• Anúncios

Foto do Mês - Fevereiro/2009 - discussão

Moderador: Moderadores

Foto do Mês - Fevereiro/2009 - discussão

Mensagempor MAntunes » sábado mar 21, 2009 21:52

Acabou a votação sobre Fevereiro/2009.

Agradecimentos, parabéns, vaias, assobios, comentários, etc.... estejam à vontade, neste tópico.

Discussões genéricas sobre o concurso e sugestões para o futuro do mesmo, no tópico inicial, sff.

Um muito obrigado a todos que votaram na minha foto. :-)
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Foto do Mês - Fevereiro/2009 - discussão

Mensagempor Insano » sábado mar 21, 2009 22:51

A foto vencedora destacava-se das outras, quando vi o log, disse na altura, vai ser a foto que vai ganhar o próximo passatempo.... taram! Só não adivinho o euromilhões...

Esta foto tem uma virtude, o MAntunes conseguiu extrair de um local bonito uma boa foto (gostava de ver uma edição P/B, por causa do céu branco).

Agora, com toda a honestidade e frontalidade... votar em bonecos, paisagens ou locais de caches porque se gosta... faz-me espécie... porque é um passatempo de fotografia (do mais básico, sim..), no entanto, todas as fotos são válidas e uma das coisas que me faz concorrer (sim, além da massagem ao ego) é poder partilhar e aprender... coisa, que ninguém vai aprender... só porque gostei de fazer uma cache ali... aí vai o meu voto....

Sinceramente... venham as fotos dos pés e dos logbooks.... [B)]
Insano
Regular
 
Mensagens: 663
Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Re: Foto do Mês - Fevereiro/2009 - discussão

Mensagempor alieri » domingo mar 22, 2009 01:26

Acho que percebo o que queres dizer.
Há tantas fotos boas, mesmo muitas, mas também há muita malta que vota em fotos perfeitamente banais (sem desprimor para os autores).
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Foto do Mês - Fevereiro/2009 - discussão

Mensagempor MAntunes » domingo mar 22, 2009 10:21

Aqui está a versão PB

Imagem


Ao contrário de Dezembro, em que me saíu uma foto de ocasião, esta foi tirada a pensar no concurso. Estava com o FTomar, tinhamos acabado de desistir da cache 'Cântaro Gordo' por causa da quatidade de neve e ainda faltavam ums minutos para o início do Evento de plantação da árvores. Então, comecei a olhar e vi um montaão de oportunidades para umas fotos.
Aquele local é óptimo para fotos que explorem reflexos na água e a neve que tinha a pintar o quadro, mas sem o tapar todo, tornando-o monónoto, era mesmo na medida ideal. Tirei outras fotos, mas a que submeti a concurso pareceu-me a melhor sem bem que aquele pessoa de vermelho, lá no fundo no paredão da represa, ou está atrasada o está a mais na foto. Mas se esperasse por ela, não apanhava o outro mesmo no enquadramento que queria.

Com o geocaching aprendi muito e obtive também muita. Umas boas, outras más como é natural. Uma das coisas que obtive foi um nova sensibilidade para tentar ir melhorando as fotos que tiro. Determinados pormenores dos mais básicos para se tirar umas fotos decentes, já não me passam despercebidos (ver tópico sobre dicas de fotografia).

Deixo aqui outra foto tirada do mesmo local mas com outra orientação e como o Insano gosta de PB (para mim o local tem demasiados detalhes para o PB), fica também nessa tonalidade, com os meus comentários.

É sabido que as fotos a corês dão destaque às côres (La Palisse...) e as fotos a PB dão destaque às formas.

Que se nota melhor numa e noutra?

Rio Zêzere, no Covão da Ametada, fotografado do paredão da represa.

Versão original

Imagem

Nota-se bem a riqueza de detalhes, incluindo o reflexo azul do céu e a ponte lá ao fundo não passa despercebida.


Versão editada para PB

Imagem


Nota-se melhor as formas dos ramos mas o céu passa completamente despercebido e a ponte quase que 'desaparece'.

A ponte, nesta foto era o meu objectivo, segunda a regra dos terços, e o rio serve para levar o olhar até ela, uma vez que o rio 'progride' desde o primeiro até ao terceiro plano.

Obrigado, novamente pelos votos na minha foto e continuemos, todos, a tentar melhorar o que fazemos hoje!
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Foto do Mês - Fevereiro/2009 - discussão

Mensagempor salprata » domingo mar 22, 2009 11:21

acho que o tópico podia ter mais o formato de "exposição",já com as fotos ampliadas...em vez das miniaturas...

Podia tb, haver uns temas por mês.. para o pessoal sair uma pouco da paisagem, das vistas panorâmicas...
Exemplos agua, árvores, pessoas, janelas, flores, animais,
ou mais subjectivos: sombra, contrastes, abismo, limites... etc...
Avatar do Utilizador
salprata
Regular
 
Mensagens: 722
Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Re: Foto do Mês - Fevereiro/2009 - discussão

Mensagempor MAntunes » domingo mar 22, 2009 12:03

salprata Escreveu:acho que o tópico podia ter mais o formato de "exposição",já com as fotos ampliadas...em vez das miniaturas...
...


Esta ideia é boa e eu aceito-a sem dúvidas.

Quanto às próximas edições, dependerá sempre da vontade de cada vencedor em colocar ou não as versões originais das fotos ganhadoras. Aqui ficou o convite da 'salprata'.

Em relaçao à outra sugestão, existe um tópico próprio para sugestões gerais sobre o concurso (identificado no início deste).


Imagem

Algo está a cortar o lado direito da imagem. O original está aqui: http://s5.tinypic.com/lbi53.jpg
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Foto do Mês - Fevereiro/2009 - discussão

Mensagempor salprata » domingo mar 22, 2009 12:11

de todas gosto mais desta, pelo p/b bem concebido e pelo enquadramento... :D

Imagem

Lá ao fundo, está uma pessoa, seria interessante uma aproximação, de forma que aquele volto tivesse mais presença na imagem
:oops: ;))
Avatar do Utilizador
salprata
Regular
 
Mensagens: 722
Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Re: Foto do Mês - Fevereiro/2009 - discussão

Mensagempor ViGal » segunda mar 23, 2009 10:36

A PB fica excelente, parabéns.
Avatar do Utilizador
ViGal
Micro
 
Mensagens: 24
Registado: segunda mai 19, 2008 20:32

Re: Votação para a Foto do Mês FEVEREIRO 2009

Mensagempor Silvana » segunda mar 23, 2009 12:25

Parabéns Manuel! A tua foto merecia mesmo ter ganho este concurso! :-)
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Avatar do Utilizador
Silvana
Large
 
Mensagens: 1498
Registado: segunda set 11, 2006 11:47
Localização: Porto


Voltar para Concursos Geofotográficos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes

cron