• Anúncios

Estrangeirismos

Aqui fala-se de tudo e mais alguma coisa

Moderador: Moderadores

Estrangeirismos

Mensagempor GeoDuplaP&F » sexta mar 06, 2009 19:41

Gostaria de não alimentar polémicas com o que vou escrever, porque não é mais do que a minha opinião.

Pessoalmente sou contra os anglicanismos, francesismos, e outros ismos no género. Claro que por vezes ou me escapam, o que evito a todo o custo, ou não há traduções fáceis.

É por isso que só mesmo por acaso, ou por brincadeira, é que alguma vez me vão ouvir ou ver dizer ou escrever:
- "logar" ou "loguei" em vez de "escrever" ou "registar" ou "registei"
- "log" em vez "registo"
- "dropar", "dropei" em vez de "largar" ou "deixar" ou "deixei"
- "discover" em vez de "descobrir"
- "found" ou "find" em vez de "encontrado" ou "encontrar"
- "cachar" em vez de "descobrir caches"
e outras no género.

Mas no entanto também digo e escrevo "DNF" porque é uma sigla que diz tudo em vez de "NAE" (Não a encontrei) que nada diz, bem como outras siglas. Se temos termos portugueses para as coisas, porque usamos os ingleses? Ou pior do que isso os termos ingleses "aportuguesados" (dropar, dropei, logar, loguei, logamos e etc.).

Há outros termos intraduzíveis, ou dificilmente traduzíveis, ou ainda mais complicados se traduzidos, como "logbook" (livro de registo), cache (caixa escondida), cachar (descobrir caches ou descobrir caixas escondidas) entre outros. Mas os que indiquei acima têm traduções correctas, fáceis e de termos comuns. Nesses sempre achei e continuo a achar que devemos utilizar os termos portugueses e não os ingleses "aportuguesados".

Faz-me lembrar o "printar", "deletar", "pingar" (este só os informáticos entendem) e... o melhor de todos... "backupar". :lol:
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Problemas/sugestões para a nova versão destes foruns

Mensagempor bockyPT » sexta mar 06, 2009 20:04

Bem, acabei de downloadar uma stashnote que vou printar, para por numa cache junto com o logbook, depois deleto o file. Vou também dropar uma coin e um travel bug para o ppl que for cachar e logar o found poder fazer o grab it ou discover it. Entretanto acabei de tentar pingar o meu laptop e descobri que a rede wireless está down.

j/k :P
Imagem
Avatar do Utilizador
bockyPT
Regular
 
Mensagens: 341
Registado: segunda abr 11, 2005 19:54
Localização: Pontinha/Odivelas

Re: Problemas/sugestões para a nova versão destes foruns

Mensagempor GeoDuplaP&F » sexta mar 06, 2009 20:11

bockyPT Escreveu:Bem, acabei de downloadar uma stashnote que vou printar, para dropar numa cache junto com o logbook, depois deleto o file. Vou também dropar uma coin e um travel bug para o ppl que for cachar e logar o found poder logar o grab it ou discover it. Entretanto acabei de tentar pingar o meu laptop e descobri que a network wireless está down.

j/k :P


Falharam-te uns poucos... :lol:

E não te esqueças de backupar todo o hard drive por causa dos power failures que acontecem nos casos de blackout.
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Estrangeirismos

Mensagempor MAntunes » sexta mar 06, 2009 23:22

Off-topic removido do tópico "Problemas/sugestões para a nova versão destes foruns".

Neste caso, o off-topic poderá constituir um novo tópico de interesse: Estrangeirismos.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Estrangeirismos

Mensagempor GeoDuplaP&F » sexta mar 06, 2009 23:44

Bem... era uma sugestão para a nova versão do forum... Mas pronto, tudo bem. Fica no tópico estrangeirismos. 8)
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Estrangeirismos

Mensagempor pxlobo » sexta mar 06, 2009 23:53

Está bonito !!!
vem uma chuvita e dá nisto ... :mrgreen:
.
Imagem . . . . Não leves a vida tão a sério... Afinal nem sairás vivo dela ... . . Imagem
Avatar do Utilizador
pxlobo
Regular
 
Mensagens: 286
Registado: domingo jan 07, 2007 18:58
Localização: Aboim da Nóbrega

Re: Estrangeirismos

Mensagempor prodrive » sábado mar 07, 2009 00:11

pxlobo Escreveu:Está bonito !!!
vem uma chuvita e dá nisto ... :mrgreen:

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
prodrive
Extra Large
 
Mensagens: 2267
Registado: sábado jun 17, 2006 00:25


Re: Estrangeirismos

Mensagempor Insano » sábado mar 07, 2009 15:06

My two "harsh" cents...

Como já tinha referido no "original", esta birrice com os estrangeirismos é cromice... :twisted:

Uma coisa é atentado à Língua Portuguesa em textos ou cartas "oficiais", outra é numa WWW (world wide web... traduzam lá esta...), onde a comunição é rápida e eficaz.

Mais a mais... quando estamos a falar de uma Língua rica como a nossa, que soube aproveitar as várias influências e não ser apenas um "spin-off" do latim.

Umas das coisas que gosto na língua inglesa é sua simplicidade, e todo pragmatismo que poder aproveitar dela é benvindo.

E é uma corrente mundial... por ex, nos States, cada vez mais são usadas expressões espanholas, devido à comunidade latina (2ª etnia residente).

Eu trato, respeito e difundo a minha Língua, sem nunca ser céptico e conseguir ir além do nacionalismo bacoco.
Insano
Regular
 
Mensagens: 663
Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Re: Estrangeirismos

Mensagempor otalivan » sábado mar 07, 2009 15:33

Eu acho que o uso desses estrangeirismos pode ter a ver com o facto de grande parte de nós geocachers (lá está) acharmos piada a utilizarmos uma linguagem específica desta nossa "subcultura", se assim lhe quisermos chamar. Ou seja, ao utilizarmos esse tipo de termos apenas conhecido por nós, aumentamos a nossa sensação de "pertença" a esta comunidade.
Pessoalmente até acho alguma piada ao uso de tais termos, mas compreendo perfeitamente que alguém ache que devíamos utilizar os termos portugueses! Se de facto os termos em português também existem, então não há necessidade de recorrermos aos anglo-saxónicos! O problema é que se eu numa conversa em português introduzir um ou outro termo em anglo-saxónico referente a geocaching, automaticamente estou a utilizar linguagem específica para o geocaching; se utilizar os mesmos termos mas em português, estes podem passar despercebidos porque não serão específicos de geocaching - simplificando, se eu disser que "loguei uma cache", automaticamente estou a demonstrar simplesmente por proferir a frase que pertenço de alguma maneira ao mundo do geocaching, enquanto que se eu disser que "registei a descoberta de uma cache", posso passar por alguém que só agora chegou a este vício (o que no meu caso até nem está longe da verdade). Além disso, é de facto mais simples dizer-se "loguei" do que "registei a descoberta"...
Acho que ambas as perspectivas sobre esta questão estarão mais ou menos correctas. Talvez o melhor fosse "inventarem-se" ou "ajustarem-se" termos de português para a prática de geocaching, um exemplo parvo seria dizer-se "controlei a cache" em vez de "loguei a cache", mas como sabemos este género de linguagem só pode surgir de forma espontânea e nunca organizada...

Cumprimentos!
Imagem
Avatar do Utilizador
otalivan
Micro
 
Mensagens: 36
Registado: quarta dez 24, 2008 16:53
Localização: Coimbra

Re: Estrangeirismos

Mensagempor Insano » sábado mar 07, 2009 16:30

E já agora... tripar com produtos que absorveram nomes de marcas, tipo "tupperware"... :pop:
Insano
Regular
 
Mensagens: 663
Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Re: Estrangeirismos

Mensagempor alieri » sábado mar 07, 2009 16:42

Quando levantei a questão das expressões que não soassem bem no português de Camões, referia-me 'apenas' ao interface do fórum/site, e não à forma como cada utilizador (livremente) se expressa.
Fica ao critério de cada um usar as palavras que entende serem mais correctas, sendo certo que "loguei" ou "registei a descoberta" são igualmente entendíveis por qualquer pessoa familiarizada com o geocaching.
Mas é um discussão interessante, sem dúvida.
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Estrangeirismos

Mensagempor danieloliveira » sábado mar 07, 2009 21:48

Write your logs in english and we can do away with all this crap.
If you really must know, then click below:
http://img.geocaching.com/stats/img.asp ... 93eae3ea8f
Avatar do Utilizador
danieloliveira
Large
 
Mensagens: 1201
Registado: sexta dez 26, 2003 09:12
Localização: Alpha Centauri

Re: Estrangeirismos

Mensagempor CPTeam » domingo mar 08, 2009 16:31

Concordo com o que disse o otalivan, relativamente à linguagem especifica do "geo-encontra-uma-caixa".

O que me irrita mesmo é o ppl n usr s ltrs tds d tc s p ppr 1s ltrs, lg n skrv smês pq dp n s prcb nd

... e não, aqui não há maneira de descodificar a dica...
ImagemImagemImagem
Caching tools:
Nokia 6110 Navigator: Garmin Mobile XT (road navigation) + SmartGPX (paperless)
A clean conscience
Garmin Etrex H (final aproach)
UMM Alter II (VERY final aproach)
2 Geocachers (aproaching final...)
CPTeam
Regular
 
Mensagens: 354
Registado: sexta fev 22, 2008 19:21
Localização: Tercena

Re: Estrangeirismos

Mensagempor GeoDuplaP&F » segunda mar 09, 2009 11:50

Insano Escreveu:E já agora... tripar com produtos que absorveram nomes de marcas, tipo "tupperware"... :pop:
É! :lol: Como aquele que disse "Vou comprar um Black & Decker da Bosch". :lol:

CPTeam Escreveu:O que me irrita mesmo é o ppl n usr s ltrs tds d tc s p ppr 1s ltrs, lg n skrv smês pq dp n s prcb nd
Concordo contigo a 350%! :lol:
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Próximo

Voltar para Off Topic

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 17 visitantes

cron