:
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Osm2mp

Já agora, um pequeno àparte: na nova versão Beta dos mapas das Stats, é também possível descarregar mapas raster com base nos dados da Open Street Map, para utilizar com o OziExplorer ou com o GPS TrackMaker.

É possível que existam ferramentas semelhantes para os aparelhos da Magellan, mas desconheço completamente.
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: Mapas Garmin- Como funcionam?

Mensagempor Torgut » quinta ago 13, 2009 12:38

Acho que já estou a compreender os traços gerais da coisa.

Portanto, o software é comum, para as unidades de navegação em estrada e para os handheld. O que dever ser uma coisa boa.

Podem-se ter vários mapas armazenados na unidade e activar o que se pretende usar. Ok. Ou seja, tenho um mapa Topo, um mapa de navegação em estrada, e acedendo ao menu mudo conforme quiser usar um ou outro.

Não percebi bem a parte da transparência. Quais as vantagens prácticas de sobrepôr mapas? E sobrepôr mapas implica que possa abrir mais que um ao mesmo tempo, é ?
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Mapas Garmin- Como funcionam?

Mensagempor rifkind » quinta ago 13, 2009 13:45

Torgut Escreveu:Portanto, o software é comum, para as unidades de navegação em estrada e para os handheld. O que dever ser uma coisa boa.


Para ser mais preciso, o software varia. Cada aparelho acaba por ter a sua versão distinta. O software de um 60CS, 60CSx, Quest, Oregon, Colorado ou Nuvi, varia. Mas, os mapas (a base de dados, portanto) é comum. Os mesmos mapas são usados num Oregon, num Garmin Mobile XT (o software de navegação para Windows Mobile), num Garmin Mobile PC (o software de navegação para computadores Windows), num Nuvi ou no aparelho que fôr.
Há uma variante: os mapas da versão NT só são suportados em aparelhos mais recentes. Mas, tanto quanto sei, estes aparelhos mais recentes suportam o formato antigo de mapas.

Torgut Escreveu:Podem-se ter vários mapas armazenados na unidade e activar o que se pretende usar. Ok. Ou seja, tenho um mapa Topo, um mapa de navegação em estrada, e acedendo ao menu mudo conforme quiser usar um ou outro.


Ou ambos. Podes ter mais do que um mapa activo em simultâneo.

Torgut Escreveu:Não percebi bem a parte da transparência. Quais as vantagens prácticas de sobrepôr mapas? E sobrepôr mapas implica que possa abrir mais que um ao mesmo tempo, é ?


Sim, podes ter mais do que um mapa ao mesmo tempo. A vantagem prática, é teres um mapa composto por diversos mapas, que no final será mais detalhado. Podes juntar as curvas de nível a um mapa de estradas da Garmin, por exemplo. Ou podes ter o mapa de estradas (Garmin CityNavigator) activo, com as caches num mapa POI, em simultâneo. A transparência serve para que possas ter mapas sobrepostos. São literalmente camadas que podes ligar e desligar. Se fôr necessário uma analogia mais concreta, pensa em cada mapa, como uma folha de acetato. Numa tens as estradas. Noutra tens as curvas de nível. Noutra tens os castelos e fortalezas de Portugal. Noutra tens as caches por encontrar. Noutra ainda, tens as caches que já encontraste.

Sobrepões todas as folhas de acetato, e tens um mapa bastante detalhado e potencialmente confuso. Retira as camadas que não gostares, se quiseres.

Há algo que não sei como funciona nesta situação de vários mapas activos: as rotas. O meu Quest tem sempre o mapa base instalado. Este mapa base do mapa, representa a A1 como uma linha recta (ou quase) de Lisboa ao Porto. Não tem nada a ver com o percurso real da estrada, mas permite-me calcular uma rota do Marquês de Pombal até à cache da Ponte D.Luis, mesmo que o GPS apenas tenha carregados os detalhes de Lisboa e Porto, sem mais nada pelo meio.
Portanto, o GPS tem capacidade de integrar as várias estradas "roteáveis" de cada mapa, se houver mais do que um a tê-las. Mas é só isso que sei.
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: Mapas Garmin- Como funcionam?

Mensagempor Torgut » quinta ago 13, 2009 14:44

Rifkind, sim sim sim, eu conheço o conceito de layer, só não estava a visualizar a aplicação disso neste universo. Muito interessante, fascinante mesmo. Não fazia ideia que as coisas se processavam assim. Para ajudar à tua explicação, creio que uma boa comparação se poderá fazer com o Google Earth e os seus layers.

Mas e não será frequente de mais a sobreposição de mapas que têm elementos comuns, e que se encontram muito ligeiramente desfazados ou marcados com outra simbologia, criando algo um pouco caótico? Claro que se poderá então desactivar a composição, mas não sucede vezes de mais para hipotecar a eficiência do conceito?

Por acaso roteamento é algo que não me interessa de todo, uma vez que uso o bom TomTom para isso, e estou satisfeito, muito satisfeito, em equipa tão ganhadora não quero mexer.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Mapas Garmin- Como funcionam?

Mensagempor rifkind » quinta ago 13, 2009 15:34

Torgut Escreveu:Para ajudar à tua explicação, creio que uma boa comparação se poderá fazer com o Google Earth e os seus layers.


Exacto. Podia ter ido logo por esse exemplo e tinha evitado escrever tanto. :)

Torgut Escreveu:Mas e não será frequente de mais a sobreposição de mapas que têm elementos comuns, e que se encontram muito ligeiramente desfazados ou marcados com outra simbologia, criando algo um pouco caótico? Claro que se poderá então desactivar a composição, mas não sucede vezes de mais para hipotecar a eficiência do conceito?


Isso pode acontecer, naturalmente.
Para que a coisa funcione, é importante que os vários mapas se complementem correctamente.
Mas, respondendo à tua pergunta, na minha experiência, não é assim tão frequente.

É claro que, se colocares o mapa da Madeira (http://www.elsinga.net/map_portugal_madeira.html) ou dos Açores (http://www.azoren-online.com/gps/index.shtml) no GPS, haverá alguma confusão visual com os últimos mapas da Garmin. Mas, no terreno, se o écran estiver confuso, só tens de optar pelos mapas que preferes.

Aqui convém referir que no nosso Quest (meu e da Rita), essa selecção é simples. Na prática, essa funcionalidade vai depender do software do GPS.
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: Mapas Garmin- Como funcionam?

Mensagempor RaspaPT » quinta ago 13, 2009 17:11

Eu neste momento tenho um Oregon 300 que vem com um basemap mto simples, e já lhe meti os citi navigator.

Tenho a dizer que parecem ser muito bons e detalhados, mas ainda n experimentei a fundo. Uso principalmente um tomtom para navegação em estrada, e o Oregon para a aproximação final.

Mas já me deu jeito ter os mapas no oregon, para escolher o melhor caminho do carro até à cache. Tinha duas estradas à escolha, mas uma era mais curta. Uma olhadela rápida aos mapas e decidi o meu caminho.

Não sei se no Dakota é igual, mas por não é por teres os mapas de estrada que o gps te indica o caminho pela estrada. No meu Oregon tenho perfis diferentes. O de Geocaching mada-me em linha recta até à cache. O Automotive, tenta chegar lá por estrada.

Para já estou contentes, quer com o Oregon quer com os mapas.

BTW, o problema de não se ver o ecrã com sol não é tão má quanto dizem. Vê-se bastante bem. De qualquer maneira em caso de dúvida usa-se o corpo como guarda-sol.

Espero que tenha sido útil

Abraço

Pedro
RaspaPT
Small
 
Mensagens: 81
Registado: terça jul 07, 2009 15:06

Re: Mapas Garmin- Como funcionam?

Mensagempor Torgut » terça ago 18, 2009 20:39

Estou aqui é com um problema... carreguei os mapas topo.lusitania ou lá como se chama, uns topográficos gratuitos... e o problema é que quis desactivá-los, fui ao menu de gestão de mapas, deixei-o DISABLED e ele continua a aparecer. Hummm... ideias (posso sempre ir apagar na memória interna, mas a ideia era activar e desactivar conforme conveniência)?
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Mapas Garmin- Como funcionam?

Mensagempor smercel » quinta ago 20, 2009 19:28

A versão gratuita do cgpsmapper ainda consegue fazer bastante. Uma das características que mais aprecio, é a geração de mapas de POIs, mapas que apenas contém pontos de interesse. Não são editáveis no aparelho, mas permitem, por exemplo, colocar todas as caches de Portugal no GPS, sem qualquer dificuldade. As Stats têm como opção de download, as MP Lists precisamente para esse fim: mapas de POIs, com as caches, para serem compilados para Garmin (funcionam no Quest, pelo menos).

Há algum guia que ensine a fazer os mapas de forma "simples"? :oops:
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
smercel
Micro
 
Mensagens: 63
Registado: sábado ago 09, 2008 17:14

Re: Mapas Garmin- Como funcionam?

Mensagempor allhappy » segunda ago 24, 2009 00:59

Este tópico despertou-me a curiosidade, finalmente depois de três noites de google, mapsourse, cgpsmapper, e mais uns quantos, finalmente consegui por os POI´s de found (ficheiro MP tirado das stats) no 60 csx sob forma de mapa!!!
Agora quando vou a "find", "atractions", tenho lá a lista de caches já encontradas, se bem que depois não entendo bem o conteúdo, por ex, a cache mais perto de casa aparece "gc1akw9 15mu20:63-Mem Martins-Fontes E Lav", isto é normal? não sei o que serão aqueles números ali pelo meio!
Mas já estou a gostar mais disto! e o mapa com as curvas de nível ficou [*5]

Sérgio Feliz
Avatar do Utilizador
allhappy
Micro
 
Mensagens: 64
Registado: segunda set 25, 2006 02:13

Re: Mapas Garmin- Como funcionam?

Mensagempor allhappy » segunda ago 24, 2009 01:02

smercel Escreveu:
A versão gratuita do cgpsmapper ainda consegue fazer bastante. Uma das características que mais aprecio, é a geração de mapas de POIs, mapas que apenas contém pontos de interesse. Não são editáveis no aparelho, mas permitem, por exemplo, colocar todas as caches de Portugal no GPS, sem qualquer dificuldade. As Stats têm como opção de download, as MP Lists precisamente para esse fim: mapas de POIs, com as caches, para serem compilados para Garmin (funcionam no Quest, pelo menos).

Há algum guia que ensine a fazer os mapas de forma "simples"? :oops:


Smercel, não tenho guia, mas se puder ajudar nalguma coisa... diz aí onde começam as dificuldades?
Avatar do Utilizador
allhappy
Micro
 
Mensagens: 64
Registado: segunda set 25, 2006 02:13

Próximo

Voltar para Software

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes

cron