• Anúncios

Foto do Mês - JUNHO/2009 - discussão

Moderador: Moderadores

Foto do Mês - JUNHO/2009 - discussão

Mensagempor acasim » terça jul 21, 2009 10:55

Acabou a votação sobre Junho/2009.

Agradecimentos, parabéns, vaias, assobios, comentários, etc.... estejam à vontade, neste tópico.

Discussões genéricas sobre o concurso e sugestões para o futuro do mesmo, no tópico inicial, sff.

Um muito obrigado a todos que votaram!
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
acasim
Moderador
 
Mensagens: 1933
Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Re: Foto do Mês - JUNHO/2009 - discussão

Mensagempor Lima_Paço » terça jul 21, 2009 13:17

Parabéns ao Ajsa pela sua foto :clap: e por mais uma vitória neste mega concurso :lol: .
Parabéns a todos pela excelente qualidade da maioria das fotos. :clap:

E já agora parabéns a mim e ao Alpha_Paço pela nossa estreia nestas coisas da fotografia "geocachiana". :wink:

Obrigado aos três que votaram nas minhas fotos. [:X]
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
Lima_Paço
Extra Large
 
Mensagens: 3777
Registado: terça abr 15, 2008 08:59
Localização: Figueira da Foz

Re: Foto do Mês - JUNHO/2009 - discussão

Mensagempor ajsa » terça jul 21, 2009 14:15

Queria agradecer à minha mãe porque me deu olhinhos e ao mar porque estava manso.
Queria agradecer ainda ao meu chefe que não me prendeu durante muito tempo ou esta foto não existiria.
Finalmente queria agradecer a todos os que votaram em mim e dar os parabéns aos restantes concorrentes.

Prontes, agora vamos à história.

Eu queria muito moer a paciência aos tripeiros com a criação duma Earth Cache logo ali na sua costa e aproveitei uma réstia de tempo no final do dia pela terra das tripas para sacar umas coordenadas, umas fotos do local e informações da zona.

No final, já a dirigir-me para o carrito, vejo que havia bem perto do burro uma cache. Saquei a cache e uma fartura e pimba, já cá canta mais uma.

Já em casa revi as fotos e gostei tanto desta que decidi publica-la logo na cache dum outro regular concorrente cá do sítio, ou seja, era mesmo para moer o juízo.

Já agora só uma pequenina descrição do meu modus operandi. Só faço fotografia em formato RAW.

Já agora, para quem não sabe, raw, traduzido à letra, significa cru; natural. Neste caso corresponde a um formato sem qualquer tratamento digital posterior, ou seja, o ficheiro contem toda a informação da imagem tal como chegou ao sensor da máquina. Este formato tem a vantagem de permitir efectuar tratamentos adicionais sobre a imagem original e não sobre uma imagem já tratada. A principal desvantagem é exactamente a sua dimensão que anda próxima dos 10 MB por imagem.

Em casa, abro as imagens com o Bridge CS4 (sim, sim, cópia licenciada com os cumprimentos do meu chefe :) ) e aplico as transformações necessárias com o suporte de Raw para o CS4 e com o Photoshop CS4 executo um script para gravar cópias das fotos com as dimensões máximas permitidas na GS.
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Foto do Mês - JUNHO/2009 - discussão

Mensagempor acasim » terça jul 21, 2009 21:21

ajsa Escreveu:Em casa, abro as imagens com o Bridge CS4 (sim, sim, cópia licenciada com os cumprimentos do meu chefe :) ) e aplico as transformações necessárias com o suporte de Raw para o CS4 e com o Photoshop CS4 executo um script para gravar cópias das fotos com as dimensões máximas permitidas na GS.


Ena, um script para gerar fotos com as dimensões permitidas pela GS [:P] [:P] E será que me podes mandar isso? (mesmo sabendo que a concorrência nestes concursos vai aumentar... ;)) ?)

Abraço e obrigado,
Antonio
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
acasim
Moderador
 
Mensagens: 1933
Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Re: Foto do Mês - JUNHO/2009 - discussão

Mensagempor ajsa » terça jul 21, 2009 21:50

Não é necessário mandar, já é uma funcionalidade do Photoshop CS4.

Imagem

Para invocar, seleccionas Menu: File->Scripts->Image Processor conforme na imagem.

Imagem

Na janela de opções podes configurar o seguinte:
1) Ou seleccionas a primeira opção para afectar apenas as imgens presentemente abertas no Photoshop ou, em alternativa, indicas para trabalhar sobre determinada pasta indicada em “Select Folder”

Se as imagens forem em formato RAW, pode ser conveniente seleccionar a opção “Open firts image to apply settings” que fará com que apenas seja apresentado na primeira foto o pluggin de raw assumindo para as restantes as configurações nessa indicadas.
2) Nesta opção poderemos indicar para gravar as cópias dos ficheiros redimensionados na mesma pasta ou, como eu gosto, indicar uma pasta diferente. No meu caso chamo-lhe Geocaching.
3) É aqui que indicamos os parâmetros de gravação:
a. Indicar que desejamos que sejam gravados como JPEG.
b. Indicar a opção “Resize to fit” para não resultarem aberrações de redimensionamento.
c. Indicar a qualidade. Superior a 5 as imagens começam a ser um pouco para o grande no caso da GS.
d. As dimensões pedidas, neste caso 1024 X 800. Se a imagem estiver na vertical (portrait), obviamente que o tipo é esperto para mudar automaticamente para 800 X 1024.
e. As outras opções ignorem uma vez, que para o exemplo indicado, não se aplicam.
4) Não costumo utilizar esta opção, mas basicamente é para amaricar um bocadinho os retratos.
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Foto do Mês - JUNHO/2009 - discussão

Mensagempor caixeiro_viajante » quarta jul 22, 2009 12:24

bem uso o PS todos os dias e desconhecia tal funcionalidade, sempre a aprender :wink: Acabou-se a seca de levar com Actions para 300 imagens eheh Obrigado pela partilha de conhecimentos António :wink:

1abraço e tudo de bom!
João
http://www.bunker-studios.com :: FREELANCING AGENCY
Imagem

Imagem

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
caixeiro_viajante
Regular
 
Mensagens: 601
Registado: domingo ago 10, 2008 21:28
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Foto do Mês - JUNHO/2009 - discussão

Mensagempor alieri » quarta jul 22, 2009 13:20

Boa dica, miúdo :)
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Foto do Mês - JUNHO/2009 - discussão

Mensagempor acasim » quarta jul 22, 2009 13:49

Muito fixe!! Vou ver se experimento!
Obrigado :-)

Antonio
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
acasim
Moderador
 
Mensagens: 1933
Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Re: Foto do Mês - JUNHO/2009 - discussão

Mensagempor smercel » quarta jul 22, 2009 15:28

Quem não tiver PS e quiser também fazer redimensionamentos em grandes quantidades pode utilizar o Easy Thumbnails. É gratuito e muito prático!
Obrigado ao ajsa pela dica. Também não conhecia a funcionalidade ;)) !
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
smercel
Micro
 
Mensagens: 63
Registado: sábado ago 09, 2008 17:14


Voltar para Concursos Geofotográficos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes

cron