• Anúncios

Mapas????

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre software para GPS/geocaching e recursos online relacionados

Moderador: Moderadores

Mapas????

Mensagempor BrunoNF » quinta jan 05, 2006 22:44

Olá.
Deram-me um Garmin GPSmap 60 CS e sendo o meu 1º GPS estou completamente à "nora".
Preciso de mapas para andar de BTT no mato (sintra...) onde é q se arranja isso.
Já percebi q mapas de estradas e ruas detalhadas (para usar o GPS no carro) só comprando não é?
Mas não vi mapas de mato à venda.
Que mapas é q voçês usam e recomendam? E onde é q se arranjam / compram?
Obrigado.

Bruno Franco
BrunoNF
Small
 
Mensagens: 79
Registado: quarta jun 08, 2005 23:04

Re: Mapas????

Mensagempor 2 Cotas » sexta jan 06, 2006 15:32

Óh moço! Mapas nos Garmin? No 60?
Podes experimentar mas vais ter que tirar as pilhas e atafulhar o mapa muito bem para caber... Provavelmente não te vai servir de muito depois e... pensando bem, nem sequer nessa altura!


Agora a sério:
Mapas em GPS é uma tarefa demasiado... como direi... difícil.

Em GPS só mesmo os de marca. Podes mais ou menos complicadamente conseguir introduzir, linhas isométricas, (é assim que se chama, não é?, aquelas da mesma altitude...), POI, (Points os interest), e coisas igualmente secundarias.

A cena dos mapas, principalmente aqueles sobre os quais não se pode falar, é muito mais fácil. Basta teres um PDA ou semelhante, enfiares lá os que precisares, carregares isso com os vários ficheiros de calibração que estão na secção Files da Lista e partir alegremente á procura das caxitas.

Com mapas ou sem mapas, com GPS manhosos ou stratósféricus, a pé ou de bicla, vai-te a elas. Prometo-te que por cada uma que encontrares e depois de fazeres o log deixas um Owner a babar-se de felicidade. E olha que já houve uns tantos que partilharam essa felicidade com as marias de tal maneira que não são só as caches que já vão em números interessantes...

Abraços e diverte-te
2 cotas

PS: Aparece no mitupe, em Lisboa na 2ª sexta de cada mes, e vais ver os senhores de bata branca a renovarem a medicação a uns e a mandar remover os outros. Consta que de vez em quando escrevem as receitas nas costas de uns indizíveis…
Imagem
Avatar do Utilizador
2 Cotas
Regular
 
Mensagens: 651
Registado: sexta mar 18, 2005 01:58
Localização: Here

Re: Mapas????

Mensagempor Jose Adonis » sexta jan 06, 2006 23:39

1º Não sei a resposta à questão.

Por isso, e aproveitando a thread, coloco aqui mais um problema.

Cortesia de um nosso colega lá do Norte, estou a experimentar os mapas M888. Os mesmos vieram em formato .ezf2 (ficheiro grande) e .map (ficheiro pequenino).
Agora o problema: queria meter alguns desses mapas num Nokia 6680 (a minha maquineta de Geocaching) para usar com um qualquer programa similar ao Ozy. Neste momento tenho à experiência o PN2 (PowerNavigation2) que suporta mapas, mas num formato .pnmap o que obviamente não parece ter nada a ver com o do ozy.

Soluções? Como converter? Outro software?
Digam de v/ justiça.

Brigado.
Jose Adonis
Small
 
Mensagens: 112
Registado: sexta mar 18, 2005 01:58

Re: Mapas????

Mensagempor HDV » sábado jan 07, 2006 00:42

Há para aí um programa para Symbian que alega ser compatível com os formatos do .ozi, apesar de - aqui há tempos, com um 6680 - ter revelado afinal não funcionar:
MapViewGPS >>

Já tentei interessar o autor do AFTrack em torná-lo compatível com os ficheiros do Ozi mas parece-me que o homem achou a coisa de pouco interesse para muito trabalho:
AFTrack >>
HDV
Micro
 
Mensagens: 70
Registado: quarta mar 23, 2005 05:41

Re: Mapas????

Mensagempor GlorfindelPT » sábado jan 07, 2006 12:06

O MapViewGPS é de facto compatível com os OZI. Tenho no meu Symbian e já o experimentei. Não me serve de muito porque não tenho GPS bluetooth, mas pode haver a quem dê jeito.

A única coisa é conferter os ficheiros de referencia .ozf2 para .ogf2, mas há um programa que faz isso automaticamente (tenho-o aqui para quem não o encontrar, chama-se ogf2tool e vem com o mapviewgps)
GlorfindelPT
Small
 
Mensagens: 128
Registado: sexta mar 18, 2005 01:58

Re: Mapas????

Mensagempor Jose Adonis » sábado jan 07, 2006 14:05

Bom, eu tenho GPS Bluetooth e já estou a ver os próximos passos

A ver se esta tarde consigo por estas traquitanas a funceminar.

Se resultar depois digo qq coisa

Obrigado a todos pelas dicas até ao momento.
Jose Adonis
Small
 
Mensagens: 112
Registado: sexta mar 18, 2005 01:58

Re: Mapas????

Mensagempor guest » segunda jan 09, 2006 03:18

O MapVieGPS não só funciona como funciona muito bem.
Trago no meu 6630 um cartão de 256 MB onde tenho o mapa da Iberia do TomTom e no espaço restante coloquei a carta Itinerária Militar do IGeoE e mais uns quantos mapas. Entre esses quantos mapas estão as famosas emeoitooitooito.
O problema é que o espaço que me sobra não dá para mais do que 15 ou 16 cartas.
Agora que funciona e certo!
Outra coisa - não sei se o programa altera alguma coisa no meu Holux GPSlim 236 porque ele regista todos os movimentos, mesmo que eu me desloque apenas um metro ou dois. Eu diria que este programa lida de alguma forma com o Static Navigation ou se calhar desactiva-o mesmo. Curiosamente, quando passo para o TomTom parece que o SN já está outra vez activo.

Cumprimentos
...e saudações calibradas!

Paulo Martins
guest
Regular
 
Mensagens: 309
Registado: sexta mar 18, 2005 01:58

Re: Mapas????

Mensagempor guest » segunda jan 09, 2006 03:20

P.S.

Além do meu 6630 também já testei o MapViewGPS num 6680 (emprestado).
Na realidade o programa estava no cartão e foi necessário apenas trocar o cartão.
guest
Regular
 
Mensagens: 309
Registado: sexta mar 18, 2005 01:58

Re: Mapas????

Mensagempor HDV » segunda jan 09, 2006 05:26

Óptimo. Ainda bem que já funciona.

No início de Maio do ano passado, estava o programa em versão «beta» (V. 2.12) para a série 60 e não havia maneira de o pôr no 6680 a comunicar com o GPS.
HDV
Micro
 
Mensagens: 70
Registado: quarta mar 23, 2005 05:41

Re: Mapas????

Mensagempor Jose Adonis » segunda jan 09, 2006 12:23

Bom, eu também já descobri que funciona

Mas ainda não está bem como eu queria

Na verdade, e seguindo umas sugestões lá atrás, lá fui ao sítio do MapView e (ceguinho que estava) só vi o SmartComGPS. Como já tinha testado uma vez aquilo e a licença trial só dava para 15 dias nãp consegui por aquilo a bulir. Lá falei com um quadrupede que "orientou" uma versão com mais um (grande) conjunto de 15dias .
Posteriormente, e enquanto pesquisava o sítio na resolução de uns problemas que tive encontrei - finalmente - o MapView.
Já agora, afinal qual é a diferença entre eles? À primeira vista são iguais!!!!

Agora os problemas. Ajudado por um sítio francês, lá descobri que mesmo os mapas em .ozf2 podiam ser exportados para .bmp ou .png, sendo que a melhor táctica é abrir os mapas no ozy e fazer logo de seguida o "Save Map to Image File". Convém não ter tracks ou outros artefactos visíveis, ou eles irão ficar também na imagem produzida.
Depois é só pegar nessa imagem, no ficheiro .map correspondente e com o programa "SmartCom OGF2 Converter" produzir os ficheiros .ogf2 desejados.
Uma nota: a exportação típica de um ozf2 de 14Mb produz um .bmp com cerca de 70Mb ou um .png de 30Mb.

Depois é só copiar o ficheiro para a directoria :\documentos\SmartViewGPS\Maps do telemóvel.

No entanto tive um problema: antes de alguém me dar o ficheiro datums.dat o meu ozy dava sempre os dados com aproximadamente 300metros de erro. Depois de copiar aquilo para a mesma pasta onde reside o ozy.exe a coisa resolveu-se. Boa . Só que os mapas produzidos para o Télélé continuam com o mesmo problema! . Sei que deve de haver uma solução (até pelos posts acima) e que já nos grupos de suporte do produtor do software o Paulo J. F. Martins andou por lá a "reclamar" a inclusão de outros datums ou pelo menos que fosse permitido a sua manipulação manual.

Vá lá, só falta a ajudinha final. Help!!!

PS - Estou também a tentar produzir mapas para o CompeGPS. Se conseguir "posto" aqui qualquer coisa
Jose Adonis
Small
 
Mensagens: 112
Registado: sexta mar 18, 2005 01:58

Novo Datum no CompeGPS

Mensagempor HDV » segunda jan 09, 2006 14:34

Por falar em CompeGPS, parece que é necessário introduzir manualmente o datum «European 1950 (Portugal)», o que ele deixa fazer.

Porém - e já que o Paulo por aqui anda - que parte disto:

European 1950 (Portugal), 14, -87.987, -108.639, -121.593

Corresponde à informação que o CompeGPS pede:

. Radius
. 1/f
. Delta X
. Delta Y
. Delta Z
?

Obrigado

HDV
Micro
 
Mensagens: 70
Registado: quarta mar 23, 2005 05:41

Re: Mapas????

Mensagempor guest » terça jan 10, 2006 12:28

Então é assim, eu tenho usado o SmartComGPS (versão 1.00, parece que já saiu outra) no meu 6630 e nunca me falhou. Tenho um cartão de 512mb que já leva umas cartas jeitosas. Para fazer a conversão é simples. No Ozi crio o bmp da carta que quero e depois converto com Mapview e coloco no telemovel juntamente com o ficheiro map.
Quando vemos os waypoints no telemovel estes não se encontram no mesmo sítio que no ozi. É então necessário efectuar nova calibração.
É simples. Vai-se ao menu Map>Calibrate>Settings e no separador "main" coloca-se o datum em european 1950. Volta-se ao menu Map>Calibrate>Linear shift e é só mover os waypoints (na verdade é o mapa) de forma a coincidir no terreno o mesmo ponto que se observa no ozi. Guardar a calibração e já está!

Tomtom 5 mobile para o carrinho, SmartComGPS para o matinho.
guest
Regular
 
Mensagens: 309
Registado: sexta mar 18, 2005 01:58

Re: Mapas????

Mensagempor Jose Adonis » terça jan 10, 2006 22:57

Fixe. Nem tinha conseguido encontrar esse "Calibrate" antes.
Agora é só descobrir como meter um waypoint nesta geringonça e fica fixe!

Já agora, a calibração depois fica válida para qualquer mapa?

Abraços
Jose Adonis
Small
 
Mensagens: 112
Registado: sexta mar 18, 2005 01:58

Re: Mapas????

Mensagempor HDV » terça jan 10, 2006 23:55

Waypoints em formato .wpt do Ozi basta copiar do PC para a pasta
C:\documents\SmartComGPS\waypoints\
do telefone.
HDV
Micro
 
Mensagens: 70
Registado: quarta mar 23, 2005 05:41

Re: Mapas????

Mensagempor Jose Adonis » quarta jan 11, 2006 00:28

Não me lembrei dessa

O que fiz foi marcar um ponto no mapa (o da posição do Gps que ainda por cima está com sinal fraco), ficou um ponto azul , guardei a imagem em .png (que ficou com o ponto azul), transformei para .ogf2 e depois fiz o shift a olhómetro.

A coisa ficou mais ou menos. Ainda vou tentar da outra forma, a ver se funcemina melhor.

Além disso, vou tentar também importar as caches nacionais como waypoints para o Ozy e para este MapView.

Já agora, ainda não descobri a diferença entre o MapView e o SmartComGps...
Jose Adonis
Small
 
Mensagens: 112
Registado: sexta mar 18, 2005 01:58

Próximo

Voltar para Software

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes