• Anúncios

carta aberta aos moderadores do forum

Assuntos sobre este site e sobre o projecto GeoStats, sugestões, dúvidas e problemas.

Moderador: Moderadores

carta aberta aos moderadores do forum

Mensagempor btrodrigues » sábado jun 27, 2009 00:58

caríssimos

aparentemente, a falta de sentido de humor estende-se não só à censura de posts seleccionados como também à censura de coisas tão simples como a minha "signature" no forum.

a última vez que reparei, a signature era:

"Groundspeak Forums : Portugal
Um local para falar de Geocaching em Portugal e noutros países de
expressão portuguesa... com moderadores com algum sentido de humor...
e onde os posts off-topic não são movidos para onde Judas perdeu as
botas... "


portanto, agradecia que procedessem a uma ou mais das seguintes operações:

1. permitir-me alterar a minha signature conforme me apetecer, já que
1.1. o procedimento tomado não está definido no código de conduta
1.2. não fui advertido sobre a violação de qualquer regra do código de conduta
1.3. não me foi comunicada a limitação de funcionalidade

2. apagar todos os 1747 posts com a minha autoria deste forum, assim como o meu utilizador e todos os dados anexados, dando assim como terminada a minha participação no mesmo, mudando-me de armas e bagagens para outro sítio onde efectivamente haja "conversação descontraída" como dita o referido código de conduta.
Avatar do Utilizador
btrodrigues
Extra Large
 
Mensagens: 1938
Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Re: carta aberta aos moderadores do forum

Mensagempor vsergio » sábado jun 27, 2009 01:16

Mas um dia a tristeza
chega ao seu coração.
A mamã tem que partir
cruzando o mar p'ro outro país.

Vais-te embora mamã!?
Não me deixes aqui.
Adeus mamã.
Pensaremos em ti.
E tu vais recordar
como eu gosto de ti.

Se não voltas eu irei
à procura em toda a parte;
não importa se for longe,
hei-de encontrar-te.
Avatar do Utilizador
vsergio
Extra Large
 
Mensagens: 2310
Registado: segunda set 19, 2005 21:52
Localização: Sobral Monte Agraço

Re: carta aberta aos moderadores do forum

Mensagempor SMF Team » sábado jun 27, 2009 09:33

Imagem
Imagem
SMF Team
Regular
 
Mensagens: 413
Registado: domingo ago 03, 2008 08:38
Localização: Aveiro

Re: carta aberta aos moderadores do forum

Mensagempor hulkman » sábado jun 27, 2009 11:38

mas que raio??? Agora até a assinatura????
Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
hulkman
Regular
 
Mensagens: 314
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: carta aberta aos moderadores do forum

Mensagempor lopesco » sábado jun 27, 2009 11:54

Atitudes "incompreensiveis" para alguns, "nada de supreendente" para outros...
São posições destas que fazem com que, cada vez mais, pessoas que até participavam neste fórum, se afastem.
E eu serei mais um, enquanto não se mudarem muitas coisas por aqui...

Encontramo-nos nos forúns da GSP....

Até à próxima...
Imagem
Avatar do Utilizador
lopesco
Extra Large
 
Mensagens: 1712
Registado: segunda Oct 10, 2005 12:51
Localização: Abóboda, Cascais

Re: carta aberta aos moderadores do forum

Mensagempor prodrive » sábado jun 27, 2009 13:15

WTF :|

Volta MAntunes, estás perdoado [letter-]

Fui...
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
prodrive
Extra Large
 
Mensagens: 2267
Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Re: carta aberta aos moderadores do forum

Mensagempor MAntunes » sábado jun 27, 2009 13:41

Eu preferia ter sido deixado fora disto. A sério. As minhas guerras agora são outras. Lutar pela vida e tal...

Mas já que me envolveram, não viro a cara nem assobio para o lado.

Tanto a assinatura como o post de uma mensagem são responsabilidade de uma e única pessoa; o forista que a faz.

Uma assinatura como aquela só poderia provocar reacção, porque é provocatória. Lamento mas é a minha opinião e não fui consultado em nada, nem tinha que ser, para a tomada de decisão dos moderadores, que acredito tenha sido ponderada e tomada em votação colectiva como era quando eu e o Bruno á estávamos.

O Bruno ficou ofendido por não ter sido contactado para mudar a assinatura? Ele contactou os moderadores antes de colocar a assinatura? Reciprocidade.

A conduta dele não estará contemplada nas regras do código de conduta? Mas não está lá escrito, desde o tempo em que o Bruno era também Admin, de que todas as situações não contempladas são decididas caso a caso pelos Admins?

Por favor, cresçam e parem de provocar situações de que depois se venham a queixar. Escolham de vez o que querem fazer em relação a estes foruns, assumam isso e deixem de andar a resvalar de um lado para o outro ....e a queixarem-se da fricção que isso vos provoca.

Como disse, preferia ter sido deixado for disto. Os meus objectivos de vida mudaram. MAs tenho opinião e tenho cara suficiente para a assumir.

Obrigado por não me envolverem de novo no futuro.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: carta aberta aos moderadores do forum

Mensagempor prodrive » sábado jun 27, 2009 14:43

Voltei do almocinho [:P]

MAntunes, quando coloquei o meu post não queria de alguma forma importunar a tua vidinha. Apesar das saudades serem grandes, era um comentário meramente retórico...

Concordo quando dizes que a assinatura é provocatória, (apesar do tom ligeiro com que está escrito), mas não me parece que seja motivo de censura. Considero que é um acto prepotente de "abuso de poder".

MAntunes Escreveu:O Bruno ficou ofendido por não ter sido contactado para mudar a assinatura? Ele contactou os moderadores antes de colocar a assinatura? Reciprocidade.


WTF? :shock:
Onde é que no Código de Conduta está escrito que o texto das assinaturas tem que ser aprovado pelos moderadores?

...
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
prodrive
Extra Large
 
Mensagens: 2267
Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Re: carta aberta aos moderadores do forum

Mensagempor papaleguas » sábado jun 27, 2009 15:04

Começo sinceramente a não perceber muito bem qual o objectivo do fórum....

Ao longo de algum tempo percebi algumas atitudes com vista a reduzir o offtopic que de alguma forma desviava o conteúdo da tread, percebi a situação dos palavrões, as regras dos classificados....

Agora... impedir a livre expressão de um forista numa assinatura que não está de forma alguma ofensiva... começa a ser complicado continuar a defender as posições tomadas pela administração.
O nosso primeiro ministro é criticado, o presidente também, o governo, a escola, as finanças, etc... não estou a percber porque é que os administradores do fórum são de cera e não se pode dizer nada contra (que naquele caso é preciso ter alguma pobreza de espírito para encarar aquilo de forma assim tão negativa).

Compreendo e sempre defendi que deve existir alguma ordem, mas isto passa os limites de tudo o que é aceitável e dá ar de que existem questões pessoais por resolver que dão azo a que situações destas aconteçam. Eu próprio já critiquei aa administração um monte de vezes e de forma bem mais explicita e não me apagaram posts.... deve ter sido em alturas de maior tolerância.

Não tenho que defender o BTR ou outro qualquer geocacher, mas qualquer dia devem alterar as regras para: "só serão aceites os posts depois de lidos pelos admins e validados"

Se a celeridade desta posição tivese sido tomada na questão dos classificados não teriam existido metade dos atritos.

Já sei que as minhas opiniões por vezes são controversas e virá já aqui algém dizer que também são desnecessárias ao bom funcionamento do fórum, especialmente neste caso, mas como aprendi a lidar com adversidades deesde já vos digo que agora começo a concordar com o Bolacha quando diz que cada vez menos pessoas vêm por aqui... Um administrador tem que saber aceitar umma critica, seja ela irónica ou não... afinal todos temos que levafr com elas aqui no fórum quando os admins resolvem também ser "controversos"

Quanto ao resto Whatever...

Eduardo
Imagem
Avatar do Utilizador
papaleguas
Large
 
Mensagens: 927
Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Re: carta aberta aos moderadores do forum

Mensagempor alieri » sábado jun 27, 2009 19:31

O texto que se segue reflecte a minha visão pessoal sobre este assunto. Espero que depois de o lerem fiquem com um enquadramento mais preciso do sucedido, e façam a vossa análise da eventual "censura".

Esta situação foi despoletada por iniciativa e decisão minha, tendo recebido, depois de actuar, a concordância dos outros moderadores.
Caso assim não fosse, reverteria a situação através das ferramentas de moderação. Os posts são movidos para zona reservada e não apagados, por essa razão, entre outras.

O BTRodrigues publicou num outro tópico um post em resposta a um post extenso do Papaleguas. Interpretei esse post como estando o BTRodrigues a gozar com o Papaleguas e seus habituais posts compridos (nada contra, ok?) e como tal, movi o post como aliás fazemos noutras situações, tal como está previsto no Código de Conduta. Até aqui nada de mais, nada de anormal.
Depois disso ele até fez alguns posts interessantes, e pensei "Olha, serviu de alguma coisa ter movido o tópico". Estava errado.
Em seguida o BT altera a sua assinatura para o texto que todos conhecem. Eu considero essa mensagem provocatória. Porquê?

Devo dizer antes de mais que nenhuma questão pessoal tenho contra o Bruno. Aliás, só o vi em pessoa uma vez, e as mensagens que trocámos foram sempre correctas e cordiais.
No entanto, ao longo do tempo em que aqui participo (quer como utilizador normal quer mais recentemente como moderador), fui construindo uma imagem sobre o BTRodrigues-utilizador, tal como de outros users. E se há uma quantidade muito grande de informação nestes sites e de trabalho anterior em prol do geocaching@pt que lhe reconheço, a verdade é que actualmente a minha ideia dele lhe é desfavorável, lamento dizê-lo.

Na minha opinião, uns quantos posts "menos felizes" e alguma postura de troça mancharam a boa imagem do passado. Quando a brincadeira pontual dá lugar a uma troça "imagem de marca", algo está mal.
Algo está mal, quando a mesma pessoa que toma atitudes absurdas contra outros users e as justifica com o facto de ser tal dia da semana e estar mal-disposto, é a mesma que goza com outros utilizadores quando o tema por alguma razão não lhe agrada - tendo a opção de simplesmente não intervir - , é a mesma que inventa formas de contornar os filtros de palavras para nos testar, entre outras coisas que se têm somado (reparem que em todas essas situações não houve da sua parte preocupações com quaisquer regras)...

Infelizmente não me estou a referir a um caso pontual nem àqueles utilizadores a quem, enquanto moderadores, enviamos PMs a pedir para corrigir ou evitar esta ou aquela situação e que entendem e acatam o nosso pedido, e não reincidem. Porque desses não temos razões de queixa, e não é por causa desse tipo de utilizador que estamos aqui a discutir.
Estou a falar de alguém que foi moderador neste Fórum, que modera o Fórum português da Groundspeak, ou seja, na minha perspectiva, alguém de quem espero uma postura mais construtiva e respeitadora.
Alguém a quem actualmente, no entanto, e face ao que referi atrás, já não concedo o beneficio da dúvida quando escreve algum post mais ambiguo. A imagem negativa que tenho do BT-utilizador sobrepôs-se à positiva.

É neste contexto que, quando depois de lhe mover um post, de acordo com as regras, que nada contribuia para o debate em causa, o BT passa a usar uma assinatura com o tal texto, que vai aparecer automáticamente em todos os mil setecentos e não-sei-quantos posts assinados por ele desde o dia zero...desculpem a minha eventual pequenez de espirito, mas não consigo ler isso como uma mera crítica. Para mim, enquadrada a situação no contexto que expliquei e vindo de quem vem, é uma provocação.

Por essa razão é que alterei as configurações da sua conta de utilizador, apagando e bloqueando a assinatura. Talvez a decisão correcta dos Moderadores tivesse sido outra, das várias previstas no Código de Conduta, de que o BT agora se lembrou que existe.
Notem que o espaço das assinaturas, as imagens/avatars, os posts, são responsabilidade de quem os cria e usa. Não há zonas de "terra-de-ninguém". Por isso se lhes aplicam as regras também. E nos casos omissos, estamos cá para decidir o que fazer.
Uma nota: foi a alteração da assinatura que nos conduziu à descoberta da possibilidade de apagar, atribuir ou bloquear grande parte das funções que todos nós, utilizadores do Fórum, damos por adquiridas. O mesmo é dizer, tal não vem previsto no CC porque não tinhamos conhecimento de tal hipotese durante a revisão do mesmo.

Tanto há quem se queixe que a nossa falta de sentido de humor e os nossos "abusos de autoridade" afastam pessoas do Fórum como também há (agora menos, creio) quem se queixe da passividade dos Moderadores perante demasiados off-topic, questões pessoais latentes e atropelos mais ou menos evidentes à sã convivência entre utilizadores.
Algures no meio estará a verdade, se é que existe uma.
Se ajuizei mal neste caso desde a primeira hora, se "abuso da autoridade" ou sou muito "dedo no gatilho", logo me dirão. Estou de consciência tranquila, nunca actuei por maldade ou vingança (nem tenho razão para ter qualquer tipo de sentimento semelhante contra o Bruno).

É esta a minha visão das coisas, a minha versão dos factos. Espero ter lançado alguma luz sobre o caso.

Segundo o CC, este tópico não deveria existir. Bem ou mal, é o que está escrito no CC.
Por mim, pode ficar aberto e disponível, para esclarecimento de quem o queira ler. E aqueles que não concordam com o actual CC, saibam que existe neste fórum um espaço para sugestões, além do mail de contacto dos Admin/Moderadores: geocachingpt @ gmail.com.

Quanto aos pedidos do BT no post inicial, a minha opinião individual:

- Não concordo nem vejo sentido ou vantagem em apagar os teus nn posts, pois na sua maioria são válidos e têm informação relevante que pode servir os utilizadores; apagá-los retiraria sentido a diversos tópicos;
- Depois do que escrevi, não posso concordar com a reposição da assinatura nos moldes que pretendes.

Nuno Xavier
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: carta aberta aos moderadores do forum

Mensagempor Insano » sábado jun 27, 2009 21:26

Sinceramente... acho que vocês... exageram no tempo dispendido às pentilhices do forum.... quando depois dizem que sacrificam tempo pessoal...
Insano
Regular
 
Mensagens: 663
Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Re: carta aberta aos moderadores do forum

Mensagempor rmatosinhos » sábado jun 27, 2009 21:42

Colegas "cidadãos do meu país" se quiserem estar em comunidade têm que se reger por regras.
Não há nada que diga isto ou aquilo, tudo depende da forma como o fizerem.
Se não estiverem de acordo com as regras do site, existe uma secção onde poderão dar sugestões.
Pensem que quem trata do site também tem uma vida e mesmo assim dedica algum tempo a corrigir as asneiras dos outros ou questões que mesmo sem intenção, podem gerar conflitos.
De cada vez que se queiram chatear, saiam de casa e façam um FTF :lol:
ImagemImagem
Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Large
 
Mensagens: 1015
Registado: domingo ago 17, 2008 00:55

Re: carta aberta aos moderadores do forum

Mensagempor Mikron » sábado jun 27, 2009 22:53

Insano Escreveu:Sinceramente... acho que vocês... exageram no tempo dispendido às pentilhices do forum.... quando depois dizem que sacrificam tempo pessoal...


Subscrevo!
Mikron
Small
 
Mensagens: 164
Registado: sábado jul 28, 2007 16:34

Re: carta aberta aos moderadores do forum

Mensagempor acasim » sábado jun 27, 2009 23:32

Eu tinha começado a escrever uma mensagem para aqui colocar, que se estava a estender, e entretanto tive de interromper e foram aparecendo por aqui mais algumas mensagens. Por isso desisti de me alongar (o Alieri já se alongou e explicou tudo ao detalhe, e o Insano tem razão, não faz qualquer sentido perdermos mais tempo com isto do que o verdadeiramente necessário).

Mas não quero deixar de dizer duas ou três coisas que acho essenciais:

- Simpatizo com o Bruno e aprecio a forma inteligente e (ocasionalmente) satírica como vê as coisas e escreve o que pensa. Nem toda a gente é capaz de o fazer. Aliás, pouca gente.

- A supressão da assinatura terá sido uma medida drástica, que deu origem a esta carta aberta, mas caramba, havia necessidade de alterar a signature da maneira que se vê, acusando implicitamente aos moderadores deste fórum de falta de humor e de removerem posts off-topic arbitrariamente? (Por favor não me digam que não percebi bem - todos percebemos o sentido do que lá está escrito, não é?) É que quem me conheçe sabe que tenho sentido de humor, por um lado, e eu garanto que ainda não vi nenhum comportamento discriminatório ou arbitrário desde que estou na Admin. O que vejo é algo que toda a gente percebe: que nem sempre é fácil saber quando mover um post, que não há uma linha absolutamente clara entre o permissível e o potencialmente provocatório, e que é normal que possam ser removidos posts sem que tal fosse necessário, tal como podem ser permitidos posts que acabam por descambar numa guerra. Somos humanos a lidar com humanos.

- O meu senso (que espero esteja a ser, neste caso, bom senso), diz-me que esta carta aberta e esta pequena tempestade se resolve tão só com a reposição da signature do BT, e com a alteração do conteúdo dessa signature para algo que seja aceitável (e obviamente que não pode ser "o que apetecer", como toda a gente percebe, mas acho que não foi escrito com a intenção desse sentido literal). O resto, remoção de 1747 posts, ir embora, etc, nada disso faz qualquer sentido (para mim).

Dito isto (espero que não restem dúvidas sobre o sentido positivo e conciliador com que escrevi), penso que seria igualmente positivo para todos se o Bruno concordasse com a forma que sugeri acima para resolver isto.

Abraço,
Antonio

PS: afinal até me alonguei um bocado, agora que re-leio tudo... ;))
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
acasim
Moderador
 
Mensagens: 1933
Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Re: carta aberta aos moderadores do forum

Mensagempor Malok0 » sábado jun 27, 2009 23:34

acha-se provocatório e usa-se a força.
Sempre a aprender.
Avatar do Utilizador
Malok0
Regular
 
Mensagens: 338
Registado: domingo jan 21, 2007 01:18

Próximo

Voltar para O Site

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 26 visitantes

cron