• Anúncios

Manifesto "Anti-CITO"

Assuntos relacionados com CITO (Cache In Trash Out) e ecologia em geral

Moderador: Moderadores

Manifesto "Anti-CITO"

Mensagempor Insano » segunda jul 20, 2009 12:30

Por forma, a não "poluir" os tópicos da iniciativas...

E arranjar aqui uma fogueirinha... [:P]

As iniciativas CITO e afins, neste momento, parecem-me vazias de eficácia, porque o que é hoje limpo... amanhã é sujo.

Mais a mais, todos pagamos impostos para que as entidade limpem ou multem quem de direito.

Não será mais fácil, outro tipo de iniciativas, mais na base, dá-lhe uma cana para aprender a pescar... em vez de um peixe.

Podem começar a sessão de espancamento...

PS: Sim... eu fui ao CITO do ROM por causa do símbolo... shoot me!
Insano
Regular
 
Mensagens: 663
Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Re: Manifesto "Anti-CITO"

Mensagempor Daniel C. » segunda jul 20, 2009 13:01

Insano, dou-te os parabéns pela honestidade na exposição das tuas ideias! Vivemos cada vez mais num mundo de aparências em que, pontualmente, certas pessoas se embrenham em actividades em prol de um bem-estar geral que é meramente utópico. Ou seja, tenho a mesma opinião que tu.

Já somos dois a aguardar espancamento :twisted:
Preciso é de coordenadas!
Daniel C.
Regular
 
Mensagens: 458
Registado: quarta ago 22, 2007 20:05
Localização: São João da Talha; Lisboa.

Re: Manifesto "Anti-CITO"

Mensagempor ajsa » segunda jul 20, 2009 13:02

Olha, olha.
Agora vou almoçar, mais logo já vos dou o tacho... :twisted:
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Manifesto "Anti-CITO"

Mensagempor strangedays » segunda jul 20, 2009 13:57

Hummm...
Concordo em parte.
Há cidades que estão limpas devido ao (enorme) esforço das câmaras em a manter limpa.
Outras, nem tanto. A consciência cívica dos munícipes reduz em muito essa necessidade.
Na minha opinião deverá ser este o caminho.
A diferença está nas verbas que uma e outra autarquia aplicam nesta rubrica.
Teoricamente deveria sobrar para outras actividades.
É um problema que nos afecta a todos.

No geocaching...faço/fazemos CITO em locais supostamente remotos com poucas visitas.
Nos outros confesso que não.
Sempre que há oportunidade, tempo e meios para isso.
Caches há em que tomaramos nós lá chegar inteiros quanto mais trazer lixo a reboque.
Fica aqui a minha posta...
ImagemImagem
Avatar do Utilizador
strangedays
Regular
 
Mensagens: 259
Registado: domingo set 23, 2007 19:56
Localização: Pinhal Novo

Re: Manifesto "Anti-CITO"

Mensagempor Sagitario » segunda jul 20, 2009 14:43

Querem alguem para espancar?? Querem querem??
Eu, assumidamente Anti-CITO enquanto encontro de geocacher's, já que não é a primeira vez que o faço durante as minhas caminhadas, a ultima foi no Cantaro Gordo
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro


Imagem Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sagitario
Large
 
Mensagens: 1475
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Quase sempre acima do paralelo 41...

Re: Manifesto "Anti-CITO"

Mensagempor ajsa » segunda jul 20, 2009 16:41

Nesta, como noutra qualquer matéria social, existem duas posições completamente opostas e qualquer dos grupos possui argumentos fortemente válidos para a justificar. A favor; Contra.
Dizer que o estado é o principal e único responsável pela higiene social através dos impostos é um bocado como dizer que o estado é o principal responsável pelo tráfico de estupefacientes ou pelo desemprego ou pela existência de criminalidade uma vez que deveria construir com os nossos mecanismos que impedissem a existência destas preocupantes questões.

A não ser que todos nós, encanto membros da sociedade, fossemos funcionários de limpeza para limpar os lixos que o nosso vizinho deliberadamente deixa, não existem formas, excepto pela aplicação de pesadas coimas a quem prevaricar, de combater a falta de civismo generalizada da sociedade.

Quantos dos fumadores guarda a beata do cigarro no bolso quando este termina e não o joga para o chão? (azar, não sou fumador)
É o estado que deve limpar esta clara falta de civismo. Está muito aflito, não pode esperar por um local com cinzeiro… Temos pena!!!

De facto, limpar um local não irá impedir que de seguida não volte a ficar sujo mas também, que diabo, porque raio tenho de tomar duche todos os dias, a seguir vou ficar sujo!?

Será mesmo melhor ensinar a pescar?
Deverei auxiliar um ferido numa estrada quando temos o serviço de urgência pago pelo estado?
Deverei auxiliar uma vítima de roubo quando temos a policia paga pelo estado?
Deverei ajudar no combate aos incêndios quando temos a minoria dos sapadores pagos pelo estado e os voluntários pagos por eles próprios?
Quem nos transporta ao hospital em caso de doença prolongada? O estado?
Quem voluntariamente está disponível para apenas conversar nos momentos mais aflitos de doença? O estado?
Deverei recusar a ajuda escolar aos meus filhos e aos amigos dos meus filhos quando o estada paga para ensinar?
Deverei estar ausente no crescimento do meu bebé quando o estado paga para ter infantários?
Deverei estar ausente na velhice dos meus pais quando o estado paga para existirem lares de terceira idade?
Deverei preocupar-me com a poupança de água e energia quando o estado deve ser o responsável pelo fornecimento desses serviços?


Sim,
A minha presença não fará diferença!
A minha atitude não mudará o mundo e continuarei a pagar impostos (já agora aproveito para consultarem no meu perfil a minha profissão)!
A minha ajuda não encerrará a fome!
As roupas que não quero e dô-o a terceiros não vestirá o planeta!
O estado continuará a colher desenfreadamente mais de metade do meu salário.
Continuarei a não ter do estado serviços básicos como gostaria.
Continuarei a ver lixos pelo planeta.

Mas certamente dormirei mais tranquilo enquanto acredite que o que faço é o correcto tal como vós que acreditam que os vossos impostos são a solução que baste para tornar a terra no sonhado paraíso.

Amem :)
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Manifesto "Anti-CITO"

Mensagempor ajsa » segunda jul 20, 2009 16:45

Ah, esqueci-me!

Imagem


Toma, toma, toma, toma.... :lol:
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Manifesto "Anti-CITO"

Mensagempor Insano » segunda jul 20, 2009 17:42

Deverei auxiliar um ferido numa estrada quando temos o serviço de urgência pago pelo estado?


Pegando só neste... para não estar corre-los todos... a menos que o tipo tenha muito azar... só é atropelado uma vez... se o ajudares... realmente fazes A diferença...

Eu não critico o altruismo... agora uma coisa que é suja TODOS os dias... não é com a minha ajuda a limpar que vai mudar... acredito mais em pressão social perante quem de direito.

E confudes um pouco o que realmente cabe ao Estado e a mais ninguém e ao que podes optar entre o privado e o Estado... já para não falar de escolhas pessoais.
Insano
Regular
 
Mensagens: 663
Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Re: Manifesto "Anti-CITO"

Mensagempor Maxado » segunda jul 20, 2009 18:00

ajsa Escreveu:A não ser que todos nós, encanto membros da sociedade, fossemos funcionários de limpeza para limpar os lixos que o nosso vizinho deliberadamente deixa, não existem formas, excepto pela aplicação de pesadas coimas a quem prevaricar, de combater a falta de civismo generalizada da sociedade.


Não querendo dar razão a nenhuma das partes, acho que há situações e situações.
Já estive em vilas portuguesas, e também há-de haver cidades assim, em que o município coloca além dos já muito vistos "citycats", aka auto-aspirador, aka ou-la-o-que-seja, funcionários apeados por toda a localidade a varrer passeios e afins de vassoura e pá na mão, sendo que essas localidades se encontravam muito limpas.

Quanto ás coimas, isso é outra história, uma vez que as diversas situações têm que estar previstas no código de conduta dos municípios, sendo que muitos deles se estão literalmente (desculpem o termo) a c#$%#% para isso. E é claro, por muito que o órgão de policia criminal tenha vontade de autuar o meliante, não o pode fazer, pois não tem onde se basear...
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Avatar do Utilizador
Maxado
Regular
 
Mensagens: 527
Registado: quarta jul 01, 2009 13:21
Localização: V. N. Barquinha

Re: Manifesto "Anti-CITO"

Mensagempor ajsa » segunda jul 20, 2009 18:42

Insano Escreveu:Eu não critico o altruismo... agora uma coisa que é suja TODOS os dias... não é com a minha ajuda a limpar que vai mudar... acredito mais em pressão social perante quem de direito.


Obviamente que em situações rotineiras é um bocado estar a "bater no ceguinho" e concordo contigo que pouco mais se conseguirá fazer do que pressão social (o que já é alguma coisa)

Em boa verdade digo que nunca tive oportunidade de participar num CITO, não possuo geocachers suficientes na minha região para promover algum nem Beja, felizmente, é o local indicado. Nos organizados por outros colegas existe sempre a questão distancia geográfica que se torna um valente problema.

Recordo-me de um recente CITO que não se propunha limpar "lixo humano" mas uma espécie tramada para a floresta cujo desenvolvimento está relacionado com os incêndios florestais.
Aqui a temática era outra bem diferente e que está directamente relacionada com um flagelo que todos os anos assistimos. Não custa nada saber um pouco mais e acções destas serão certamente úteis e muito bem-vindas.

Na minha opinião é como estar na secção de frutas dum supermercado e encontrar à nossa frente duas ou três maças no chão.
Por um lado existem funcionários pagos para o efeito mas também nem fico humilhado nem mais enaltecido por as apanhar. Simplesmente em vez de seguir em frente e ignorar, apanho-as e coloco-as no seu local.

Todos os anos dão à costa toneladas de lixos de vindos de todo o planeta.
O ideal seria ter uma força local orientada para essa questão mas infelizmente isso não existe (julgo).
Restam duas possibilidades, ou se apanha o lixo ou se anda no seu meio.

Vou dar um outro exemplo pessoal:

Não caço, não sou caçador, não sou a favor dessa prática, não possuo carta de caçador.
A lei não me permite impedir que se cace dentro da minha propriedade deixando duas possibilidades: Ou disponibilizo a minha propriedade para uma zona de caça associativa ou fica a mesma afecta a zona de caça livre.

Em qualquer das possibilidades terei de dar acesso à prática de caça e, obviamente à presença de caçadores.

Infelizmente, os caçadores estão mais preocupados em acertar nos desgraçados dos animais em vez de tomar atenção ao lixo que fazem. Sabem que não podem deixar cartuxos vazios no chão, que não podem deixar sacos, latas ou garrafas ou outros lixos mas esses conhecimentos ficaram todos na secretária quando tiraram a carta de caçador.

Com este cenário está-se mesmo a ver no que resulta: cartuchinhos, garrafinhas, saquinhos e muitas outras coisas terminadas em inhos que os senhores caçadores deixam para trás.

Eu, fico, por sua vez, com duas possibilidades: Ou limpo a propriedade, ou deixo como está.

Pois, se limpar a propriedade, apesar de na semana (ou quinzena, ou mês) seguinte o lixo regressar ao local, tenho tudo limpo e asseado. Afinal é a minha casa.
Se, por outro lado não limpar, para além de ver o lixo a crescer de forma sistemática, fico sujeito a coimas que podem ascender a 3000 € pela presença de produtos perigosos ao meio-ambiente; sou penalizado por por não executar boas práticas culturais perdendo o acesso a alguns benefícios da agricultura; sou visto como porco pela comunidade por não ter a casa limpa (lembro que não fui eu que sujei); corro o risco de não ver as minhas colheitas a serem rejeitadas nos meios de distribuição.

Que devo fazer? (na, na, na. Não posso impedir o acesso à caça ou teria a GNR à perna)
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Manifesto "Anti-CITO"

Mensagempor Maxado » segunda jul 20, 2009 18:53

ajsa Escreveu:Não caço, não sou caçador, não sou a favor dessa prática, não possuo carta de caçador.
A lei não me permite impedir que se cace dentro da minha propriedade deixando duas possibilidades: Ou disponibilizo a minha propriedade para uma zona de caça associativa ou fica a mesma afecta a zona de caça livre.

Em qualquer das possibilidades terei de dar acesso à prática de caça e, obviamente à presença de caçadores.


Não vou falar de cor porque de momento não tenho a legislação comigo, mas acho que podes colocar o teu terreno como "área de não caça".
O diploma relativo à caça foi alterado há cerca de dois anos e julgo que prevê isso.

Quanto aos caçadores, estes também não podem caçar a menos de 200 ou 250 mts(não estou bem certo) de casas, logo, se vires que eles o estão a fazer coloca-lhes tu a GNR à perna.
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Avatar do Utilizador
Maxado
Regular
 
Mensagens: 527
Registado: quarta jul 01, 2009 13:21
Localização: V. N. Barquinha

Re: Manifesto "Anti-CITO"

Mensagempor ajsa » segunda jul 20, 2009 19:08

Maxado Escreveu:
ajsa Escreveu:Não caço, não sou caçador, não sou a favor dessa prática, não possuo carta de caçador.
A lei não me permite impedir que se cace dentro da minha propriedade deixando duas possibilidades: Ou disponibilizo a minha propriedade para uma zona de caça associativa ou fica a mesma afecta a zona de caça livre.

Em qualquer das possibilidades terei de dar acesso à prática de caça e, obviamente à presença de caçadores.


Não vou falar de cor porque de momento não tenho a legislação comigo, mas acho que podes colocar o teu terreno como "área de não caça".
O diploma relativo à caça foi alterado há cerca de dois anos e julgo que prevê isso.

Quanto aos caçadores, estes também não podem caçar a menos de 200 ou 250 mts(não estou bem certo) de casas, logo, se vires que eles o estão a fazer coloca-lhes tu a GNR à perna.


Sim, poderia, mas teria de ter um de dois argumentos: Parqueamento de Gado ou Regadio o que não é o caso.

Quanto aos 200 metros, sim é verdade e a maioria tenta cumprir mas isso não impede que não cacem no resto da propriedade. Agora imagina o que é ter de patrulhar uma propriedade com alguns ha à procura de sacos e garrafas para não falar de cartuxos.
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Manifesto "Anti-CITO"

Mensagempor Maxado » segunda jul 20, 2009 21:37

Não sei até que ponto será viável, mas vedar a propriedade não seria uma opção?
Assim caso eles entrassem seria introdução em lugar vedado ao publico.
Um crime com base no qual as autoridades podem actuar.
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Avatar do Utilizador
Maxado
Regular
 
Mensagens: 527
Registado: quarta jul 01, 2009 13:21
Localização: V. N. Barquinha

Re: Manifesto "Anti-CITO"

Mensagempor ajsa » segunda jul 20, 2009 23:22

Maxado Escreveu:Não sei até que ponto será viável, mas vedar a propriedade não seria uma opção?
Assim caso eles entrassem seria introdução em lugar vedado ao publico.
Um crime com base no qual as autoridades podem actuar.



Não, não adianta.
A propriedade está toda vedada mas, tal como a lei obriga, com portas de caça.
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Manifesto "Anti-CITO"

Mensagempor papaleguas » terça jul 21, 2009 01:41

António... não querendo ser chato e para não sair do tópico, mas se tiveres como zona de caça associativa podes exisgir que não sujem já que os guardas garantem penalizações para quem deixa os cartuxos no campo...
Mas há forma de contornar isso e tornar a tua propriedade nnuma zona de não caça... eu para a semana já te digo como que estou no Alentejo e sei de uma pessoa que o fez. Caso queiras. (eu sou caçador :) ... ocasional)

No tópico....


Não estou na cabeça do Insano mas penso que o que ele quer dizer é que o problema não passa por limpar, mas por sensibilizar para não sujar... e se for por ai concordo :)

Eduardo
Imagem
Avatar do Utilizador
papaleguas
Large
 
Mensagens: 927
Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Próximo

Voltar para CITO

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante