• Anúncios

KML no Google Earth vai acabar?

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre software para GPS/geocaching e recursos online relacionados

Moderador: Moderadores

Re: KML no Google Earth vai acabar?

Mensagempor rifkind » sexta jul 17, 2009 12:02

RaspaPT Escreveu:Voltando ao assunto em questão, é este o flowchart do processo que estão a usar?
GC.com ---[pocket query]---> ficheiro GPX ---[batch de análise de dados]---> servidor de KML ---[Teh interwebz (desculpem, n resisti)]---> google earth no meu PC


Nope. A captura é feita através da informação recebida nos Latest Logs, são lidas as páginas e as coordenadas são guardadas em BD. Dessa BD, são obtidos KML para o GoogleEarth e tudo o resto.

As Pocket Queries não são viáveis. Por exemplo, pegando no teu caso concreto da viagem ao UK.

http://www.geocaching.com/seek/nearest. ... ntry_id=11
46769 - Page: 1 of 2339 -

São 46769 caches. A 500 caches por PQ, seriam precisas 94 PQs e uma ginástica rídicula para as organizar. :)
E isto, num país apenas.

O "Bottleneck" é mesmo a consulta de 46769 caches em tempo útil. Ou, alternativamente, a criação de 94 PQs. Quando terminasse a actualização da lista, já existiriam muitas mais caches criadas que ainda não tinham sido listadas, e muitas já teriam sido arquivadas, mas ainda não actualiazadas no KML para o Google Earth.

Nas condições actuais, não vejo como isto poderia ser mantido. É possível (até trivial) obter uma lista de todas as caches num dado país ou numa dada zona. Mas leva tempo e quando terminasse já teriam passado dias e não havia qualquer garantia de que as caches que foram vistas no ínicio, não tivessem já sido arquivadas.

Se a Groundspeak fornecesse a mesma pesquisa que usam nos GoogleMaps, externamente, seria possível obter os dados às 500 caches de cada vez.
Não seria mais pesado do que ir a
http://www.geocaching.com/map/default.a ... zm=15&mt=m
e navegar 94 vezes ao longo do mapa.
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1728
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: KML no Google Earth vai acabar?

Mensagempor RaspaPT » sexta jul 17, 2009 13:45

Ok, com o latest logs temos uma actualização em "tempo real".

Mas estava a pensar numa solução mais elaborada, que não sei o quão viável é. Reparem que é apenas um esboço na minha cabeça e não um estudo aprofundado. É mais ou menos assim.

Parto do pressuposto que actualizações semanais seriam aceitáveis, e no limite podemos ter actualizações diárias. Isto para funcionar teria ainda de ter uma fase um bocado grande de preparação, e necessitava de 1 (ou mais contas premium), portanto se tal for o caso, podemos fazer disto um serviço pago (atenção, sem quaisquer ganhos pessoais, apenas rachar o $$ das contas usadas para o efeito), para quem estiver interessado.

Para cada país:

Criávamos pocket queries (por exemplo no caso do uk as tais 94) para cada país. Recebíamos os ficheiros numa conta de email, que com um software qq (isto não deve ser dificil de implementar) extraísse os ficheiros gpx. Usava-se um batch que precorresse o ficheiro e fizesse um match entre os dados do ficheiro e os dados na BD. Nesta fase usava-se as seguintes regras

Existe no file e não na BD -> Lê os dados gpx dessa cache e insere na BD e marca-se uma flag "existe"
Existe no file e na BD -> marca-se a flag "existe"

Depois de percorrer todos os ficheiros para um dado país, apagam-se os registos com sem a flag "existe", e seguidamente limpam-se as flags.
Desta forma temos uma Bd actualizada diáriamente.

Como estamos a tratar de ficheiros e BD local, o tratamento de dados não deve ser mto demorado.

O passo seguinte seria actualizar o kml com a info da BD. isto não sei como se faz, mas calculo que não seja mto complicado.

Para manutenção, sabendo que cada pocketquery tem no máximo 500 caches, quando a pocketquery tiver esse numero, então é necessário criar uma pocket query nova para esse país. Tb deve dar para automatizar este processo.

Que acham? É viàvel ou sou eu que sou totalmente xoné? Eu acredito que sim, pelo menos para a Europa toda. Alem disso podemos reduzir a frequencia de cada país para 2 em 2 dias ou semanalmente, e aliviamos a carga do servidor.
RaspaPT
Small
 
Mensagens: 81
Registado: terça jul 07, 2009 15:06

Re: KML no Google Earth vai acabar?

Mensagempor MightyReek » terça jul 21, 2009 22:57

Imagem
Avatar do Utilizador
MightyReek
Extra Large
 
Mensagens: 3582
Registado: domingo jul 08, 2007 09:36
Localização: Ermidas-Sado

Re: KML no Google Earth vai acabar?

Mensagempor Torgut » quarta jul 22, 2009 10:48

Pera ai... vou abrir aquela garrafa de Whiskey de 40 anos que tenho ali guardada desde que sou puto para uma ocasião especial. Espero não me engasgar a rir quando me recordar da grande razão anunciada pela Groundspeak para acabar com esta feature quando o fizeram: que assim como assim só 200 (se não era 200 era outro número igualmente rídiculo) geocachers ou lá o que era é que usavam isto regularmente; e como estava a arruinar o sistema deles, era para acabar. Lógico huh? Como eram tão poucos, estava a estragar a perfomance dos servers. Antes não. Mas como já eram tão pouco sim. Foi por isso que desligaram a coisa e os servers passaram a correr que nem ginjas *NOT*. É por estas e por outras que nutro aquele amor pela Groundspeak.
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: KML no Google Earth vai acabar?

Mensagempor rmatosinhos » quarta jul 29, 2009 04:51

Já está disponível
a KML versão 2

Pelo menos parece ter uma actualização mais rápida e mesmo uma navegação mais suave. Tal como se previa agora apresenta a informação da Dificuldade de Terreno, Dificuldade Global, Tamanho e Rating

Cool! 8-)
ImagemImagem
Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Large
 
Mensagens: 1015
Registado: domingo ago 17, 2008 00:55

Re: KML no Google Earth vai acabar?

Mensagempor Torgut » quarta jul 29, 2009 10:13

A mim encravou da primeira que tentei usar... queria ver Marrocos, disse logo que a área era demasiado grande e para aumentar o zoom. O que fiz, mas nunc amais fiz caches antes de fechar aquilo e voltar a usar. A caixa que mostra quando se clicka numa cache é odiável. Letras e icones garrafais que podem ser úteis ao míope que se tenha esquecido dos óculos, mas que a todos os outros serve para tapar espaço de visualização nos "mapas", e, de resto, incomoda pela desproporção.

Se não estou interessado, digamos, em caches mistério, e as desmarco da lista obtida, seria bom que se fizesse zoom in ou out, as caches mistérios continuassem desmarcadas. Mas isso não é de agora.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: KML no Google Earth vai acabar?

Mensagempor Jesus » quarta jul 29, 2009 14:29

Fico contente de voltar a ver activa a funcionalidade "Geocaching Google Earth Viewer" que considero bastante útil especialmente para quem gosta de planear cachadas, observar caches e sua envolvente, sobretudo fora de território nacional, e estudar as melhores aproximações às caches.
Quanto à actualização desta funcionalidade, penso que se tratou apenas de uma alteração do layout da informação disponibilizada, pois o conteúdo pouco ou nada vem a acrescentar. Porém é de louvar o reaparecimento. :clap:
Imagem
Avatar do Utilizador
Jesus
Regular
 
Mensagens: 488
Registado: quinta jul 26, 2007 11:14
Localização: Faro

Anterior

Voltar para Software

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

cron