• Anúncios

ACTIVIDADE COMERCIAL NO FÓRUM - SIM OU NÃO?

Assuntos sobre este site e sobre o projecto GeoStats, sugestões, dúvidas e problemas.

Moderador: Moderadores

Deve ser permitida actividade comercial no fórum (Nos "classificados" e em items relacionados com o geocaching)?

Sim, desde que a loja/Vendedor não use os contactos para enviar publicidade.
26
51%
Sim, em compras de grupo. (geocoins por exemplo)
4
8%
Sim, em área própria.
16
31%
Não deve existir qualquer tipo de vendas exepto de material usado
2
4%
Não
3
6%
 
Total de votos : 51

Mensagempor mtrevas » domingo nov 23, 2008 19:50

Só deixo aqui uma reflexão... alguém alguma vez obrigou alguém a comprar seja aquilo que for aqui no forum?
Não, pois não!

Deixem ficar as coisas como estão!
Sempre funcionou até agora... lá porque uns ou outros não gostam disto ou daquilo, vamos logo a correr modificar as coisas!

Mas já que vão existir alterações, seja lá aquilo que façam... façam bem!

Concordo com os banners como forma de subsistência do forum, mas também tem o reverso da medalha... castrar de forma significativa os classificados, pois os anunciantes certamente que vão querer obter garantias, que isto e aquilo não se pode anunciar e vender seja em que parte for do forum... e isso eu não aceito de forma alguma!
Pensem nisto!

Não voto, porque não concordo com esta poll, este assundo deve ser tratado de outra forma, sem ser com uma simples votação!
Imagem
mtrevas
Large
 
Mensagens: 979
Registado: terça fev 27, 2007 15:09
Localização: Arredores de Lisboa

Mensagempor CPTeam » quarta nov 26, 2008 10:30

Só uma sugestão:
Quem desenvolve actividade comercial, tem lucros sobre o material vendido, certo?
Então não deve gostar muito da ideia de apresentar as facturas da compra aos futuros compradores.

Por outro lado, numa actividade não comercial, o vendedor não tem problema nenhum em dizer o preço a que adquiriu os bens, uma vez que não tem lucro com isso.

Assim, a minha proposta é a de que só são aceites "anúncios" quando são também apresentadas as facturas de aquisição.

Assim, as lojas não colocam aqui anúncios porque "o segredo é a alma do negócio", e os particulares provam a toda a gente que não ganham dinheiro nenhum com isto.

Simples, eficaz, mas é fácil dar a volta... é só uma sugestão.
Editado pela última vez por CPTeam em quarta nov 26, 2008 15:39, num total de 1 vez.
ImagemImagemImagem
Caching tools:
Nokia 6110 Navigator: Garmin Mobile XT (road navigation) + SmartGPX (paperless)
A clean conscience
Garmin Etrex H (final aproach)
UMM Alter II (VERY final aproach)
2 Geocachers (aproaching final...)
CPTeam
Regular
 
Mensagens: 354
Registado: sexta fev 22, 2008 19:21
Localização: Tercena

Mensagempor mrwho » quarta nov 26, 2008 11:11

Vou ser curto e grosso, visto que o mais importante já foi dito:

- Sim;
- Em àrea própria (apesar de não ser contra fins comerciais, não gosto que se misturem as águas - e é bom para ambas as partes, IMHO);
- Deve existir um contributo monetário para o site das empresas que publicitem aqui (excepto, como já foi dito antes, para geocoins e outros trackables apenas).

Ta-ta!
¡oʇɔǝʇ op sɐpɐbǝd sɐ ɐdɯı1 'oʇsı ɹǝ1 sǝnbǝsuoɔ ǝs
Imagem
Imagem
http://voltas.mrwho.mine.nu
http://speccy.mrwho.mine.nu
Avatar do Utilizador
mrwho
Large
 
Mensagens: 1168
Registado: quinta mai 08, 2008 18:58
Localização: São Martinho do Bispo, Coimbra, Portugal

Mensagempor PLnauta » quarta nov 26, 2008 11:47

CPTeam Escreveu:Só uma sugestão:
Quem desenvolve actividade comercial, tem lucros sobre o material vendido, certo?
Então não deve gostar muito da ideia de apresentar as facturas da compra aos futuros compradores.

Por outro lado, numa actividade não comercial, o vendedor não tem problema nenhum em dizer o preço a que adquiriu os bens, uma vez que não tem lucro com isso.

Assim, a minha proposta é a de que só são aceites "anúncios" quando são também apresentadas as facturas de aquisição.

Assim, as lojas não colocam aqui anúncios porque "o segredo é a alma do negócio", e o PLnauta prova a toda a gente que não ganha dinheiro nenhum com isto (Referi o Paulo porque parece que esta história começou com a suspeita que ele fazia negócio disto).

Simples, eficaz, mas é fácil dar a volta... é só uma sugestão.



É pá não me envolvam nesta discussão.
Isto tudo começa apenas porque o Rui não pode, não deixam (???) colocar aqui os seus anúncios.

Não gosto deste tipo de análises superficiais que não conhecem o problema na totalidade (como é o meu caso no que diz respeito às relações do Rui com a administração do forum e por isso não me ponho a inventar). Prefiro ficar de fora e esperar que a administração chegue a um consenso e a uma solução que sirva os interesses da comunidade de geocachers.

CPTeam, tem apenas um bocado de mais cuidado na forma como colocas o problema. Contribui, mas não apontes o dedo. É feio (e no que me diz respeito não existem suspeitas nenhumas, só certezas.)

Paulo aka PLnauta
Imagem
PLnauta
Large
 
Mensagens: 1399
Registado: sábado abr 14, 2007 13:34
Localização: Malveira

Mensagempor MAntunes » quarta nov 26, 2008 12:06

Pessoal, já reunimos e levámos em conta todas as opiniões aqui expressas.

Tentámos conseguir o melhor consenso e assim que possível, publicamos as novas regras.

Nem todos puderam estar presentes e hà que dar tempo para que se pronunciem e as decisões passem a definitivas.

Por isso, tenham calma e guardem os bacalhaus para o Natal. :-)
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Mensagempor CPTeam » quarta nov 26, 2008 14:13

Editado pela última vez por CPTeam em quarta nov 26, 2008 15:41, num total de 1 vez.
ImagemImagemImagem
Caching tools:
Nokia 6110 Navigator: Garmin Mobile XT (road navigation) + SmartGPX (paperless)
A clean conscience
Garmin Etrex H (final aproach)
UMM Alter II (VERY final aproach)
2 Geocachers (aproaching final...)
CPTeam
Regular
 
Mensagens: 354
Registado: sexta fev 22, 2008 19:21
Localização: Tercena

Mensagempor PLnauta » quarta nov 26, 2008 14:57

CPTeam Escreveu:
Atenção que só falei em ti porque foi num post teu que se levantou a "lebre". Nothing personal...


Acredito que não seja pessoal. Para esse lado eu também não levo as discussões :D .

Pela minha parte, limito-me a usar os recursos que me deixarem utilizar. Não faço queixinhas, nem melgo as pessoas. Contribuo no que posso para uma certa forma de fazer geocaching, não engano ninguém e até hoje ninguém veio ter comigo a dizer-se enganado. Só temos todos de fazer o mesmo. Mais nada.

E não, não gosto mesmo nada de ver o meu nome usado como exemplo, arma de arremesso ou referência negativa.

Agradeço que respeitem esse aspecto. É só isso que peço.

PL
Imagem
PLnauta
Large
 
Mensagens: 1399
Registado: sábado abr 14, 2007 13:34
Localização: Malveira

Mensagempor CPTeam » quarta nov 26, 2008 15:42

alterados os posts... peço desculpa pelo incómodo
ImagemImagemImagem
Caching tools:
Nokia 6110 Navigator: Garmin Mobile XT (road navigation) + SmartGPX (paperless)
A clean conscience
Garmin Etrex H (final aproach)
UMM Alter II (VERY final aproach)
2 Geocachers (aproaching final...)
CPTeam
Regular
 
Mensagens: 354
Registado: sexta fev 22, 2008 19:21
Localização: Tercena

Mensagempor bolacha » quinta nov 27, 2008 09:11

Tenho evitado entrar na discussão, embora tenha sido uns dos primeiros a defender que não devia ser utilizada publicidade comercial gratuita no fórum; aquando do meu post na altura, referia-me a publicidade comercial de diversos artigos, o envio em massa de mails (sem autorização), em qualquer conversa no fórum, estarmos a falar de batatas e aparecer logo alguém a dizer que a loja tal, vende isso, uma coisa é darmos uma informação, outra é estarmos constantemente a publicitar algo em nosso proveito, etc; não me referia à venda de Geocoins, essas acho que devem continuar, servem unicamente para completar o nosso passatempo e não tem mais nenhuma utilidade além dessa.

Ninguém vai enriquecer a vender Geocoins, como é o caso do Paulo e/ou outros que façam o mesmo, que prontamente nos tem apresentado as novidades e organizado as compras em grupo, basta verem os preços de uma coin, mais os valores de portes e vão ver que a conseguem por melhor preço, comprando-a a um dos "nossos", que pouco mais colocam além do preço unitário da coin e de dividirem os portes pela encomenda.

PLnauta Escreveu:Pela minha parte, limito-me a usar os recursos que me deixarem utilizar. Não faço queixinhas, nem melgo as pessoas. Contribuo no que posso para uma certa forma de fazer geocaching, não engano ninguém e até hoje ninguém veio ter comigo a dizer-se enganado.


Agora o "recadinho" ao "Paulo" :lol:
É precisamente por isso que nos eventos, o Bolachinha vai sempre ter contigo para comprar a "moedinha da praxe", nunca nos viestes buscar pelo braço para irmos comprar algo na tua "banca", nós vamos por vontade nossa e tens mostrado transparência nas "negociatas", chegas a colocar os respectivos links de onde podemos adquirir as ditas cujas, os preços a que elas estão no fabricante, etc... Obrigado Paulo :wink:

Voltando à discussão e resumindo:
Sim, acho que a publicidade deve ser paga, excluindo obviamente as Geocoins.
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
bolacha
Extra Large
 
Mensagens: 1503
Registado: segunda dez 17, 2007 19:57

Mensagempor lenan2do » quinta nov 27, 2008 09:20

Sim, em área própria.
Avatar do Utilizador
lenan2do
Regular
 
Mensagens: 339
Registado: terça fev 26, 2008 18:07

Mensagempor papaleguas » quinta nov 27, 2008 17:09

Bem,

ao fim de quase duas semanas de pool aberta penso que se esgota aqui a sua utilidade.

Para mensagem final (minha) reafirmo que nada desta discussão tem caracter pessoal (nós compramos a todos os elementos que tenham alguma coisa que quieiramos comprar) e decorre de uma outra tread aberta na qual as vários elementos deram a sua opinião e foram tomadas em conta na construção desta. Um exemplo: a primeira opção da votação teve e ver com algum conforto manifestado com o spam publicitário (que eu nunca recebi) no fórum e que acabou por ser manifestada novamente pelo Bolacha, posição a qual subscrevemos na nossa opção de voto.

Mais, a parte dos patrocinios nada tem a ver com os ganho de A ou B elemento mas sim com a possibilidade de abertura da actividade a LOJAS que essas sim devem pagar pela sua publicidade neste espaço e que foi operacionalizada aqui na intervenção do BTrodrigues.

Numa nota final não concordo que o Paulo ou outro elemento qualquer tenham que demonstrar não ter lucro, é absurdo e não exequivel neste fórum. Eu tenho moedas que comprei ao Paulo por 12 euros e que se as vendesse agora por menos de 80 ninguém as adquiriria (estava obviamente a ter lucro).

A pool foi feita para dar uma ideia à administração sobre as possibilidades que a comunidade via neste assunto. Apenas isso.
Como tal, as opções pessoais de cada um em relação ao elemento A ou B são da resposnabilidade dessas pessoas e destacamonos activamente dessas posições.

Pela nossa parte agradecemos a todas as pessoas que participaram e esperemos que tenha sido de utilidade para a tomada de posição em relação a este assunto.

Numa nota finalissima: Agradecemos também a todos os vendedores que nos facultaram moedas ou outros artigos porque há uma lição subjacente a esta actividade aqui no fórum; todas as pessoas com quem transacionamos foram sérias e prestáveis no negócio. Por isso é que não gostariamos de ver esta actividade afastada. É uma forma mais familiar de aquirir as coisas que gostamos sobre a actividade.

A todos o nosso agradecimento pela participação.

Aos administradores: Esgotando-se a sua utilidade, se acharem por bem fechar a pool peço que o façam.

Obrigado

Eduardo (papaléguas)
Imagem
Avatar do Utilizador
papaleguas
Large
 
Mensagens: 927
Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Mensagempor bolacha » quinta nov 27, 2008 19:05

papaleguas Escreveu:Numa nota final não concordo que o Paulo ou outro elemento qualquer tenham que demonstrar não ter lucro, é absurdo e não exequivel neste fórum. Eu tenho moedas que comprei ao Paulo por 12 euros e que se as vendesse agora por menos de 80 ninguém as adquiriria (estava obviamente a ter lucro).


Quando referi este assunto, foi para demonstrar o valor pelo qual compras 1 coin directamente ao fabricante (coin + portes) e a vantagem de comprares 1 coin a um dos "nossos" onde os portes são divididos por X indivíduos, tornando o preço final (coin + portes) mais vantajoso. :wink:

Aproveito para acrescentar que maior parte das coins "vendidas" aqui no fórum, tem sido em compras em grupo e por vezes aparecem as vendas "directas", mas continuo a achar na minha humilde opinião, que a venda das coins devem ser permitidas no fórum, independentemente de serem compras em grupo ou não. :wink:
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
bolacha
Extra Large
 
Mensagens: 1503
Registado: segunda dez 17, 2007 19:57

Mensagempor papaleguas » quinta nov 27, 2008 19:34

:)

É como eu digo... a palavra escrita...

Quando me referi ao Bolacha foi por causa das impressões trocadas no tópico do sup3rFM sobre o spam que algumas lojas fazem por este meio. Mais uma vez foi por isso que criei a opção 1ª na poll " sim, desde que não se utilizem os mails do fórum para publicidade",na qual votei :)

Quando me referi à parte de coprovativos foi porque algúem referiu a necessidade de (neste caso o Paulo) mostrar que não tinha lucro. Não vejo essa necessidade já que independentemente de se adicionarem os valores dos portes por vezes os valores são inflacionados pela raridade das moedas independentemente do valor de aquisição.
Cada um sabe ovalor que pede pelas moedas. a titulo de exemplo: a tranquility portuguesa é tão rara (a dourada) que só a venderia com uma oferta acima dos 80 euros e claramente estava a ganhar dinheiro :) Não vejo a necessidade de comprovar valores independentemente de serem lucro ou não. (já não me lembro quem levantou esta questão, mas é ua resposta pinativa apenas)

Todos os que vendem moedas por aqui fazem os seus preços e curto e grosso. só compra quem quer :) eu tenho mais de uma dezena de moedas do paulo e nunca discuto preços. Tenho várias moedas do roberto e também não discuto preços. Quem vende é que sabe

Uma certeza (da minha parte) é que gostaria que esse pessoal pudesse continuar a vender por cá :) Sem eles não tinha nem metade das quase 40 moedas que já colecionei. Esta posição já a manifestei ao Paulo pessoalmente e a outros a quem compro.

O fórum evolui e esta discussão era necessária para podermos contribuir nessa evolução.

A pool serviu para clarificar a posição do pessoal do fórum para este assunto e contas feitas acho que a maioria concorda com as vendas dede que não sejam incomodados com spam.

As "lojas" se quiserem vender, poderiam serpermitidasas vendas, mas a publicidade paga (com os tais banners que o BT refere por exemplo)

Mas já há fumo branco daadministração, aguardamos a publicação das regras e o encerramento desta pool :)

Mais uma vez obrigado a todos pela vossa participação.

Eduardo.
Imagem
Avatar do Utilizador
papaleguas
Large
 
Mensagens: 927
Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Anterior

Voltar para O Site

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes

cron