• Anúncios

Coordenadas e datuns

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre software para GPS/geocaching e recursos online relacionados

Moderador: Moderadores

Mensagempor rf-pt » quarta jan 07, 2009 17:56

allien Escreveu:Irei proximamente, após ultimar algumas questões ligadas à logística (tirar todo o álcool cá de casa e aumentar o quinhão de café), enfrentar novamente o "adamastor" das coordenada e datuns.
Nomeadamente tentar a abordagem ao cartograma do Google.
Irei dando notícias.

P.S. Estou farto de programas e programinhas que oferecem a conversão de tudo e mais "um par de botas" (o que não duvido) a preço (conhecimento) de "saldo" e que depois me fazem regessar ao "só sei que..."
Lá está, a falta da 4ª classe...!!!

Obrigado


Boas

Sei o que isso é para conseguir calibrar as cartas, deu muito trabalho mesmo e tive que ler muito...
Quanto aos programinhas no link que referi é o site do igeoe, nada mais nada menos que quem fez as referidas cartas :D .
de qualquer forma coloco-me ao dispor para ajudar no que souber...

araço
rf-pt
Avatar do Utilizador
rf-pt
Micro
 
Mensagens: 24
Registado: terça jan 29, 2008 08:27

Mensagempor vsergio » quarta jan 07, 2009 19:35

Não sei se ajuda ou não...

Dicas Ozi em Land Lousã
Avatar do Utilizador
vsergio
Extra Large
 
Mensagens: 2310
Registado: segunda set 19, 2005 21:52
Localização: Sobral Monte Agraço

Mensagempor salprata » quarta jan 07, 2009 20:19

deixa ver se eu me lembro

no ficheiro map, fazes abrir como -> bloco de notas

tens este texto corrido
.......

OziExplorer Map Data File Version 2.2
M88 - 293
293.JPG
1 ,Map Code,
European 1950 (Spain and Portugal),, 0.0000, 0.0000,WGS 84
Reserved 1
Reserved 2
Magnetic Variation,,,W
Map Projection,(UTM) Universal Transverse Mercator,PolyCal,No,AutoCalOnly,No,BSBUseWPX,No
Point01,xy, 247, 45,in, deg, , ,N, , ,W, grid, 29, 639000, 4412000,N
Point02,xy, 5219, 3093,in, deg, , ,N, , ,W, grid, 29, 654000, 4403000,N
......
vê o que diz neste campo

European 1950 (Spain and Portugal),, 0.0000, 0.0000,WGS 84


depois em vez de mudares as coordenadas da carta, mudas do track... não sei se funciona :?


eu tive que corrigir o texto no bloco de notas, de montes de cartas, que estavam quase em marrocos,
:cry:

não deve ser o caso
Avatar do Utilizador
salprata
Regular
 
Mensagens: 722
Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Mensagempor Jesus » domingo jan 18, 2009 22:32

Aproveito para lançar uma dúvida que me tem posto os cabelos em pé.
Se por ventura alguém souber como resolver esta situação ficaria grato se partilhassem essa informação.

Arranjei recentemente as Cartas Militares dos Açores Série M889, escala 1:25000, onde as cartas/mapas vinham em formato .jpg, com o respectivo .map associado, que já me encarreguei de converter para formato OZI .ozfx3. Consigo abrir todos os mapas convertidos, porém não consigo abrir automaticamente as cartas vizinhas, quando dou dois cliques numa zona branca (sem mapa) o OziExplorer não me abre o mapa dessa região, conforme me sucede com a cartografia de Portugal Continental que já possuo à mais tempo e funciona perfeitamente.

Sugestões?
Obrigado, desde já.
Imagem
Avatar do Utilizador
Jesus
Regular
 
Mensagens: 488
Registado: quinta jul 26, 2007 11:14
Localização: Faro

Mensagempor MAntunes » segunda jan 19, 2009 12:39

Não tenho mapas dessa série para testar mas vê lá se este excerto do help do OziExplorer ajuda;

The map search may find one or more maps to load. In Moving Map, the most detailed map (best scale) will be loaded. Any of the Map Find commands (for example, if one of the directional arrows on the Find Maps toolbar button is pressed) will load the map if only one map is found. If more than one map is found a list of the maps is displayed in a Map Search dialog.



Traduzindo para o OxiCE (é disso que se trata uma vez que referiste que "dou dois cliques numa zona branca" e este é o procedimento no OziCE), significaria que havendo dois mapas na mesma pasta para a mesma localização e com a mesma definição, ele não actuaria uma vez que no CE não hà janela de selecção dos vários mapas disponíveis para uma localização.

Se não é isto, experimenta deslocar-te até ao local coberto por esses mapas e ver se ele realmente comuta de uns para os outros conforme te deslocas.
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Mensagempor Jesus » segunda jan 19, 2009 14:16

MAntunes Escreveu:Se não é isto, experimenta deslocar-te até ao local coberto por esses mapas e ver se ele realmente comuta de uns para os outros conforme te deslocas.


Inclusive já fiz esse teste e ele não muda de mapa conforme me desloco, ou seja, parece-me que no .map associado ao mapa não existe a informação de quais são os mapas vizinhos existentes. O OziCE não consegue gerar o mapindex das cartas disponíveis numa determinada pasta, talvez tenha que editar o .map dos mapas em causa, ou algo do género, não sei.
Imagem
Avatar do Utilizador
Jesus
Regular
 
Mensagens: 488
Registado: quinta jul 26, 2007 11:14
Localização: Faro

Mensagempor MAntunes » segunda jan 19, 2009 14:36

Na série 888 os .map têm lá uns parâmetros que parecem estar relacionados com essa funcionlaidade do moving maps;

Moving Map Parameters = MM? These follow if they exist
MM0,Yes



Vê lá se também existem para a sério 889 e se existem, tenta contactar o autor das calibrações.
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Mensagempor Jesus » segunda jan 19, 2009 20:48

MAntunes Escreveu:Na série 888 os .map têm lá uns parâmetros que parecem estar relacionados com essa funcionlaidade do moving maps;

Moving Map Parameters = MM? These follow if they exist
MM0,Yes



Vê lá se também existem para a sério 889 e se existem, tenta contactar o autor das calibrações.


Esses parâmetros também estão definidos nos .map da série M889 sem tirar nem pôr uma virgula. :cry: Este problema certamente estará relacionado com outra questão dos .map das cartas, vou compara-los (os M888 e os M889) coloca-los iguais, para ver se chego a alguma conclusão.

Obrigado Manuel. :wink:
Imagem
Avatar do Utilizador
Jesus
Regular
 
Mensagens: 488
Registado: quinta jul 26, 2007 11:14
Localização: Faro

Mensagempor Jesus » segunda jan 19, 2009 23:33

Depois de alguns teste com os ficheiros .map, onde aproveitei para alterar os dados de calibração do mapa, e de ter feito posteriormente uma calibração manual, verifiquei que o problema desapareceu e que o Ozi voltou a identificar a carta em questão bem como as vizinhas onde também tinha alterado os dados de calibração . Em suma, as cartas estavam incorrectamente calibradas, o que originou este problema.

Agora tenho que arranjar forma de as calibrar correctamente, tendo em conta os Datums utilizados para os Açores e Madeira.
Imagem
Avatar do Utilizador
Jesus
Regular
 
Mensagens: 488
Registado: quinta jul 26, 2007 11:14
Localização: Faro

Re: Coordenadas e datuns

Mensagempor PauloJota » quinta abr 16, 2009 15:46

Viva!
Alguém me pode disponibilizar um ficheiro excel ou dwg com as corrdenadas em formato wgs84, de todos os marcos geodésicos em Portugal?

Tenho para troca os mesmos dados em Datum 73. :D

Obrigado.
Imagem
Avatar do Utilizador
PauloJota
Regular
 
Mensagens: 176
Registado: quinta jul 07, 2005 09:25
Localização: Porto

Re: Coordenadas e datuns

Mensagempor alieri » quinta abr 16, 2009 15:50

tenho em formato do Tomtom. se quiseres mando-te, ou podes procurar no portalppc, que foi onde obtive
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Coordenadas e datuns

Mensagempor PauloJota » quinta abr 16, 2009 15:52

Em formato TOMTOM tb tenho, mas não consigo saber efectivamente as coordenadas dos marcos. Ou sou eu que não sei ver!! :oops:
Imagem
Avatar do Utilizador
PauloJota
Regular
 
Mensagens: 176
Registado: quinta jul 07, 2005 09:25
Localização: Porto

Re: Coordenadas e datuns

Mensagempor alieri » quinta abr 16, 2009 16:01

Várias formas para saber as coordenadas:
:arrow: No tomtom, vais a 'navegar mapa / localizar ' e procuras um dos marcos. a partir do momento que está visível no mapa, podes saber as coordenadas clicando no icon do Ponto de interesse. Podes ter que ajustar as definições do Tomtom para teres as coordenadas visíveis em baixo, à esquerda.
:arrow: Instalas o GPSbabel e corres o 'GPSBabelGUI.exe' para converteres qualquer formato para qualquer formato. Converterias então o ficheiro .ov2 do Tomtom para .csv e abres o ficheiro resultante no Excel.
:arrow: usas alguns sites para converter os ficheiros: http://www.gpsies.com ou o http://www.gpsvisualizer.com/gpsbabel/

Não te esqueças de dizer qual o método que usaste e como correu ;)
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Coordenadas e datuns

Mensagempor PauloJota » quinta abr 16, 2009 22:53

Obrigado pelas dicas.

Fui ao site GPSvisualizer e converti o ficheiro. Correu [*5] .

Depois surgiu-me outro problema: quando sobrepus o ficheiro nas cartas militares, os pontos não coincidiram com os marcos.

Estou a usar o ozi com o ficheirodatuns na raíz. As cartas militares estão em ED50. O que devo fazer patra resolver este problema? Não basta mudar o datum da carta, pois já experimentei esta hipótese. Alguma dica extra? :-D

Obrigado
Imagem
Avatar do Utilizador
PauloJota
Regular
 
Mensagens: 176
Registado: quinta jul 07, 2005 09:25
Localização: Porto

Re: Coordenadas e datuns

Mensagempor Coruja » sexta abr 17, 2009 09:56

Viva, se bem percebi, o problema não está no datum das cartas, mas sim no dos WP.

Deves portanto alterar o datum dos WP e quase de certeza o problema fica resolvido... :wink:

Existe alguma diferença entre o ED50 e o WGS84, por isso para não teres esse problema ao passares os WP para o OZI (eu faria assim).
ImagemImagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Coruja
Regular
 
Mensagens: 359
Registado: domingo Oct 07, 2007 10:33
Localização: Maia

Anterior

Voltar para Software

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

cron