• Anúncios

Geocaching Live

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre software para GPS/geocaching e recursos online relacionados

Moderador: Moderadores

Geocaching Live

Mensagempor Bringer » quarta ago 05, 2009 21:01

Boas!

À pouco tempo estava a ver o profile de um geocacher estrageiro e eis que notei em algo que me chamou a atenção. Segui o link e fui ter a este site:

http://live.geocaching.com

Estive a pesquisar e as funcionalidades parecem-me espectaculares. O software corre em Nokias com Symbian ou em PDAs com Windows Mobile 6.x e convém ter um cartão de dados (ou um bom plano de dados). Estive a experimentar um pouco o software no meu PDA, utilizando o cartão de banda larga da TMN e fiquei bastante surpreendido pelo lado positivo. Apesar de anunciarem que existem ainda vários bugs consegui que o programa corresse sem problemas e testei algumas das suas funcionalidades. A destacar:

- tracking automático da nossa posição, a qual é mostrada num mapa online, assim como a posição de geocachers que estejam perto (e a utilizar este software, claro).
- download de mapas. Por enquanto só experimentei o servidor de mapas por defeito (penso que é o OpenStreetMap), mas o software dá para inserir outros servidores (pode ser que o Google Maps funcione também)
- chat com os geocachers que estejam a utilizar o software
- dowload automático das caches que estão mais próximas (podemos escolher 5, 25 ou 50), assim como das suas descrições, hints, waypoints, ultimos 5 logs, etc...
- importação de ficheiros GPX
- navegação por GPS para a cache escolhida

e parece-me que há mais, só que ainda não tive muito tempo para explorar.

Abraço!
Imagem
Bringer
Large
 
Mensagens: 1008
Registado: sábado jul 14, 2007 00:00
Localização: Lisboa

Re: Geocaching Live

Mensagempor rifkinda » quarta ago 05, 2009 23:05

[Moderação]
Apaguei as outras 3 cópias deste tópico, que foram abertas na mesma secção.
[/Moderação]
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8462
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Geocaching Live

Mensagempor Bringer » quinta ago 06, 2009 07:36

rifkinda Escreveu:[Moderação]
Apaguei as outras 3 cópias deste tópico, que foram abertas na mesma secção.
[/Moderação]


Desculpa, mas como a net se estava a ir abaixo pensei que não tinha sido enviado.

Bringer Escreveu:O software corre em Nokias com Symbian


Erro meu: O software corre em Java e não em Symbian.
Imagem
Bringer
Large
 
Mensagens: 1008
Registado: sábado jul 14, 2007 00:00
Localização: Lisboa

Re: Geocaching Live

Mensagempor kidloco » quinta ago 06, 2009 09:05

Bringer Escreveu:
Erro meu: O software corre em Java e não em Symbian.


Olha que não Bringer, olha que não.
kidloco
Regular
 
Mensagens: 472
Registado: sábado fev 24, 2007 22:15
Localização: De momento aqui

Re: Geocaching Live

Mensagempor RavenMaster » quinta ago 06, 2009 10:15

Olha que sim... isto é java sobre html
The software currently runs on J2ME (Java Micro Edition) and Windows Mobile
ImagemImagem Imagem
Garmin Oregon 550 / Garmin Nuvi 1200 / HTC Touch Pro2 / HTC Tattoo
All certified for Geocaching [:D]

My blog - http://ravenmasterthoughts.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
RavenMaster
Large
 
Mensagens: 1140
Registado: segunda jul 03, 2006 15:18

Re: Geocaching Live

Mensagempor rifkind » quinta ago 06, 2009 12:55

Bringer Escreveu:- download de mapas. Por enquanto só experimentei o servidor de mapas por defeito (penso que é o OpenStreetMap), mas o software dá para inserir outros servidores (pode ser que o Google Maps funcione também)


Eh pá, se fizeres mesmo muita questão de ver as caches no Google Maps, tens uma solução relativamente complicada, para o fazer. :)
Só tens de seguir estes passos:
1 - vais ao teu perfil no Geocaching.com e descobres qual é o teu link para o GoogleEarth
2 - vais a este site : http://sn.im/site/index e arranjas um link curtinho, para o teu link do GoogleEarth
3 - se ainda não tiveres, instalas o GoogleMapsMobile no teu PDA/Telemóvel
4 - No GoogleMaps mobile, pesquisas pelo URL que definiste em 2, juntando o tamanho da janela que queres ver. Podes ver mais detalhes aqui, mas o exemplo é mais simples:
Código: Selecionar todos
   http://snurl.com/xxxxx?BBOX=-9.2,38.6,-9.1,38.7


onde ?BBOX=-9.2,38.6,-9.1,38.7 são as coordenadas da "janela" que queres ver.

Prontos. Simples, não? :D Sim, eu sei que não. [:D]
Podes ensaiar no GoogleMaps normal, claro. E não te livras do erro que a Groundspeak introduz nas caches do GoogleEarth. E não tens a informação toda que podes ver no GE, já que o GoogleMaps (Mobile incluído) não a consegue ler. Mas, tens as caches em cima do Google Maps. :)

CUIDADO com a dimensão da caixa. O link do GE devolve até um máximo de 500 caches, mas o GoogleMaps mobile crasha se as tentas ver todas. Usa janelas pequenas. Tipo, postigos.
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1737
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: Geocaching Live

Mensagempor kidloco » sexta ago 07, 2009 09:12

RavenMaster Escreveu:Olha que sim... isto é java sobre html
The software currently runs on J2ME (Java Micro Edition) and Windows Mobile


Mas explica-me lá, o meu Nokia só tem Symbian e o programa corre lá, como é possivel? Haverá uma versão para Symbian?
kidloco
Regular
 
Mensagens: 472
Registado: sábado fev 24, 2007 22:15
Localização: De momento aqui

Re: Geocaching Live

Mensagempor Torgut » sexta ago 07, 2009 10:16

Depois de ler isto tudo... afinal qual é o interesse disto, o que traz de novo. Há... podes ver Geocachers nas imediações que estejam a usar o mesmo... o que, primeiro, deve ser uma multidão *NOT*, segundo, faz-me lembrar porque é que a Groundspeak se recusou durante séculos a criar uma "feature" para que possamos seguir as caches dos nossos amigos - tipo "twitter" do Geocaching. Razão oficial: Parece que era para proteger a privacidade de todos (estranho, mesmo daqueles que manifestassem concordância e interesse em serem seguidos). Tradução da razão oficial para linguagem Groundspak: dá muito trabalho e não gostamos de mexer a palha se isso não trouxer enorme lucro imediato. E pronto... agora parece que a privacidade dos Geocachers já não interessa.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Geocaching Live

Mensagempor MightyReek » sexta ago 07, 2009 11:15

Desde que isto começou a aparecer nunca me cativou muito. E mesmo agora continua a parecer-me apenas "engraçadote"... Pouco mais...
Imagem
Avatar do Utilizador
MightyReek
Extra Large
 
Mensagens: 3582
Registado: domingo jul 08, 2007 09:36
Localização: Ermidas-Sado

Re: Geocaching Live

Mensagempor RavenMaster » sexta ago 07, 2009 11:31

kidloco Escreveu:
RavenMaster Escreveu:Olha que sim... isto é java sobre html
The software currently runs on J2ME (Java Micro Edition) and Windows Mobile


Mas explica-me lá, o meu Nokia só tem Symbian e o programa corre lá, como é possivel? Haverá uma versão para Symbian?


qualquer telefone hoje em dia corre java nativamente, daí correr no teu symbian...
não é por ter symbian, é por suportar java
tu não o instalaste, mas ele está lá, acredita :mrgreen:
ImagemImagem Imagem
Garmin Oregon 550 / Garmin Nuvi 1200 / HTC Touch Pro2 / HTC Tattoo
All certified for Geocaching [:D]

My blog - http://ravenmasterthoughts.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
RavenMaster
Large
 
Mensagens: 1140
Registado: segunda jul 03, 2006 15:18

Re: Geocaching Live

Mensagempor t@ndre » sexta ago 07, 2009 12:33

rifkind Escreveu:
Bringer Escreveu:- download de mapas. Por enquanto só experimentei o servidor de mapas por defeito (penso que é o OpenStreetMap), mas o software dá para inserir outros servidores (pode ser que o Google Maps funcione também)


Eh pá, se fizeres mesmo muita questão de ver as caches no Google Maps, tens uma solução relativamente complicada, para o fazer. :)
Só tens de seguir estes passos:
1 - vais ao teu perfil no Geocaching.com e descobres qual é o teu link para o GoogleEarth
2 - vais a este site : http://sn.im/site/index e arranjas um link curtinho, para o teu link do GoogleEarth
3 - se ainda não tiveres, instalas o GoogleMapsMobile no teu PDA/Telemóvel
4 - No GoogleMaps mobile, pesquisas pelo URL que definiste em 2, juntando o tamanho da janela que queres ver. Podes ver mais detalhes aqui, mas o exemplo é mais simples:
Código: Selecionar todos
   http://snurl.com/xxxxx?BBOX=-9.2,38.6,-9.1,38.7


onde ?BBOX=-9.2,38.6,-9.1,38.7 são as coordenadas da "janela" que queres ver.

Prontos. Simples, não? :D Sim, eu sei que não. [:D]
Podes ensaiar no GoogleMaps normal, claro. E não te livras do erro que a Groundspeak introduz nas caches do GoogleEarth. E não tens a informação toda que podes ver no GE, já que o GoogleMaps (Mobile incluído) não a consegue ler. Mas, tens as caches em cima do Google Maps. :)

CUIDADO com a dimensão da caixa. O link do GE devolve até um máximo de 500 caches, mas o GoogleMaps mobile crasha se as tentas ver todas. Usa janelas pequenas. Tipo, postigos.



humm Nuno,

já testei o link e funciona bem, contudo não me permite fazer filtros, isto é quero retirar as caches já realizadas, conseguirei fazer isso?
t@ndre
Large
 
Mensagens: 843
Registado: terça mar 25, 2008 14:23
Localização: Palmela

Re: Geocaching Live

Mensagempor Maxado » sexta ago 07, 2009 13:38

Ao que parece o Bringer esteve perto da cache Traditional Taipa [Paderne], cerca das 14h35.
Acho que deve ser seguro ir assaltar-lhe a casa, ja que ele anda de volta das caches.
A não ser claro, que ele more por ali, que segundo o GC.com, não é o caso :P
Não sou a favor do tracking em tempo real, não tarda isto é um big brother e começam a por uma cam em cada cache.
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Avatar do Utilizador
Maxado
Regular
 
Mensagens: 527
Registado: quarta jul 01, 2009 13:21
Localização: V. N. Barquinha

Re: Geocaching Live

Mensagempor rifkind » sexta ago 07, 2009 15:59

t@ndre Escreveu:já testei o link e funciona bem, contudo não me permite fazer filtros, isto é quero retirar as caches já realizadas, conseguirei fazer isso?


Não sei, Tiago. O link do Google Earth é gerado pela Groundspeak e é único para cada utilizador. Portanto, se eles quiserem, é trivial de colocar os filtros todos, já que o link que usares está bem identificado.
No entanto, aqui não dizem nada sobre isso:
http://www.geocaching.com/about/google.aspx

Eu diria que se ainda não é suportada essa filtragem, não deverá faltar muito até que seja suportada.
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1737
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: Geocaching Live

Mensagempor RavenMaster » sexta ago 07, 2009 18:08

Maxado Escreveu:Ao que parece o Bringer esteve perto da cache Traditional Taipa [Paderne], cerca das 14h35.
Acho que deve ser seguro ir assaltar-lhe a casa, ja que ele anda de volta das caches.
A não ser claro, que ele more por ali, que segundo o GC.com, não é o caso :P
Não sou a favor do tracking em tempo real, não tarda isto é um big brother e começam a por uma cam em cada cache.


nem mais :clap:
isso e ir de férias deixando sempre o GPS no vidro do carro com o HOME definido, é limpinho... :mrgreen:
ImagemImagem Imagem
Garmin Oregon 550 / Garmin Nuvi 1200 / HTC Touch Pro2 / HTC Tattoo
All certified for Geocaching [:D]

My blog - http://ravenmasterthoughts.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
RavenMaster
Large
 
Mensagens: 1140
Registado: segunda jul 03, 2006 15:18


Voltar para Software

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes