• Anúncios

Foto do Mês - Março/2009 - discussão

Moderador: Moderadores

Foto do Mês - Março/2009 - discussão

Mensagempor rifkinda » sexta abr 24, 2009 00:01

Acabou a votação sobre Março/2009.

Agradecimentos, parabéns, vaias, assobios, comentários, etc.... estejam à vontade, neste tópico.

Discussões genéricas sobre o concurso e sugestões para o futuro do mesmo, no tópico inicial, sff.

Um muito obrigado a todos que votaram!
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8462
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Foto do Mês - Março/2009 - discussão

Mensagempor MAntunes » sexta abr 24, 2009 11:16

Obrigado, Rita, pela ajuda. Eu estava a dormir. :-)

Só falta referir que se convida o vencedor da edição de Março/2009 a vir comentar a fotografia (o momento, a técnica ou cuidados havidos, a história à volta da foto, etc...).
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Foto do Mês - Março/2009 - discussão

Mensagempor Insano » sábado abr 25, 2009 09:46

Mais um sprint final...

Fiquei surpreendido com a "não-vitória" da foto do Geopintus, que considerava acima da média.

Parabéns ao vencedor, no entanto, aquele "parapeito" no canto inferior esquerdo, avaria um pouco a composição.
Insano
Regular
 
Mensagens: 663
Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Re: Foto do Mês - Março/2009 - discussão

Mensagempor acasim » domingo abr 26, 2009 11:23

Ena, uma fotografia minha a receber mais votos, é para se ficar contente, não é? :-)

Tenho de dizer que concordo com o Insano nas duas afirmações: também acharia a foto #2 do Geopintus a potencial vencedora (votei nela sem hesitações) e o parapeito (é mesmo um parapeito) ficou de facto perdido ali no canto da foto vencedora.

Mas o que eu quero mesmo contar aqui é um pouco da história desta fotografia. E tentar mostrar que ela não foi obra do completo acaso, não deixando de ser uma foto totalmente genuína.

O momento proporcionou-se quando estava a dar uma passeio de bicicleta pelas ruas de Toulouse, ao fim do dia, à descoberta dos recantos da cidade e de umas caches ;-) Após percorrer umas ruelas na parte velha vim desembocar junto ao rio (La Garonne), precisamente no local de onde tirei a fotografia. O cenário era bonito, como um autêntico postal ilustrado. Puxei então da máquina. É daquelas pequeninas que cabem no bolso, uma Pentax optio sv com 4 anos e 5MP, cheia de pequenos truques e regulações.

Como estava quase a ficar escuro, já não havia muita luz, tinha de me despachar. Foi agarrar na máquina, apontar e disparar. E o que saiu foi isto:

Imagem

Hummmm, não era bem este o postal ilustrado que tinha em mente. A máquina, com a sua regulação automática não conseguia captar o mesmo que eu. Claramente era preciso uma exposição prolongada, mas para isso só com um tripé.... ou com um parapeito :-) Toca então de configurar a coisa para passar de um tempo de exposição de 0,25s para 2,5s. Ia ganhar luz, e o efeito espelhado da água ia aumentar. Máquina pousada, temporizador de 2s activado para não tremer ao disparar, e o resultado foi este:

Imagem

Ahhh, muito melhor! A luz já estava boa. Mas ainda não era bem isto que eu via na realidade. Faltava algum calor à imagem. Pois.... faltava regular a temperatura de cor! Não tenho registo da configuração exacta que usei, mas o resultado foi o pretendido e a imagem obtida foi exactamente a que coloquei no log e que ficou neste concurso:

Imagem

Acho que faltaria limpar a fotografia de alguns dos seus problemas. Um deles, o mais claro, o do parapeito. O outro, um pouco de céu a mais expondo os defeitos da falta de luminosidade da objectiva nos cantos da imagem. Com um pequeno recorte a imagem poderia evoluir para outro formato, com menos defeitos e talvez mais interessante:

Imagem

Espero não ter sido chato com esta história toda, mas calhou ter alguma coisa para contar sobre esta fotografia e não deixei de o fazer.

Fico satisfeito por termos este concurso e podermos apreciar e também aprender com as fotos que os outros nos vão mostrando. E já agora deixem-me dizer que o banner de fotos recentemente colocado no topo do fórum está espectacular. Tenho visto fotos que chamam a atenção e que se estivessem neste concurso seria decerto potenciais vencedoras!

Abraços, boas fotos, e divirtam-se :-)
Antonio
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
acasim
Moderador
 
Mensagens: 1933
Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Re: Foto do Mês - Março/2009 - discussão

Mensagempor Insano » domingo abr 26, 2009 13:52

A fotografia por vezes é mesmo isso, um simples registo, mas com uma boa história por trás.
Insano
Regular
 
Mensagens: 663
Registado: sexta set 07, 2007 21:56


Voltar para Concursos Geofotográficos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes

cron