• Anúncios

Foto do Mês - MAIO/2009 - discussão

Moderador: Moderadores

Foto do Mês - MAIO/2009 - discussão

Mensagempor acasim » domingo jun 21, 2009 21:17

Acabou a votação sobre Maio/2009.

Agradecimentos, parabéns, vaias, assobios, comentários, etc.... estejam à vontade, neste tópico.

Discussões genéricas sobre o concurso e sugestões para o futuro do mesmo, no tópico inicial, sff.

Um muito obrigado a todos que votaram!
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
acasim
Moderador
 
Mensagens: 1933
Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Re: Foto do Mês - MAIO/2009 - discussão

Mensagempor acasim » quarta jul 08, 2009 21:03

Tenho andado com muitíssima falta de tempo, mas andava com esta fisgada, de escrever aqui sobre uma das fotos vencedoras (a minha, claro).

Nos últimos anos tenho tirado fotografias (apenas digitais) com uma máquina de bolso, mas que até nem era (é) mazinha. Mas uma máquina com 4 ou 5 anos já não consegue fazer o mesmo que quando era nova, a lente já estava a ficar degradada, os sensores igualmente. Notava-se bem.

Por isso meti na cabeça que ia ter uma máquina nova. Queria uma que fosse muito versátil, daquelas que nos deixam fazer tudo, e ao mesmo tempo queria evitar comprar uma de corpo e lentes intermutáveis, pois isso implica um saco adicionar (eu gosto de andar levezinho :D ). Assim acabei por comprar uma Canon G10. É uma máquina fantástica, alia o poder das maiores no que diz respeito a capacidades de processamento e funcionalidades, a um corpo pequeno, tudo a pesar 300 e poucos gramas. A lente é uma 28-140mm (versátil) e os 15MP dão para captar os mais pequenos pormenores.

O melhor de tudo é que sendo uma máquina quase profissional, permite captar imagens em formato RAW, permite uma grande liberdade no momento em que a foto é tirada, uma vez que é possível trabalhar a imagem à posteriori. Isto foi para mim uma total novidade. Tenho vindo a aprender como tratar as fotos, como trabalhar neste novo "contexto".

E porquê toda esta conversa? Bom, porque a foto vencedora resultou deste trabalho de pós-produção, das experiências que tenho andado a fazer. Tenho a dizer que quando me diziam que uma imagem em RAW permite mesmo obter resultados muito melhores que imagens em formatos compactos (jpg, gif), custava-me perceber como se conseguia na prática chegar a uma imagem melhor. Agora estou totalmente convencido. Com as ferramentas adequadas, e com tempo, consegue-se de facto trabalhar as imagens, esconder informação, ou revelar detalhes que não se viam antes.

Então vamos lá à foto. A imagem original (segue uma chapa sem qualquer processamento - uma conversão directa do RAW para jpg) foi a seguinte:

Imagem


Como se vê, não estará totalmente foleira, mas também não é nada que chame a atenção, que cause algum impacto. Então a imagem foi trabalhada. Seleccionada uma secção relevante, uma acentuação das cores e dos contrastes. De repente o bicharoco começou a brilhar, como se ganhasse vida. E assim ficou:

Imagem


Tenho a sensação que muitas das imagens que vemos a passar por aqui (nos logs, nos concursos) são também trabalhadas (e muito bem trabalhadas!). Tinha piada se o pessoal revelasse a outra face da imagem, para vermos até que ponto se conseguem obter estas melhorias (ou, digamos, alterações...) :-D .

Abraços e divirtam-se!
Antonio
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
acasim
Moderador
 
Mensagens: 1933
Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Re: Foto do Mês - MAIO/2009 - discussão

Mensagempor MAntunes » quinta jul 09, 2009 07:09

Explicado assim, quase que perco o medo ao bicho 'raw'. :D

É impressionante a quantidade de informação digital que estava escondida na primeira foto... De notar que o zoom de pós produção também ajudou muito ao melhoramento da foto.

Como interessado por fotografia, só tenho a agradecer por esta 'review' da parte de um dos vencedores e desejar que este hábito não se perca. É um espaço e um momento de partilha que a todos beneficia.

Obrigado António. :-)
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Foto do Mês - MAIO/2009 - discussão

Mensagempor caixeiro_viajante » quinta jul 09, 2009 21:38

ups... só agora é que me apercebi que tenho de comentar a segunda vencedora de Maio, sorry... :oops:

Então cá vai:
Imagem

Bem curiosamente não há muito para dizer (ok, quem conhece as novelas mexicanas que eu faço nos meus logs, deve estar a pensar que eu estou doente ou fiquei timido assim de repente :lol:) sobre esta fotografia (e muitas outras que tiro), isto porque esta foi daquelas fotos que limitei-me a "disparar" (lomografia?) e nem levou um miserozito retoque no Photoshop, foi à "bruta" literalmente :lol:

Provavelmente o ponto de vista não deve ter sido dos melhores mas acho que deu para apanhar o essencial, ou seja, ALEGRIA. A meu ver, a mais valia desta foto consiste na raridade de situações em conseguir captar um motivo tão colorido como este, digo eu :roll:

Fotografada mesmo em frente ao Rio Douro, o rio da minha Mui Nobre e Invicta Cidade do Porto [^]

Obrigado e um bem haja a todos!
João
http://www.bunker-studios.com :: FREELANCING AGENCY
Imagem

Imagem

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
caixeiro_viajante
Regular
 
Mensagens: 601
Registado: domingo ago 10, 2008 21:28
Localização: Vila Nova de Gaia


Voltar para Concursos Geofotográficos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes