• Anúncios

Latest Selection

Assuntos sobre este site e sobre o projecto GeoStats, sugestões, dúvidas e problemas.

Moderador: Moderadores

Latest Selection

Mensagempor hulkman » segunda mar 16, 2009 15:50

Tenho acompanhado o feed Latest Selection que me dá algumas fotos seleccionadas de geocachers ou caches portuguesas... e fiquei curioso. Como são escolhidas as fotos para este feed? É algum admin que trata de o fazer?
Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
hulkman
Regular
 
Mensagens: 314
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Latest Selection

Mensagempor rifkind » segunda mar 16, 2009 17:00

Tenho acompanhado o feed Latest Selection que me dá algumas fotos seleccionadas de geocachers ou caches portuguesas... e fiquei curioso. Como são escolhidas as fotos para este feed? É algum admin que trata de o fazer?


Há um conjunto de votantes, que volta e meia vai vendo as fotos e vota nas que gosta.
As fotos que têm votação positiva, aparecem nesse feed.

Os critérios variam de pessoa para pessoa e cada um falará por si, mas normalmente centram-se no simples: Gostei!

IMPORTANTE: O facto de não aparecer alguma boa foto nessa feed, significa apenas que pode ter escapado à votação. Como já devem ter reparado, o carregamento de fotos está elevado.

Nuno Pedrosa.
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: Latest Selection

Mensagempor prodrive » segunda mar 16, 2009 17:15

rifkind Escreveu:Como já devem ter reparado, o carregamento de fotos está elevado.

Sorry :roll:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
prodrive
Extra Large
 
Mensagens: 2267
Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Re: Latest Selection

Mensagempor The Farstriders » domingo mai 17, 2009 23:54

Reparámos, no domingo de manhã, que várias das nossas fotos associadas ao log da Ponte dos Azulejos tinham sido escolhidas para aparecerem na "Latest Selection". À tarde do mesmo dia, só apareciam duas... :roll: O que aconteceu? Foram desseleccionadas? :?

Também reparámos que por vezes algumas fotos referentes ao mesmo log aparecem no "Latest Photos", outras nunca chegam a aparecer. Porque é que isso acontece?

Obrigado desde já pela vossa atenção! :-)
Imagem
Avatar do Utilizador
The Farstriders
Regular
 
Mensagens: 614
Registado: terça mai 20, 2008 12:01
Localização: Queluz

Re: Latest Selection

Mensagempor rifkind » segunda mai 18, 2009 11:00

The Farstriders Escreveu:Reparámos, no domingo de manhã, que várias das nossas fotos associadas ao log da Ponte dos Azulejos tinham sido escolhidas para aparecerem na "Latest Selection". À tarde do mesmo dia, só apareciam duas... :roll: O que aconteceu? Foram desseleccionadas? :?


Oi! Relembro que esta selecção não é uma votação para as melhores. Há um grupo de pessoas que vota, nas fotos. Propositadamente, não sabemos todas as pessoas que constituiem o grupo. Sabemos que serão provavelmente pessoas conhecidas. Sei que devem ser actualmente 14 pessoas (embora na prática devam ser menos de 14 a votar) e sei quem são 4 das pessoas que provavelmente votam. Mas há mais para além dessas 4. Há um controle mínimo dos votos feitos, para evitar votações repetidas acidentais num curto espaço de tempo, mas não mais do que isso.
É sabido o valor total dos votos para cada foto, mas não quantos foram de que tipo.
É possível que as fotos sejam seleccionadas a dada altura e depois sejam novamente votadas e deixem de o ser.
As fotos passam todas por todos os votantes, mas é natural que nem todos consigam votar em todas. Só à minha conta, tenho uma lista de mais de 800 fotos para rever e provavelmente vai duplicar até quarta-feira.

The Farstriders Escreveu:Também reparámos que por vezes algumas fotos referentes ao mesmo log aparecem no "Latest Photos", outras nunca chegam a aparecer. Porque é que isso acontece?

Obrigado desde já pela vossa atenção! :-)


Não tenho a certeza de ter percebido a questão. Perguntaste porque há fotos boas que nunca aparecem seleccionadas? Se foi isso, a resposta já foi dada num post acima. Não se trata de as considerar más ou boas. Trata-se apenas de não ser possível ver tanta foto. :)
Infelizmente, muitas fotos boas escaparão.
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: Latest Selection

Mensagempor The Farstriders » segunda mai 18, 2009 20:18

rifkind Escreveu:É possível que as fotos sejam seleccionadas a dada altura e depois sejam novamente votadas e deixem de o ser.

Obrigado pela resposta. :-)

Para ficar bem claro, isto não é nenhuma crítica ao vosso trabalho, que aliás achamos, na generalidade, muito bom. E também não é crítica do estilo...ah e tal, as minhas fotos são muito boas e não aparecem seleccionadas... nada disso. Foi mesmo...então estavam escolhidas, e agora desapareceram...o que é que aconteceu?! :? Agora já sabemos que o processo de selecção tem vários níveis e as fotos podem ser "despromovidas"...


Quanto à outra pergunta, era apenas porque é que algumas fotos que são submetidas nos logs, não surgem depois nas "latest photos", uma vez que deveria ser automático o seu aparecimento lá. Às vezes acontece com fotos de um mesmo log, em que algumas aparecem, outras não. Deve ser algum bug, ou então somos nós...que pomos demasiadas, e o sistema não aguenta! :-D
Imagem
Avatar do Utilizador
The Farstriders
Regular
 
Mensagens: 614
Registado: terça mai 20, 2008 12:01
Localização: Queluz

Re: Latest Selection

Mensagempor rifkind » segunda mai 18, 2009 21:43

The Farstriders Escreveu:Quanto à outra pergunta, era apenas porque é que algumas fotos que são submetidas nos logs, não surgem depois nas "latest photos", uma vez que deveria ser automático o seu aparecimento lá. Às vezes acontece com fotos de um mesmo log, em que algumas aparecem, outras não. Deve ser algum bug, ou então somos nós...que pomos demasiadas, e o sistema não aguenta!


Ok. Estava no contexto das seleccionadas e não percebi realmente a questão. :)

O problema resume-se a uma questão simples: há uma única notificação de que algo aconteceu e essa notificação é um log. São os latest logs.

O que acontece é que o sistema está a verificar sistematicamente se houve novos logs, para ir actualizar a informação de cada cache. Ora, normalmente, escreve-se o log, coloca-se online e depois colocam-se as fotos. Estas podem ir imediatamente a seguir ou podem ir passadas algumas semanas, meses ou anos. MAS apenas o log foi "anunciado". Não há forma de saber se foram colocadas novas fotos, sem ir consultar o log que foi feito (ou a cache onde ele está).

O que acontece, é que depois de ser detectado o novo log, o sistema vai actualizar a informação da cache e verificar que fotos estão associadas a esse log e aos restantes da cache. Se fizeram o log e estão a carregar uma dúzia de fotos, o mais provável é que o sistema vos apanhe a meio desse carregamento. A metade das fotos que já estava no log, é detectada logo. As restantes serão detectadas quando o sistema voltar a actualizar a informação da cache.

Já agora, foi precisamente a falta de notificação de carregamento de fotos (nem um emailzito é enviado quando alguém carrega fotos nos logs...) que motivou o desenvolvimento do Latest Photos.

Espero ter conseguido explicar.
Divirtam-se!
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: Latest Selection

Mensagempor The Farstriders » segunda mai 18, 2009 21:58

Ficou muito bem explicado.
Um obrigado pela paciência. [;)]

E já agora uma confissão....constatámos recentemente que não somos isentos de algum orgulho ao ver fotos nossas a passarem no cabeçalho do forum. Enfim criancices...

A qualidade das fotos tem aumentado bastante e temos "viajado" muito devidos às fotos em que temos clicado.

Obrigado pelo vosso trabalho. :-)
Imagem
Avatar do Utilizador
The Farstriders
Regular
 
Mensagens: 614
Registado: terça mai 20, 2008 12:01
Localização: Queluz

Re: Latest Selection

Mensagempor hulkman » terça mai 26, 2009 11:12

Eu sei que cada um tem o seu gosto... mas ultimamente têm surgido fotos seleccionadas que quanto a mim não deveriam figurar nesta lista... Fotos desfocadas e até três ou quatro fotos iguais ou extremamente parecidas... Outras que apesar de estarem focadas não me parecem fotos "seleccionáveis"... Contra mim falo que já tive fotos seleccionadas que considerava fracas...

Não sei quem são os responsáveis pela selecção, mas acho que ficaria bem um cuidado extra na selecção de modo a ter maior qualidade nesta área! Que acham?
Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
hulkman
Regular
 
Mensagens: 314
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Latest Selection

Mensagempor rifkind » quarta mai 27, 2009 09:16

hulkman Escreveu:Eu sei que cada um tem o seu gosto... mas ultimamente têm surgido fotos seleccionadas que quanto a mim não deveriam figurar nesta lista... Fotos desfocadas e até três ou quatro fotos iguais ou extremamente parecidas... Outras que apesar de estarem focadas não me parecem fotos "seleccionáveis"... Contra mim falo que já tive fotos seleccionadas que considerava fracas...

Não sei quem são os responsáveis pela selecção, mas acho que ficaria bem um cuidado extra na selecção de modo a ter maior qualidade nesta área! Que acham?


Concordo com o que pedes
[...]ficaria bem um cuidado extra na selecção de modo a ter maior qualidade nesta área![...]

mas na verdade, é como começas por dizer:
[...] cada um tem o seu gosto...[...]


É por isso que há várias pessoas a votar, como já expliquei mais acima.
Naturalmente, quanto mais pessoas votarem, mais representativa dos gostos da comunidade será a selecção. Claro que ajuda se os próprios autores das fotos começarem por seleccionarem apenas aquelas que consideram melhores.
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: Latest Selection

Mensagempor prodrive » quarta mai 27, 2009 09:57

rifkind Escreveu:Claro que ajuda se os próprios autores das fotos começarem por seleccionarem apenas aquelas que consideram melhores.

Nem queiras saber como é que ficam as piores [:D]
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
prodrive
Extra Large
 
Mensagens: 2267
Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Re: Latest Selection

Mensagempor smercel » sexta jul 24, 2009 11:19

Mesmo depois de ler o que aqui está explicado continuo curioso em relação à forma como se ganha o estatuto de votante? É possível conhecerem-se mais detalhes? Obrigado
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
smercel
Micro
 
Mensagens: 63
Registado: sábado ago 09, 2008 17:14

Re: Latest Selection

Mensagempor rifkind » sexta jul 24, 2009 15:57

smercel Escreveu:Mesmo depois de ler o que aqui está explicado continuo curioso em relação à forma como se ganha o estatuto de votante? É possível conhecerem-se mais detalhes? Obrigado


As pessoas que convidei, foi mais ou menos algo do tipo: "Olha lá, tens paciência para olhar para umas centenas de fotos por semana e votar nelas?".
Se a resposta foi do tipo "Eh pá! Isso é fotos a mais, não dá!", não ficaram votantes.
Se a resposta foi afirmativa, passaram a votantes. :)

As pessoas que outros convidaram, não sei.

Nuno P.
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: Latest Selection

Mensagempor smercel » sexta jul 24, 2009 18:16

Entendido!
Obrigado
Fernando
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
smercel
Micro
 
Mensagens: 63
Registado: sábado ago 09, 2008 17:14


Voltar para O Site

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes

cron