• Anúncios

Interrail

Viagens que fizeram, viagens que vão fazer. Troca de experiências e sugestões.

Moderador: Moderadores

Interrail

Mensagempor caixeiro_viajante » domingo mar 08, 2009 22:01

Ora boa noite a todos! :D

Pois bem, ando a tratar uma viagem de Interrail em inicio de Setembro, ando só indeciso entre que escalão escolher, mas isso resolve-se bem :wink: Queria saber se alguém daqui já fez algum, se sim, o que acharam, que problemas tiveram, alguma sugestão, etc :D partilhem a vossa experiência, estejam a vontade :wink:

PS: é claro que o Interrail vai ser "aliado" com Geocaching, obviamente eheh :D

1abraço 8)
João
http://www.bunker-studios.com :: FREELANCING AGENCY
Imagem

Imagem

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
caixeiro_viajante
Regular
 
Mensagens: 601
Registado: domingo ago 10, 2008 21:28
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Interrail

Mensagempor ajsa » domingo mar 08, 2009 22:11

Boa malha!
No meu tempo não havia as confusões de agora, havia Europa e o resto… mas isso há já uns anitos, ok muitos anos, está bem pronto ok, 25 anos.
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: Interrail

Mensagempor manelov » domingo mar 08, 2009 22:25

Quando tinha 20 anos, fui de interrail até à Grécia, quer dizer... a ideia começou por ser interrail, mas depois de somado o preço dos bilhetes, juntámos o dinheiro de todos e fomos numa carrinha. Assim, teve a vantagem de as estações ficarem perto dos locais onde queriamos ir. Se arranjares companhia talvez seja uma alternativa.
Imagem Imagem
manelov
Regular
 
Mensagens: 584
Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Re: Interrail

Mensagempor tmob » domingo mar 08, 2009 23:00

Fiz dois.
O primeiro foi bilhete 30 dias, com acesso a todas zonas. Visitei essencialmente os "países de leste".
No segundo foi 2 semanas, mas fui de avião até à Alemanha.
Se tiveres tempo e dinheiro aconselho o bilhete completo.

Problemas? Nenhum.
Não fiz uma única reserva, arranjei sempre onde ficar... geralmente hostels baratos. Há sempre gente a divulgar, ou informações no posto de turismo.

Conselhos? Compra isto: http://www.thomascookpublishing.com/ser ... Timetables
Tem os horários de todos os comboios da Europa, dá muito jeito!

Resumindo: É uma experiência para a vida! De certeza que vais ter muitas e muitas histórias para contar.

Espero ter ajudado, se quiseres saber alguma coisa mais especifica diz.
Imagem
tmob
Regular
 
Mensagens: 401
Registado: quinta set 13, 2007 16:39

Re: Interrail

Mensagempor vsergio » segunda mar 09, 2009 13:43

tmob Escreveu:Conselhos? Compra isto: http://www.thomascookpublishing.com/ser ... Timetables
Tem os horários de todos os comboios da Europa, dá muito jeito!


Também fiz dois. Um deles já foi depois da idade pós Cartão Jovem ;) E foi a Lua de Mel, imaginem...

Ora bem, o livro que o Tmob indica, não é só "dar jeito". É essencial!
Aquilo tem tudo. Tudinho. Inclusive ligações de autocarros, horários de autocarros para os locais onde não há Comboios (na Irlanda por exemplo foi essencial, há lá poucas linhas e o bilhete do Interrail dava para todos os autocarros).

Outra coisa que era essencial na altura, para quem não fazia reservas com antecedência para os Hostels e o camandro, era a Publicação Lets Go Europe publicado todos os anos. Tinha tudo, os locais aconselhados para dormir, comer, beber... e sabe-se lá mais o quê.

Dica:
Tentar programar as viagens maiores durante a Noite. Assim dormes um bocadinho no Comboio e/ou na estação (que é divertido).

É uma viagem inesquecível.
Avatar do Utilizador
vsergio
Extra Large
 
Mensagens: 2310
Registado: segunda set 19, 2005 21:52
Localização: Sobral Monte Agraço

Re: Interrail

Mensagempor alieri » segunda mar 09, 2009 14:49

Também fiz isso, dormir à noite nas viagens entre destinos, e visitar de dia.
Carregar na mochila o mínimo possível e se possível deixá-la nos cacifos nas estações de comboios. (levar uma mochila/saco mais pequeno para as coisas essenciais).
Nós cometemos o erro de levar montes de comida daqui, e como tal era mais um saco, bem pesado, a carregar.
Deixo-te alguns links de utilidade duvidosa (se fores completamente Geek vais gostar :) ):
* universal packing list
* keeping travel simple (provavelmente o link mais duvidoso...ler até final)
* www.onebag.com/
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Interrail

Mensagempor tmob » segunda mar 09, 2009 21:08

Exacto! Também fazia isso :D, poupas tempo e dinheiro.
Imagem
tmob
Regular
 
Mensagens: 401
Registado: quinta set 13, 2007 16:39

Re: Interrail

Mensagempor MightyReek » segunda mar 09, 2009 23:02

Bem, a minha experiência foi aparentemente bem diferente da das pessoas que falaram antes, mas pode ser que vários pontos de vista também sejam úteis (ou baralhem mais :/ ).

Fiz interrail no verão do ano passado. Fui só com mais uma pessoa, o que achei prático pois para tomar decisões não havia grande problema. Foi na pior altura para arranjar alojamento (Agosto), portanto achámos melhor planear o percurso à partida e ir marcando as pousadas de juventude pelo caminho.

Como não tínhamos nenhum sítio em especial que quiséssemos visitar, comprámos o passe global de 22 dias e fomos a Espanha, França, Inglaterra, Escócia, Bélgica, Holanda, Alemanha e Itália. É muito para pouco tempo, mas era o que queríamos - ficar só com um cheirinho da atmosfera europeia, para mais tarde voltar aos sítios de que mais gostámos. Garantidamente aqueles de que tínhamos mais expectativas foram os que mais nos desapontaram, e acabámos por adorar algumas terras pequenas por onde passámos e que não conhecíamos antes.

Usámos sempre a internet para as reservas (a maioria recusa-se a aceitar reservas por telefone), com alguns dias de antecedência para apanhar as pousadas mais baratas (mais uma vez, era Agosto, em Setembro é mais fácil), e não andámos com calhamaços nenhuns atrás. Para os comboios usámos o Route Planner: http://plannerint.b-rail.be/bin/query.exe/en?L=profi - chegámos a olhar para aquele livro de que falam, mas aquilo para além de não ter nada que o site não forneça não tinha as linhas na Alemanha e Itália actualizadas, pelo que não nos serviria de muito. Como já tinhamos a viagem +/- planeada imprimimos várias opções de comboios (geralmente os horarios sao iguais a qualquer dia útil de semana, mas há que ter cuidado com o fim-de-semana), e as mudanças de percurso apontávamos no caderninho de viagem - escolhemos sempre que podemos pousadas de juventude com computadores com internet grátis, e marcávamos as pousadas para a semana seguinte ou assim.

Não consegui dormir uma única vez no comboio, mas isso devo ser só eu que estou mal habituada. Para dormir só em comboios nocturnos, com caminha e assim, mesmo dividindo o quarto com uma família de mexicanos ressonantes :) (sim sim, aparentemente também os há entre Munique e Veneza!). Quanto à comida, também discordo, mas isso era eu que ia em micro-budget. Levei muito pão-de-forma, latas de atum e salsichas e mesmo assim não chegaram para a necessidade, e demos por nós às aranhas para encontrar um mísero super-mercado em Edimburgo (lá só há fast-food).

Bem, o que interessa é fazeres o teu plano, adequado à tua personalidade e à dos que te acompanham. Eu também não estava preocupada com caches, talvez a melhor opção para ti seja até acampar ou assim. Há muita informação na net, fóruns e assim, mas no final vais estar por tua conta, e geralmente corre melhor do que o que se espera.

Boa sorte, vai ser uma aventura bestial o que quer que faças. E se quiseres mais alguma informação/conselho é só dizer.


Tehanu (não sou o MightyReek)
Imagem
Avatar do Utilizador
MightyReek
Extra Large
 
Mensagens: 3582
Registado: domingo jul 08, 2007 09:36
Localização: Ermidas-Sado

Re: Interrail

Mensagempor caixeiro_viajante » terça mar 10, 2009 23:29

Boa noite a todos! :D

bem, fico satisfeito por este tópico ter tido uma optima recepcção 8) A análise que faço é que cada um tem uma versão diferente, com algumas semelhanças pelo meio e grande parte delas, concordo e penso da mesma forma, tipo:

- viagens à noite para aproveitar a viagem para dormir, e disfrutar melhor das "descobertas" de dia: Penso da mesma forma, alias, sempre que possivel, vou seguir esse método, ou até mesmo o de dormir nas estações mas... não haverá problemas com autoridades se fizermos da estação, um "quarto"? ehheh :D

Já agora, como fizeram com a higiene pessoal, ou até mesmo, lavar a roupa, por exemplo? eu tenho ideia de pelo menos de vez em quando tentar ir para uma pousada ou um quarto alugado e ai sim "cuidar-me" melhor do que dormir num comboio ehehe :D Sei que há algumas pensões que deixam, outras não, lavar a roupa no próprio quarto, alguma ideia?

agora por partes eheh :D

Tehanu / MightyReek
concordo contigo o facto de o grupo ser pequeno, acho 3 ou 4 pessoas o mais indicado, mais que isso, podemos estar sujeitos a que se criem "grupinhos". Provavelmente vai acontecer o mesmo que te aconteceu, o grupo ser só de 2 pessoas :D
O facto de teres reservado Pousada por internet nao te apresentou nenhum risco, ou seja, imagina que por alguma razão, houve um atraso nos horários do comboio, como fazias numa situação dessas? :)
Acampar está fora de questão, isto porque grande parte dos parques de campismo estão longe das estações de comboio, o tempo que demorava a deslocar-me da estação para o campo, era tempo perdido :)

alieri
Boa ideia essa de deixar as coisas nos cacifos das estações! 8) realmente era uma das coisas que eu questionava quando não ia ficar uma noite numa determinada cidade e precisava de "arrumar" um bocado a bagagem :wink: Obrigado pela lista de sites, aquele "keeping travel simple" realmente tem ideias muito..... open-mind por assim dizer :lol: levar toalhetes de bebe.... quem diria :lol:

vsergio
Lets Go Europe... era mesmo esse o titulo da publicação que andava à procura, um amigo meu falou-me nisso mas esqueci-me do título, é mesmo esse! obrigado pela dica! de facto é uma pequena e preciosa biblia, tenho de dar uma espreitadela ;)

tmob
de facto, de todos os sitios sobre interrail que visitem e com as pessoas que falei, mencionam sempre esse livro European Rail Timetable e o seu potencial, é mais uma publicação que vou dar uma vista de olhos ;) Já agora, nao compensa comprar agora, pois pelo que percebi, esta publicação é mensal, estou certo? :)

manelov
Bem realmente para um grupo grande, nada melhor que a mobilidade de um veiculo próprio ehehe :D é de facto uma alternativa mas é como dizes, para grupos grandes, o que duvido que vá acontecer pessoalmente :)

Agora o que tenho planeado:

- Passe do tipo "Flexi" de 10 a 22 dias (isto de trabalhar sabem como é, não se tem o mesmo número de ferias como quando se andava na escola/faculdade ehehe)

- Paises a visitar..... hmmm.... vai ser uma decisão mais para a frente ;)

Agradeço as respostas dadas, ajudou bastante e fez com que eu conhecesse novas "ferramentas" para o que vou enfrentar e é sempre bom ler outras experiências, principalmente quando elas correm bem, faz com que ganhemos mais força e vontade para as fazer, obrigado ;)

Se tiverem mais dicas ou experiencias, não se aquenhem, a "praça" serve para todos :D

1abraço
João
http://www.bunker-studios.com :: FREELANCING AGENCY
Imagem

Imagem

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
caixeiro_viajante
Regular
 
Mensagens: 601
Registado: domingo ago 10, 2008 21:28
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Interrail

Mensagempor vsergio » quarta mar 11, 2009 15:05

Epá, é evidente que não podes pensar que vais passar os dias todos a dormir no comboio ou na estação, porque para além poder ser problemático conforme as autoridades locais, tens que optar ou por campismo ou YouthHostels (pousadas da juventude).
Não podes pensar que "é tempo perdido" o tempo de deslocação para o Campo (para além de haverem muitos parques de campismo perto das cidades, e portanto, dos comboios/estações), porque posso-te garantir que as melhores recordações que tenho dos interrails são exactamente os tempos passados no Campo, fora das grandes Urbes, onde tens contacto com menos e melhores pessoas e locais muito mais bonitos, pá! (Mas claro, isso já são outros 500, porque dessa opinião não partilhou uma das raparigas que foi comigo num dos interrails, que só queria cidades, museus, lojas, museus, monumentos e mais monumentos, e lojas. Mas claro, isso depende daquilo que estás já a ponderar... serem poucas pessoas! Isso é bom.). Pronto, ok, e tens a questão inconveniente do peso da tenda e sacos-cama e afins...
Portanto, quanto à higiene e roupa (voltando ao assunto), não podes mesmo pensar que vais sempre dormir e ficar no comboio/estação. Tens que ponderar as Pousadas ou Estalagens onde te vais poder lavar bem por baixo. No campismo lava-se bem a roupa, e facilmente a secas (não penses em lavar calças de ganga, ouviste?), já nos quartos isso será mais complicado, mas também o fui conseguindo fazer.

Mas olha... esse LETS GO EUROPE tem montes dessas dicas e truques.
Avatar do Utilizador
vsergio
Extra Large
 
Mensagens: 2310
Registado: segunda set 19, 2005 21:52
Localização: Sobral Monte Agraço

Re: Interrail

Mensagempor alieri » quarta mar 11, 2009 15:55

é evidente que não podes pensar que vais passar os dias todos a dormir no comboio ou na estação, porque para além poder ser problemático conforme as autoridades locais, tens que optar ou por campismo ou YouthHostels (pousadas da juventude).

Certo.
Nas Pousadas de Juventude (pelo menos nas PT) é possível lavar roupa e até confeccionar comida nalgumas.
Quanto a dormir por aí a la homeless :) , lembro-me de haver dezenas de pessoas em sacos-cama à porta da estação de Veneza e de a policia nos ter despertado/expulsado quando a estação abriu, pelas 6 da matina.
Outros locais onde dormimos: num bosque perto de Nice, uma muralha junto ao mar algures no sul de França, bancos de estações de comboio e comboios, praia, casa de amigos em Paris, casa de outros "inter-railers" em Innsbruck, uma suposta pousada de juventude muito chunga em Roma, parque de campismo salvo erro em Florença (este ficava longe do centro mas havia transportes para lá, e não precisavas de tenda para acampar, pois tinham uns estrados de madeira, cobertos, só para malta sem tenda). Mas isto foi em 1900 e troca o passo A.C. (antes de Cavaco)
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Interrail

Mensagempor tmob » quarta mar 11, 2009 21:54

- em relação ao livro, isso realmente tem uma determinada periodicidade, não sei ao certo qual, mas estive a ver o site e actualmente está à venda a versão winter, é questão de ficares atento e comprares a versão summer ou assim.

- em relação aos alojamentos, para mim, acampar também não foi opção. carregar tendas e deslocações para fora da cidade estavam fora de questão, mas o vsergios tem razão, eventualmente isso pode-se adaptar aquilo que queres fazer.

- dormir na estação? Fi-lo algumas vezes, estações grandes provavelmente vão chatear, nas mais pequenas talvez não. Mas não fiz disso sistema, foi pontual.

- lavar roupa? Cheguei a ficar em hostels que tinham máquina de lavar. Em Bratislava fiquei num onde inclusivé nos davam moedas para irmos usar a máquina, a piada é que não controlavam, então cada vez que saímos, íamos lá pedir moedas para "lavar a roupa" :lol: . Cheguei a lavar tshirts na casa de banho e secar no quarto. Em Dubrovnik aluguei casa e lavei lá. Há inúmeras hipóteses, a ideia de que um interrail é coisa para javardolas, acho que não é verdade!
Imagem
tmob
Regular
 
Mensagens: 401
Registado: quinta set 13, 2007 16:39

Re: Interrail

Mensagempor MightyReek » quinta mar 12, 2009 20:59

Bem, só vou responder ao que me foi directamente perguntado, visto que isto já se está a tornar exaustivo, cada pessoa com uma opinião sobre cada assunto...

Quando reservas pousadas (hostels) na internet tens de pagar 5% ou 10% (consoante os sites) do total do preço da estadia com cartão de crédito (basta o nome e nº), e isso é descontado no preço quando fores fazer o check-in e pagares. Há ainda uns que cobram uma pequena taxa adicional, de 1/2 euros.

O único problema é se realmente não conseguires estar na cidade em que reservaste os quartos no dia certo, e aí sinto muito mas eles não devolvem o que já cobraram, e se não avisares penso que é com 24h de antecedencia podem mesmo cobrar-te o full price desse dia. No entanto se tiveres reservado mais do que um dia podes sempre usufruir dos restantes...

O que nós faziamos para garantir que isso não acontecia era fazer a viagem ou de noite ou logo de manhãzinha, sempre que possivel, para chegar perto da hora de almoço, fazer o check-in, deixar as mochilas e ir à nossa vidinha. Em todas as que estive eles aceitavam entradas até às 22/23/24h (isso vem na descrição das hostels), havendo algumas que eram mesmo 24h por dia.

Há sítios em que as hostels são tão baratas (ex: Alemanha) que acho que mais vale ficar numa, pois poupas noutras coisas, como alimentação (podes cozinhar) e nos cacifos para as mochilas (é muito mais prático nas pousadas, pois podes entrar e sair quando quiseres).

Quanto a acampar, o que li por aí na net é que ou vais mesmo completamente por essa via, e escolhes os sítios em que vais ficar tendo em conta a facilidade de acampar (com alguma pesquisa não é assim tao dificil arranjar transportes para lá) ou há ainda quem opte por levar uma tenda leve para ocasiões pontuais, e fazer campo e cidade. Só sugeri isto pois acho que numa cidade nova não precisas de caches para ir aos sítios interessantes, mas já nos sítios menos turísticos podem ser uma grande ajuda e incentivo :)

Bem, eu não queria mas acabei por escrever imenso na mesma. Não escrevo mais porque it's up to you, e não tem piada nenhuma se te contarem a história do filme ;)


Tehanu
Imagem
Avatar do Utilizador
MightyReek
Extra Large
 
Mensagens: 3582
Registado: domingo jul 08, 2007 09:36
Localização: Ermidas-Sado

Re: Interrail

Mensagempor alieri » segunda mar 23, 2009 15:44

Estou a ler o livro da viagem que estes tipos fizeram. Pode ser uma boa companhia para a tua viagem, e também para tirares algumas dicas, nos capítulos iniciais.
ateondevaiscom1000euros.blogspot.com
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro


Voltar para Viagens

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

cron