• Anúncios

PPQuery

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre software para GPS/geocaching e recursos online relacionados

Moderador: Moderadores

PPQuery

Mensagempor tmob » sábado jan 10, 2009 14:37

Há uns tempos resolvi procurar uma forma de ler os gpx no telemóvel, sendo que não tenho um telemóvel com sistema operativo que me permitisse usar o smartGPX ou semelhantes. Comprar outro por causa disso estava fora de questão, portanto teria que ser uma aplicação java qualquer que o telemóvel suportasse.

Encontrei uma aplicação chamada Pocket Pocket Query, PPQuery para os amigos 8) .
Basta ir ao site, fazer upload da pocket query (em .gpx ou .zip) e ele cria um ficheiro .jar que depois devem instalar no vosso telemóvel.

Depois de instalado o ficheiro estão prontos para o paperless geocaching. É possível consultar toda a informação disponível no gpx, descrição da cache, últimos logs e hint. Permite a pesquisa pelo nome, pelo código da cache, listar por ordem alfabética, por distância, ou mesmo, listar as últimas consultadas. Depois de seleccionar uma cache, permite ainda filtrar as mais próximas, e tem uma coisa chamada "multi assist", bastante útil para anotar gaitinhas.

Espero que seja útil para mais gente, ainda que o site apenas permita criar o tal ficheiro .jar para alguns modelos específicos de telemóveis.
Imagem
tmob
Regular
 
Mensagens: 401
Registado: quinta set 13, 2007 16:39

Mensagempor lopesco » sábado jan 10, 2009 15:27

Boa dica!

Thanks!
Imagem
Avatar do Utilizador
lopesco
Extra Large
 
Mensagens: 1712
Registado: segunda Oct 10, 2005 12:51
Localização: Abóboda, Cascais

Mensagempor bockyPT » sábado jan 10, 2009 17:22

Perfeito! É desta que vou deixar de encher dossiers com montes de páginas impressas de antigas cachadas.
Imagem
Avatar do Utilizador
bockyPT
Regular
 
Mensagens: 341
Registado: segunda abr 11, 2005 19:54
Localização: Pontinha/Odivelas

Re: PPQuery

Mensagempor The Farstriders » terça mar 10, 2009 08:34

Como não temos nem Oregon (ou afins) nem PDA, o trabalho de preparação de uma "cachada" é sempre imenso, pois não imprimimos as páginas a eito e fazemos uma selecção do que queremos ver impresso. Têm sido muitas horas gastas nisso, quando temos muita falta de tempo.
Quando, há uns mesitos vimos este tópico ficámos muito contentes, mas.... os nossos míseros telemóveis não estavam contemplados na lista dos eleitos.... Mandámos um e-mail ao Kevin para ver se ele podia incluir um dos nossos telemóveis....e ontem ele respondeu-nos que já estava feito!!!! :) :) :) :) :)
Já está a correr no telemóvel!!!! Maravilha!!!! Com separadores para a hint, descrição, logs etc. Com diferentes modos de busca da cache e tudo. :) :) :) :) :)

Agora só falta....atacar as caches!

Muito, muito obrigado tmob por nos teres dado a conhecer esta aplicação. :wink:
Imagem
Avatar do Utilizador
The Farstriders
Regular
 
Mensagens: 614
Registado: terça mai 20, 2008 12:01
Localização: Queluz

Re: PPQuery

Mensagempor tmob » terça mar 10, 2009 09:40

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Imagem
tmob
Regular
 
Mensagens: 401
Registado: quinta set 13, 2007 16:39

Re: PPQuery

Mensagempor alieri » segunda mar 30, 2009 12:04

Não querem explicar como é que isto funciona? ;)
Que dois ficheiros são aqueles que nos dizem para descarregar?
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: PPQuery

Mensagempor bockyPT » segunda mar 30, 2009 15:47

alieri Escreveu:Não querem explicar como é que isto funciona? ;)
Que dois ficheiros são aqueles que nos dizem para descarregar?

No caso dos Sony Ericsson só precisas do .jar. Tens de o passar para uma pasta do telemóvel (por Bluetooth, cabo ou leitor de cartões) e depois correr. É como um setup, ele vai instalar a aplicação e está pronta a usar.
Imagem
Avatar do Utilizador
bockyPT
Regular
 
Mensagens: 341
Registado: segunda abr 11, 2005 19:54
Localização: Pontinha/Odivelas

Re: PPQuery

Mensagempor The Farstriders » segunda mar 30, 2009 16:43

Quanto ao PPQuery nós fazemos assim:
Na página deles (http://ppquery.com/download/select) seleccionamos a marca e modelo do telemóvel e indicamos o ficheiro que temos gravado no computador com a PocketQuery que fizemos (quando experimentámos com o ficheiro gpx não deu mas com o zip deu). Depois de submeter a informação aparecem dois links para ficheiros que nós descarregamos e passamos para o telemóvel. Já no telemóvel fazemos correr o ficheiro (pensamos que tem de ser o .jar). O telemóvel faz a instalação e a coisa fica a correr.
O nosso telemóvel é Sony Ericson e parece-nos que o ficheiro .jad não é necessário (o que está de acordo com o post do blockyPT) mas ainda não testámos.
Para actualizar com os dados de uma nova Pocket Query é repetir o procedimento.
Esperamos ter ajudado. ;))
Imagem
Avatar do Utilizador
The Farstriders
Regular
 
Mensagens: 614
Registado: terça mai 20, 2008 12:01
Localização: Queluz

Re: PPQuery

Mensagempor alieri » segunda mar 30, 2009 16:57

Boa!! é que eu estava a tentar com .gpx e não me aparece cache nenhuma no telefone depois de instalar o .jar. Por isso tentava também o .jad e... idem aspas
Também pode ser o gpx que estou a usar, não ser compatível, pois estou a gerá-lo com outro software. Vou experimentar o zip
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: PPQuery

Mensagempor alieri » segunda mar 30, 2009 17:35

Eureka!!! Vitória! Yesss! Consegui!!

Posso finalmente dizer que a aplicação funciona no meu PDA HTC 4350 com WM6.
Em http://ppquery.com/download/select escolhi Vendor "Other" Device "Any other phone".
Mandei um ficheiro gpx para o site, e depois descarreguei apenas o ficheiro .jar que ele devolve e instalei-o no PDA. Já funciona, e bem!
Obrigado pela dica...
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: PPQuery

Mensagempor bockyPT » segunda mar 30, 2009 17:42

Outra dica: eu costumo ter sempre vários .jar no telemóvel, com caches de diferentes zonas onde costumo cachar. Quando vou para lá, é só instalar o .jar que quero, substituindo o que está instalado.

Por exemplo, neste momento tenho: arrabida27fev09.jar, lx24jan09.jar, madeira16fev09.jar, sintra7mar09.jar.
Imagem
Avatar do Utilizador
bockyPT
Regular
 
Mensagens: 341
Registado: segunda abr 11, 2005 19:54
Localização: Pontinha/Odivelas

Re: PPQuery

Mensagempor alieri » segunda mar 30, 2009 17:51

bocky (e os demais :) ) - que tamanho aproximado tinham os gpx e os .jar resultantes? Instalas no cartão de memória ou no telefone? até que ponto o desempenho do telefone é afectado por ter isso tudo lá metido? E como se porta o próprio programa (lento, rápido) face à quantidade de informação?
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: PPQuery

Mensagempor bockyPT » segunda mar 30, 2009 18:37

alieri Escreveu:bocky (e os demais :) ) - que tamanho aproximado tinham os gpx e os .jar resultantes? Instalas no cartão de memória ou no telefone? até que ponto o desempenho do telefone é afectado por ter isso tudo lá metido? E como se porta o próprio programa (lento, rápido) face à quantidade de informação?

O maior .jar que tenho no telemóvel ocupa 600KB, a média deve rondar os 400KB, mas depende da quantidade de caches, claro. Ponho no cartão de memória porque é lá que costumo por tudo, uma vez que é de 2GB, mas também podia por no telemóvel. O desempenho não é afectado. O programa mesmo com o ficheiro de 600KB (cerca de 160 caches) porta-se muito bem, não fica lento em nada.
Imagem
Avatar do Utilizador
bockyPT
Regular
 
Mensagens: 341
Registado: segunda abr 11, 2005 19:54
Localização: Pontinha/Odivelas

Re: PPQuery

Mensagempor lopesco » segunda mar 30, 2009 20:43

Boas!

Testei no meu E65 e fiquei muito contente! É rápido! Com um zip de 468KB com 213 caches. Leu isso em menos de 0,5seg e ficaram disponivéis logo! Defini as coordendas de casa e listou-as por distância.
Tudo practicamente instantaneamente!

Tou maravilhado!

Abreijos!
Imagem
Avatar do Utilizador
lopesco
Extra Large
 
Mensagens: 1712
Registado: segunda Oct 10, 2005 12:51
Localização: Abóboda, Cascais

Re: PPQuery

Mensagempor dakidali » terça abr 07, 2009 14:21

Desculpem lá , devo ser muito loira, mas instalei no meu N70 o ficheiro ppq.jar e depois como faço isso correr ou para ler? [:I]

Já consegui, com a ajuda da minha filha e do Lopes :D
Editado pela última vez por dakidali em terça abr 07, 2009 14:37, num total de 1 vez.
Imagem
Avatar do Utilizador
dakidali
Large
 
Mensagens: 750
Registado: terça mai 01, 2007 10:31
Localização: Oeste

Próximo

Voltar para Software

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes